2 de junho de 2012

Neto mata avós a facadas em Ilhéus


Um casal de idosos foi assassinado a facadas dentro de casa na madrugada deste sábado (2), na cidade de Ilhéus, região sul da Bahia. De acordo com informações do delegado local Fábio Simões, o suspeito é o neto das vítimas, e se chama Tiago Santana dos Santos Andrade de 31 anos.
Ainda segundo o investigador, ele confessou o crime durante depoimento prestado à polícia e alegou ter esfaqueado os idosos por não ter recebido dinheiro para comprar drogas. O suspeito está preso na 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Ilhéus.
O crime foi cometido na residência onde o rapaz morava com os avós. O delegado Simões relata que o neto chegou em casa por volta das 2h da madrugada e ao ver a avó, de 70 anos, sentada no sofá, pediu dinheiro a ela para comprar drogas. Como a idosa teria negado o pedido, ele pegou uma faca e a atingiu com cerca de 11 golpes. Segundo a polícia, o suspeito foi em seguida até o quarto onde avô de 84 anos dormia e o atingiu com três golpes.
Antes de deixar o apartamento, ele pegou uma bermuda e a quantia de R$ 50. Os vizinhos ouviram os gritos dos idosos e acionaram a polícia. Não houve tempo suficiente para socorrer as vítimas.
Após uma hora, o suspeito retornou para o apartamento e foi preso em flagrante por latrocínio. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica, em Itabuna.
G1-Ba
Tv Santa Cruz

1 de junho de 2012

Salon do Chocolat vai mostrar ao mundo qualidade do cacau da Bahia


Maior evento especializado em cacau e chocolate do mundo, o Salon du Chocolat da Bahia, programado para os dias 2 e 8 de julho deste ano, em Salvador,  será lançado na próxima terça-feira (5), na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, com a presença do governador Jaques Wagner, e representará um marco para a cacaicultura baiana.
 “É um grandioso evento internacional, que acontece nas maiores cidades do mundo, e agora, pela primeira vez, será sediado num país produtor de cacau”, disse o secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles, durante o lançamento do Salon du Chocolat em São Paulo, que reuniu dezenas de jornalistas dos maiores veículos nacionais e convidados, no restaurante Mangiare Gastronomia, na Vila Leopoldina.
O evento foi organizado pelo coordenador do Salon, Diego Badaró, e o presidente da Câmara Setorial Nacional do Cacau e do Instituto Cabruca, Durval Libânio, com apoio e participação dos governos estadual e federal, por intermédio das secretarias da Agricultura (Seagri), do Turismo (Setur) e de Relações Internacionais (Serin), além Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

           Salles afirmou que o Estado vai “consolidar a tradicional região do cacau, no sul da Bahia, e avançar em outras áreas como o oeste, extremo sul e Chapada Diamantina, que já estão plantando, tendo condições, a médio prazo, de dobrar a produção e até mesmo fazer com que a Bahia deixe de importar cacau”.
O secretário ressaltou a qualidade do cacau produzido na Bahia, já premiado, por duas vezes consecutivas, no Salon du Chocolat de Paris como o melhor cacau do mundo. “Podemos também ter o melhor chocolate do mundo, e é isso que vamos mostrar aos principais chocolatiers internacionais que estarão na Bahia”.


A programação do Salon du Chocolat da Bahia envolve visitas técnicas a fazendas em Ilhéus (dias 2 e 3 de julho), para os participantes conhecer como o cacau baiano é produzido. Nos dias 4 e 5 será realizado o I Fórum Internacional do Cacau e Chocolate, em Salvador, no Palácio Rio Branco, tendo como tema o futuro do cacau.
Entre os dias 6 e 8 de julho, no Centro de Convenções, o evento será aberto ao público, que poderá conhecer toda cadeia produtiva do cacau/chocolate, desde a produção de amêndoas até as principais chocolateiras mundiais, passando pelos melhores chocolatiers artesanais. O ingresso custará R$ 20.
A expectativa é que aproximadamente 15 mil pessoas visitem o CCB e participem da programação, que inclui shows, desfiles e demonstrações gastronômicas, entre outras atividades, sempre tendo como estrela o chocolate.

01/06/12
Rãs/is

Conferência estadual promove os direitos das crianças e adolescentes


Mobilizar o sistema de garantia de direitos para a implementação e monitoramento da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Esse é o objetivo da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada de segunda a quinta-feira da próxima semana (4 a 7), no Centro de Convenções, pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes.
Em formato de talk-show, a cerimônia de abertura do evento, às 18h de segunda (4), será conduzida pelas próprias crianças e adolescentes, que irão entrevistar autoridades sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), responsável por promover os seus direitos.
Entre os entrevistados estão a atual secretária do Desenvolvimento Social e o Combate à Pobreza e presidente do Ceca, Mara Moraes, o membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e coordenador da IX Conferência Nacional da Criança e Adolescente, Fábio Feitosa, e o juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude, Nelson Amaral.

