10 de dezembro de 2011

PRB e partidos coligados de Ibicaraí recepcionam deputados da base



Estiveram reunidos na tarde deste sábado (10), na Câmara de Vereadores de Ibicaraí, os representantes e correligionários do município dos partidos políticos PRB, PSDB, PR, PMN, PMDB, PP e PRB. O objetivo foi recepcionar os deputados federal Marcio Marinho e o deputado estadual José de Arimateia que vieram realizar uma palestra e um incentivo político as forças de oposição do município.

Estiveram presentes ao evento, o pré-candidato a prefeito do município, Lula Brandão, os presidentes de todos os partido coligados ao grupo denominado; “União por Ibicaraí”, a ex-prefeita Monalisa Tavares, vereadores do grupo, o representante da TV Cabrália em Itabuna, Marcos Silva, vereadores da base e um publico razoável de seguidores.



Capoeiristas dão último adeus ao mestre João Pequeno na Bahia

O som triste do berimbau deu voz a dor dos capoeiristas que compareceram ao enterro do mestre João Pequeno de Pastinha, que aconteceu na tarde deste sábado (10), no cemitério Bosque da Paz, em Salvador.

O mestre faleceu na tarde da sexta-feira (9), na capital baiana em decorrência de uma falência intestinal.

João Pequeno
O capoeirista completaria 94 anos no dia 27 de dezembro. Nascido em Araci, no interior baiano e registrado como João Pereira dos Santos, o jovem fugiu da seca a pé em 1933 e seguiu até Alagoinhas, onde conheceu a capoeira.

Aos 25 anos ele mudou-se para Salvador, filiou-se ao Centro Esportivo de Capoeira Angola, congregação criada pelo Mestre Pastinha. Tornou-se discípulo e ensinou outros capoeiristas importantes para a história da capoeira angola na Bahia, entre eles, o Mestre Curió.

Em 2003 o trabalho do mestre foi reconhecido pela Universidade Federal de Uberlândia recebendo o título de Doutor Honoris Causa. No mesmo ano o então presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva também reconheceu o trabalho de João Pequeno tornando-o Comendador de Cultura da República.

Em 2008 a Universidade Federal da Bahia reconhece o trabalho do capoeirista e honra-o com o título de Doutor Honoris Causa. O mestre recebeu também a Medalha Zumbi dos Palmares, pela Câmara Municipal de Salvador um ano antes.

Brasil: 18% dos jovens não trabalham nem estudam

A palavra "vago" em espanhol é usada para identificar uma pessoa que não trabalha nem estuda. No Brasil, o número de jovens que se encaixam neste perfil é de 18%, segundo revelou o Latinobarômetro, divulgado pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação. O País tem 48 milhões de jovens entre 15 e 29 anos.

O indicador brasileiro está bem próximo da média da América Latina, que é de 17%. Para ter uma ideia, em País como Honduras e República Dominicana, o indicador é de 33% e 34%, respectivamente. Já no Uruguai e na Bolívia, o percentual é de 12%. O estudo revelou ainda que na América Central, o número é de 27%.

Mulheres em casa            

No total, mais mulheres do que homens não trabalham nem estudam: são 54%, contra 46%.

Por classe social, os jovens menos favorecidos são a maioria, chegando a 61%. Na classe média, o índice é de 31% e da classe média alta é de 6%.

Por que isso acontece?

Para compreender por que isso ocorre na América Latina e Central, o Portal InfoMoney conversou com o coordenador do curso de Economia do Ibmec-MG (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), Márcio Salvato. O professor explica que a desocupação dos jovens acontece, em geral, porque as legislações trabalhistas destes países são pouco flexíveis.“O custo demissional, em alguns países, incluindo o Brasil, é muito alto”.

Por isso, ele complementa, as empresas buscam contratar profissionais que sejam experientes. “Assim, é mais fácil que este casamento dê certo”. Além disso, os empregadores acreditam que o custo para treinar os profissionais é muito alto, pois não garante que o jovem permanecerá no trabalho.

De acordo com o especialista, para evitar que os jovens fiquem fora de mercado de trabalho, seria necessário que a legislação trabalhista destes países não fosse tão onerosa aos empregadores.

Por fim, o professor acrescenta que, apesar do indicador brasileiro ser bem próximo da média, ela já foi bem mais alto. A explicação é que a taxa de desemprego entre os jovens está diretamente ligada à taxa de desemprego geral. "Como atualmente a taxa de desemprego geral é baixa, a taxa dos jovens também é", finaliza.


