27 de dezembro de 2013

Contagem regressiva





Depois de quase 2 meses voltei ao assentamento para levar telhas ecológicas para a sala de aula (alguns já pensavam que eu tinha desistido do projeto). Foram dias difíceis: além das constantes chuvas que dificultam a entrada de carro na estrada do assentamento, tive alguns problemas de saúde na família (minha irmã ficou doente, mas graças a Deus já está se recuperando).

A minha chegada ao assentamento com o meu cunhado Marcos (colaborador do projeto) foi motivo de festa, pois levamos 6 telhas: 2 doadas por uma clínica odontológica de Itabuna (Vitale); 2 pelo meu amigo Agenor Gasparetto (Via Litterarum); 1 pelo meu amigo Vercil Rodrigues (professor e advogado); 1 pelo meu amigo Riédson Trindade (Assessor de Imprensa da Prefeitura de Ibicaraí).

Entramos na contagem regressiva do telhado: já conseguimos 34, de um total de 40 telhas. O processo é demorado, pois estamos construindo essa sala com doações. Brinco sempre dizendo sempre que “mais longe já esteve”. Acredito que até o meado de 2014 inauguraremos essa sala. Fica aqui o agradecimento a todos que tem ajudado e a promessa que com fé em Deus terminaremos essa sala.

OBRIGADO A TODOS!!!
Feliz 2014!!!

Arnold Coelho





Uruçuca: Réveillon em Serra Grande aquece a virada de ano na região

A festa de ano novo no município de Uruçuca será no distrito de Serra Grande. O local é um dos pontos turístico da região sul da Bahia, que abriga trilhas e cachoeiras e promete atrair visitantes de todo o estado com shows gratuitos como Adão Negro, Trio da Huanna, “JP A Voz Apaixonante” e Vander Aguiar e banda. O evento, intitulado de Réveillon da Liberdade, acontece na noite do dia 31 de dezembro, próxima terça-feira, com o apoio e patrocínio da Prefeitura local.

De acordo com a prefeita da cidade, Fernanda Silva (PT), a festa segue a mesma diretriz dos eventos anteriores, diversificado, como aconteceu no São João e, mais recentemente, no aniversário de emancipação política de Uruçuca. “As atrações seguem diferentes estilos musicais para justamente ser um evento que atraia todos os públicos. Serra Grande conserva 20 quilômetros de praias primitivas em meio a águas claras e mornas, que dividem a paisagem com as antigas fazendas de cacau. É um dos nossos pontos turísticos com toda a comodidade de uma cidade de interior. Vamos promover mais ações como essa para disseminar as belezas da região”, informa a petista.

Como chegar:
Serra Grande fica localizada no município de Uruçuca, na metade da estrada parque (BA-001), entre Itacaré e Ilhéus. A BR-101 é o principal acesso para quem vem da região sul do país. Para quem vem da região norte o melhor acesso é pela própria BA-001. Os ônibus que fazem a rota para Serra Grande vêm principalmente das cidades de Porto Seguro, Ilhéus ou Salvador. Se sair de Salvador a opção melhor e mais rápida é pegar o ferry-boat até a Ilha de Itaparica e de lá seguir de ônibus sentido Itacaré. O aeroporto mais próximo está localizado em Ilhéus, que recebe os principais voos nacionais.

Vitor Fernandes
Jornalista - DRT-2430

Assessor de imprensa 

5º Natal Folia de Floresta Azul desponta como a maior festa de final de ano do interior baiano

