3 de junho de 2016

Estado homologa situação de emergência em mais cinco municípios baianos


Mais cinco municípios da Bahia tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo Governo do Estado em decorrência da estiagem prolongada. Os decretos assinados pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, foram publicados no Diário Oficial desta sexta-feira (3).

Prorrogado o prazo de habilitação para motos 'cinquentinhas'


O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), seguindo deliberação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), decidiu, nesta sexta-feira (3), suspender a fiscalização da exigência de habilitação para os condutores de motos ‘cinquentinhas’, que começou a vigorar no dia 1° deste mês, de acordo com a resolução nº 147. O prazo foi prorrogado para 3 de novembro, em conformidade ao que dispõe a lei nº 13.281, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e está acima da resolução.

2 de junho de 2016

Final de semana com tempo quente e seco no interior e chuvoso no litoral da Bahia


Para esse primeiro final de semana de junho, as condições do tempo não deverão ter mudanças significativas, pois, com a persistência da massa de ar seco, as chuvas permanecerão escassas em grande parte da Bahia. Além de deixar o céu ensolarado, o predomínio dessa massa de ar também reflete nos índices de umidade, podendo chegar aos 30% em algumas regiões do estado, a exemplo do Oeste, São Francisco e Norte.

Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o conforto humano seria de, no mínimo, 60%. Outro efeito dessa condição de tempo está nas temperaturas ,que se encontram elevadas, principalmente durante o dia, quando as máximas poderão chegar aos 36°C. Já durante a noite e nas primeiras horas da manhã, há uma queda significativa nesses valores, com mínimas atingindo os 16°C.

Prefeitura de Floresta Azul inicia obras externas na futura quadra coberta


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A quadra coberta que está sendo construída na antiga Praça Lomanto Júnior, centro de Floresta Azul, mantém um bom ritmo de trabalho e tem previsão para nos próximos dias receber todo o piso interno. Enquanto isso a prefeitura de Floresta Azul deu início a ampliação do projeto inicial e está acrescentando na área externa da praça uma pista para caminhadas, que contornará toda a quadra, além de um parque infantil; aparelhos de musculação (academia ao ar livre para atender praticantes de exercícios físicos); estacionamento, quiosques e jardins.

1 de junho de 2016

Capacitação promove a continuidade de projetos educacionais no Sul da Bahia




O Instituto Natura, por meio da Rede de Apoio à Educação (RAE) em parceria com a Amurc e o Instituto Arapyaú está realizando, até sexta-feira, 3, nos municípios Sulbaianos, uma capacitação com servidores da Educação, com o objetivo de orientar gestores e técnicos sobre o Memorial de Gestão e o Projeto Trilhas.
De acordo com o coordenador do Projeto RAE, André Lopes, a continuidade das políticas públicas após as eleições municipais é o objetivo da Oficina Memorial de Gestão, “no qual, os secretários de educação e suas equipes estão tendo a oportunidade de registrar suas contribuições para a educação municipal dos últimos quatro anos”.
Nesta terça-feira, 31, a atividade reuniu técnicos de cidades circunvizinhas a Itabuna, que foram orientados sobre o preenchimento de dados levantados referentes ao setor da Educação: aspectos gerais da gestão, administrativa, pedagógica, democrática, transporte escolar, alimentação escolar, estrutura e documentação, pessoas e o Plano Municipal de Educação.

Valmir diz que “ministros do governo golpista cairão um por um”



Em pouco menos de um mês de governo interino de Michel Temer (PMDB), dois ministros já foram denunciados por tentarem obstruir a operação Lava Jato, que investiga políticos envolvidos em corrupção, e perderam seus cargos. Nesta quarta-feira (1º), o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), voltou a criticar a gestão provisória e disse que “os ministros do governo golpista cairão um por um”. Para o parlamentar, a ‘onda de medidas retrógradas’ tem causado ojeriza da população e levado diferentes grupos para as ruas e a ocuparem prédios federais.

Parceria reforça abastecimento de água em Itabuna



A perfuração de poços é uma das alternativas encontradas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Itabuna para amenizar os efeitos da estiagem, a maior das últimas décadas na região sul do estado. Alguns poços já estão sendo perfurados nas zonas rural e urbana de Itabuna e outros serão feitos nos assentamentos Manoel Chinês, Alemita, Bela Flor, Agrafan, Horteiros de Nova Ferradas, Serrado e Ribeirão Seco.

Autorizada concessão dos aeroportos de Teixeira de Freitas e Caravelas



Região com grande potencial turístico, o extremo sul da Bahia ganhou um novo motivo para atrair visitantes. Os aeroportos dos municípios de Caravelas e Teixeira de Freitas serão licitados em breve para a gestão de um operador único, ampliando o potencial de serviços. A autorização para o Governo da Bahia lançar o edital de concessão foi dada pelo Governo Federal na tarde desta terça-feira (31), no Ministério dos Transportes, em encontro entre o governador Rui Costa, o ministro Maurício Quintella, os secretários estaduais Bruno Dauster (Casa Civil) e Marcus Cavalcanti (Infraestrutura), entre outras autoridades.

31 de maio de 2016

Audiência Pública apresentou contas da prefeitura no primeiro quadrimestre de 2016


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
Aconteceu na manhã de hoje, terça-feira 31 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, uma Audiência Pública para apresentar a Avaliação das Metas Fiscais do Primeiro Quadrimestre de 2016. Na oportunidade todos os dados foram apresentados pelo Diretor Contábil da empresa Compus Contabilidade e responsável pela contabilidade do município de Ibicaraí, Osmar Ferreira Farias Júnior. Estiveram presente a Diretora Contábil da prefeitura Sueli Carvalho; o secretário de Planejamento Leones Batista da Silva; a Procuradora do município Dra. Adenildes Santos de Jesus e Antonio Neto, representante do SAAE.

