7 de abril de 2012

Pré-candidatos a vereador devem deixar cargos até este sábado

Magistrados, defensores públicos, secretários estaduais e municipais que pretendem concorrer ao cargo de vereador nas eleições de outubro deste ano devem deixar das funções até este sábado (7), segundo o calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A exigência também vale para governadores que, eventualmente, queiram concorrer à prefeitura. A norma diz que a desimcompatibilização do cargo deve ocorrer seis meses antes da eleição, sob pena de que o futuro candidato seja declarado inelegível.

Para os pré-candidatos que pretendem disputar os cargos de prefeitura, o prazo limite é de quatro meses antes do pleito, o que ocorrerá no dia 7 de junho. Se enquadram nessa regra ministros de Estado, membros do Ministério Público, militares, os que ocupam a presidência, a diretoria ou a superintendência de autarquia ou empresa pública. Chefes de órgãos de assessoramento direto, civil e militar da Presidência da República e dirigentes sindicais também precisam interromper as funções.

De acordo com o TSE, a data para que os pré-candidatos deixem cargos, no caso das eleições municipais, varia de três a seis meses anteriores às eleições. No dia 7 de julho, servidores públicos em geral que pretendem concorrer a prefeituras deverão sair dos cargos.

Há ainda situações nas quais não há necessidade de interromper as funções. É o caso dos prefeitos que estão exercendo o primeiro mandato e vão concorrer à reeleição e dos parlamentares federais, estaduais e municipais interessados em disputar prefeituras. Essa regra também vale para profissionais cujo trabalho pressupõe exposição na mídia, como atores e jogadores de futebol.


G1-Ba.

Delegacia de Almadina tem terceira fuga de presos em 2012


Três presos fugiram da Delegacia de Almadina, cidade localizada no sul da Bahia, na noite de sexta-feira (6). Segundo informações da polícia, os detentos estavam na mesma cela e serraram a grade para ter acesso ao pátio, onde cortaram a grade do teto e pularam o muro com a ajuda de uma "Tereza" (corda feita com lençóis). Esta é a terceira fuga na unidade policial em 2012. A primeira ocorreu no mês de janeiro e a segunda, em março.

De acordo com a polícia, outros quatro presos que estavam na mesma cela decidiram permanecer na delegacia. No momento da fuga, por volta das 19h30, apenas um carcereiro fazia a segurança no local. A polícia informou que ele não percebeu a movimentação na carceragem. Um agente, que chegou à unidade policial por volta das 20h, fez uma vistoria de rotina na área das celas e identificou os sinais de fuga.

Ainda segundo a polícia, os fugitivos estavam presos por tráfico de drogas, porte ilegal de armas e homicídio e são de Coaraci, cidade vizinha a Almadina, onde a carceragem da delegacia está interditada. Até as 9h deste sábado (7), ninguém havia sido recapturado. A polícia informou que realiza buscas na região na tentativa de localizar os fugitivos.
Do G1 BA     

Ator que representa Judas se enforca durante apresentação



Um ator que representava Judas durante uma encenação da 'Paixão de Cristo' em Itararé (SP), se acidentou durante o espetáculo na noite desta sexta-feira (6).

De acordo com informações da Guarda Municipal de Itararé, o ator Tiago Klimeck, que participava do teatro na Praça da Matriz, teria se confundido com os nós da corda do cenário e se enforcou acidentalmente.

Durante a encenação, o ator subia em uma pedra de cenário e tinha uma corda colocada em volta do pescoço para, em seguida, simular o enforcamento de Judas (veja foto ao lado).

A encenação continuou, pois os integrantes da peça não perceberam que Tiago estava insconsciente.

Segundo conta um dos integrantes da peça, Thiago ficou desacordado por cerca de quatro minutos, pois fazia parte da atuação ele se fingir de morto.

O ator foi levado inconsciente pelos socorristas do SAMU para a Santa Casa da cidade, onde permaneceu internado na UTI até a manhã deste sábado (7), quando foi transferido em estado grave para um hospital em Itapeva (SP).
G1-SP

6 de abril de 2012

Rejeição online pode causar sintomas físicos


Um estudo realizado com 77 alunos da Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, mostrou que sofrer algum tipo de rejeição online pode ser tão ruim quanto na vida real. Segundo a pesquisa, ter pedidos de amizade negados e ser ignorado em chats são as piores experiências para o usuário do Facebook. Os pesquisadores sugerem que, para muitos, a Internet é tão “real” quanto o mundo que vivemos, não existindo diferenças de sentimentos.

