24 de dezembro de 2011

FUGA NA CADEIA DE ALMADINA

Autor: Seu Pimenta

Mais trabalho para a polícia de Almadina. Além dos 12 presos que fugiram neste ano e ainda não foram recapturados, houve registro de nova fuga de presos na cadeia do município sulbaiano nesta madrugada, quando cinco presos “deram no pé”.

Eles serraram a grade da cela e usaram corda feita de lençóis (teresa) para escalar muro e ganhar a “liberdade”. Os presos foram identificados como Aleilson dos Santos Soares, o “Inho”, Rafael Caetano, o “Cigano”, Marcos Souza Silva, o “Marquinhos de Hércules”, Ricardo Alexandre Barbosa Vieira, o “Ricardo Fazendeiro, e Wellington Abutrab Moreira, o “Abutrab”. As fotos dos fugitivos segue abaixo. Os telefones para contato com a polícia são o (73) 3241-1723 (Polícia Civil) ou 190 (Militar).
                                        Abutrab, Aleilson, "Cigano", "Marquinhos de Hércules" e Ricardo Fazendeiro: fugitivos.

Mulher é baleada acidentalmente dentro do carro de Adriano

Adriane Cirilo Pinto, de 20 anos, foi baleada no carro do jogador Adriano, do Corinthians, na madrugada deste sábado, na saída de uma boate na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro.

Segundo policiais do 31º BPM, ela foi atingida por um tiro na mão acidentalmente disparado pelo atacante e levada ao hospital Barra D'Or pelo segurança particular do jogador, Júlio César Barros de Oliveira, que é tenente da reserva.

Adriano não foi prestar depoimento na delegacia e voltou para sua casa.


De acordo com policiais militares, ainda no local, Adriane diz que Adriano brincava com um revólver calibre .40, que pertence a Júlio César, quando a mesma disparou, acertando sua mão esquerda.

No carro, além do jogador e da jovem, havia outras duas mulheres. Adriane sofreu fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda e vai passar por uma cirurgia ainda nesta tarde.

23 de dezembro de 2011

Fortalecimento da produção cacaueira é debatida em Itabuna

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado da Bahia (Sedir), participou de reunião na quarta-feira (21), no Hotel Tarik Fontes, em Itabuna, no sul do estado, quando foram debatidos o fortalecimento e verticalização das cadeias produtivas em âmbito rural, atuação proposta pelo programa estadual Vida Melhor nos Territórios de Identidade da Bahia.

No encontro, foi feito um alinhamento das atividades a serem desenvolvidas pelo projeto Cacau para Sempre. A reunião contou com a presença do diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça, de assessores da empresa, do coordenador executivo do Vida Melhor, Fábio Freitas, Casa Civil, e de vários representantes de entidades ligadas à agricultura familiar.

A iniciativa é uma nova ação da CAR, integrada ao Vida Melhor e será lançada em fevereiro de 2012. Visa apoiar ‘socioprodutivamente’ agricultores familiares produtores de cacau dos territórios Extremo Sul, Litoral Sul, Baixo Sul, Vale do Jequiriçá e Médio Rio de Contas.

Segundo José Vivaldo Mendonça, esse apoio será dado por meio do fortalecimento estrutural para a produção de cacau de qualidade e conservação produtiva do sistema cabruca.

“Estamos iniciando o processo de desenvolvimento do Cacau para Sempre através das articulações com comunidades. Para a região cacaueira, a intenção é elaborar uma proposta pensando na multifuncionalidade do sistema cabruca, utilizando o cacau em sua mais ampla dimensão”, ressaltou Mendonça.


Super Desafio de Natal arrecada alimentos para instituições

Torcedores baianos de todas as idades foram ao Estádio de Pituaçu nesta quinta-feira (22) para torcer a favor da solidariedade. O jogo ‘Super Desafio de Natal’, iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), reuniu grandes estrelas do futebol brasileiro como Neymar, Marta, Elano, Deco, Vagner Love, Zé Roberto, Elkeson, entre outros craques.

Para assistir a partida, os torcedores levaram alimentos não perecíveis, que serão doados às instituições parceiras da VSBA. No total foram arrecadados cerca de 10 mil quilos de alimentos.

