20 de setembro de 2014

Casas populares estão sendo construídas em Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

38 casas populares estão sendo construídas ao lado do bairro Raimundo Sálvio, depois do estádio de futebol. As casas fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida 2, do Governo Federal, via Ministério das Cidades. O recurso liberado foi da ordem de 950 mil reais, com custo por casa de 25 mil reais.

A atual administração adquiriu o terreno para a construção dessas moradias, próximo às margens da BR-415 (sentido Santa Cruz da Vitória). O local é uma área residencial, de fácil acesso e grande potencial de desenvolvimento imobiliário. No bairro já existe o estádio de futebol, o prédio do CRAS, cemitério e alguns estabelecimentos comerciais.

19 de setembro de 2014

Extrato de tomate com pelo de roedor tem lote interditado pela Anvisa




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a interdição cautelar do lote L6 do produto Extrato de Tomate Elefante, da marca Knorr, nesta sexta-feira. Um teste constatou fragmentos de pelo de roedor acima do limite de tolerância estabelecida (1 em 100g) no produto fabricado pela empresa Cargill Agrícola. O lote, que possui validade até 21/05/2015, também obteve resultados insatisfatórios nas análises de rotulagem.

ITABUNA: TSE BARRA CANDIDATURA DE CAPITÃO AZEVEDO



Nesta sexta-feira através e decisão monocrática a Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Thereza Moura, indeferiu o registro do candidato a deputado estadual Capitão Azevedo (DEM).

Dez trios animarão participantes da Semana da Diversidade em Salvador



Com a participação de 10 trios elétricos, o centro de Salvador viverá, neste domingo (21), um dos momentos mais alegres e irreverentes a ser protagonizado pela 13ª Parada do Orgulho Gay, reunindo milhares de participantes.  Ao final da caminhada, haverá um show de transformistas no palco montado no Campo Grande.  Essa programação marcará o encerramento da III Semana da Diversidade que começou dia 14 deste mês em Salvador e conta com o apoio da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa.

Prefeitura de Floresta Azul promove curso de capacitação para o Mais Educação





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Juventude (SMECDLJ), promoveram na terça-feira, 16, a 1ª Capacitação Mais Educação de Floresta Azul. O curso de capacitação em serviços é para dirigentes escolares e monitores do programa Mais Educação do município. O evento foi realizado no espaço de reuniões do Cras, localizado na Av. Raimundo Silva Cardoso, no período das 13:00 às 18:00 horas.

18 de setembro de 2014

Seap adquire detectores de metais e banquetas para revistas nas unidades prisionais



A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) acaba de adquirir 101 detectores de metais manuais e 39 banquetas para serem utilizados nas unidades prisionais. O equipamento detecta metais em cavidades corpóreas e possui ajuste digital de sensibilidade com diferentes níveis e avisos sonoro e luminoso. Esses equipamentos serão utilizados no exame de pessoas, pacotes, cartas, mercadorias estoque, trânsito, bolsas, pastas, bolos, tortas ou pães, contendo armas ou objetos cortantes.

Bahia é a 3ª colocada no ranking de inscritos da Olimpíada de Língua Portuguesa



A Bahia alcançou o terceiro maior número de inscrições na edição 2014 da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. O estado tem 1.170 participantes no evento, que é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec).

Adab inscreve para o Curso de Certificação Fitossanitária de Origem



Os engenheiros agrônomos interessados já podem se inscrever para as 80 vagas do XXIX Curso de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO), capacitação que a pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), vai realizar entre os dias 20 e 24 de outubro, no auditório do CNPF-Embrapa, em Cruz das Almas.

SAC Móvel atendeu em Floresta Azul





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Social

O caminhão do SAC Móvel (Serviço de Atendimento ao Cidadão) esteve estacionado na Praça Lomanto Júnior, no centro de Floresta Azul, durante os dias 15 e 16 (segunda e terça-feira). Na segunda-feira o caminhão funcionou até às 18 horas e na terça o atendimento aconteceu até às 15 horas. Floresta Azul recebeu a Carreta da Rota 3, que segue rumo às cidades de Santa Cruz da Vitória (17 e 18), Itororó (19 e 20), Itapetinga (21 e 22), Itambé (23 e 24), Caatiba (25 e 26), Barra da Choça (27 e 28) e Nova Canaã (29 e 30).