Texto: Arnold Coelho – Fotos: Igor Pinto e Erasmo Barbosa


Floresta Azul definitivamente entra no roteiro de festas baianas como a cidade do melhor Natal do interior baiano. As noites dos dias 23, 24 e 25 de dezembro foram marcadas  por muita gente bonita, descontração, alegria e muita diversão, em um clima de paz e harmonia. Tudo regado a boa música de diversos cantores locais e regionais. Netinho do Forró, Banda Vera Cruz, Banda Tsunami, JP no Kaprixxo, Pérola Negra, Xamego a Mais, Moreno no Kaprixxo, Banda Clichê e Robertinho do Forró animaram os três dias de festa.
Durante esses três, dias milhares de foliões de Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Barro Preto, Santa Cruz da Vitória, Almadina, Coaraci, Itajuípe Itabuna, Ilhéus marcaram presença na praça central. Floresta Azul também recebeu de braços abertos os ilustres florestenses que moram em outras cidades da Bahia ou outros estados brasileiros e aparecem pontualmente na cidade para descansar, visitar familiares e amigos e curtir as festas de final de ano.
A realização do 5º Natal Folia pelo quinto ano consecutivo foi da Prefeitura Municipal de Floresta Azul, “Nossa cidade para cuidar, sonhar e viver” e contou com a produção de Toinho Som, que colocou uma mega estrutura de palco, som e iluminação.

A prefeita Dra. Sandra Cardoso marcou presença na festa, sempre acompanhada de secretários de governo e ficou feliz com o sucesso de público nos três dias. “Pelo quinto ano consecutivo nós fazemos a maior festa natalina do interior baiano. A cada ano mais pessoas aparecem e prestigiam esse evento. Estamos felizes pelo sucesso dessa festa e temos a certeza que Floresta Azul hoje faz parte do roteiro de festas de final de ano na Bahia”, disse a prefeita.




https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


26 de dezembro de 2013

Inscrições continuam abertas para o Parlamento Jovem em 2014

Iniciativa foi adiada para o primeiro semestre do ano que vem

O projeto que irá organizar 63 estudantes da rede pública que assumirão por um dia o mandato dos parlamentares foi adiado para o primeiro semestre de 2014. De acordo com o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), a proposta visa angariar mais jovens, já que não houve número suficiente de inscritos.

A data ainda não foi confirmada, mas o processo acontecerá entre os meses de março e abril do ano que vem. “Assim teremos mais tempo para organizar a iniciativa e prepará-la para a sociedade. Os alunos terão a oportunidade de exercer a cidadania e conhecer mais o trabalho da Casa, aberta a todos", afirma o comunista.

O parlamentar ainda ressaltou a importância do projeto. “Essa iniciativa vai mostrar a jornada de trabalho dos deputados, como são elaborados os projetos de lei e votadas as matérias. É importante que todos conheçam esses procedimentos, pois a Assembleia é a 'casa do povo'”.

Os participantes devem escrever um projeto de lei que contemple a realidade da Bahia, os problemas que afligem a população, com propostas alternativas sobre qualquer tema.A ficha de inscrição é documento obrigatório a ser apresentado junto à cópia de RG e declaração escolar afirmando que o aluno está devidamente matriculado e cursando o ensino fundamental ou o médio. 

Antes de preenchê-la é indispensável a leitura atenta do Manual de Procedimentos, disponível no site da Alba. Para tirar dúvidas sobre a inscrição, o processo seletivo e consultar o número de vagas, acesse: www.al.ba.gov.br.    


ASCOM ÁLVARO GOMES

Entrevista Professor Uildo Batista, novo Secretário de Educação de Ibicaraí


“Quero dar minha cara à educação de Ibicaraí”