          A conferência reunirá também gestores municipais, secretários, representantes universitários e delegados da sociedade civil e do poder público, eleitos nas conferências territoriais pela atuação em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A programação prevê atividades dentro de cinco eixos temáticos - promoção dos direitos, proteção e defesa, protagonismo e participação, controle social da efetivação dos direitos e gestão da política estadual dos direitos humanos de crianças e adolescentes, além de apresentações culturais.
A conferência estadual dá continuidade ao processo de construção da Política de Direitos de Crianças e Adolescentes na Bahia, que vem se desenvolvendo por intermédio das conferências livres, municipais e territoriais, mobilizando mais de quatro mil pessoas nos 26 territórios de identidade do estado.

01/06/12
Das/is

Após crise do cacau, Coaraci apóia Porto Sul para geração de novas oportunidades


O quarto dia de audiências publicas para apresentação dos estudos de impactos ambientais do Porto Sul na região Sul da Bahia, reuniu mais de 600 pessoas na cidade de Coaraci, quinta-feira passada (31). Ainda estão programadas audiências em Itajuípe, nesta sexta-feira (1º), e Barro Preto, sábado (2). Cerca de 3.400 pessoas participaram dos encontros anteriores em Uruçuca, Itacaré e Itabuna.
Durante muitos anos Coaraci viveu a pujança do Cacau e com o declínio da cultura, com a praga da vassoura de bruxa, o município de 21 mil habitantes passa por um período de estagnação econômica e tem sua economia baseada na agricultura e no comércio.
O Porto Sul, que será construído na região de Aritaguá, em Ilhéus, através de sua conexão com a Ferrovia Oeste-Leste, representa uma oportunidade logística para a Bahia e o país. Com o porto, que será o terceiro maior do país, a expectativa é atrair novos investimentos para a região, descentralizando a economia no estado, dotando a antiga região cacaueira de infra-instrutura, com maior oferta de empregos e geração de renda, melhorando assim, os indicadores sociais e ambientais no estado.

Vdt/af
1º/06.12

Bahia vai ganhar primeira biofábrica de sisal do Brasil


A Bahia terá em breve a primeira biofábrica de sisal do Brasil, que vai funcionar em Cruz das Almas, numa parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O projeto de engenharia está em fase de elaboração e as obras devem começar em seis meses.
Um importante passo para a implantação da biofábrica será a vinda para a Bahia, em julho, de dois especialistas mexicanos para conhecer o local e dar orientações sobre como efetivar, pela primeira vez no Brasil, um sistema de micropropagação por cultura de tecidos de plantas do gênero agave, que inclui a agave-sisalana (sisal), o híbrido 11.648 (planta resistente à podridão-vermelha, principal doença do sisal) e a agave-tequilana, que por ser rica em açúcar (frutose) permite a produção de destilados, como a tequila mexicana, bioetanol, xarope e o fitoterápico inulina.
O pesquisador Neftali Uchoa Alejo e o professor da Universidade Autônoma de Ganajuato, Rafael Ramírez Malagón, vêm à Bahia para conhecer de perto a realidade do estado e ajudar na transferência de tecnologia. Será uma retribuição da visita que técnicos da Secti fizeram ao México em abril deste ano para conhecer as pesquisas realizadas pelas universidades que trabalham com agave e fechar parcerias.
Na UFRB, a pesquisadora e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Cristina Fermino, estará liderando o projeto.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, afirmou que já está sendo realizado, em parceria com a UFRB, um estudo com imagens de satélite para fazer um zoneamento agroecológico da região sisaleira e do semiárido baiano.
Além de mudas melhoradas para a região sisaleira, a biofábrica produzirá espécies que servirão para produção de bioetanol, bebidas destiladas e produtos farmacêuticos, a exemplo de xampus anticaspa, pomadas para candidíase e outros fitoterápicos.

xas/om     1º.06.12




31 de maio de 2012

Crianças e adolescentes dos programas sociais de Ibicaraí recebem instrumentos musicais


