7 de junho de 2014

Infraestrutura recupera estrada da Saloméa




Texto: Arnold Coelho - Fotos: Raimundo Gomes

A Secretaria de Infraestrutura de Ibicaraí continua trabalhando na recuperação das estradas vicinais do município. Durante essa semana as máquinas trabalharam no patrolamento e recuperação do trecho de estrada que liga Ibicaraí ao distrito da Saloméa, dando prosseguimento ao planejamento do secretário de Infraestrutura, que pretende recuperar as estradas vicinais do município durante esse ano.

Prefeitas de Floresta Azul e Una assinam Pacto pelo enfrentamento à violência contra as mulheres




Com o objetivo de contribuir para a execução de políticas com foco na redução dos índices de violência contra o segmento feminino, as prefeitas dos municípios de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso e Una, Diane Rusciolelli, assinaram quinta-feira (5), o Pacto pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM – Bahia) e a Amurc. As ações visam o enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres, bem como estimular a autonomia financeira.

Candidatos têm até domingo para se inscrever em processo seletivo da DPE



DPE

Candidatos interessados em participar do processo seletivo para contratação temporária em Regime Especial de Direito Administrativo - Reda, da Defensoria Pública da Bahia, têm até este domingo (8), para se inscrever na seleção. São 52 vagas destinadas ao cargo de Analista Técnico e 43 de Agente Administrativo. As oportunidades são para as áreas de Administração, Arquivologia, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Estatística, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Secretariado Executivo e Serviço Social, e para aqueles com Ensino Médio completo.

Mais de mil mudas serão plantadas no estado a cada gol marcado na Fonte Nova durante a Copa





Uma área equivalente a um campo de futebol em mudas de espécie de Mata Atlântica. Isso é o que será plantado a cada gol marcado em jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 na Arena Fonte Nova nos dias13, 16, 20 e 25 deste mês e 1º e 5 de julho. A ação, pioneira no país, faz parte do Programa Gol Verde, lançado nesta sexta-feira (6) para comemorar as seis partidas do mundial que serão realizados em Salvador.

Aplicativo auxilia polícia baiana no combate ao crime



A população baiana já conta com um aplicativo para fazer denúncias contra criminosos e identificar procurados pela polícia. O Sistema de Informação para Proteção à Pessoa (SIPP), desenvolvido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), oferece a possibilidade de identificar, por meio de fotografias ou vídeos, pessoas desaparecidas, procurados do Almanaque do DHPP, assaltantes de banco, fugitivos do sistema prisional, entre outros.

Aprovada criação de unidade de educação a distância na Uneb



No último dia 15 de maio, o Conselho Universitário (Consu) da Universidade do Estado da Bahia, visando fortalecer o ensino a distância, aprovou por unanimidade o projeto de criação e implantação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da Uneb.
Isso significa que a Universidade terá, a partir de agora, um setor responsável para acompanhar e regulamentar todas as iniciativas ligadas à educação a distância. A consolidação dessa modalidade de ensino na Uneb é um processo em curso, fruto do esforço coletivo da Equipe Central de Gestão Universitária, que trabalhou intensamente para atender uma demanda antiga dos profissionais que atuam nessa área e dos estudantes.

Sessão Especial debate dificuldades do setor pesqueiro



Dar visibilidade a atividade da pesca no Estado da Bahia, reafirmando a sua importância como componente do desenvolvimento social e econômico sustentável do estado e do país e como parte importante da renda familiar. Essa foi a proposta da 2ª Sessão Especial pela passagem do dia do pescador, celebrado em 29 de junho, mas comemorada nesta quinta-feira (05), Dia do Meio Ambiente, por iniciativa do deputado estadual Marcelino Galo (PT).

6 de junho de 2014

Obras da Rua do Paletó continuam em ritmo acelerado



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

A Prefeitura de Ibicaraí por meio da Secretaria de Infraestrutura, está calçando toda a extensão da rua Pedro Baracat Habib (mais conhecida como Beco do Paletó). As obras começaram no dia 24 de maio com o trabalho de patrolamento, aterro, abertura e alargamento de toda a extensão da rua que liga a localidade até o bairro do Luxo.

PT pinta metrô de vermelho para fazer propaganda de Rui Costa




O presidente do PMDB de Salvador, deputado Bruno Reis, vai ingressar com uma representação na Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) contra o governo do estado por ter pintado o metrô de vermelho.

Ibicaraí recebeu caminhão-caçamba do Ministério do Desenvolvimento Agrári




Texto: Arnold Coelho – Foto: Raimundo Gomes

Na tarde da última segunda-feira, 2, o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana e equipe desfilou pelas principais ruas da cidade com o novo caminhão-caçamba. O prefeito tinha recebido de forma simbólica em Salvador na sexta-feira, 23, na sede da SUDIC (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), e na segunda-feira entregou o novo veículo para a população.