Troféus - A equipe ‘Amigos de Neymar’ venceu por 6 X 4 a ‘Seleção Baiana’ e o troféu foi entregue por Mendonça, que estava acompanhada do governador Jaques Wagner, a quem coube a entrega do troféu ‘Destaque do Jogo’, com formato de uma chuteira, ao jogador Neymar.

“É sempre bom ajudar, principalmente no Natal, e incentivar a população a ajudar também”, afirmou Neymar. A ação solidária também chamou a atenção da jogadora Marta, que fez parte da equipe vencedora. “Estou emocionada por participar desse evento que, com certeza, vai beneficiar muitas pessoas que necessitam".

O governador aprovou o resultado do jogo. “A seleção baiana perdeu, mas estou satisfeito com o resultado porque o placar ficou equilibrado. O importante mesmo é ajudar a quem precisa, com as doações de alimento, e proporcionar alegria para os amantes do futebol”.

Governador anuncia que Rui Costa será secretário da Casa Civil

O governador Jaques Wagner anunciou, nesta quinta-feira (22), o nome do deputado federal Rui Costa como novo secretário da Casa Civil, substituindo Eva Chiavon, que assumiu recentemente a Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, em Brasília. A posse está marcada para o próximo dia 5 de janeiro.

Com a saída de Eva Chiavon da Casa Civil, responde interinamente pela pasta o chefe de Gabinete, Carlos Melo. Rui Costa foi secretário de Relações Institucionais do governo baiano na primeira gestão de Jaques Wagner. Ele é economista formado pela UFBA, foi eleito vereador de Salvador em 2000 e 2004 e em 2010, deputado federal.

Sindicalista, Rui Costa dos Santos, 48 anos, casado, pai de dois filhos, iniciou sua trajetória política no Polo Petroquímico de Camaçari, no início da década de 80. Sua militância o levou à direção do Sindiquímica (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica, Química, Plástica e Afins.

A Casa Civil é estratégica para o governo, sendo de sua responsabilidade a articulação e condução dos projetos considerados mais importantes para a Bahia, a exemplo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e o Porto Sul.

22 de dezembro de 2011

Valorização do professor

 Mais 3.261 novos professores concursados estão sendo convocados este ano pelo governo da Bahia. No início do ano letivo de 2012, eles vão se unir aos 39 mil educadores da rede estadual. No final de novembro, o governo, por meio da  lei nº  12.364,  definiu um nova estrutura remuneratória para professores e coordenadores pedagógicos, garantindo ganhos reais de 10,64% até 2014. Aos professores com licenciatura, que já percebiam acima do piso nacional, o reajuste salarial foi de 7,9%. Para os professores de nível médio, que representam 16% da rede, o reajuste foi retroativo a janeiro deste ano, garantindo para esse grupo o piso salarial nacional. Esses resultados foram acordados pelo governo da Bahia, por meio das secretarias da Educação e da Administração, com a APLB Sindicato.

“O reajuste salarial faz parte da política de valorização do professor, dentro do compromisso do programa Todos pela Escola, para assegurar o direito de aprender aos nossos estudantes”, destacou Barreto. Segundo o secretário, o governo da Bahia vem garantindo todos os acordos firmados com a categoria, inclusive assegurando a oferta de cursos de formação superior para os docentes, tanto da rede estadual como da municipal. Além disso, explicou, a Bahia é referência nacional com a implantação do Plano de Carreira do Professor, que estabelece duas formas de progressão funcional com reajustes salariais: o avanço vertical automático por titulação, abrangendo desde a licenciatura até o doutorado, e a progressão horizontal com a avaliação de desempenho. 

Aplicada em 2010 e 2011, a Avaliação de Desempenho já beneficiou 6.335 professores e coordenadores pedagógicos, com aumento salarial de até 15%. O resultado da avaliação auxilia os educadores no seu próprio desenvolvimento e funciona ainda como instrumento para a SEC elaborar os programas de formação de docentes.


Programa Todos pela Escola garante aos estudantes o direito de aprender

O governo da Bahia inaugurou este ano um novo ciclo para a educação no estado. A escola foi colocada como ponto de convergência de todas as políticas públicas educacionais. O desafio é melhorar o desempenho dos estudantes das redes públicas, seja do Estado ou dos municípios. Para isso, a Secretaria da Educação (SEC) implantou o programa Todos pela Escola, pautado em dez compromissos para garantir aos estudantes o direito de aprender. As metas até 2014 visam elevar a aprovação em todos os níveis e séries e assegurar que as escolas alcancem, no mínimo, as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecidas pelo Ministério da Educação.