Crianças e adolescentes do município de Ibicaraí, atendidas pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), receberam do município instrumentos musicais para aulas de música. A solenidade de entrega dos instrumentos aconteceu na tarde desta quinta-feira (31), na sede do programa, localizada no bairro Corina Batista S/N, antigo Colégio Artur Neiva, e contou com a presença da primeira dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do município, Ângela Santana e de outros secretários municipais, assessores, diretores de escolas e coordenadores de programas executados pelo município.
Pensando no desempenho dos futuros protagonistas no âmbito do conhecimento, o Peti e o Projovem de Ibicaraí, tem oferecido novas atividades. A partir do mês de fevereiro de 2012, os estudantes passaram a ter acesso às aulas de canto, violão, artes, danças, informática e educação física. O objetivo é estimular o aprender interativo e tornar os alunos multiplicadores e construtores dos conhecimentos repassados através das oficinas.
Na oportunidade foram entregues aos alunos dos programas, violões, pandeiros, timbaus, zabumba e microfones. As aulas de música e canto serão ministradas pelos professores Gika Coelho, Rogério Leal e Jackson Souza. A coordenadora do programa, Maria das Graças, agradeceu ao prefeito Lenildo Santana e a secretária de Assistência Social Ângela Santana, por todo empenho em prol dos projetos sociais do município e alertou aos alunos: “Cuidem bem dos equipamentos que estão sendo entregues a vocês, porque serão vocês mesmos que irão usar, pois esses instrumentos, além de incentivar a prática esportiva, iniciarão vocês na arte de cantar e tocar instrumentos musicais”.
Encerrando o evento, a secretária de Assistência Social, Ângela Santana, disse que tem a certeza do dever comprido, pois mais uma vez está fazendo entrega de materiais aos projetos sociais do município. E também alertou que os materiais são de uso exclusivo dos projetos e não podem, em hipótese alguma, ser retirados da sede do projeto, salvo em ocasiões de apresentações do grupo em festividades promovidas pelo programa.

Texto: Antonio Lima
Fotos e informações: Ibicaraipolitica.blogspot.com


Mais de três toneladas de lagosta são apreendidas em Ilhéus


Três mil e duzentos quilos de lagosta foram apreendidos na operação "Mar sem fim", feita pelas Polícias Militar da Bahia e pela Polícia Federal, na cidade de Ilhéus.
De acordo com a PF, a ação foi realizada entre a quarta-feira (30) e esta quinta-feira (31) em parceria com as Companhias Independentes da Polícia Ambiental  e Especial (CIPA e CIPE), com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Duas pessoas foram presas. A Polícia Federal informou que a lagosta apreendida foi pescada em período de defeso, além de ter sido encontrada armazenada de forma ilegal. Por meio de nota, a Polícia Federal informou que um dos suspeitos presos disse aos policiais que investiu mais de R$ 50 mil na carga ilegal. Os dois homens presos, de acordo com a PF, foram indiciados na Lei de Crimes Ambientais e podem pegar de até oito anos de detenção em regime fechado.
G1-Ba.

Agricultores de Camacan e Santa Luzia recebem mais de uma tonelada de sementes


Nesta sexta-feira (01), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) realizará mais dois atos simbólicos, no Sul da Bahia, para marcar a distribuição de sementes de feijão e milho, do Programa Semeando, entre os agricultores familiares.
Desta vez, a ação acontece nos municípios de Camacan e Santa Luzia, os quais, juntos, receberão mais de uma tonelada e meia de sementes. Em Camacan, um café da manhã será oferecido aos agricultores familiares, após a solenidade, no Escritório Local da EBDA, a partir das 8 horas.
Em Santa Luzia, o evento ocorrerá na Câmara de Vereadores, às 10 horas. O gerente da EBDA Wagner Ayres e o coordenador regional da distribuição de sementes, o engenheiro agrônomo Welligton Leite, participarão dos eventos.
Programa
O Semeando é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), através da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) e da EBDA, com o objetivo de assegurar um produto de boa qualidade para o agricultor familiar e incentivar a criação de bancos de sementes. A prioridade do Programa é beneficiar os agricultores que plantem menos de cinco hectares de lavoura e que não tenham condições financeiras para adquirir a semente.


EBDA/Assimp, 31/05/2012

Destinação adequada da manipueira é tema de campanha da EBDA


Na próxima terça-feira (05), será comemorado o dia mundial do meio-ambiente. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), por meio da Gerência Regional de Itabuna, aproveitará a data para lançar uma campanha sobre a destinação adequada da manipueira. O líquido, proveniente da prensagem da mandioca, apresenta um forte odor característico e é um potente agente de poluição ambiental, superior ao esgoto doméstico.
A campanha é uma iniciativa do engenheiro agrônomo da EBDA Paulo Beline, que coordena a cadeia produtiva da mandioca na região. Ele explica que a destinação incorreta da manipueura é um grave problema encontrado nos locais de processamento de mandioca, como no município de Buerarerma, no Sul da Bahia, famoso nacionalmente pela produção e qualidade da farinha. “Realizaremos uma campanha educativa de forma extensiva com visitas às propriedades e através da imprensa regional, orientando os produtores de farinha e buscando alternativas, a exemplo da aquisição de reservatórios para a manipueira”, disse Beline.
Beline fará palestras sobre o assunto nas regiões de atuação da Regional da EBDA de Itabuna, e mostrará para os produtores de farinha os riscos desse resíduo. O técnico também informará a possibilidade de multiaproveitamento da manipueira, que pode ser utilizada para fazer tijolos, na alimentação animal, no controle de pragas e doenças de plantas, e na produção de biogás. “O próprio desconhecimento sobre o potencial de uso da substância leva ao descarte incorreto”, comentou Beline.
O engenheiro agrônomo da EBDA levará a discussão também para as microrregiões de Buerarema, Una e Ilhéus, municípios que têm um elevado número de agricultores que trabalham com essa cultura. Além das palestras, os agricultores receberão material didático-educativo sobre o assunto. “Paralela a essa ação estamos realizando um diagnóstico sobre a sanidade das casas de farinha; a maioria funciona de forma artesanal, nos quintais dos agricultores”, ressaltou Beline, acrescentando que o número das Unidades de Processamento de Mandioca, nesses três municípios, é superior a 75.
Com a colaboração do técnico agropecuário, Mateus Paraguai, que atua na Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), por meio do Programa Pacto Federativo, Paulo Beline está elaborando um projeto para a aquisição de 80 reservatórios para a recepção da manipueira. O material será obtido através de uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e distribuindo entre os agricultores familiares que processam mandioca.