Encontro fomenta oportunidades de negócios para micro e pequenos empresários de Ilhéus e Itabuna



           
A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) realiza até esta sexta-feira (6), em Ilhéus, o Encontro Regional de Oportunidades de Negócios para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais. O evento tem como objetivo incentivar a oferta de produtos e serviços, por parte de micro e pequenas empresas (MPE's) lotadas na Bahia, a fim de cobrir necessidades de compras de uma média de 900 unidades gestoras da rede estadual.
Aberto a micro empresários de Ilhéus, Itabuna e regiões vizinhas, o evento semelhante já foi realizado em Feira de Santana e Juazeiro. Serão, ao todo, 26 edições em 2014.

Professores participam de seminário




 Fonte: Arnold Coelho
As professoras Dionei Cavalcante e Lucimary Almeida nos dias 26 à 30/05 participaram do curso: Formação de Gestores Educadores, sendo o VI Seminário de Educação Inclusiva – Direito a Diversidade, realizado na cidade de Jequié, tendo como apoio a Prefeitura Municipal de Ibicaraí.

5 de junho de 2014

Secretaria de Saúde de Floresta Azul adere ao Programa Nacional de Telessaúde




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul – Saúde

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 4, na sede da Igreja Batista, na rua Bela Vista, em Floresta Azul, uma vídeoconferência para treinamento dos profissionais de saúde do município para implantação do Programa Nacional de Telessaúde. A videoconferência durou duas horas e capacitou os profissionais das quatro Unidades de Saúde Básica do município, que a partir de agora poderão tirar dúvidas e trocar informações através da videoconferência.

TCM multa presidente da Câmara de Prado por gastos excessivos com diárias



O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) notificou e multou o presidente da Câmara de Vereadores de Prado, Alfredo Gonthier de Almeida, o Alfredinho, por gastar R$77.800,00 com diárias pagas a vereadores e servidores no ano de 2012.

Sobrecarga de exercícios na academia pode causar lesões



Cada vez mais pessoas buscam uma melhor qualidade de vida e um corpo mais bem definido e saudável através da prática de exercícios físicos e perda de peso. Para isso, além de cuidar mais da própria alimentação, vão à busca de academias de ginástica. Contudo, na pressa por adquirir um corpo “ideal”, muitas pessoas intensificam as atividades físicas, aumentando os riscos de gerar lesões.

Abertas inscrições de faixas musicais para a coletânea Bahia Music Export



Músicas de artistas baianos e/ou produzidas na Bahia podem ser inscritas, até 4 de julho de 2014, na seleção do Bahia Music Export (BMEX) – Coletânea 2014, que vai produzir o volume seis, destinado a gêneros variados, e o volume sete, no qual estarão músicas com ritmos e sonoridades bass culture. Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), o BMEX visa impulsionar a internacionalização da música baiana, além de promover a mobilidade de artistas, profissionais e conteúdos musicais no exterior. Poderão ser submetidas até três faixas por artista. As inscrições devem ser realizadas através do link do projeto. https://soundcloud.com/groups/bahia-music-export-2014

Estações do metrô de Salvador recebem visita do governador Jaques Wagner




O metrô de Salvador fez uma viagem de ida e volta na manhã desta quinta-feira (5) nos aproximadamente quatro quilômetros que separam o Acesso Norte, próximo à Rótula do Abacaxi, até a Estação Campo da Pólvora. A experiência foi um teste realizado para que o governador Jaques Wagner, empresários, jornalistas e autoridades conferissem de perto o funcionamento do equipamento, que entra em operação assistida na próxima quarta-feira (11).

Serviço de Medicina Nuclear será inaugurado no Hospital Ana Nery nesta segunda-feira



O Hospital Ana Nery (HAN) inaugura nesta segunda-feira (9), às 8h30, o Serviço de Medicina Nuclear, com a entrada em funcionamento de uma gama-câmara de última geração. O mais moderno da rede pública de saúde na Bahia, o equipamento será utilizado para realização de cintilografias, principalmente a miocárdica, em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

4 de junho de 2014

Prefeitura de Floresta Azul discute plano de cargos e salários com professores públicos



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

Com o objetivo de dar andamento ao processo e as deliberações referentes a uma audiência pública realizada no dia 06 de maio, no Auditório Municipal de Floresta Azul, a Secretaria Municipal de Educação convocou representantes do núcleo local e regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB); Conselho Municipal de Educação (CME); dirigentes escolares e pais de alunos, para participar de uma nova reunião, que foi realizada na manhã do dia 03 de junho, no plenário da Câmara de Vereadores do município.

Seap abre 490 vagas para Agente Penitenciário



A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização divulgou nesta quarta-feira (4) o edital nº 01/2014 do Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo - Reda. Ao todo, são destinadas 490 vagas para a função de Agente Penitenciário, com carga horária de 30 e 40 horas.  