17 de setembro de 2014

Prefeitura abre poços e recupera estradas na zona rural de Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Agricultura - Infraestrutura

Levar água para quem precisa não é mais um problema só do semiárido brasileiro. Com as mudanças climáticas no mundo e o desmatamento, que por décadas atingiu a região cacaueira, é possível hoje, em pleno sul da Bahia, encontrar pequenas localidades rurais sem uma única nascente para fornecer água para quem mora no local. É preciso rever as políticas voltadas para os recursos hídricos e desenvolver um projeto voltado para captar água para quem precisa de água, sem escolher local ou região do Brasil.
Em mais uma ação ousada, a prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, através da Secretaria Municipal de Agricultura, da Gerência de Infraestrutura e em parceria com alguns fazendeiros, montou uma frente de trabalho para recuperação das estradas vicinais e a criação de pequenos poços em diversas comunidades rurais que irão dar sustentação ao pequeno agricultor no período de seca.

16 de setembro de 2014

Infraestrutura mantém rotina de serviços em Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

A Prefeitura de Floresta Azul, através da Gerência de Infraestrutura e dos gerentes Plínio Oliveira e Antônio Carlos, mantém uma rotina diária de manutenção e limpeza das ruas da cidade e o distrito de Santa Terezinha (Coquinhos). Além do recolhimento diário de mais de seis toneladas de lixo, a Infraestrutura troca lâmpadas, poda árvores, roça constantemente as praças, recolhe os entulhos que são jogados por toda a cidade, limpeza de esgotos, canais e manutenção das praças.

15 de setembro de 2014

Centro de Cultura de Jequié reabre nesta terça-feira



Todas as atividades programadas para o espaço no restante deste mês e em outubro farão parte do Programa de Gratuidade de Pautas. O espaço vinculado à Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), estava em manutenção desde o mês de julho, a fim de oferecer uma estrutura mais qualificada e segura para artistas, produtores e, principalmente, para o público.

A cidade de Jequié, no centro sul baiano, faz festa para celebrar o retorno às atividades do Centro de Cultura ACM, espaço vinculado à Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que desde o mês de julho passava por manutenção a fim de oferecer uma estrutura mais qualificada e segura para artistas, produtores e, principalmente, para o público. Foram investidos R$ 583 mil em serviços como conserto de telhado, forro, pintura e manutenção do ar condicionado, entre outros.

Colégios de Itabuna recebem Museu Itinerante




Visita do Museu de História Natural contribui para o desenvolvimento dos alunos nas escolas e despertam o interesse pelos estudos

Importante ferramenta para aprimorar e desenvolver o processo educacional dos alunos do ensino fundamental ao ensino médio, o museu tem como principal função o desenvolvimento científico, juntamente com a aquisição de novas informações e lapidando os conhecimentos já adquiridos.
Está acontecendo desde o final de agosto, em Itabuna, a turnê do Museu de História Natural Wilson Estevanovic, que irá percorrer 16 escolas particulares na cidade. A exposição de meteoros, lavas de vulcão, pedras preciosas, fósseis de animais pré-históricos, réplica de dinossauros, é uma grande oportunidade dos alunos poderem vivenciar a diversidade de cultura e de vida no planeta.

Artesanato baiano estará presente na Convenção Nacional do Comércio Lojista



Artesãos atendidos pelo Instituto Mauá, vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), e ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA)  vão divulgar, expor e comercializar  produtos artesanais no Showroom Bahia Original de Artesanato,  que será montado na 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista.

Professores da rede estadual de ensino serão capacitados em Geociência



Quatrocentos professores dos ensinos médio e fundamental da rede estadual de educação participam da segunda etapa do curso de capacitação em Geociências, que o Centro Gemológico da Bahia (CGB), vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (SICM), realiza nestas quinta e sexta-feira (18 e 19), com transmissão on line pelas Diretorias Regionais de Educação (Direcs).
A atividade inclui palestras, oficinas e mesas-redondas ministradas no auditório do Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador. No encontro serão abordados temas como universo e sistema solar, rochas e recursos minerais, recursos hídricos e energéticos, geoturismo, geoparques e geoconservação, além de educação científica.

Floresta Azul goleia e segue líder do grupo 16




Texto: Tarso Cardoso |Fotos: Guguinha Maciel
Em mais um jogo do campeonato Intermunicipal, válido pela quinta rodada da fase de grupos, a seleção de Floresta Azul recebeu Planalto, no estádio municipal Macedão e fez bonito, 4X0. O jogo começou por voltas das 15h e contou com uma animada torcida. Com a vitória, a nossa seleção se mantém na liderança do grupo 16, com 4 vitórias em 5 jogos.