De acordo com o estudo, ser desprezado online pode levar algumas pessoas a se sentirem distanciadas dos outros ou com uma sensação de dormência no corpo. De acordo com o professor responsável, Joshua Smyth, “a maioria das pessoas não está preparada para ser rejeitada ou ignorada na vida real e, quando isso acontece online, a reação é exatamente a mesma".

No entanto, os responsáveis pela pesquisa afirmam que os resultados podem estar relacionados ao perfil dos entrevistados que participaram da pesquisa. Afinal, são jovens que cresceram usando a Internet. De qualquer forma, os pesquisadores alertaram sobre a importância de se ter conhecimento sobre a reação das pessoas perante as situações do dia a dia, de modo a ajudá-las a buscar tratamento psicológico.
G1


5 de abril de 2012

Ricardo Teixeira pode virar presidente de honra da CBF


Pouco mais de um mês depois de renunciar ao comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira pode voltar à entidade. Isso porque, no próximo dia 16 de abril, em assembleia geral extraordinária, os filiados vão votar a proposta de transformar o ex-dirigente em presidente de honra na CBF.

De acordo com o edital de convocação da assembleia, a proposta foi apresentada "pelas filiadas", mas o texto não especifica qual delas. Se a ideia for aprovada, Ricardo Teixeira será o segundo presidente de honra da CBF, assumindo o mesmo cargo figurativo que tem seu ex-sogro João Havelange, que presidiu a entidade de 1957 a 1974.

Com a aprovação, seria alterado o artigo 7.º do Estatuto. Ali, Havelange e Teixeira seriam "consagrados patronos da CBF, em caráter permanente, como reconhecimento aos relevantes e excepcionais serviços por eles prestados a esta entidade, ao futebol brasileiro e ao futebol mundial".

Antes da assembleia extraordinária acontecerá, também na sede da CBF, no Rio, uma assembleia ordinária, na qual serão julgadas as contas e o balanço financeiro e patrimonial da entidade em 2011.
Estadão

Uneb seleciona monitores para novas turmas do Universidade para Todos


A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) seleciona 800 monitores (300 para Salvador e 500 para 12 municípios do interior) para atuar no pré-vestibular social Universidade para Todos (UPT), do governo estadual.

A seleção tem como público-alvo estudantes de graduação (a partir do quarto semestre) ou de pós-graduação da Uneb e de outras instituições públicas de ensino superior do estado, além de professores da rede estadual de educação.

Para concorrer a uma vaga na capital, o candidato deve apresentar, até o dia 12 deste mês, os documentos solicitados em edital, das 8h às 11h30 ou das 14h às 17h, na sede do programa na Uneb, localizada na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), na Avenida Paralela, Conjunto Residencial Rio das Pedras, Quadra B, Lote 4, no bairro do Imbuí. Já o candidato a uma vaga no interior deve apresentar os documentos nos campi da universidade.

Os monitores vão lecionar nas seguintes disciplinas: português, redação, literatura, língua estrangeira (inglês e espanhol), matemática, física, química, biologia, história e geografia.



eas/om        05.04.12

Afinal: Para que realmente serve um Smartphone?


Um smartphone é basicamente um minicomputador projetado para realizar as funções de um telefone celular, aproveitando, ao mesmo tempo, as possibilidades oferecidas pela internet, entre outras características.

De forma geral, com um smartphone é possível fazer quase as mesmas coisas que um computador faz, desde que tenha aplicativos instalados para reproduzir música e vídeos, editar documentos de trabalho, rodar jogos, etc.

Mas, além disso, os celulares inteligentes têm características diferentes de um PC ou notebook, como o uso de acelerômetros. Esses sensores, que detectam os movimentos do aparelho, são muito utilizados por jogos de corridas e permitem dar comandos ao virar o telefone.

Outro possível uso é garantido pela função GPS (ou Sistema de Posicionamento Global), que permite explorar mapas para saber onde estamos ou como chegamos a qualquer outro lugar da cidade. A informação sobre nossa posição geográfica pode servir também para ver o céu, fazendo com que nosso smartphone funcione como se fosse um telescópio, graças a aplicativos de exploração astronômica.