EBDA/Assimp, 30/05/2012

Dia Mundial de Combate ao Fumo


O cigarro é um mal que mata cerca de 200 mil brasileiros por ano, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Neste dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Fumo e em todos os quatro cantos do Planeta ocorrem manifestações contra o hábito, ou melhor, a doença, como é considerado o vício agora.
Atualmente, 17,5% da população do Brasil é fumante, o que corresponde a 25 milhões de pessoas, sendo 60% homens e 40% mulheres.
Nos últimos dez anos, estima-se que 50 milhões de pessoas morreram como resultado do uso do tabaco. Apenas em 2010, cerca de 6 milhões de pessoas morreram no mundo, de acordo com informações da 4ª edição do Atlas do Tabaco lançado pela Sociedade Americana do Câncer e pela Fundação Mundial do Pulmão.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa evitável de mortes do mundo. Para conscientizar sobre todos os males que o cigarro pode trazer ao organismo, nesta quarta-feira, dia 30, médicos da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), varrem a avenida Paulista, na Capital, recolhendo as bitucas de cigarro nas imediações.

30 de maio de 2012

Moradores de Itabuna conhecem detalhes do projeto Porto Sul


Ontem foi a vez dos moradores da cidade de Itabuna conhecer os detalhes do projeto de implantação do Porto Sul. Durante audiência pública realizada pelo Governo da Bahia e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a presença de 1.100 pessoas na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, a população tirou dúvidas sobre os impactos ambientais da obra e contribuiu com sugestões.
Com investimento de R$ 2,4 bilhões, o Porto Sul vai ser construído na localidade de Aritaguá, entre Ilhéus e Itacaré, após o término das audiências e a liberação da licença ambiental. Além da parte pública, o porto terá um terminal de uso privativo, a ser explorado pela empresa Bahia Mineração, que vai escoar a produção de minério de ferro de Caetité.
A construção do porto está interligada com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que, juntos, vão possibilitar o aquecimento da economia baiana com a geração de mais emprego e renda. Somente na etapa das obras do Porto Sul, devem ser gerados 2.700 postos de trabalho.
          As audiências públicas já foram realizadas em Ilhéus (outubro de 2011), Uruçuca (na última segunda-feira, 28) e Itacaré (terça-feira, 29). A partir desta quinta (31), participam dos encontros os moradores de Itajuipe, Coaraci e Barro Preto.
30/05/12
kcp/is

Vice-governador pede que obras nas rodovias federais na Bahia sejam aceleradas


O vice-governador e secretário de Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar, se reuniu, nesta quarta-feira (30), em Brasília (DF), com o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, e com diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Jorge Fraxe, para acelerar o andamento das obras nas rodovias federais que cortam o estado, uma prioridade para o governo baiano.
Alencar destacou a necessidade urgente da continuidade das obras na rodovia BR-415, no sul da Bahia, entre os municípios de Ilhéus e Itabuna, com a recuperação já em andamento, e da BR-135, no oeste, que receberá pavimentação no trecho entre a divisa de Minas Gerais, de Montes Claros até Barreiras, no trecho que passa na cidade de Correntina.
Também foi discutida a complementação da BR-235, na região nordeste, passando pelo município de Jeremoabo, da estrada que liga Caetité a Igaporã, BR 430, no sudoeste; além da duplicação da saída da cidade de Feira de Santana, trecho de 15 km, até o posto trevo da BR-324.
Tanto o ministro dos Transportes, quanto o diretor geral do DNIT manifestaram posição favorável ao avanço das obras e das melhorias nas rodovias baianas. O diretor-geral do DNIT, reconheceu que é um desafio vencer a burocracia exigida para a construção das estradas e prometeu agilidade nas obras.
“Foi uma reunião positiva com o ministro Paulo Sérgio, que é baiano também, e com o general Jorge Fraxe. Creio que teremos apoio para acelerar o trabalho de cooperação entre o estado e governo federal”, disse o vice-governador.
                                             
