23 de outubro de 2015

IFBA prorroga inscrições do Processo Seletivo 2016


Há mais uma chance para os interessados em concorrer a uma das 7.260 vagas para cursos superiores e técnicos disponíveis no Processo Seletivo 2016, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). As inscrições foram prorrogadas até 27 de outubro e devem ser realizadas no site www.processoseletivo.ifba.edu.br.
Com esta mudança, os candidatos com renda familiar até um e meio salário mínimo, que optaram pela reserva de vagas, podem entregar a documentação até 28 de outubro, de acordo com as especificações dos editais.

Prefeita de Floresta Azul participa de reunião em Salvador sobre a crise na saúde


Texto e foto: Ascom Floresta Azul | UPB
De acordo com o presidente do Conasems, Mauro Guimarães o déficit na saúde esse ano será de R$5 bilhões. Essa foi a tônica de uma reunião que aconteceu em Salvador, realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), Comissão Temática de Saúde da UPB e Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-BA), ocorrida na tarde da última quarta-feira, 21 de outubro no auditório da UPB. Na oportunidade foi discutido o financiamento do Sistema Único de Saúde – SUS.
A reunião contou com a presença da prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso e da secretária Municipal de Saúde, Domilene Borges, além de outros prefeitos e secretários municipais baianos, com o objetivo de definir as ações a serem deliberadas frente ao subfinanciamento do SUS, a redução de recursos no orçamento do Ministério da Saúde 2015/2016, e a insuficiência destes recursos para custeio das ações e programas nos meses de novembro e dezembro de 2015.

Ibicaraí comemorou 63 anos de emancipação política com muitas obras


Texto: André Luiz Evangelista – Fotos: Antonio Lima
Durante toda manhã da última quinta-feira, (22), o prefeito Lenildo Santana e comitiva participou de uma verdadeira maratona de inaugurações. Tudo começou as 07h30min (sete horas e trinta minutos) na porta da prefeitura onde aconteceu o hasteamento da bandeira.

21 de outubro de 2015

Prefeita de Floresta Azul participa de encontro promovido pela Amurc e UPB



Texto: Ascom Floresta Azul - Fotos: André Luiz Evangelista
A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, participou na manhã de ontem, terça-feira, 20, no auditório do Hotel Tarik Fontes, em Itabuna, de um encontro de prefeitos promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), a União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeitura de Itabuna. Na oportunidade estiveram presentes diversos prefeitos do Sul da Bahia, entre eles o prefeito de Ibicaraí e presidente da Amurc, Lenildo Santana; a prefeita de Cardeal da Silva e presidente da UPB, Maria Quitéria; o prefeito de Itabuna Claudevane Leite; integrantes de equipes de governo, vereadores de vários municípios e a imprensa local e regional.

Presidente da UPB conclamou união entre Prefeitos e conscientização da sociedade





Durante o encontro com, prefeitos, com suas equipes de governo e a imprensa regional, na manhã desta terça-feira, 20, em Itabuna, a Presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria chamou a atenção para a necessidade vencer as dificuldades financeiras nos municípios de forma coletiva. “Não é momento de desespero, é momento de união, de conscientização, de estarmos juntos. Vamos tomar as decisões em coletivo”.

20 de outubro de 2015

Comunicado aos professores de Floresta Azul


Abertas inscrições para concurso cultural para estudantes do Topa


 
A Secretaria da Educação do Estado realiza, até o dia 5 de novembro, as inscrições para o Concurso Cultural Roda de Prosa, destinados a alfabetizandos da 8ª etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa). A iniciativa busca incentivar a produção de textos de diversos gêneros literários como prosa, poesia, conto e cordel, a partir das vivências adquiridas durante o processo de alfabetização. 

As inscrições são gratuitas e devem ser encaminhadas para os Núcleos Regionais de Educação ou Secretarias Municipais de Educação vinculados ao município do candidato. Os trabalhos apresentados serão submetidos à análise e julgamento da Comissão Julgadora, constituída por membros das Unidades Formadoras do Programa Topa. 

Os três primeiros selecionados serão premiados durante o 4º Encontro Estudantil, na Arena Fonte Nova, localizada em Salvador, no período de 02 a 04 de dezembro. O edital do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Secretaria da Educação.

Porto Seguro recebe projeto Territórios Culturais em Diálogo


A Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), realiza nesta quinta-feira (22) mais uma edição do projeto ‘Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais’. Desta vez, o evento, que é gratuito e aberto ao público, acontece no Centro Cultural de Porto Seguro, no extremo sul, município integrante do Território de Identidade Costa do Descobrimento.

O evento tem a finalidade a discussão pública de temas importantes para o desenvolvimento cultural da Bahia e cumprimento de metas do Plano Estadual de Cultura. Durante sua realização, gestores, artistas, produtores, pesquisadores e demais agentes da área cultural vão discutir sobre pontos, espaços e institucionalização da cultura. Salvador, Valença (Território de iidentidade Baixo Sul) e Itabuna (Território de Identidade Litoral Sul) foram os primeiros municípios contemplados.

19 de outubro de 2015

Encontro de Economia de Empresas da Uesc debate gestão social


O Encontro de Economia de Empresas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) acontece, desta terça até sexta feira (20 a 23), com o tema ‘Uma outra economia internacional é possível?’.

A promoção é da turma de Especialização em Economia de Empresas, do Departamento de Ciências Econômicas, tendo apoio do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis.

As atividades começam nesta segunda (20), às 18h, quando ocorrem as oficinas ‘Empreendedorismo Social na Europa (estudo de caso em Portugal)’ e ‘Evidências de Economia Solidária no Brasil’. 

18 de outubro de 2015

Instituições de ensino do sul da Bahia abrem Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


A abertura conjunta pelas instituições de ensino superior do sul da Bahia nesta segunda-feira (19), às 9h, será destaque da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. O evento tem o objetivo de promover atividades de divulgação científica em todo o País em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem o público a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

As atividades acontecem no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uesc e vai debater ‘Luz, Ciência e Vida”, tema que, de acordo com o professor Gesil Amarante Segundo, “se baseia na deliberação da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com o propósito de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico."