21 de fevereiro de 2015

Horário de verão acaba à meia-noite; relógio deve ser atrasado em 1 hora




O horário de verão terminará na virada deste sábado (21) para domingo. Diante da crise hídrica, o governo chegou a cogitar o adiamento da data, para economizar energia e água, mas resolveu manter a previsão incial.
Com isso, moradores do Centro-Oeste, Sudeste e Sul deverão atrasar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado.

20 de fevereiro de 2015

Uesc inicia período letivo nesta segunda-feira




Na segunda-feira (23), mais de oito mil alunos, dos 33 cursos de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), retomam as atividades referentes ao primeiro período letivo de 2015, conforme o calendário acadêmico vigente. Os novos estudantes serão convidados a participar da "Calourada Acadêmica," cujas atividades estão serão coordenadas pela Gerencia Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação.

O objetivo da "Calourada Acadêmica" é integrar os novos alunos aos setores da Universidade. A programação começa segunda-feira e prosseguirá até o dia 3 de março, com apresentações do Coral da Uesc, teatro, de grupos musicais, palestras apresentadas pelos diretores dos dez Departamentos e dos Colegiados de Cursos, além de outras manifestações promovidas pela instituição e representações acadêmicas dos estudantes. A aula inaugural será realizada às 10h do dia 2 de março, no auditório Governador Paulo Souto, do Centro de Arte e Cultura, com o tema "Desenvolvimento Regional e o papel das Universidades", apresentada pela professora/Dra. Tânia Bacelar e presidida pela reitora Adélia Pinheiro.

Fim de semana terá tempo quente e pouca chuva na maior parte da Bahia




As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia não devem ter mudanças significativas, quando comparadas ao que vem ocorrendo na última semana. A massa de ar quente e seco mantém o céu com poucas nuvens e, consequentemente, reduz o volume de chuva em grande parte do estado entre esta sexta-feira e domingo (20 a 22). 

Além de diminuir as chances de chuva, a atuação da massa de ar contribui para elevar a temperatura em todas as regiões. Os maiores índices estão previstos para o oeste, São Francisco, norte e nordeste, com máxima podendo chegar aos 37°C. A temperatura mais amena é esperada nas áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste, onde a mínima deve chegar aos 15°C.

18 de fevereiro de 2015

Construtora inicia obra da quadra coberta em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

A construtora Andrade e Rocha Construções e Serviços ME deu início semana passada à construção da futura quadra coberta, na praça Lomanto Júnior, no centro de Floresta Azul. Depois de receber o terreno terraplenado pela gerência de Infraestrutura da prefeitura local, a Andrade e Rocha demarcou e piquetou todo o local como parte do processo de construção da quadra.

Bloco do MST leva assentados para protestar em Prado por reforma agrária e contra agrotóxicos





Se para os foliões da capital tudo é motivo para curtição, no interior o caso é outro. No extremo sul da Bahia, por exemplo, o bloco do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi para as ruas do município de Prado, nesta terça-feira (17), para comemorar os avanços sociais e também para protestar. Reforma agrária, melhores condições para assentamentos, infraestrutura para geração de renda, além de cartazes com palavras de ordem contra os agrotóxicos estavam entre os assuntos abordados pelo bloco de carnaval, que chega ao segundo ano na folia de momo do Prado. Para o deputado federal Valmir Assunção, que encerrou sua participação do carnaval na Bahia na região, o evento é mais uma oportunidade de ratificar a luta pela terra e de envolver e informar a sociedade urbana sobre assuntos do campo.

16 de fevereiro de 2015

Polícia Técnica utiliza aparelho inovador que identifica drogas em segundos




Aparelho portátil que faz a identificação de substâncias químicas através do contato de raios infravermelhos, o Raman é uma das novidades do Departamento de Polícia Técnica neste Carnaval para a constatação de drogas. O equipamento analisa de maneira rápida e segura a composição de substâncias, em qualquer lugar, com base em uma biblioteca interna onde estão catalogados vários tipos de entorpecentes e medicamentos em geral.

Prefeitura realiza troca de lâmpadas em Floresta Azul e distrito de Santa Terezinha





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura
 A iluminação pública é uma das prioridades da atual administração. Por ser um serviço essencial na qualidade da vida noturna da população, além de facilitar o trabalho da segurança pública e o tráfego de veículos e pedestres durante o período da noite no município, a prefeitura de Floresta Azul, através da Gerência de Infraestrutura, faz um monitoramento de todo o município, e a cada três ou quatro meses faz a reposição das lâmpadas queimadas.