Os smartphones possuem ainda câmera de alta qualidade (de 5MP em diante), para tirar fotos e gravar vídeos. Alguns aparelhos gravam vídeo em alta definição, enquanto outros têm uma câmera frontal para fazer videoconferências, deixando que a pessoa com quem estamos falando nos veja. As câmeras também podem ser usadas para ler códigos de barras ou os atuais “QR”. Estes últimos são códigos de formato quadrado que podem servir para vários usos: visitar links, baixar aplicativos, fazer compras em supermercados e lojas virtuais, etc.

Mas, quem pode se beneficiar dos smartphones? Praticamente, qualquer um pode aproveitar esses equipamentos e tirar máximo proveito deles. Vejamos alguns exemplos:

- Executivos. Os smartphones inicialmente foram feitos para os executivos, já que esses aparelhos permitem estar o tempo todo conectado aos emails do trabalho. Com passar do tempo foram também ganhando outras funcionalidades atraentes para esse público, como a possibilidade de ver e editar documentos de Word e Excel, por exemplo. E aqueles que viajam com frequência podem contar ainda com alguns apps específicos, como conversores de moedas e tradutores.

- Jovens. Devido ao grande interesse e uso de internet, os adolescentes e jovens também podem fazer muito com um celular inteligente. Redes sociais, email e programas de mensagem instantânea podem ser usados de forma rápida e simples em um smartphone. A existência de “Zonas Wi-Fi” em bares, universidades, escolas e outros estabelecimentos garante conexão quase permanente e gratuita. Os estudantes podem ainda aproveitar os apps para ler livros eletrônicos e outros conteúdos didáticos.

- Terceira idade. Este grupo pode ser um dos mais beneficiados, uma vez que os celulares oferecem uma interface mais familiar do que os computadores. Portanto, pode ser a porta de entrada ao mundo virtual da internet. Quem possui algum problema de saúde também pode contar com apps para controlar a pressão arterial, seguir uma dieta saudável, marcar os quilômetros de uma caminhada, obter conselhos, etc.

- Público em geral. Os smartphones trouxeram consigo o conceito de aplicativos para aumentar suas funcionalidades e se transformar em dispositivos “sob medida” para as necessidades de cada usuário. Podem ser usados pelas donas de casa para guardar suas receitas e anotar as próprias invenções; os profissionais de qualquer ramo criativo podem escrever anotações para não deixar que as ideias se percam; os viajantes podem usar a função de GPS para encontrar os caminhos em qualquer lugar, etc.

Os smartphones chegaram para ficar e são a opção natural de quem quer atualizar seu aparelho celular. E o melhor de tudo é que com os apps podemos ter um celular com novas funcionalidades a cada dia. Só depende da imaginação dos desenvolvedores de nossas próprias necessidades.



MSN Tecnologia

Famílias de Assentamentos do Sul da Bahia vão receber Bolsa Verde


Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), que atuam nos Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária, no Território de Identidade Litoral Sul, recolhem, a partir da próxima segunda-feira (09), as assinaturas dos Termos de Adesão das famílias contempladas pelo Programa Bolsa Verde.

Somente no Território, 537 famílias que vivem em 39 assentamentos e na reserva extrativista de Canavieiras, receberão o benefício de R$ 300, por trimestre, a partir do mês de junho. Para visitar todos os contemplados, os Núcleos de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), dos Escritórios Locais da EBDA, situados nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Ubaitaba e Camacan, realizarão, até o próximo dia 20, um grande mutirão.

O Bolsa Verde, que integra o Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal, tem o objetivo de aliar a preservação ambiental à melhoria das condições de vida e elevação de renda desses grupos sociais. Para receber o benefício, a família deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, possuir renda familiar per capita de até setenta reais e ter o compromisso de desenvolvimento de atividades ambientais e uso sustentável dos recursos naturais.

De acordo com a técnica ambiental, do Núcleo de Ates de Itabuna, Daniela Baldez, as famílias que possuem o perfil e ficaram de fora da seleção, receberão a visita do técnico da secretaria municipal de Assistência Social, responsável pelo cadastramento do Bolsa Família. “A EBDA está intermediando essa ação. Estamos visitando as secretarias e levaremos os técnicos para preencher o Cadastro Único dessas famílias”, disse Baldez.

A duração do Programa Bolsa Verde é de dois anos, totalizando R$ 2.400,00 por família beneficiada, sendo que existe a possibilidade de renovação.