Fonte: Estadão

Agrotóxico que afeta sistema nervoso é o mais usado no Brasil, diz Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quarta-feira (7) detalhes de uma lista com os alimentos mais contaminados pelo uso de agrotóxicos no país em 2010. Segundo o levantamento, um grupo de compostos químicos conhecido como "organofosforados" está presente em mais da metade das amostras irregulares detectadas.

Essas substâncias podem destruir células musculares e comprometer o sistema nervoso, provocando problemas cardiorrespiratórios.

O levantamento foi feito pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (Para). Ao todo, foram estudados 18 vegetais e frutas em circulação pelo país. Nos 26 estados e no Distrito Federal, foram colhidas 2.488 amostras. Dessas, 28% (694) foram consideradas insatisfatórias para consumo.

Produto
Total de amostras
Número de amostras insatisfatórias e porcentagem
Abacaxi
122
40 (32,8%)
Alface
131
71 (54,2%)
Arroz
148
11 (7,4%)
Batata
145
0 (0)
Beterraba
144
47 (32,6%)
Cebola
131
4 (3,1%)
Cenoura
141
70 (49,6%)
Couve
144
46 (31,9%)
Feijão
153
10 (6,5%)
Laranja
148
18 (12,2%)
Maçã
146
13 (8,9%)
Mamão
148
45 (30,4%)
Manga
125
5 (4,0%)
Morango
112
71 (63,4%)
Pepino
136
78 (57,4%)
Pimentão
146
134 (91,8%)
Repolho
127
8 (6,3%)
Tomate
141
23 (16,3%)
Total
2.488
694 (27,9%)

O cultivo do pimentão é o caso mais preocupante, com quase 92% das amostras com níveis de agrotóxicos acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O carbendazim, outra substância usada no combate a pragas, foi detectada de forma irregular em 176 amostras, 90 delas de pimentão.

A contaminação do alimento pode ocorrer tanto pela existência de agrotóxicos não autorizados para uso naquela cultura como pelo excesso das substâncias permitidas. No estudo, 47 amostras (1,9%) apresentaram ambos os problemas - inclusas 10 amostras de morango e 10 de pimentão.

O melhor desempenho foi o da batata, que apresentou bons resultados em todas as amostras coletadas. Em 2002, cerca de 22% das amostras do vegetal estavam irregulares.

Orientação agrícola
Mais da metade dos estabelecimentos que utilizaram agrotóxicos no Brasil não receberam orientação sobre os perigos do excesso de agrotóxicos. Apenas 172 mil propriedades foram instruídas sobre o tema, o que não impediu que 76,7% utilizaram agrotóxicos.

A educação pode ser uma barreira à instrução sobre o perigo já que mais de 80% dos proprietários rurais no país são analfabetos ou sabem apenas ler e escrever - frequentaram a escola, no máximo, até o ensino fundamental.

 Fonte: G1

FHC reconhece que PSDB perdeu o rumo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reconheceu hoje que o PSDB perdeu o rumo. 'Passou a ser um pouco repetitivo dizer que o PSDB não tem saída, e perdeu o rumo, e é verdade até certo ponto', afirmou. 'Na verdade, o projeto que está sendo posto em marcha, a grosso modo, era o nosso'. FHC lembrou que, em seu mandato, o PT criticava o modelo de gestão. 'E agora estão tentando implementá-lo', criticou. O ex-presidente participou na tarde de hoje de sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL.

O ex-presidente preferiu não se posicionar sobre o escândalo, divulgado pela imprensa, que envolve o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. FHC avaliou que talvez haja necessidade de criação de regras para autoridades que atuam em empresas de consultorias. 'A consultoria em si, eu acho que é normal. O problema é se é consultoria ou advocacia administrativa', disse, referindo-se ao jargão para lobby. A empresa de consultoria de Pimentel, a AP-21 Consultoria e Projetos, teria faturado mais de R$ 2 milhões com consultoria em 2009 e 2010.

O ex-presidente também avaliou que não é democrático avaliar que o ministro esteja 'acima de qualquer suspeita', consideração feita ontem pelo presidente nacional do PT, Ruy Falcão, em defesa de Pimentel. 'Todos são iguais perante a lei', afirmou. FHC criticou ainda o uso de Organizações Não Governamentais (ONG) como instrumento para corrupção envolvendo órgãos públicos. 'O que está acontecendo é a utilização de uma coisa que poderia ser saudável para fins errados, para corrupção', disse. Segundo ele, a transferência de recursos públicos para o setor privado, sobretudo para partidos, está errado.