Texto e fotos: André Luiz Evangelista
Ascom Ibicaraí: Professor Uildo Qual a sua formação Acadêmica?
Professor Uildo Batista: Sou técnico em Agropecuária pela EMARC de Itapetinga; graduado em licenciatura em Geografia pela UESC; graduado em Ensino de Jovens e Adultos e ensino da Geografia pela UESC. Tenho mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pela UNEB, campus de  Santo Antônio de Jesus.
Ibicaraí Politica: Por onde o Senhor passou na sua história de educador?
Professor Uildo Batista: Comecei como professor do ensino Básico, nos colégios Eduardo Spínola e Ângelo Magalhães; colégio Ana Nery; Guedes Educandário; EPOM; atualmente leciono no Colégio Luiz Eduardo Magalhães (CELEM). No ensino superior lecionei na UNEB, na cidade de Itagimirim, Carinhanha, Ituaçu e Guanambi; fui professor pesquisador na UNEB da cidade de Caetité.
Ascom Ibicaraí: Como o senhor se vê a frente da Secretaria de Educação de Ibicaraí?
Professor Uildo Batista: Não será fácil, pois não há vitória sem luta. Iremos manter os projetos que vinham sendo desenvolvidos, mas também desenvolveremos outros projetos, pois vamos dar a nossa cara à educação de Ibicaraí. Venho extremamente compromissado para com a causa da educação de Ibicaraí e isso já falei com o prefeito Lenildo Santana. A minha atuação será pautada na entrega, e, acima de tudo, da honestidade, sempre zelando pelo meu nome e pelo nome do  prefeito   Lenildo.
Ascom Ibicaraí: No início de 2014 o senhor já terá um grande desafio, que será organizar a Jornada Pedagógica. Já tem ideia como isso vai acontecer?
Professor Uildo Batista: A Jornada Pedagógica é o início do ano letivo. Estamos sentando com os coordenadores da Secretaria de Educação e já estamos montando os dias da Jornada Pedagógica. Possivelmente, não  será um evento longo, pois  será no máximo de um a dois dias. Inclusive, já estamos pensando em um palestrante, que dará uma alavancada na autoestima de  todos, logo no  início do ano  letivo.
Ascom Ibicaraí: Em Ibicaraí tem um Sindicato dos Professores bastante atuante. Alguma das vezes o Governo e o Sindicato não falam a mesma língua e sabemos que o senhor tem boa penetração no Sindicato. Já aconteceu uma conversa prévia entre o senhor e a direção do sindicato?
Professor Uildo Batista: Vamos manter uma conversa diretamente com o Sindicato dos Professores, assim como com o Conselho de Educação. Tenho dito ao prefeito Lenildo que serei extremamente acessível aos profissionais da categoria e também a todos os munícipes, pois faremos uma parceria digna e compenetrada com todos. Tenho serviços prestados ao Sindicato e com certeza a parceria continuará com  fidelidade.
Ascom Ibicaraí: Os alunos da zona rural e distritos receberão a mesma atenção que os da sede?
Professor Uildo Batista: Com certeza! Eu acredito que cada aluno é um tijolo que forma a base da educação no país, pois fazendo a diferença na educação teremos um país mais justo e bem instruído. O alunado indefere, tanto da zona rural, distrito ou sede. O tratamento tem que ser o mesmo!
Ascom Ibicaraí: Como o senhor vê a educação de Ibicaraí em relação ao estado da Bahia e do país como um todo?
Professor Uildo Batista: Partindo da análise do IDEB, que estava em 3.2 e foi elevado para 3.7, percebe-se que a educação de Ibicaraí está  crescente. Crescente não em quantidade, mas sim, em qualidade. Existe alguns gargalos, alguns  problemas,  mas  estes  obstáculos iremos  vencer juntamente com toda a equipe, pois sozinho ninguém vai a lugar algum,  pois no trato político, no trato administrativo, iremos  conseguir grandes feitos nesta administração.
Ascom Ibicaraí: A Secretaria vai trabalhar isolada ou em parceria com as demais Secretarias?
Professor Uildo Batista: Eu costumo falar que nenhuma Secretaria pode ficar omissa das outras  ou mesmo afastada, principalmente as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, que tem que estar irmanadas juntamente com as demais. Esta relação e acessibilidade entre uma e outra tem que ser constante, sempre buscando a positividade, pois  assim  o  efeito positivo  será em  cadeia.
Ascom Ibicaraí: O senhor tem um marco na sua carreira de educador que é o CELEM Solidário. Este projeto integrará a sua gestão como secretário?
Professor Uildo Batista: O CELEM Solidário está em sua 6ª edição e já  virou um marco no município de Ibicaraí, com respaldo no governo municipal e em todas as Secretarias que são verdadeiras parceiras do CELEM Solidário, respaldo este que  se estende  ao  comércio e população como um todo e pretendo, sim, estender para a supervisão direta do  município, inclusive já estou estudando como isso irá funcionar. Tenho alguns  projetos em mente e posso  até adiantar aqui a criação  do  projeto que se chamará “EDUCA IBICARAÍ”, que acontecerá com atividades pedagógicas, educativas e recreativas, tudo extra sala de aula,  que  servirá para a rede municipal de ensino.
Ibicaraí política: Deixe uma mensagem para o povo de Ibicaraí, em especial para todo o corpo docente e discente da Secretaria de Educação de Ibicaraí.
Professor Uildo Batista: De antemão, desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações, ações e motivações. Que DEUS ilumine  a todos. Sou uma pessoa abençoada por DEUS e quero que DEUS abençoe a todos que sempre clamam por Seu nome. Quero deixar bem claro que estou vindo para dar a esta Secretaria de Educação a minha cara. Não quero dizer que ampliarei os horizontes, pois repito por todo lugar que passei dei sempre o melhor de  mim com louvor  e adoração.