EBDA/Assimp, 04/04/2012

Ambev: estágio em 24 Estados e no DF


A Ambev, empresa de bebidas, abriu as inscrições para o Programa de Estágio 2012. São oferecidas oportunidades nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.

Podem se inscrever universitários cursando o penúltimo ou último ano de Administração (Pública/Empresas), Agronomia, Análise de sistemas, Biologia, Ciência (da Computação/dos Alimentos), Ciências (Biológicas/Contábeis/Farmacêuticas), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda/Marketing), Direito, Direito Internacional, Economia, Engenharia (Todas), Estatística, Farmácia, Física, Matemática, Processamento de dados, Psicologia, Química (Ambiente e Industrial), Relações internacionais e Sistemas de Informação. Ter inglês intermediário também é requisito.

O processo seletivo inclui etapas de testes online, dinâmica de grupo, entrevista individual e entrevista final.



Inscrição aberta com inicio das turmas para: Maio/Agosto/Outubro

Para se inscrever acesse – WWW.estagioambev.com.br


Fonte: MSN Carreiras

4 de abril de 2012

Setre abre inscrições para edital de apoio às feiras de economia solidária


Estão abertas as inscrições para o edital de apoio às feiras de economia solidária, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O ato de lançamento foi realizado ontem (3), na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O edital e seus anexos já estão disponíveis no site oficial da Setre – www.portaldotrabalho.ba.gov.br. As entidades ou empreendimentos econômicos solidários que desejam participar da seleção devem se inscrever até o dia 4 de maio.



tas/om        04.04.12


Prorrogadas inscrições para selo de certificação artesanal


Oportunidade única para os artesãos baianos certificarem a sua produção, o selo A Bahia Feita a Mão visa diferenciar e legitimar o artesanato original do estado, protegendo-o de falsificações e agregando mais valor às peças. E para garantir que mais artesãos tenham acesso ao Programa de Certificação do Artesanato Baiano, o Instituto Mauá prorrogou as inscrições até o dia 25 deste mês.

“Muitos artesãos moram no interior e, como a inscrição precisa ser presencial, é importante alongar esse prazo para que possamos ir a cada localidade de referência no artesanato, apresentar o programa e permitir que um maior número de artesãos se inscreva e seja beneficiado com as ações de qualificação agregadas ao selo”, afirmou a coordenadora do programa, Vera Ismerim.

Concebido pelo Instituto Mauá, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Programa de Certificação do Artesanato Baiano – Selo A Bahia Feita a Mão é o primeiro do país, em nível governamental, de certificação da produção artesanal.

“O selo é uma garantia de que as peças são fiéis às raízes culturais do estado e de que todas as etapas do processo produtivo atendem a requisitos de sustentabilidade e responsabilidade social”, destacou a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida.

A relação completa dos requisitos exigidos para a certificação do produto artesanal está no edital disponível no site do instituto (www.maua.ba.gov.br). A inscrição, gratuita, é presencial, na sede do Mauá, no Largo do Porto da Barra, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.

Secom 

tas/om         04.04.12

Técnico do EBDA de Ibicaraí ministra curso para o PAA de Gandu




A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), por meio do Escritório Local de Gandu, oferecerá, entre os dias 09 e 11 de abril, uma capacitação sobre elaboração de projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O curso será ministrado, no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), na sede do município, pelo técnico agropecuário e chefe do Escritório da EBDA de Ibicaraí, Bernardino Rocha, que tem uma vasta experiência no assunto.

O treinamento será oferecido para técnicos da EBDA e das secretarias de Agricultura dos municípios de Itamarí, Nova Ibiá, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte e Gandu, além de representantes de associações e cooperativas, daquela região. Rocha abordará os seguintes assuntos: levantamento e organização da documentação exigida; elaboração do projeto, seguindo o modelo disponível no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Gestão do Projeto; e Prestação de Contas com a Conab e sociedade civil organizada.

O objetivo principal do curso é multiplicar os conhecimentos, para que os técnicos e agricultores envolvidos estejam aptos a realizar e acompanhar os projetos. “Queremos nivelar conhecimentos para termos um maior número de projetos aprovados, e beneficiar dessa forma, o agricultor familiar”, disse Rocha.

Rocha comentou ainda sobre a importância da participação dos representantes das associações. “As associações precisam ter pessoas preparadas para a elaboração dos projetos; a função da EBDA, enquanto prestadora de assistência técnica, é de colaborar para a inserção dos agricultores nessas políticas públicas”.