Gsc/af
30.05.12

Procura-se dono de uma calcinha encontrada no plenário da Câmara Federal


 Há duas semanas um mistério ronda a segurança da Câmara dos Deputados e preocupa um deputado saliente. Por volta das 17h, no horário da Ordem do Dia, esse deputado chegou correndo para votar, e na entrada principal do plenário, próxima à Mesa, mexeu nos bolsos e sem ver, deixou cair a prova do crime: uma calcinha - mais para calçola - azul e vermelha, com babadinhos nas laterais.
Sem saber que deixara para trás o fetiche, o parlamentar foi para o meio do plenário. Um dos seguranças, vendo a calcinha estendida na entrada do plenário, sem despertar a atenção dos parlamentares, assessores e jornalistas que se amontoam na entrada, deu um chutinho discreto, empurrando a lingerie para o lado da lixeira.
Avisado pelos seguranças, um assessor do presidente Marco Maia (PT-RS) recolheu a calcinha e a escondeu no bolso. A partir daí, a peça íntima foi examinada por assessores, jornalistas e seguranças à exaustão. A única conclusão: a peça foi usada antes e não pertence a uma sílfide.
Sem saber o que fazer com o achado, a calcinha foi recolhida “aos achados e perdidos” da Segurança da Câmara. Até agora não foi reclamada por nenhum parlamentar.
O Globo-Brasilia

Colisão entre picape e carreta próximo a Itajuípe deixa dois mortos


Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo uma carreta e uma picape no km 488 da BR-101, próximo a cidade de Itajuípe. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu por volta das 14h no sentido Salvador e as vítimas, que eram marido e mulher, morreram no local.
Na curva do oleo, na BR 101, próximo a Itajuípe, uma colisão envolvendo uma carreta de Vitória de Espírito Santo e um Corrier de Ubatão, matou duas pessoas. O casal da Courrier,  Nivaldo de Jesus Mendes 42 anos e Sueli Mendes de 37 anos morreream na hora. Nivaldo, era uma pessoa muito querida em Ubatão e trabalha no ramo de fotografias.
Segundo informações da PRF, o motorista da picape estava em alta velocidade, perdeu controle do veiculo ao entrar em uma curva, rodou na pista e a carreta acabou passando por cima do carro. A PRF ainda informa que os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica em Itabuna. O motorista da carreta permaneceu no local do acidente e prestou socorro às vítimas, afirma a Polícia Rodoviária.

Fotos: Vermelhinho
 
 O fotógrafo teve o braço decepado e a mulher foi dividida em duas
 








Países da ONU recomendam fim da Polícia Militar no Brasil


O Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu nesta quarta-feira ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos 'esquadrões da morte' e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais.
Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram hoje como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países.
A recomendação em favor da supressão da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do 'sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (...) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais'.
A Coreia do Sul falou diretamente de 'esquadrões da morte' e Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais 'considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro'.
Já a Espanha solicitou a 'revisão dos programas de formação em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, e pondo fim às execuções extrajudiciais'.
O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.
O Paraguai recomendou ao país 'seguir trabalhando no fortalecimento do processo de busca da verdade' e a Argentina quer novos 'esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias'.
A França, por sua parte, quer garantias para que 'a Comissão da Verdade criada em novembro de 2011 seja provida dos recursos necessários para reconhecer o direito das vítimas à justiça'.
Muitas das delegações que participaram do exame ao Brasil concordaram também nas recomendações em favor de uma melhoria das condições penitenciárias, sobretudo no caso das mulheres, que são vítimas de novos abusos quando estão presas.
Neste sentido, recomendaram 'reformar o sistema penitenciário para reduzir o nível de superlotação e melhorar as condições de vida das pessoas privadas de liberdade'.
Olhando mais adiante, o Canadá pediu garantias para que a reestruturação urbana visando à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 'seja devidamente regulada para prevenir deslocamentos e despejos'.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A.

Semana Olímpica começa nesta quinta-feira em Salvador


Começa nesta quinta-feira (31), às 9h, no Sesc de Piatã, a Semana Olímpica, que será realizada pela primeira vez na Bahia, entre esta quinta-feira e 2 de junho, no Sesc de Piatã e no Sesi do Caminho de Areia, em Salvador. O evento acontece em cinco estados do Brasil, realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Na Bahia, tem parceria com o governo, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

tas/om       30.05.12

Vacina contra gripe


Termina nesta sexta-feira (1º) o prazo para idosos, trabalhadores de saúde, crianças (de seis meses a menores de dois anos) e gestantes se vacinarem contra gripe. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é imunizar 80% do público-alvo, que é de 331 mil pessoas. No entanto, a cobertura está em 37,3%. Todas as pessoas que fazem parte dos grupos indicados e ainda não foram imunizadas devem procurar as unidades de saúde do Município, das 8h às 17h.