O primeiro compromisso é garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Para vencer esse desafio estruturante, a SEC firmou o Pacto com os Municípios e já está atuando, em regime de colaboração, este ano, com 217 prefeituras, atendendo a 191.718 estudantes. Recentemente, mais 112 prefeituras aderiram ao pacto, totalizando 329 municípios, que em 2012 vão iniciar o ano letivo aplicando a metodologia de alfabetização com letramento para 345.086 estudantes, incluindo também a alfabetização matemática.

Respeitando a autonomia municipal, a secretaria assume a formação dos coordenadores e professores alfabetizadores e a produção e distribuição de livros e materiais didáticos para as crianças e seus professores, assim como o monitoramento e a avaliação. “A alfabetização com letramento na idade certa é decisiva para diminuir o abandono, a evasão e aumentar a aprovação e o interesse pelos estudos, assegurando a base para o pleno desenvolvimento do estudante no seu percurso educativo”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.
Na segunda fase do ensino fundamental, a prioridade na área pedagógica é fortalecer as aprendizagens prioritárias de língua portuguesa e matemática, como base para o sucesso escolar dos estudantes. Este ano, a Bahia inovou ao organizar livros didáticos específicos para a aplicação da metodologia do programa Gestar na rede estadual, beneficiando inicialmente 121.240 estudantes de 276 escolas.
A meta, a partir de 2012, é atender a todos os estudantes do ensino fundamental. A iniciativa visa combater a repetência e o abandono escolar.

21 de dezembro de 2011

Polícia encontra grande plantação de maconha na região de Camacã

Na propriedade rural, havia cerca de 100 mil pés de maconha.
Dona da fazenda foi presa no fim da tarde desta quarta (21), em Eunápolis.

A polícia encontrou, nesta quarta-feira (21), uma plantação de maconha em uma grande área irrigada de uma fazenda, a 25 km do município de Camacã, no sul da Bahia. Os policiais calculam que haja cerca de 100 mil pés da erva prontos para colheita na área. Também foi encontrado um viveiro com mudas.

A polícia florestal foi acionada para arrancar e queimar a maconha encontrada no terreno. A proprietária da fazenda, que também é dona de um supermercado da região, foi presa no fim da tarde desta quarta, no município de Eunápolis, vizinho a Camacã. A suspeita será ouvida pela polícia, em Camacã.



Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz


Governo da Bahia lança edital para construção da nova ponte em Ilhéus

O edital para a contratação da empresa especializada em consultoria na elaboração dos projetos finais de engenharia para a Ponte do Pontal em Ilhéus e o sistema viário de acesso foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21). Com isso, o Governo da Bahia dá um passo importante na implantação da obra, considerada vital para o desenvolvimento do município e para a interligação do sul e extremo sul da Bahia via litoral, já que a ponte atual encontra-se defasada.

“A nova ponte vai melhorar o trânsito para os moradores, agilizar o fluxo dos turistas que visitam a cidade e complementará projetos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste”, afirma o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cruz.

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, diz que esse resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal será responsável pelo pleno desenvolvimento da cidade. “Estamos em permanente contato com o governador, que sempre se empenhou na vinda de investimentos importantes, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul, ZPE, duplicação da BR-415, dentre outros projetos importantes”.
O diretor geral do Derba, Saulo Pontes, explica que a ponte, orçada em R$ 200 milhões, com parte dos recursos incluída na emenda da bancada baiana no Orçamento da União, terá cerca de 700 metros de extensão por 20 de largura, ligando a praia do Cristo ao Morro de Pernambuco, além de 1.500 metros de vias de acesso. Será do tipo estaiada, com cabos de aço que seguram a estrutura da ponte,
nos moldes da Ponte Juscelino Kubitschek em Brasília, e da Ponte Octávio Frias Oliveira, em São Paulo, com uma altura de 25 metros em relação ao nível do mar no vão central, para permitir o tráfego de embarcações na Baia do Pontal.

O vice-governador e secretário de Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar, destaca que “a ponte resolverá os problemas de tráfego existentes  na região, com previsão de atender as demandas futuras, devido a implantação de novos projetos, que resultaram num novo ciclo de desenvolvimento para o sul da Bahia”. Segundo ele, o início das obras está previsto para o segundo semestre de 2012.