Fonte: Estadão

8 de dezembro de 2011

Acidente deixa um morto e cantor Pablo do Arrocha escapa ileso no interior da Bahia

Um rapaz de 19 anos morreu na noite de quarta-feira (7) após um acidente por volta das 21h, na BR-110, próximo ao município de Olindina, na Bahia. O acidente envolveu o carro do cantor de arrocha, Pablo, e um outro veículo, que levava um reboque.

Segundo a polícia de Olindina, o carro em que o cantor, conhecido como Pablo do Arrocha, estava bateu no veículo que viajava a sua frente, fazendo com que ele capotasse. Ainda de acordo com a polícia, o carro que capotou levava oito pessoas, sendo que uma delas viajava no reboque. Após o capotamento, os passageiros do veículo ficaram feridos e o rapaz que estava no reboque morreu após ser socorrido. Os passageiros do carro onde Pablo estava não tiveram ferimentos.

"Na frente tinha um carrinho de reboque todo apagado, sem sinalização. Quando vimos já estávamos  em cima do carro sem sinalização nenhuma. Os que se envolveram no acidente saíram do carro, e a vítima que estava pior era a que estava em cima do reboque. Eu tô bem, graças a Deus, não tive nem um arranhão. Agradeço aos meus fãs pelas mensagens de carinho", conta Pablo.

A polícia informou que o motorista do carro de Pablo se apresentou espontaneamente à delegacia. Em seu depoimento, ele disse que teve dificuldade para visualizar o outro carro envolvido no acidente.  De acordo com a polícia, o condutor deve responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

                                                                                                                         
Fonte: O Globo

Aeroportos brasileiros terão internet ilimitada e gratuita, promete Infraero

 Hoje restrita a apenas 15 minutos antes do embarque, a internet sem fio gratuita nos aeroportos agora vai ser ilimitada. A decisão é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que tem 20 dias para contratar uma ou mais empresas de telefonia que vão prestar o serviço. A estatal garante que todos estarão conectados a partir do começo do ano que vem - março é o mês limite para a medida entrar em vigor.

A decisão vai valer nos aeroportos de São Paulo (Cumbica, Congonhas, Viracopos e Campo de Marte), Rio de Janeiro (Galeão, Santos Dumont e Jacarepaguá), Belo Horizonte (Confins e Pampulha), Brasília, Manaus, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Natal, Salvador e Cuiabá. Hoje, os 15 minutos de internet gratuita são restritos apenas a Cumbica, Congonhas, Galeão e Brasília.

Uma regra imposta pela Infraero é que a internet gratuita só pode ser usada a partir do aeroporto de origem, ou seja: se uma pessoa viaja de Congonhas para Porto Alegre, por exemplo, só terá direito a usar a internet no aeroporto paulista. Na volta, se quiser, pode pagar por mais tempo de conexão.

Tecnologia. A internet livre não vai ficar disponível no aeroporto inteiro - somente na área de embarque, depois do raio X. Para que o passageiro consiga se conectar à rede, duas alternativas estão sendo estudadas. A primeira é deixar o processo funcionando como é hoje: com o cartão de embarque na mão, o passageiro vai ao balcão de informações da Infraero e pega um cartãozinho com uma senha e um passo a passo de como se conectar.

O problema desse sistema é que o passageiro precisa lembrar de pegar o cartão de acesso com antecedência. Uma vez na sala de embarque e sem senha, perde a chance de se conectar enquanto espera o voo.

A segunda alternativa é negociar com as empresas o desenvolvimento de um aplicativo específico que o usuário possa baixar em vários equipamentos - computador, tablet ou smartphone - e, com ele, fazer login e senha para entrar na internet.

Cobrança. Até julho, a conexão à internet era paga em qualquer aeroporto. A presidente Dilma Rousseff exigiu e a Infraero lançou um programa-piloto de wireless gratuita nos 15 minutos pré-embarque, que começou a valer durante as férias - e continuou em São Paulo, Rio e Brasília quando julho chegou ao fim. 'Agora, estamos na segunda fase do projeto, que é ofertar internet gratuita e ilimitada para os usuários dos principais aeroportos do País', diz Claiton Resende Faria, superintendente de Negócios Comerciais da Infraero.