Valmir denuncia golpe no Brasil com parlamentares durante evento na Argentina



O segundo encontro parlamentar pela unidade Latinoamericana e Caribenha está acontecendo nesta terça-feira (31) em Buenos Aires, na Argentina, e conta com parlamentares do Brasil - que foram para o evento denunciar o golpe por meio de um processo de impedimento. Entre os membros da delegação brasileira estão os deputados federais Valmir Assunção (PT-BA) e João Daniel (PT-SE), que fazem duras críticas ao que consideraram de “golpe travestido de impeachment” o processo de afastamento da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), comandado por partidos e forças conservadoras do país.

Mais três empresas estrangeiras confirmam investimento no interior da Bahia


A Bahia continua garantindo a atração de investimento de empresas estrangeiras, mesmo diante do cenário de instabilidade econômica do País. “Eu aprendi que economia tem tudo a ver com otimismo e com decisão de trabalhar. Se as condições internas não estão favoráveis neste momento, temos que atrair investidores de fora do país, sempre em busca da superação da crise para gerar emprego e renda para os baianos", afirmou o governador Rui Costa. Ele e o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, se reuniram, nesta segunda-feira (30), com representantes de grupos da China, Inglaterra e Portugal que vão implantar empreendimentos no interior do estado.

Trabalhadores em situação análoga ao escravo são resgatados em Vitória da Conquista


Uma força-tarefa de combate ao trabalho escravo libertou, na segunda-feira (30), cinco trabalhadores que eram mantidos em condições análogas à escravidão, na zona rural de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Participaram da ação a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e a Polícia Rodoviária Federal.

“Os empregados, além de não terem as carteiras de trabalho assinadas, trabalhavam sem qualquer tipo de equipamento de proteção individual (EPI) e viviam sem condições mínimas de higiene, dormindo no curral em camas improvisadas, ao lado dos cavalos”, informou o auditor-fiscal da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, Jackson Brandão.

ONG ibicaraiense coleta fundos para proteção de cães e gatos



Texto e fotos: Antonio Lima
O Brasil tem a segunda maior população de cães do mundo. Só os cachorros que têm um lar somam 52,2 milhões – e os gatos em torno de 22 milhões (IBGE 2014). Não há dados de quantos vivem nas ruas brasileiras. Estima-se que 70% dos nossos cães e gatos sejam semi-domiciliados, ou seja, recebem cuidados de uma pessoa ou da comunidade, mas vivem parcialmente na rua; e outros 10% vivem totalmente abandonados.
Silvana Menezes, mais conhecida como Silvana de Joaquim, dedica grande parte de sua vida à causa animal. Ela cuida de cães e gatos abandonados pelos donos e tenta dar uma vida mais digna aos bichos há oito anos em Ibicaraí. Recentemente o trabalho ganhou um impulso importante: a criação de uma ONG, denominada 'Resgate Animal, por Amor a Vida'.

30 de maio de 2016

Confira as vagas do SineBahia para esta terça-feira (31) em Salvador e Itabuna


Para o atendimento, é preciso comparecer na unidade central do SineBahia, das 7h às 17h, portando o número do PIS, PASEP ou NIS; carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e o certificado de escolaridade.

Chineses anunciam fábrica de motos em Una, no sul da Bahia


“Mesmo com a instabilidade econômica pela qual está passando o País, a Bahia continua garantindo a atração de investimentos, que resultam em emprego e renda para os baianos”, destacou o governador Rui Costa após reunião, na tarde desta segunda-feira (30), com representantes da China Yasuna Group. A empresa asiática está pronta para iniciar, em julho, as obras da Montadora Yasuna Motors do Brasil, a primeira fábrica de motos da empresa chinesa em território brasileiro. Com recursos da ordem de R$ 62 milhões, o empreendimento será instalado no município de Una, no sul baiano, e deve gerar inicialmente cerca de 300 empregos diretos e 150 indiretos.

Programa leva atendimento odontológico para Cachoeira, Andorinhas, Feira de Santana e Uruçuca


A estratégia itinerante do Saúde sem Fronteiras Odontologia (Odontomóvel) começará a atender, a partir desta terça-feira (31), nos municípios de Cachoeira, Andorinhas, Feira de Santana e Uruçuca. O serviço de odontologia está sendo oferecido em quatro carretas equipadas com consultórios e onde são ofertados serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros.

A arte flui do improvável, nascendo de velhos pneus e se moldando pelos cantos da cidade


Texto: Arnold Coelho - Fotos: Blog do ABN e Waldyr Montenegro
O artista não escolhe data nem local para nascer, simplesmente nasce, brotando em um canto qualquer desse nosso inexplicável planeta e com a sua arte (muitas vezes oculta), que surge da necessidade e do meio em que vive, afinal o homem é produto desse meio. E mesmo o lixo sendo o centro dessa história, tudo vira arte nas mãos do artista.
O gari contratado da Prefeitura Municipal de Ibicaraí, Adeilton Silva de França, ou Del, é um exemplo claro que a arte e o artista não escolhem lugar para nascer e muito menos condição social. Del concilia o seu trabalho de gari para extrair do improvável - o lixo - a sua matéria-prima para transformar em arte locais antes perdidos pelo lixo e o descaso de todos. O que antes era um local de desprezo e abandono vira atração e admiração de quem passa pelo lugar recuperado pelo artista.