Segunda Noite do 5º Natal Folia “abalou” Floresta Azul


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Erasmo Barbosa

Depois de uma noite irretocável no primeiro dia de festa na praça central de Floresta Azul, aterça-feira (24) foi para comprovar o que todos têm comentado: o Natal Folia é o maior evento festivo de final de ano do interior baiano.
O público, como na segunda-feira, voltou a prestigiar e lotar a praça, com muita gente bonita de Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Barro Preto, Santa Cruz da Vitória, Itabuna, sem contar  com os ilustres florestenses que moram pelos quatro cantos desse nosso Brasil e aparecem na cidade para descansar e curtir as festas de final de ano.
A animação tomou conta da praça e as bandas deram um show a parte. A Banda Clichê abriu a segunda noite chamando a galera para a praça com muita música e gingado. Em seguida, o JP no Caprixxo sacudiu a galera presente e não deixou ninguém parado. A noite fechou com a presença da banda Vera Cruz, que levantou a galera durante a noite com muita música e swing.
A prefeita Dra. Sandra Cardoso marcou presença na festa,  acompanhada de secretários degoverno. Estiveram presentes também lideranças políticas do cenário regional.















https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


24 de dezembro de 2013

Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna convoca doadores

O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) convoca doadores para reforçar o estoque de sangue humano. A unidade atende 160 municípios da região e no momento conta apenas com 180 bolsas de sangue liberadas para a demanda de quatro dias. “No mês, precisamos de 1.400 bolsas de sangue, mas não temos atingido esta meta”, lamentou Rosildo Ribeiro, captador de doadores da SCMI.
Ele lembra que em novembro foi realizada uma Campanha, mas esta não atendeu as expectativas. “Já sabendo que nesta época do ano aumenta a demanda por transfusões, ao mesmo tempo reduz bastante o número das doações por conta das férias escolares, realizamos a Campanha do Dia Internacional do Doador, mas mesmo assim não conseguimos reforçar por completo o estoque e estamos operando no vermelho”, informou Rosildo Ribeiro.
E completou: “Peço aos doadores que se sensibilizem com a situação em que o Banco de Sangue se encontra e compareçam para mais um gesto de solidariedade”. Para doar sangue é preciso estar alimentado, ter no mínimo 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna funciona no prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas; e aos sábados, das 7 às 13 horas. Vale lembrar que o Banco de Sangue não funcionará nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2014.

Kaline Ribeiro
Assessora de imprensa MKT-SCMI 




23 de dezembro de 2013

Jovem é encontrado morto dentro de cisterna em Ibicaraí


Foi encontrado na manhã desta segunda-feira (23), morto em uma cisterna, nas proximidades do posto de lavagem de automóveis do Sr. Jose Gago, localizado na rua Sete de Setembro, em Ibicaraí, um homem prenome Cleber, morador do bairro do Luxo nesta cidade. 
A denúncia da morte do cidadão ocorreu no final desta manhã, quando o proprietário do posto notou que os tanques reservatórios de água estavam vazios, e acionou a bomba d’água para enchê-los. Segundo Zé Gago: ”o fato da bomba não disparar, chamou a minha atenção. Encaminhei um funcionário para averiguar o que estava acontecendo no poço, porém, o rapaz não encontrando o defeito, me comunicou e aí eu fui pessoalmente averiguar o problema. Foi quando vi um homem morto em certa profundidade dentro do poço, ai eu comuniquei rapidamente o fato a policia”. Declarou Zé Gago.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