                                                                                                    EBDA/Assimp

Prefeitura de Salvador fará reforma do Elevador Lacerda


A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) já deu o pontapé inicial para a reforma total do Elevador Lacerda. As ações envolvem a reformulação do sistema de tração, inclusive com a substituição dos equipamentos eletromecânicos. As melhorias para os usuários incluem a implantação de quatro novas cabines, com destaque para o sistema de ar-condicionado que dará conforto a baianos e turistas. As duas primeiras cabines entrarão em operação em setembro e, no mês seguinte, as duas restantes.

 Secom

Governo Dilma agrada 77% dos brasileiros, aponta CNI/Ibope


A popularidade da presidente Dilma Rousseff bateu os 77%, segundo apontou a pesquisa CNI/Ibope realizada nesta quarta-feira, 4. O levantamento mostrou que o índice de satisfação com o governo subiu 5% em relação à última pesquisa, que mediu 72% de aprovação. A avaliação foi classificada como 'ótima' ou 'boa' por 56% dos brasileiros, mesmo resultado obtido na pesquisa anterior, em que Dilma bateu o recorde histórico da pesquisa CNI/Ibope para o primeiro ano de mandato.

A confiança dos brasileiros na presidente também aumentou: saltou de 68% para 72%, conforme apontou a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta.

A pesquisa revelou também que mais da metade da população - 60% - considera que o governo Dilma está sendo igual ao do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

As contrapartidas ocorreram nas áreas de impostos (com 65% de reprovação), saúde (com 63%) e a segurança pública (com 61%), pontos com as piores avaliações, segundo apontou o levantamento.

Os outros temas pesquisados pela CNI Ibope, apenas combate à fome, meio ambiente e combate ao desemprego apresentaram maiores percentuais de aprovação.

Comparativamente, a pesquisa constatou também que o governo de Dilma tem popularidade maior que a dos seus antecessores Lula e Fernando Henrique Cardoso no primeiro ano de mandato.

A pesquisa foi realizada entre 16 e 19 de março, com 2.002 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais e para menos.

Estadão


3 de abril de 2012

Uesc sedia encontro de estudantes de Ciências Sociais do Nordeste


A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, sedia, desta quinta-feira (5) até o domingo (8), o III Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais (Erecs/Ne), reunindo participantes de toda o Nordeste para debater sobre “Identidades, ideologias e a crise política: a atuação dos movimentos sociais na contemporaneidade”.

O objetivo é promover o fortalecimento e integração dos estudantes de Ciências Sociais de toda a região, além de incentivar a produção acadêmica, discutir e trocar experiências relativas ao ensino, pesquisa e extensão na área e construir propostas de intervenção do Movimento Estudantil sobre o ensino de ciências sociais, educação superior e atuação profissional.

Na Bahia, o curso é ministrado na Universidade Federal da Bahia, na Universidade Federal do Recôncavo e na Universidade Estadual de Santa Cruz, onde foi implanatado em 2009. A Ciência Social é o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas, além de estudar os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. 



A plenária final do encontro está marcada para às 16 horas. Na festa de encerramento, à noite, se apresentarão as bandas Dilazenze e A Célula.




Campanha ‘600 Corações’ já realizou cirurgias cardíacas em 40 crianças


Iniciada no último mês de janeiro, a campanha ‘600 Corações’, uma ação do Hospital Martagão Gesteira (HMG), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), já realizou cirurgias cardíacas em 40 crianças com idade entre zero e 14 anos.

Além das intervenções cirurgicas, 77 crianças com algum tipo de cardiopatia foram avaliadas e, por motivos diversos, incluindo a constatação de não haver indicação cirúrgica, estão sendo acompanhadas em nível ambulatorial.

Assim, chega a 117 o número de crianças beneficiadas pela campanha, que foi lançada no final do ano passado, com a expectativa de realizar 600 cirurgias cardíacas no período de dois anos, cinco vezes mais do que o número realizado normalmente.



           O mutirão de cirurgia cardíaca deverá custar cerca de R$ 12,7 milhões, número que fará diferença para muitas crianças, porque possibilitará ampliação do   atendimento e realização dos procedimentos necessários em menor espaço de tempo.          