Seleção Brasileira jogará na Arena Fonte Nova em 2013


Na manhã desta quarta-feira (30), durante coletiva de imprensa, no Rio de Janeiro, para divulgação da tabela da Copa das Confederações 2013, a Bahia foi contemplada com três partidas e terá a Seleção Brasileira, no dia 22 de junho, jogando na Arena Fonte Nova. O governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Copa, Ney Campello, acompanharam o anúncio.

A Bahia também sediará uma das partidas mais importantes, onde serão decididos o terceiro e o quarto lugares, e receberá uma seleção cabeça de chave na primeira fase do megaevento esportivo de 2013. Para Campello, essa conquista é mais uma vitória do governo da Bahia na preparação do estado para a Copa do Mundo de 2014.

A Copa das Confederações acontecerá entre 15 e 30 de junho de 2013 e, além de Salvador, foram confirmadas cinco sedes: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e Recife. 


tas/om         30.05.12

29 de maio de 2012

Prefeitura de Ibicaraí realiza audiência pública


Foi realizada em Ibicaraí, uma audiência publica para tratar das metas fiscais do 1º quadrimestre do município de Ibicaraí, e elaboração das metas orçamentárias para o ano de 2013. O evento teve inicio às 15 horas, na tarde desta terça-feira (29), no salão nobre da Câmara de Vereadores do Município, e contou com a participação de representantes de associações de vários seguimentos, pré-candidatos a vereador pelo município, representantes da sociedade civil, e grande publico de contribuintes fiscais do município.
A audiência foi presidida por Osvaldo Martins, secretário de administração do município, e teve como redator, Alberto Antonio de Brito, e como palestrante, o assessor contábil, Carmerindo Pereira de Oliveira Junior. Durante o evento foram mostrados vários aspectos da economia local e debatidos as questão do orçamento publico atual e futuro.
Em “seu depoimento o assessor contábil Carmerindo Oliveira disse;” O município teve no quadrimestre dez milhões e oitocentos e setenta e seis mil reais arrecadados, e uma despesa de dez milhões cento e setenta mil reais gastos, sendo assim satisfatória, porem, sugiro que haja alguns remanejamentos com prestadores de serviços com contratos em vigor, porque haverá um aumento de despesas para o próximo quadrimestre com relação á férias e décimo terceiro de funcionários.

Fonte e fotos: Ibicaraípoliticablogspot.com





Padre cospe fogo durante missa para atrair fiéis

Um padre britânico desenvolveu uma técnica inusitada para atrair fiéis: ele cospe fogo durante a missa.
Na missa de Pentecostes, na Igreja de St. James em Cheltenham, região sudoeste da Inglaterra, Nick Davies revelou a novidade aos cerca de 150 presentes. Assista ao vídeo.
O reverendo contou que tudo começou em churrascos com os amigos. Ele aprendeu o truque apenas para divertir as pessoas.
Mas, ele resolveu levar a brincadeira para a missa quando lembrou da história do dia de Pentecostes quando, de acordo com a Bíblia, os discípulos de Jesus estavam juntos quando sentiram a presença do Espírito Santo e apareceram o que pareciam ser línguas de fogo.
Para Davies, esta imagem da Bíblia é difícil de imaginar e, por isso, ele resolveu usar o truque com o fogo.


 Da BBC

Novo equipamento ajuda identificar vestígios de crimes


O Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP) recebeu do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, um ‘gerador de luz multi-espectral’. Com investimentos de aproximadamente 77 mil reais, o novo equipamento vai colaborar com a busca de evidências no local de crime.
De acordo com o diretor do ICAP, Luis Geraldo Sena, os peritos das coordenações de crimes contra o patrimônio e crimes contra a vida poderão localizar com mais rapidez e eficiência os vestígio deixados na cena de ação violenta.
Com o novo gerador será possível determinar pegadas, fluídos corporais, fibras, impressões digitais e traços de pólvora. Para tanto, é necessário apenas a indicação do comprimento de onda do espectro de luz ideal para cada elemento pesquisado.

Nas/rn-29.05.12


Site oficial do São João da Bahia divulga festejos juninos no estado


O site www.saojoaobahia.com.br já está no ar. A ferramenta, que é um guia virtual das principais festas juninas do estado, conta com novidades para este ano, como a interatividade nas redes sociais. Por meio da Fan Page do São João (facebook.com/saojoaobahia) e do Twitter @turismobahia, o internauta pode enviar fotos das festas que ocorrerão em todos os cantos da Bahia.
Além disso, quem acessar o site poderá conferir a programação dos festejos em centenas de municípios, ver as opções de hospedagem e os roteiros de como chegar à festa escolhida, e ainda informações relativas às festas privadas no interior. Áudios com entrevistas e vídeos de outras edições do São João da Bahia também estão disponíveis no endereço.

Twitter - Outra novidade é a campanha que será realizada no Twitter para a promoção da festa com as hashtags #SãoJoãodaBahia e #MaiorfestaregionaldoBrasil. O objetivo é mostrar para internautas de todo o país a força do produto elaborado pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa.
           Os interessados em divulgar os festejos realizados nos municípios, os eventos privados, promoções e as operações de bate-volta devem enviar e-mail para ascom@turismo.ba.gov.br e pautas.saojoao@gmail.com.