Faria afirma que as empresas vão oferecer internet gratuita em troca de publicidade - nos aeroportos e no equipamento do passageiro. 'A empresa vai poder ter um ponto de publicidade no terminal onde oferecer a internet, e sua marca também vai aparecer quando o usuário efetuar a conexão, no dispositivo que ele estiver usando', diz o superintendente. É algo já muito usado por empresas que patrocinam aplicativos para iPad. Ao clicar no aplicativo, uma propaganda 'pula' na tela e desaparece em questão de segundos.


Fonte: Estadão

Senado aprova Emenda 29 e enterra novo imposto

O governo conseguiu aprovar ontem no Senado a regulamentação do mecanismo que define os valores mínimos a serem investidos na saúde. A proposta que obrigava a União a repassar pelo menos 10% de seus recursos para a área foi derrubada. Em seu lugar, os senadores aprovaram o projeto que veio da Câmara dos Deputados que mantém o sistema atual de repasse. O texto agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

A regulamentação da chamada Emenda 29 foi aprovada por 70 votos a favor e um contra. Com a manutenção da sistema vigente de distribuição, os Estados são obrigados a destinar pelo menos 12% de suas receitas para a área. No caso dos municípios, o repasse mínimo é de 15%. A União fica obrigada a investir o valor aplicado em um ano, corrigido pela variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, ou seja, em 2012 o Planalto terá que destinar à Saúde o valor gasto este ano corrigido em 7,5%, que foi a taxa de expansão da economia em 2010.

Por 65 votos a 4, foi excluído da proposta o dispositivo que criava a Contribuição Social para a Saúde (CSS), depois do alerta do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) sobre a impossibilidade de criar um imposto por intermédio de um projeto de lei complementar e não por uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), como é correto. 'Está sendo criada de forma escondida, na calada da noite, uma nova CPMF', alegou o senador.

O líder do PT e relator, Humberto Costa, lembrou que, na prática, a contribuição não existiria porque não dispõe de uma base de cálculo, mas a decisão do PMDB de rejeitá-la, terminou se estendendo a maior parte dos senadores.

A aprovação de um destaque do relator elevará os valores repassados para a saúde por Estados e municípios porque suprimiu do texto aprovado pelo deputados o dispositivo que retirava o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação da base de cálculo sobre os quais são definidos os porcentuais destinados ao setor. 'Os Estados vão ter de gastar um pouco mais dentro do seu próprio território', afirmou. A situação da União não foi alterada.

A título de consolo sobre o 'alívio' dado ao governo federal, o líder disse que futuramente, o governo fará um debate para definir 'uma forma estável e permanente de financiamento para a área da saúde'.

Com a aprovação, a presidente Dilma Rousseff se livra de um dos motivos de suas dores de cabeça no Congresso, alvo da chantagem de parte de seus aliados. Outros motivos são a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2015, já aprovado pelos deputados, que será votada hoje no Senado, e o aumento dos salários do Judiciário, adiado para o ano que vem.

O líder do DEM, senador Demóstenes Torres, acusou o governo de negociar 'favores' com os aliados para aprovar o projeto que veio da Câmara. A oposição esperava o apoio de 23 aliados governistas, mas obteve apenas 10 dos votos esperados.
Fonte: Estadão

Pescador diz ter encontrado destroços de aeronave no litoral de Ilhéus

Gilmar Rangel fazia mergulhos no mar de Ilhéus quando localizou objetos.
Ele diz que destroços são de avião da Aero Star, que caiu em 2008 na BA.





O pescador Gilmar dos Santos Rangel, de 39 anos, diz ter encontrado destroços do bimotor Cessna, da empresa Aero Star, que caiu no sul da Bahia em 2008. Ele desembarcou na manhã desta quinta-feira (8) no porto de Ilhéus, após fazer mergulhos na quarta-feira na região em que a aeronave caiu.

Duas hélices, ossos humanos e objetos pessoais, tais como necessarie e sapatos, foram apresentados pelo pescador nesta manhã. Na profissão há 15 anos, Gilmar diz que costuma fazer mergulhos em busca de objetos de valor. "Estava pescando em alto mar e passei pela área onde o avião caiu para ver se tinha algum objeto de valor. Em mergulhos anteriores já encontrei naufrágios antigos, onde peguei peças para colecionadores", conta.

O pescador diz que ainda não acionou nenhum órgão competente, mas que seu advogado tratará do assunto. A Capitania dos Portos que responde pela região de Ilhéus disse que não tomou conhecimento do assunto e que a investigação do caso ficou sob a responsabilidade da Polícia Federal (PF). A PF não foi encontrada pelo G1 para comentar o assunto.