O Hospital Martagão Gesteira é uma instituição filantrópica que atende exclusivamente na área de pediatria, contando com mais de 20 especialidades médicas. A unidade é referência no atendimento a crianças de 0 a 14 anos e oferece tratamentos de alta complexidade como neurocirurgia, cardiologia e oncologia, chegando a receber cerca de 4 mil pacientes e realizar 700 cirurgias por mês.



Sas/rn – 03.04.12

Secretários estaduais discutem projetos prioritários para a Copa 2014


A validação dos projetos prioritários que serão implantados em Salvador até a Copa de 2014, que têm investimento previsto de R$ 3,8 bilhões, foi a pauta da reunião do Comitê Gestor do evento, realizada na manhã desta terça-feira (3), na sede da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), em Salvador.

Participaram do encontro os secretários estaduais Rui Costa (Casa Civil), Ney Campello (Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano), Sérgio Gabrielli (Planejamento), Domingos Leonelli (Turismo) e Maurício Barbosa (Segurança Pública).

Os projetos incluem a construção da Arena Fonte Nova e qualificação do entorno (R$ 650,7 milhões), melhoria da mobilidade urbana e acessibilidade (R$ 1,64 bilhão), requalificação e infraestrutura turística (R$ 437,5 milhões), qualificação profissional dos atores envolvidos (R$ 98,5 milhões), fortalecimento da cultura local (R$ 110 milhões), infraestrutura digital (R$ 3 milhões), segurança pública (R$ 524,7 milhões), requalificação da rede hospitalar (R$ 210,1 milhões) e legados sociais (R$ 170,1 milhões).

A Arena Fonte Nova já está com 55% das obras concluídas. O Aeroporto Internacional de Salvador passará por uma reforma e ampliação, com um investimento de R$ 64,3 milhões e previsão de entrega para julho de 2013. Já o Porto terá investimento de R$ 30,2 milhões, com as obras licitadas e previsão de entrega para julho de 2013.

             Durante a reunião, foi discutida também a formação do Comitê Organizador Unificado, que será formado por órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador. Trata-se de uma instância prevista no Plano Diretor da Copa, com a finalidade de monitorar as ações e projetos do Mundial de Futebol de 2014.


Vas/rn – 03.04.12

Bahia também é destino para os amantes do chocolate‏

Conhecer fazendas de cacau e todo o seu processo de coleta e preparo já é interessante, mas quando essa atração é vinculada ao chocolate, e ainda com direito a degustações, é melhor ainda.
Lançada há um ano pela Bahiatursa, a Rota do Chocolate tem como objetivo agregar valor à Costa do Cacau, zona turística repleta de atrativos nos segmentos de sol e praia e de turismo de aventura, assim como proporcionar uma alternativa sustentável.
Dividida em dois roteiros, Caminhos do Cacau I e II, é possível fazer passeios por fazendas cacaueiras, além de santuários naturais, como rios, cachoeiras, mangues, praias e atrativos culturais tanto em Ilhéus, quanto em Itacaré, Una, Uruçuca e Canavieiras.
A partir desses roteiros, é possível conhecer ainda a história do fruto que é a cara da Bahia, visitando fazendas de cultivo e ficando por dentro de todo o processo de coleta e preparo da semente.
Em até seis dias percorrendo a Rota do Chocolate, o turista também pode fazer visita a terras indígenas e passeios de chalana pelos rios da região.

Governo isenta mais 11 setores de contribuição ao INSS


·       O governo anunciou na manhã dessa terça-feira, 3, uma série de medidas de estímulo à economia dentro do plano Brasil Maior. Intervenção cambial e desoneração da folha de pagamentos são os destaques. Segundo o ministro da Fazenda, o pacote começa com ações no câmbio. Com medidas específicas em uma ação permanente.


Segundo o ministro, a desoneração da folha de pagamento beneficiará mais 11 setores da economia brasileira (além dos quatro já contemplados no programa Brasil Maior - confecções, couro e calçados, tecnologia de informação e call Center). A expectativa é que a desoneração anual chegue a R$ 7,2 bilhões. Nesse ano deve ficar em R$ 4,9 bilhões, já que a medida começa a valer a partir de julho. A desoneração prevê a eliminação da contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha de pagamentos.

Veja abaixo as demais medidas:

- Tributos para infraestrutura portuária e ferroviária serão reduzidos.

- Postergação do pagamento de PIS e COFINS para indústrias afetadas pela crise. A medida vale para os setores de autopeças, têxteis, confecção, calçados e móveis.