Reunião com governador deve apontar soluções para crise da Vulcabras/Azaleia

Uma reunião entre o governador Jaques Wagner e os diretores da Vulcabras/Azaléia pode ser o passo inicial na busca do entendimento para tentar reverter o fechamento das fábricas da empresa localizadas nos municípios de Potiraguá, Itarantim, Maiquinique, Ibicuí, Iguaí e Itororó

A reunião está agendada para esta quinta-feira (22), às 10h, na Governadoria, e contará também com a presença dos secretários estaduais da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, e de Relações Institucionais, Cézar Lisboa.

Na sexta-feira da semana passada (16), a Vulcabras/Azaleia anunciou o fechamento de seis das 18 fábricas que mantém na Bahia. A decisão - conforme o comunicado assinado pelo presidente do grupo, Milton Cardoso -, foi devido ao baixo volume de produção das unidades e elevados custos logísticos, já que as filiais estavam muito distantes da matriz, em Itapetinga.

                                                         
Encontro – Em reunião com os dois secretários na terça-feira (20), os prefeitos dos seis municípios atingidos - Olyntho Moreira (Potiraguá), Gideão Mattos (Itarantim), Jesulino Porto (Maiquinique), Cláudio Kalil Dourado (Ibicuí), Ronaldo Moitinho (Iguaí) e José Adroaldo Almeida (Itororó) - mostraram-se preocupados com a situação, alertando que o fechamento das unidades e a perda de empregos terão consequências desastrosas.

Apesar da Vulcabras/Azaléia ter aberto a possibilidade de transferência para as unidades que continuarão em atividade em 12 cidades baianas, os prefeitos disseram que a adesão foi muito pequena e a empresa teria dado o prazo de apenas 24 horas para os funcionários tomarem uma decisão. No total, foram demitidos mais de 1.800 mil empregados.


20 de dezembro de 2011

Contribuintes baianos vão pagar cerca de 3% a menos no IPVA 2012

Pagamentos em cota única feitos até 29 de fevereiro têm 10% de desconto.
Confira o calendário para pagamento do imposto em 2012.

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) publicou no Diário Oficial da Bahia desta terça-feira (20), o calendário de pagamento e a tabela com os valores que são base para o cálculo do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2012.

Segundo os dados divulgados, os contribuintes baianos vão pagar cerca de 3% a menos no valor do IPVA. Os proprietários de carros terão uma redução de 3,42% no valor pago em 2011, já os donos de motos pagarão um valor menor em 5,11%. Para os caminhoneiros, o valor do IPVA em 2012 será menor em 2,0%, enquanto o imposto para ônibus e microônibus teve queda de 2,76% no valor. Para os utilitários, a redução no valor do IPVA foi de 2,60%.

De acordo com a Sefaz, a diminuição no valor do IPVA 2012 na Bahia ocorre por conta da desvalorização dos automóveis usados, que têm o valor utilizado como base para o cálculo do imposto.

Alíquotas e pagamento
Automóveis e utilitários movidos a óleo diesel recolherão 3% sobre o valor venal, já os automóveis e utilitários movidos a outros tipos de combustíveis pagam 2,5%. Embarcações e aeronaves recolhem 1,5%. Ônibus, microônibus, caminhões, máquinas de terraplanagem, tratores, motos, motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais pagam 1%.

Ficam isentos do pagamento do IPVA as embarcações de empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo ou as que possuem motor de potência inferior a 25 HP. Também não pagam o imposto os proprietários de veículos com mais de 15 anos de fabricação ou os que possuem veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas. As máquinas agrícolas, táxis de propriedade de motoristas profissionais autônomos, embaixadas, representações consulares, funcionários de carreira diplomática, ambulâncias que não cobram pelo serviço e pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal também não têm o IPVA cobrado.




19 de dezembro de 2011

Adesão para 5ª etapa do Topa só até a próxima quinta-feira

As prefeituras e entidades sociais do estado têm até a próxima quinta-feira (22) para aderir à 5ª etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa), realizada nas Diretorias Regionais de Educação (Direc) da Bahia. A meta da Secretaria da Educação do Estado é alfabetizar 300 mil estudantes nesta fase.