Uas/rn-29.05.12





Bahia faz parte do ‘triângulo do desmatamento’


O bioma Mata Atlântica perdeu 133 km² de área em um ano no Brasil, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica divulgado nesta terça-feira (29) pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) e pela Fundação SOS Mata Atlântica, que analisou o período entre 2010 e 2011.
Nos últimos 25 anos, a Mata Atlântica perdeu 17.354 km² (quase três vezes o tamanho do Distrito Federal) ficando reduzida a 7,9% de sua área original, se considerados os remanescentes florestais em fragmentos acima de 100 hectares, representativos para a conservação de biodiversidade.
O ritmo de desmatamento caiu 57% se comparado com o período 2008 - 2010, quando o bioma perdeu ao todo 311 km².
No novo período medido, Minas Gerais liderou o desmatamento, com 63 km². A Bahia ficou na segunda posição, com desflorestamento de 46 km². Na sequência vêm Mato Grosso do Sul (5,8 km²), Santa Catarina (5,6 km²), Espírito Santo (3,6 km²), São Paulo (2,1 km²) e Rio Grande do Sul (1,1 km²). Rio de Janeiro, Paraná e Goiás registraram desmatamento inferior a 1 km²
Os Estados de Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo foram avaliados parcialmente no estudo, por causa da cobertura de nuvens que prejudicou a captação de imagens por satélite. O estudo analisou dez dos 17 Estados que possuem o bioma, que representam 93% da área total de Mata Atlântica.


Mestrado gratuito para professores das redes estadual e municipal


O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) anunciou a realização do exame nacional de acesso para o ingresso na turma que iniciará as atividades letivas em março de 2013. O programa é gratuito e disponibiliza 1.570 vagas para todo o país aos professores das redes estadual e municipal. Os interessados podem se inscrever na página www.profmat-sbm.org.br/ até as 23h59 do dia 2 de julho deste ano, observado o horário oficial de Brasília.
O Profmat é um programa de pós-graduação stricto sensu em matemática reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no ensino básico, visando dar qualificação certificada para o exercício da profissão de professor da disciplina.
Trata-se de um curso semipresencial realizado por instituições de ensino superior associadas em uma rede nacional no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). É coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
As instituições de ensino superior que integram a rede nacional do Profmat, como a Uesc, na Bahia, são responsáveis, nas suas áreas de abrangência, pelo exame para seleção dos candidatos, que consistirá numa única prova, a ser realizada no dia 25 de agosto deste ano.
Podem se inscrever somente portadores de diploma de curso superior devidamente registrado no Ministério da Educação ou estudantes de curso superior com conclusão prévia ao ato da matrícula.

eas/om           29.05.12

28 de maio de 2012

Iniciada atualização de limites nos Territórios Extremo Sul e Costa do Descobrimento


Gestores públicos, organizações da sociedade civil, empresários e comunicadores dos Territórios de Identidade Costa do Descobrimento e Extremo Sul são convidados a participar da reunião de abertura da campanha de Atualização de Divisas Intermunicipais do Estado da Bahia, nesta terça-feira (29), às 9h, na Câmara Municipal de Porto Seguro, na Praça Antônio Carlos Magalhães, 52, Centro.
Durante a atividade será explicada a metodologia e objetivos da Lei Estadual nº 12.057 que determina a atualização das divisas dos 417 municípios baianos. A demarcação das novas divisas será feita com base nos estudos elaborados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembléia Legislativa da Bahia.

28/05/12
pas/is

Cacau para sempre beneficiará 10 mil famílias no sul da Bahia


Os agricultores familiares, produtores de cacau do sul da Bahia, agora contam com novas perspectivas para ampliação de renda e melhoria da qualidade de vida. O Governo do Estado lançou na última sexta-feira (25), no Teatro Municipal de Ilhéus, o programa Cacau para Sempre, com o objetivo de apoiar e incluir socioprodutivamente mais de 10 mil famílias baianas.
A ação vai ser executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no âmbito do programa estadual Vida Melhor, e permitirá a recuperação da lavoura cacaueira, via fortalecimento estrutural, logístico e produtivo para a produção do cacau de qualidade e da conservação do sistema cabruca.
A cerimônia contou com a presença de mais de 640 agricultores familiares, produtores de cacau do sul da Bahia. A execução do Cacau para Sempre vai exigir estratégias como a recuperação e construção das estruturas produtivas do processo de beneficiamento da amêndoa do cacau (barcaças, cochos de fermentação, secadores e fornos), recomposição do estande com mudas de procedência garantida (plantio, replantio e clonagem), enriquecimento da Cabruca com essências florestais nativas e com espécies de valor econômico, a exemplo de flores tropicais, frutíferas e palmito, além da valorização, e do fortalecimento das associações e cooperativas, viabilizando os processos de certificação e adequação socioambiental das propriedades rurais atendidas.
O Cacau para Sempre vai atender comunidades rurais, remanescentes de quilombos, aldeias indígenas e assentamentos de reforma agrária, dos Territórios Extremo Sul, Litoral Sul, Baixo Sul, Vale do Jequiriçá e Médio Rio de Contas, através de recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza Rural (Funcep).