Acidente
O avião bimotor desapareceu na tarde do dia 2 de maio de 2008, na Bahia, quando transportava quatro empresários ingleses, além do piloto e o co-piloto que eram brasileiros. O avião saiu de Salvador com destino a Ilhéus, no sul do estado.
Fonte: O Globo

7 de dezembro de 2011

Prefeito de Ibicaraí prestigia formatura dos alunos do Ensino Infantil‏


Escrito Por Erasmo Barbosa


Os colégios municipais de Ibicaraí, através da secretária de Educação, realizaram na terça-feira (06), a formatura dos alunos do Ensino Infantil da 1ª Série, referente ao ano letivo de 2011. Os alunos estavam ansiosos e felizes em finalizar mais uma etapa de sua vida escolar.

O evento foi realizado na Igreja Matriz do Senhor Deus Menino, reunindo além da secretária de Educação, Fabiane Lyra, pais, amigos, familiares, professores, funcionários e é claro, os alunos, além do prefeito Lenildo Santana, acompanhado dos secretários de governo.

Os alunos entraram acompanhados dos pais e foram divididos conforme sua escola. Estavam muito bonitos, elegantes e sorridentes. Trajes de gala para um evento que marca na vida de estudante.

Os alunos receberam orgulhosos seus certificados de conclusão e fizeram apresentações para honrar o evento. Alguns alunos fizeram discursos de agradecimento.

A secretária Fabiane Lyra, fez um agradecimento especial ao prefeito Lenildo, ao Monsenhor Sebastião Bezerra, todos os professores e aos alunos de uma forma em geral.

O prefeito Lenildo, também parabenizou a todos os formandos e aos professores por mais esta conquista, o chefe do executivo municipal ainda falou da sua alegria no momento, pois ele também é professor.

Logo em seguida, foi a vez do Papai Noel entrar em cena e distribuir os presentes a todos os formandos, e a alegria foi contagiante.


Programa de combate ao crack prevê internação involuntária de usuários

O programa do governo federal contra o crack, lançando nesta quarta-feira (7) pela presidente Dilma Rousseff, prevê a internação involuntária de usuários. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, serão criados 308 “Consultórios de Rua”, com médicos, psicólogos e enfermeiros, que farão busca ativa de dependentes e avaliarão se a internação pode ser voluntária (com o aval do usuário) ou involuntária (contra a vontade do paciente).

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, no país há três tipos de internação: a voluntária, com consentimento do paciente; a involuntária, no caso de menores de idade ou pacientes em crise; e a compulsória, quando a Justiça determina a internação. No caso de internação involuntária, o hospital deve comunicar o Ministério Público estadual em até 72 horas.

Padilha explicou que a Organização Mundial da Saúde e o Estatuto da Criança e do Adolescente já prevêem a internação involuntária. “A própria lei autoriza esse tipo de internação por medida de proteção à vida. Os Consultórios de Rua farão uma avaliação sobre o risco à vida da liberação do dependente químico”, afirmou.

saiba mais

Atualmente a internação involuntária é realizada, mas não como política pública de combate às drogas, disse o ministro. De acordo com o ministro da Saúde, 20% das mortes de usuários de crack são em decorrência de “situações de violência.”

O programa prevê enfermarias especializadas em dependência química no Sistema Único de Saúde (SUS), com investimento de R$ 670,6 milhões. A previsão é de que sejam criados 2.462 leitos destinados ao tratamento de usuários de drogas.

O governo federal fará parcerias com entidades privadas voltadas à recuperação de dependentes químicos. As entidades que serão beneficiadas com financiamento público serão escolhidas através de seleção pública de projetos.

Em meio a uma série de denúncias de irregularidades em convênios com Organizações Não Governamentais (ONGs), principalmente nos Ministérios do Esporte e do Trabalho, Padilha enfatizou que o governo vai, segundo ele, “separar o joio do trigo” na seleção das entidades.

Capacitação
Como parte do programa lançado por Dilma, o Ministério da Saúde vai habilitar para o atendimento específico a usuários de drogas 350 auxiliares de enfermagem, 11 mil profissionais de saúde, 100 mil alunos de graduação na área de saúde, 15 mil gestores e profissionais das Comunidades Terapêuticas.

As vagas de residência em psiquiatria nos hospitais públicos aumentarão em 82% e serão criadas 304 novas vagas especificamente para residência multifuncional em saúde mental. Além disso, serão habilitados 1.650 profissionais para atuarem como teleconsultores.