Entre as novidades para 2012 está a seleção dos coordenadores de turma e o monitoramento de todo o programa pela equipe técnica da coordenação do Topa.  Também foi elevado para 10 o número mínimo de estudantes em cada turma. “O nosso foco é, cada vez mais, melhorar a qualidade pedagógica e a efetividade social do programa. Para isso, vamos realizar a seleção de coordenadores de acordo com o perfil de cada um, além de monitorar o programa nos locais”, disse a coordenadora do Topa na Bahia, Elenir Alves.

Os interessados podem procurar a prefeitura de sua cidade para saber sobre requisitos e o procedimento a ser adotado. Ao todo serão selecionados três mil coordenadores. Entre outras atribuições, eles mobilizarão a formação de, no mínimo, dez turmas na zona urbana e oito na zona rural dos municípios, sendo, no máximo, 15 turmas para os dois casos, providenciando o preenchimento completo dos formulários de cadastramento (alfabetizadores, turmas e alfabetizandos). 

Governo entrega moradias em Porto Seguro, nesta terça-feira (20)

Mais de 4.800 pessoas serão beneficiadas com a inauguração, nesta terça-feira (20), em Porto Seguro, do residencial Porto Seguro II e III. O empreendimento, que fica no Loteamento João Carlos, bairro Boa Vista, faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, uma parceria dos governos federal e estadual. A inauguração, às 9h, terá a presença do governador Jaques Wagner, dirigentes da Caixa Econômica e autoridades locais.

Foram investidos R$ 39.263.929,47 na construção de 968 unidades habitacionais para famílias com renda de zero a três salários mínimos. As unidades são do tipo village, com dois quartos, sala, cozinha/serviço e banheiro social. A área externa tem infra-estrutura urbana (pavimentação, acesso, iluminação) e sanitária (atendimento da rede de água e esgoto), quiosques, campo de futebol e parque infantil.

Ainda em Porto Seguro, o governador entrega 44 moradias para famílias indígenas de Aldeia Velha (Arraial d’Ajuda). A obra, executada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur)/Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), faz parte da produção social de moradias destinadas a populações tradicionais, executadas de acordo com as diretrizes da Política Estadual de Habitação de Interesse Social.

Kimberly Clark anuncia instalação de fábrica na Bahia

Líder mundial na fabricação de produtos de higiene pessoal, para o cuidado infantil e de proteção feminina, a Kimberly Clark anuncia, nesta terça-feira (20), às 15h, em Salvador, a implantação de uma fábrica e um centro de distribuição no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. O governador Jaques Wagner participa da solenidade, no Hotel Pestana Convento do Carmo (Centro Histórico).

Com investimentos estimados de R$ 100 milhões, a Kimberly Clark é a primeira fábrica do Nordeste atraída pela instalação do polo acrílico da Basf, que produzirá a principal matéria-prima da empresa, o Sape - super absorvente, usado na produção de fraldas. A nova unidade vai gerar 430 empregos diretos.

Em Camaçari, a Kimberly terá produção anual de 360 milhões de unidades de fraldas, 410 milhões de unidades de absorventes e 110 milhões de unidades (rolos) de papel higiênico. Com operação em 47 países, a empresa já conta com quatro unidades no Brasil, localizadas em Eldorado do Sul (RS), Correia Pinto (SC), Suzano e Mogi das Cruzes (SP).

Final do campeonato de futebol amador na Vila Santa Isabel

                O prefeito Lenildo entregando o troféu de campeão a Robinho, capitão do equipe do Palmerinha

Foi realizado domingo(18), na Vila Santa Isabel, distrito de Ibicaraí,a final do campeonato de futebol amador que é realizado todos os anos naquela localidade. Os times do Andrezão e do Palmeirinha, que lideravam o campeonato, disputaram o titulo e após empate por 1x1 no tempo regulamentar, a equipe do Palmeirinha conquistou o bi campeonato nos pênaltis por 4×3.

O evento esportivo foi organizado pelo desportista Jesseone Santos Carvalho, o Ceone, ex-vereador daquela localidade, e contou com a presença do Prefeito Lenildo Santana, do presidente da Câmara de Vereadores, José Alves de Souza, dos vereadores José Elias e Valtaire Alves Moreira, o ex-vereador Almir Souza Luz e o diretor de esportes do município, Josevan Alves Dias.

Durante a entrega dos troféus aos capitães dos times, Lenildo disse que o Governo Gente Cuidando de Gente continua investindo em esporte no município. “Fico feliz em ver este campo aqui na Vila cheio de pessoas prestigiando o campeonato. Vamos continuar realizando eventos como este”, afirmou o prefeito.