3 de junho de 2014

Sefaz reduz burocracia para fornecedores com desativação do sistema Compra Legal



A partir do próximo dia 10, as empresas que realizam operações de vendas para órgãos ou entidades da Administração Pública Estadual ou Municipal, direta ou indireta, terão mais facilidade para efetuar essas transações, com redução da burocracia. É que nesta data deixará de existir o sistema Compra Legal, até então utilizado pelos fornecedores para transmissão eletrônica de notas fiscais nesse tipo de operação.

Encerramento do Projeto Caesca com concurso de poesia na praça Henrique Sampaio em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Aconteceu quinta-feira, 29 de maio, às 16 horas, na praça Henrique Sampaio, centro de Ibicaraí, um concurso de poesia com o tema Combate ao Abuso de Exploração Sexual da Criança e Adolescente.

I Feira Forró da Agricultura Familiar superou expectativas



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Agricultura

Comidas típicas (bolos, sucos, salgados, puba, beiju, cocadas e sorvetes diversos, entre outras iguarias), além de bebidas (diversos tipos de licores); artesanato local e uma grande variedade de frutas típicas da região foram comercializados na I Feira Forró, pelas  Associações dos Pequenos Produtores do Vale do Limoeiro, Associação dos Piscicultores de Floresta Azul, Associação da Pedra Lascada de Barro Preto e Associação do Jacarandá de Ibicaraí, nos estandes montados às margens da represa da Embasa, na BR-415, em Floresta Azul.

Uneb inscreve trabalhos para Simpósio Estadual de Representações Sociais



      
O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) inscreve trabalhos, até o próximo dia 15, para o V Simpósio Estadual de Representações Sociais (Sers), que será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, em Salvador, com tema ‘Desafios da Contemporaneidade’.
A iniciativa é destinada a estudantes, professores e pesquisadores das áreas de psicologia e pedagogia, com a finalidade de abrir espaço para socialização de trabalhos fundamentados na teoria das representações sociais e discussões teóricas e metodológicas sobre questões relacionadas à educação e à pesquisa.

IBICARAÍ – PREFEITURA POR MEIO DA PROCURADORIA MUNICIPAL PROMOVEU IMPORTANTE PALESTRA SOBRE COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO





Texto André Luiz Evangelista Fotos Raimundo Gomes
Na tarde da última segunda-feira (02), aconteceu uma importante palestra sobre combate a incêndio e pânico, este evento foi organizado pela procuradoria do município na pessoa da Drª Adenildes Santos e contou com a participação do prefeito Lenildo Santana, promotora de justiça Drª CintiaPorto os vereadores Klaus Farias, Osaná Crisóstomo, Gilvá e Allam Rogério, os secretários Paulo Gonçalves, Janildo Marques, Leildo Santana e Uildo Batista, o tenente Carlisson Brito representou o Major Waldilson, representando o corpo de bombeiros vieram o Sub Tenente Reubis Almeida e o Tenente Gilmar Mendes, além dos proprietários de casas de shows e bares, proprietários se academiam e promotores de eventos.

2 de junho de 2014

Bahia regulamenta política florestal e de conservação de áreas nativas



O decreto que regulamenta a gestão das florestas e das demais formas de vegetação da Bahia foi assinado nesta segunda-feira (2) pelo governador Jaques Wagner e o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, em evento realizado no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Também na cerimônia ocorreu a assinatura do Contrato de Repasse do projeto ‘Cadastro Ambiental Rural da Bahia’, entre o governo estadual e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que vai disponibilizar recursos da ordem de R$ 31 milhões.

Bahia começa nesta terça-feira 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil



A 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil acontece, nestas terça e quarta-feira (3 e 4), no Hotel Pestana, em Salvador. Coordenada pela Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sudec), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o evento vai discutir o tema ‘Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional’. As atividades iniciam nesta terça, a partir das 8h30, com o credenciamento dos participantes.

Ibametro alerta sobre falsos fiscais de botijão de gás de cozinha no estado



O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do INMETRO na Bahia, alerta aos consumidores sobre golpe praticado por falsos fiscais, especialmente no interior do estado. Denúncias de donas de casa revelam que criminosos se apresentam com colete e crachás em nome do Instituto Federal, pedindo para fiscalizar o botijão e as instalações do gás GLP (gás de cozinha) e cobram altos valores pela troca de produtos certificados, como reguladores e mangueiras de gás.

Sefaz alerta sobre desconto no IPVA para carros com final de placa 7 e 8



A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) alerta os proprietários de veículos com placas de final 7 e 8 que, até os dias 11 e 13 deste mês, respectivamente, poderão quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto. Para obter o abatimento, os contribuintes devem se dirigir a qualquer agência do Bradesco, Banco do Brasil (BB) ou Correspondentes Bancários, ou ao Bancoob, para efetuar o pagamento em cota única, apresentando no caixa o número do Renavam.