- Medidas de defesa comercial e barateamento do crédito aos exportadores.

- Incentivos ao setor de telecomunicações, sobretudo à indústria de semicondutores. Com criação do Plano Nacional de Banda Larga que vai triplicar a rede de 11 mil para 30 mil quilômetros até 2014.

- Aumento no volume de recursos disponíveis para financiamentos do Programa de Sustentação dos Investimentos (PSI).

- Medidas relacionadas ao Novo Regime Automotivo.

- O pacote inclui ainda uma ampliação do leque de setores que serão beneficiados pelo mecanismo de compras governamentais, além de um apoio específico para as instituições que cuidam da atenção oncológica.


Estadão

Gol anuncia demissão de 131 funcionários


A companhia aérea Gol informou nesta segunda-feira (2) a demissão de 131 funcionários da empresa. Outros 28 tripulantes aderiram ao programa de demissão voluntária e 46 pediram licença não remunerada. Com isso, os desligamentos chegam a 205 trabalhadores.

Em nota, a empresa informou que "a medida garante um quadro de tripulantes condizente com as necessidades operacionais". Segundo a empresa os desligamentos ocorreram "para adequar-se à nova realidade do mercado, manter seu plano de negócios disciplinado e a sustentabilidade de sua operação – com segurança e regularidade – (a empresa) reduziu em torno de 80 voos de um total de cerca de 900 operados diariamente.

Na semana passada, após a publicação de seu balanço financeiro, no qual apresentou prejuízo de cerca de R$ 700 milhões em 2011, o presidente da empresa Constantino de Oliveira Junior, anunciou que estão sendo eliminados entre 80 e 100 voos diários (essa revisão da malha teve início em março e deve ser concluída agora em abril). O número equivale a 8% dos voos diários totais da Gol e da WebJet.

A Gol informou que não deixará de atender a nenhum dos 63 destinos nacionais e 13 internacionais que compõem sua malha. O que está em curso é uma redução de frequências. Esta diminuição, adequada à nova realidade da companhia, manterá a oferta de assentos prevista para 2012.

Fonte: O Globo


Bebê nasce sem sangue e sobrevive


A pequena Olivia Norton cresceu. Mas, segundo os médicos, graças a um "milagre".
A menina nasceu de forma prematura com um número irrisório de hemoglobinas, o que fez com que ela fosse classificada oficialmente como "sem sangue".
Os médicos deram a ela menos de duas horas de vida. Mas, graças a transfusões, Olivia sobreviveu.
A mãe, Louise Bearman, de 31 anos, contou ao "Sun" sobre o horror de dar à luz um "bebê-fantasma". O sangue da filha havia se esvaído na corrente sanguínea de Louise. A inglesa começou a sentir que havia algo errado quando o bebê passou três dias sem dar chutes na sua barriga.
"Olivia era o meu primeiro bebê, então eu não sabia o que esperar. Mas certamente eu não achei que ela seria daquela cor branca", comentou a mulher, de Witham (Inglaterra).

A enfermeira neonatal Sharon Pilgrim disse que em 20 anos de profissão nunca viu alguém nascer com níveis tão baixos de hemoglobina."O hospital todo ficou maravilhado e chamou Olivia de 'bebê-milagre'. Os médicos ainda não sabem o que aconteceu. É uma dessas coisas esquisitas", disse Louise.
The Sun

Governo anuncia ajuste no orçamento do Estado da Bahia


Adequar as contas da administração estadual aos reflexos da crise econômica internacional, que repercute diretamente na arrecadação de tributos  estaduais. Com esse objetivo, será feito um ajuste de R$ 783 milhões no orçamento do Estado.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (2) pelos secretários da Fazenda, Carlos Martins, do Planejamento, José Sergio Gabrielli, e da Administração, Manoel Vitório, na sede da Secretaria da Fazenda, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O ajuste representa 2,7% do total do orçamento, que passa de R$ 28.951 bilhões para R$ 28.168 bilhões. As ações voltadas para o enfrentamento à seca, além de programas prioritários, não serão atingidos.

Na área de pessoal, a contratação de aprovados em concursos não será afetada e seguirá a programação orçamentária com ênfase na substituição de servidores contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Fica suspensa a concessão de ampliação da gratificação por condição especial de trabalho (CET) e de regime de tempo integral (RTI).