Segundo o diretor de Esporte, Josevan Alves Dias, o campeonato já estava na programação da secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do município desde o início do ano. Segundo Josevan, muito foi feito durante os três anos de trabalho a frente da pasta. “Estou realizado com o trabalho da nossa secretaria”, revelou.


Premiação

O campeão Palmeirinha levou para casa além do troféu, o prêmio de mil reais em dinheiro, o segundo lugar ganhou um troféu e quinhentos reais em dinheiro, já o terceiro colocado levou troféu e mais trezentos reais em dinheiro.

No final da premiação os vereadores José Elias e José Alves entregaram ao prefeito Lenildo Alves Santana, um documento que requer da prefeitura, que proceda à construção da arquibancada do Campo da Vila Santa Isabel, o prefeito prontamente garantiu e todos ficaram contentes.



                                           Palmeirinha, campeão 2011     


                                               Andrezão, vice-campeão 2011                                            

Fotos: blogueiro Hilmar Vieira e do blog Ibicaraípolítica
Informações extraida do texto de Erasmo Barbosa

18 de dezembro de 2011

Lei da Ficha Limpa fica para 2012

A Lei da Ficha Limpa termina o ano com um ponto de interrogação sobre seu alcance. Em março, o Supremo Tribunal Federal decidiu que apenas em 2012 candidatos com ficha suja ficariam proibidos de se candidatar. Faltou decidir, no entanto, se a lei poderia barrar políticos com processos julgados antes da sanção da lei e aqueles com processo sem trânsito em julgado, ou seja, quando ainda é possível recorrer. O julgamento foi retomado em novembro, mas foi adiado para evitar o risco de um empate, já que a Corte ainda esperava a posse de Rosa Maria Weber, que ocupará a vaga deixada com a aposentadoria da ministra Ellen Gracie.

Em maio, a lei que mobilizou milhões no País, completou um ano. Mesmo aprovada na Câmara em tempo considerado recorde e ter feito Joaquim Roriz renunciar à candidatura pelo governo do Distrito Federal, a lei acumularia só boas notícias não fossem as dúvidas jurídicas que ela carrega.

Na avaliação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a aplicação efetiva da lei depende dessas decisões. '(Sem isso,) a lei e nada será a mesma coisa', afirmou o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, quando a Ficha Limpa completou um ano.

O último julgamento, no início de dezembro, foi interrompido pela segunda vez por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, que disse não ter certeza se conseguiria ainda em 2011 liberar as ações para julgamento. Por enquanto, só são conhecidos dois votos, ambos favoráveis a declarar constitucional a norma.

Fichas sujas assumem. A primeira leva de políticos graúdos atingidos pela Lei da Ficha Limpa está livre, exercendo mandatos parlamentares. A decisão do STF de que a lei só valerá a partir das eleições de 2012 permitiu a posse de políticos que haviam sido eleitos em 2010, mas foram barrados pela lei. Em julho, assumiram vagas na Câmara dos Deputados João Pizzolatti (PP-SC), Janete Capiberibe (PSB-AP) e Magda Moffato (PTB-GO).

No dia 8 de novembro, foi a vez de Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o primeiro dos três senadores eleitos e barrados pela Lei da Ficha Limpa na hora de assumirem os mandatos. Ex-governador da Paraíba, ele teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2009, acusado de compra de votos durante a campanha de 2006. Em seu discurso de posse, o tucano criticou a decisão judicial que impediu sua posse, afirmando que 'juiz nenhum pode substituir o povo'.

Três semanas depois, tomou posse o senador João Capiberibe (PSB-AP), que também havia sido condenado pelo TSE por compra de votos, nas eleições de 2002. Ele foi o segundo candidato a senador mais votado do Amapá, com mais de 130 mil votos.

Em 14 de dezembro, o STF autorizou a posse de um dos símbolos da primeira 'faxina' operada pela Lei da Ficha Limpa: Jader Barbalho (PMDB-PA). Eleito senador com quase 1,8 milhão de votos, ele havia sido barrado por ter renunciado a um mandato anterior para evitar sua cassação em um processo de quebra de decoro. No Twitter, Jader afirmou: 'A Justiça venceu. O Supremo Tribunal Federal liberou, hoje à tarde, minha posse no Senado. Obrigado, meu Pará'.