28/05/12
Oas/is

Uso de drogas pode deixar de ser crime no novo código penal


 A comissão de juristas constituída para elaborar o anteprojeto do novo Código Penal aprovou nesta segunda-feira (28) a descriminalização de drogas ilícitas para uso pessoal.
O anteprojeto do Código Penal deve ser entregue até o final de junho ao Congresso e depois será votado no Senado e na Câmara dos Deputados.
No caso das drogas, o texto aprovado diz que a substância para uso pessoal será assim classificada quando a quantidade apreendida for suficiente para o consumo médio individual por cinco dias, conforme definido pela autoridade administrativa de saúde.
De acordo com o relator da comissão, Luiz Carlos Gonçalves, a quantidade de droga tolerada para uso pessoal será definida de acordo com o tipo da substância. Quanto maior o poder destrutivo da droga, menor a quantidade diária a ser consumida.
“A redação diz que depende do fato concreto, se a pessoa for surpreendida no ato da venda não há dúvida, é tráfico. Cada droga terá a sua realidade e discutiremos se haverá definição de drogas de maior potencial lesivo”, explicou.
Na proposta  dos juristas, o tráfico de drogas pode ter pena de cinco a dez anos e multa. Segundo o texto, vai incorrer em crime de tráfico aquele que “importa, exporta, remete, produz, fabrica, adquire, vende, expõe à venda, oferece, tem em depósito, transporta, traz consigo ou guarda, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, matéria, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas”.
As pessoas que semeiam, cultivam ou fazem a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que sirvam para matéria-prima para a preparação de drogas também poderão responder por tráfico de drogas.
Para determinar se a droga realmente destinava-se a consumo pessoal, o juiz deverá saber a natureza e a quantidade da substância apreendida, a conduta do infrator, o local e as condições em que ocorreu a apreensão, assim como as circunstâncias sociais e pessoais do consumidor de droga.
Os juristas ainda incluíram um novo artigo ao anteprojeto do Código Penal para criminalizar o uso ostensivo, mesmo que pessoal, de substância entorpecente em locais públicos, nas mediações das escolas ou outros locais de concentração de crianças ou adolescentes ou na presença deles. Para esse crime, a pena será de “advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e/ou medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo”, de acordo com o texto do anteprojeto.

G1-Brasilia

Sedes lança edital para seleção no Reda


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) lançou edital para inscrições do processo seletivo simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
O órgão oferece 62 vagas - incluídas três destinadas aos portadores de deficiência - para funções de agente administrativo (motorista), técnicos de nível médio (administrativa contábil) e de nível superior, com opções para análise de sistema, economia, administração, direito, antropologia, pedagogia, engenharia, assistente social, entre outros. As inscrições começam no dia 4 de junho. Mais informações pelo www.sedes.ba.gov.br.

Uesc inscreve para o Enem


Os candidatos interessados em ingressar num dos 33 cursos de graduação (22 bacharelado e 11 licenciatura) na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no sul do estado (Ilhéus-Bahia), deverão se inscrever para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. Todas as vagas presenciais e regulares serão preenchidas via Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
As inscrições só podem ser feitas via internet, até as 23h59 do dia 15 de junho, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. O valor da taxa é de R$ 35. No ato da inscrição será emitida uma guia para pagamento em uma agência do Banco do Brasil até o dia 20 de junho.
Tem direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição o estudante que irá concluir o ensino médio este ano em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declararem membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, o candidato deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep.

28/05/12
Eas/is

Bahia supera índice nacional em redução de mortalidade materna


A Bahia conseguiu alcançar índices maiores que a média nacional na redução de mortes maternas em 2011. Os números no estado caíram em cerca de 26% e a média do país foi de 21%. No período de janeiro a setembro 2010, foram ao todo 122 óbitos, enquanto no mesmo período de 2011 foram 90 óbitos.
No país inteiro, entre janeiro e setembro do ano passado, foram contabilizados 1.038 óbitos decorrentes de complicações na gravidez e no parto, o que representa queda de 21% em comparação ao mesmo período de 2010, quando 1.317 mulheres morreram por estas causas.
O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, atribui essa queda principalmente a ampliação do acesso ao pré-natal e à Atenção Básica. Ele destaca que nos últimos cinco anos já foram abertas mais de 500 novas unidades de Saúde da Família, reforçando o atendimento à população e, em especial, às mulheres grávidas. Outra razão destacada pelo secretário foi o aumento no número de leitos e na oferta de serviços em todo o estado.