2 de abril de 2012

Rede SAC tem horário especial de atendimento durante a Semana Santa


Os 42 postos e Pontos Cidadão que compõem a rede SAC no estado funcionarão em horários especiais de atendimento durante o período da Semana Santa (5 a 7 de abril). Na próxima quinta-feira (5), todas as unidades da capital e do interior (exceto o Ponto Cidadão de Santa Maria da Vitória) funcionarão normalmente em seus horários convencionais, como os demais órgãos da administração pública estadual.


Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais da cidade, está completamente iluminado na cor azul, na noite desta segunda-feira (2). A iniciativa visa chamar a atenção da população para o diagnóstico precoce e o tratamento correto da doença.

Jonga Cunha é o novo gestor da Saltur

O advogado e músico Jonga Cunha é o novo presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Ele será apresentado à imprensa na próxima quarta-feira (4), numa coletiva às 9h30, na sede da empresa, no Dique do Tororó. Jonga Cunha que assumiu o cargo na última sexta-feira (30), terá o desafio de preparar o Carnaval 2013 para a nova gestão municipal.

52 mil famílias baianas serão beneficiadas com o Programa de Aquisição de Alimentos


A partir deste ano, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) vai atender 52 mil famílias em condições de insegurança alimentar assistidas por asilos, creches, orfanatos, entre outras instituições.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vai investir R$ 12,7 milhões, volume 164% superior ao aplicado nos últimos anos, o que proporcionará a aquisição de 22 mil toneladas de produtos de 5.200 pequenos agricultores.

O novo modelo de operação do programa será apresentado nesta terça-feira (3), no auditório da Secretaria da Agricultura (Seagri), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a prefeitos de mais de 200 municípios do estado.

A ação busca minimizar a situação de insegurança alimentar das famílias contempladas e também dinamiza a economia das cidades. “O PAA, além de garantir a oferta de alimentos saudáveis para os beneficiários, proporciona geração de renda para os agricultores familiares, que geralmente não têm acesso ao mercado consumidor. Favorece ainda a ampliação da produção de alimentos nos municípios”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro.

Segundo ele, com o novo modelo de operação do programa, o número de municípios contemplados, que já havia sido mais que triplicado, de 35 para 130, passará para 205. Para a escolha, foram atendidos critérios técnicos relativos ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e ao Índice de Desenvolvimento da Família (IDF).

  A compra dos alimentos, conforme os técnicos da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar da Sedes, será realizada diretamente com os agricultores. O número médio dos pequenos produtores que fornecerão os alimentos é de 40 por município, prioritariamente de comunidades tradicionais, de assentamentos de reforma agrária e do Grupo B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

  O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento do mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios, e permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para vender a preços mais justos.

O programa foi citado no relatório escrito pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, como uma das melhores práticas mundiais que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A publicação, de setembro de 2011, foi distribuída para governos e parceiros em 193 países.



das/om         02.04.12


CEE reconhece cursos de pedagogia, matemática e farmácia da Uneb


O Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão da Secretaria da Educação (SEC), reconheceu mais três cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

As licenciaturas em pedagogia, do Campus VII (Senhor do Bonfim), e em matemática, do Campus IX (Barreiras), além do bacharelado em farmácia, do Campus I (Salvador), já podem expedir diplomas para os estudantes concluintes e graduados.

O reconhecimento dos cursos foi homologado em decretos assinados pelo governador Jaques Wagner, publicados no Diário Oficial do Estado, na edição dos dias 24 e 25 de março.

                                           

eas/om      02.04.12


1 de abril de 2012

PMs são recebidos a tiros durante ronda em bairro de Itabuna, diz polícia


Um policial militar lotado no 15º Batallhão da Polícia Militar na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, ficou ferido na noite de sábado (31), enquanto realizava uma ronda no bairro Santo Inês. De acordo com a polícia, uma guarnição com três policiais foi recebida a tiros na localidade.

Um dos PMs foi atingido por um tiro perto do peito, mas não chegou a ficar ferido porque o projétil se alojou no colete à prova de balas. Ainda de acordo com a polícia, os outros dois policiais que estavam na viatura não foram atingidos.

O PM baleado chegou a ser levado para um hospital de Itabuna por causa de hematomas provavelmente provocadas pelo calor do projétil que ficou alojado no colete, informou a polícia . Ele foi liberado e passa bem. Nenhum suspeito de ter atirado no policial foi preso até o momento.
G1-Ba.