28 de abril de 2017

Rede SAC terá novo horário de funcionamento em 12 municípios


Doze unidades da Rede SAC terão seus horários de funcionamento alterados a partir desta terça-feira (02). A mudança, que acontece após extensos estudos sobre o fluxo das unidades, levando em consideração os relatórios de atendimentos e as visitas técnicas frequentemente realizadas pelas diretorias da Superintendência de Atendimento ao Cidadão, tem a intenção de aperfeiçoar o atendimento, concentrando esforços e recursos nos horários em que há maior procura pela população.

27 de abril de 2017

Ouro em Iramaia promete retomar ciclo da mineração na Bahia




Cinco alvos promissores para exploração de ouro foram descobertas em Iramaia, na região de Jequié, que prometem reaquecer o mercado do ouro baiano e a economia da região. Pesquisas realizadas pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) identificaram esses depósitos de ouro, com cerca de 4 km de extensão, através do Projeto Jurema Leste.

SSP confirma policiamento normal em toda a Bahia nesta sexta-feira




A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia reforçam que o policiamento em toda a Bahia será mantido nesta sexta-feira (28). Ressalta ainda que a mensagem que circula nas redes sociais apontando uma possível paralisação, atribuída à Associação de Praças da Polícia Militar (APPM), é falsa, mediante confirmação com a própria entidade.

Festival gastronômico é atrativo da capital baiana neste feriado




Turistas e baianos que escolheram passar o feriado prolongado do Dia do Trabalho em Salvador terão a oportunidade de aliar os atrativos turísticos da cidade a uma variada gastronomia. Entre os destaques do II Festival Clube Gourmet de Salvador, que acontece até o dia 9 de maio, estão pratos à base de frutos do mar.

26 de abril de 2017

Mais de 290 animais são resgatados em operação conjunta no oeste da Bahia


Duzentos e noventa e um animais foram resgatados no município de Ipupiara, no oeste da Bahia, durante uma operação dos agentes de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), na terça-feira (25).  Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e Ministério Público da Bahia (MPBA) estiveram em mais de 50 residências e encontraram aves - como papagaios, cardeais, azulões, periquitos e maritacas - e um mico. Todos os animais silvestres estavam em cativeiro e muitos viviam em gaiolas sujas, o que configura sinais de maus tratos.

25 de abril de 2017

Conflito com indígenas agrava crise política em Brasília e deputado pede renúncia de Temer






Brasília voltou a ser palco de confronto, nesta terça-feira (25), com os ataques da polícia do Congresso contra indígenas que se manifestavam na área externa da Câmara dos Deputados. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) acompanhou o confronto e repudiou os ataques contra os povos originários do Brasil e pediu a renúncia do presidente Michel Temer (PMDB). “Dia 28 [sexta-feira] tem a greve geral, o governo golpista de Michel Temer tem que tomar alguma atitude, tem que renunciar ao mandato, e temos que ter eleições diretas no país para eleger um presidente ou uma presidenta para governar. O país não pode viver esse desmonte das políticas públicas e retirar direitos trabalhistas conquistados com muita luta”.

Projeto Ori promove curso de gestão cultural no interior; inscrições estão abertas



Depois de lançado com sucesso em Salvador, o curso gratuito de Gestão Cultural, do Projeto Ori, desenvolvido pelo Instituto Iris, chega agora a Feira de Santana e Ilhéus (8/05) e Santo Amaro e Vitória da Conquista (29/05). O público-alvo do projeto é composto por jovens negros e pardos de 19 a 30 anos, que tenham ideias de como impactar positivamente as suas comunidades. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas através do site www.institutoiris.org.br. O número de vagas é limitado a 50 alunos. A iniciativa é apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia (secretarias da Cultura e da Fazenda), através do Setorial de Formação e Qualificação em Cultura 2016.

24 de abril de 2017

Hipertensão pode reduzir em 16 anos a expectativa de vida


O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 abril) é uma importante data para falar sobre a doença capaz de reduzir em 16 anos a expectativa de vida do paciente que não segue tratamento adequado. O médico do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, Luiz Sérgio Alves Silva, especialista em cardiologia e hipertensão arterial, esclarece as principais especificidades da doença ‘silenciosa’.