Texto: Antonio Lima
Fotos: André Luiz (Puba) e Antonio Lima

22 de dezembro de 2013

Secretaria de Saúde e NASF promovem “Saúde na Rua” em Floresta Azul

Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
Com o intuito de promover melhor qualidade de vida e bem estar aos seus munícipes, a prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizaram na manhã de sexta-feira, 20, na praça central (Jardim Encantado) o “Saúde na Rua”. A ação foi coordenada pela secretária de Saúde, Domilene Borges, que contou com a presença da fisioterapeuta Aurilecy Maíra; do fisioterapeuta do NASF, Fábio Cardoso; da fisioterapeuta Juliana Freitas e do educador físico Elckson Alves; Além dos médicos Dr. Carlos Gustavo Cavalcante, que atendeu na barraca “Saúde do Homem” e da médica cubana Dra. Nídia Barrera Escalona, do Programas Mais Médicos, do Governo Federal, que atendeu a mulheres e crianças.
Na oportunidade, foram montados estandes de Orientação Nutricional; Aferição de PA e Glicemia (com mais de 100 exames rápidos); 10 Minutos contra a Dengue (distribuição de panfletos informativos); Saúde Bucal (com distribuição de 60 kits de saúde bucal); Sífilis, Hepatite B e C (exames); Saúde da Mulher (exames e atendimentos médico); Hiperdia; Assistência Farmacêutica (com distribuição de remédios). Durante a manhã de sexta-feira, mais de 300 pessoas do centro, bairro e zona rural passaram pelo local e foram atendidos.
A secretária de Saúde, Domilene Borges, achou positiva a ação e salientou da importância de prevenir como forma de melhorar a saúde dos munícipes. “Nós estamos levando a prevenção ao cidadão, que muitas vezes não quer ir até o posto ou esquece de fazer os exames periódicos. A Secretaria da Saúde tem feito essas ações, tanto na cidade quanto na zona rural e distritos”, disse a secretária.
A prefeita Dra. Sandra Cardoso tem acompanhado de perto todas as ações feita pela Secretaria de Saúde e tem gostado dos resultados. “Essas ações são constantes em nossa cidade. É a melhor forma de aproximar o indivíduo do médico e prevenir um problema futuro. Sou médica, tenho a saúde como uma das minhas prioridades”, disse a prefeita.

A moradora da Fazenda Santa Inês, nos 21 de Floresta, Laiane  Santos Silva, gostou muito da ação na praça e elogiou a presença da médica cubana morando na cidade. “É bom saber que teremos uma médica morando aqui em Floresta, nos atendendo durante a semana. Gostei muito do atendimento dela”, disse Laiane.

A moradora da rua Bela Vista, Odete Teixeira de Santana, acha importante ações desse tipo. “Nem sempre temos tempo e dinheiro para procurar um médico e fazer exames de rotina. Muito boa a iniciativa”, disse dona Odete.

O casal Núria Souza de Jesus e Dionísio Correia disseram que não perdem uma ação da saúde. “É muito importante cuidar da saúde. Já fomos no Outubro Rosa e no Novembro Azul e agora o Saúde na Rua. É melhor prevenir que remediar”, disseram Núria e Dionísio.

Maria Sônia de Almeida veio na Feira de Saúde para conhecer a doutora cubana. “Muito educada a doutora. Fico feliz em saber que teremos médico todo dia no posto Eduardo Bizarria Mamede. É sempre bom ter orientação médica”, disse Dona Maria.

Médica Cubana
A médica Dra. Nídia Barrera Escalona (sentada), do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, já está residindo em Floresta Azul e trabalhando na Unidade de Saúde da Família, (USF) Eduardo Bizarria Mamede. Com sólida formação profissional em Cuba, Nídia cumprirá uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, atendendo dois turnos durante cinco dias da semana.