5 de julho de 2014

PT entrega registro de candidaturas no TRE e destaca otimismo para o pleito




O Partido dos Trabalhadores entregou, na manhã deste sábado (5), ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), sua lista com pedido de registro de candidatura das chapas majoritária e proporcionais para o pleito de 2014. A entrega dos registros aconteceu com a presença dos membros da majoritária encabeçada pelo petista Rui Costa, e formada por João Leão (PP, vice) e Otto Alencar (PSD, senador), além de presidentes de partidos aliados. O PT apresentou três chapas proporcionais com 10 partidos no total, uma primeira com a presença de 7 siglas (PSD, PDT, PP, PR, PRB, PT, PCdoB) com 24 candidatos homens e 16 mulheres para as vagas de deputados federais e 88 homens e 38 mulheres para as vagas de estaduais. O PCdoB tem sua proporcional para deputado estadual sozinho com 38 candidatos às cadeiras na Assembleia. Já a terceira proporcional tem três partidos PHS, PMN e PTdoB, que terão em torno de 40 candidatos federais e 60 estaduais.

4 de julho de 2014

Estrada da região do Ribeirão dos Índios está sendo recuperada em Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Agricultura e gerência de Infraestrutura, iniciou na manhã de quarta-feira (02), a recuperação de cerca de 14 quilômetros de estradas vicinais no Ribeirão dos Índios, região que fica depois do distrito de Santa Terezinha (Coquinhos). A recuperação desses ramais e estradas da zona rural faz parte do plano de ação de recuperação das estradas do município que tem mais de 300 quilômetros de estradas vicinais.

Governo sanciona Lei para promoção de professores da rede estadual de ensino



O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (2), a Lei nº 13.185/14, que estabelece normas para a promoção do magistério público do ensino fundamental e médio do Estado da Bahia para os anos de 2015 e 2016. A Lei beneficia servidores ocupantes de cargo permanente de professor e coordenador pedagógico em efetivo exercício que, necessariamente, precisarão fazer o Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia Educacional, cujas inscrições serão realizadas de 5 a 11 de julho, pelo Portal da Uneb (http://www.uneb.br/cursoti). A inscrição para o curso gratuito garantirá a antecipação de 3,7% do valor da promoção, de acordo com o vencimento básico do servidor, na folha de pagamento deste mês de julho de 2014.

Professores do ensino básico iniciam nova turma da Plataforma Paulo Freire na Uesc



A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) iniciou as atividades da 13ª turma do Programa de Formação de Professores do Curso de Pedagogia 1ª Licenciatura, inscritos pela Plataforma Paulo Freire (Parfor), do Ministério da Educação.
As aulas do primeiro módulo começaram com a presença da reitora da instituição, Adélia Pinheiro, que realizou palestra para os 37 alunos - professores da rede básica de educação, oriundos de 13 municípios da área de abrangência da universidade.

Decreto acelera aplicação da "Lei Anticalote"



Para preservar os direitos dos 40 mil funcionários terceirizados de empresas prestadoras de serviço junto ao Estado, o Governo da Bahia quer acelerar a aplicação efetiva da Lei Anticalote. O decreto governamental, publicado na última terça-feira (1), regulamenta a Lei de nº 12.949/2014 que estabelece os mecanismos de controle sobre estes contratos e dispõe sobre os encargos trabalhistas e previdenciários dos empregados terceirizados do Estado. As regras são válidas para os contratos de todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta, dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além do Ministério Público, Defensoria Pública e tribunais de contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM).

3 de julho de 2014

Prefeitura de Floresta Azul e ADAB implantarão projeto de educação sanitária




Texto e Fotos: Ascom Floresta Azul


A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso Marcelino, se reuniu no início da tarde de segunda-feira (30/06), com o Dr. Paulo Emílio Torres, diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). O encontro aconteceu na sede do órgão em Salvador e teve como objetivo a implantação de um projeto de educação sanitária em Floresta Azul, denominado ADAB na Escola.

2 de julho de 2014

Floresta azul apresenta Seleção para disputa do Intermunicipal



Texto e Fotos: Ascom Floresta Azul | Esportes

Foi apresentada na segunda-feira (30/06), às 15 horas, no espaço de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Avenida Raimundo Silva Cardoso, os jogadores e comissão técnica da Seleção Amadora de Futebol de Floresta Azul, que irá disputar o Campeonato Intermunicipal de seleções desse ano.

1 de julho de 2014

Prefeitura abre poços na região do Ribeirão Seco em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

A prefeitura de Floresta Azul, através da gerência de Infraestrutura e parceria com moradores da zona rural abriu no mês de junho oito poços de quatro por quatro metros com três metros de profundidade para armazenar água. A região rural beneficiada foi a do Ribeirão Seco (zona sul do município). A reivindicação era antiga, já que o Ribeirão Seco e Manoelzinho são áreas de pecuária com muito pasto e pouca mata, sofrendo assim com falta de água e as constantes estiagens no decorrer do ano.

Programa Bolsa Esporte beneficia 181 atletas e paratletas em 2014



O Governo do Estado está concedendo bolsa esporte a mais 25 atletas e paratletas baianos por meio do Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte. Em 2014, já receberam bolsas 156 atletas e paratletas, o que totaliza 181 beneficiados. Além disso, estão em vigência 36 distribuídas no ano passado.
 A concessão das novas bolsas foi anunciada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), que circulou no último final de semana (dias 28 e 29). São seis na categoria Nacional A, outras seis na Categoria Nacional  B (Bolsa de Demanda Social) e 13 na categoria Talento Esportivo (Bolsa Institucional).

Plano Safra da Bahia 2014/2015 destina R$ 1,2 bi em crédito para agricultura familiar



O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), lança o Plano Safra 2014/2015 nesta terça-feira (1º), destinando o valor de R$ 1,2 bilhão em crédito para este segmento, que envolve 665 mil famílias rurais, o equivalente a aproximadamente três milhões de baianos. O evento de lançamento abre oficialmente na Bahia as comemorações ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, instituído pela 66ª Sessão da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

29 de junho de 2014

Prefeitura recupera trecho de estrada que liga Floresta Azul a Almadina



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura


Dando continuidade ao plano de recuperação das estradas vicinais do município, a gerência de Infraestrutura da prefeitura de Floresta Azul deu início a recuperação do trecho de estrada que interliga a BR-415 ao município de Almadina. Apesar de ser um trecho de responsabilidade do estado, a prefeitura recuperou na última semana mais de dois quilômetros de estrada.

São Pedro do Povão leva dez mil pessoas ao “Sítio da Folia” no segundo dia de festa



Texto: Arnold Coelho - Fotos: Raimundo Gomes

Superação, essa é a palavra encontrada para descrever esse segundo dia de festa do São Pedro do Povão, na Avenida São Vicente de Paula, no bairro do Caxingó, em Ibicaraí. Depois de uma tarde tensa com a dramática vitória do Brasil na disputa de pênaltis, a noite começou com a responsabilidade de superar o primeiro dia de festa, que para muitos já tinha o título de maior festa de São Pedro feita nessa cidade. A missão foi facilmente superada com as mais de 10 mil pessoas presentes no circuito da festa.