Autoridade
No eixo “autoridade”, o objetivo é intensificar as ações de inteligência e investigação para identificar e prender traficantes de drogas, assim como desarticular organizações criminosas que atuam no comércio de substâncias ilícitas.

Para isso, o programa prevê maior integração das ações de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais. De acordo com o Palácio do Planalto, será realizado policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas em cidades de todo o país, além de projetos de revitalização desses locais.

Prevenção
No eixo “prevenção”, o programa prevê ações que visam levar informações a escolas e comunidades com a finalidade de evitar o surgimento de novos usuários. O objetivo é que os profissionais e policiais atuem na prevenção do uso de drogas em 42 mil escolas públicas. Serão beneficiados 2,8 milhões de alunos por ano.

Outra ação do governo é facilitar o acesso por telefone a informações sobre drogas. O atendimento telefônico VivaVoz, que auxilia e orienta usuários e familiares de dependentes, passará de 0800 para o número de três dígitos 132.


Fonte: O Globo

HOMEM DE IBICARAI MORRE EM CONFRONTO COM A POLICIA

Vitima Robson Nascimento Pinto,foi morto em Guaratinga , durante confronto com a policia . O corpo está na capela do cemitério local para ser enterrado e está aguardando alguem da familia para reclamar. A policia de Guaratinga não divulgou as causas da troca de tiros .Qualquer informação fone 73 8101 0345 9989-6822
ou na delegacia 73. 3277- 2242



PIB da Bahia cresce 2,6% no terceiro trimestre deste ano

Os dados divulgados nesta quarta-feira (7) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 2,6% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o terceiro trimestre de 2010. No Brasil, o crescimento foi de 2,1%. Os setores que mais contribuíram para o resultado baiano foram a agropecuária, com um aumento de 10,4%, e serviços, com alta de 4,3%.

A estimativa preliminar da SEI, de acordo com o diretor-geral da superintendência, Geraldo Reis, é de que a atividade econômica da Bahia finalize este ano com uma expansão de 2,5%, em relação a 2010.

Outro dado positivo é o aumento nas exportações. Entre janeiro e setembro deste ano, a Bahia exportou um total de US$ 8,1 bilhões, com crescimento de 22,6%, em relação ao mesmo período de 2010, com US$ 6,6 bilhões.

Segundo o estudo, as exportações baianas se concentram nos segmentos de químicos e petroquímicos, papel e celulose, petróleo e derivados e soja, representando 63,3% do total. Entre os países que mais compram produtos baianos, estão Argentina, China e Estados Unidos.

Quanto aos empregos formais, foram geradas 80 mil vagas no estado, de janeiro a setembro. Os setores que mais empregaram mão de obra foram serviços (31 mil) e agropecuária (14 mil).


Operação de recaptura termina em morte em Nova Canaã

Uma operação policial para a recaptura de detentos acabou em troca de tiros e na morte de três foragidos da cadeia de Iguaí. No confronto, foram atingidos os irmãos Gilvando e Marivaldo Soares Oliveira.

O terceiro morto foi o traficante Tiago dos Santos. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu quando era transportado para o Hospital de Base de Itabuna. O confronto entre policiais e foragidos ocorreu no município de Nova Canaã.

A operação foi realizada, por policiais de Ibicaraí, Iguaí e Nova Canaã, para tentar prender seis homens que fugiram da madrugada de segunda da delegacia de Iguaí. Eles foram resgatados por dois homens encapuzados, que renderam o carcereiro de plantão.

Os três foragidos foram encontrados em Nova Canaã e, segundo a polícia, houve resistência à prisão. Com os foragidos, a polícia apreendeu três revólveres e uma motocicleta. A polícia ainda tenta prender os foragidos de prenomes Rodrigo, Gilson e Charles.

 Foto: Itapetinganamidia.com
Fonte: Jornal A Região

6 de dezembro de 2011

Dalledone diz que abandonou a defesa do goleiro Bruno Fernandes

O advogado Claúdio Dalledone renunciou nesta terça-feira (6) à defesa do goleiro Bruno Fernandes, que vai a júri popular pelo desaparecimento e morte de Eliza Samudio. Segundo Dalledone, a decisão foi tomada por questões éticas. "Se a defesa técnica e a autodefesa não concordam, recomenda-se a boa ética que o advogado renuncie", disse ao G1 sobre a relação dele com o réu. Ele afirma que não poderia concordar com o "argumento infantil", sustentado pelo que chamou de "defesa em bloco" dos demais defensores, de que quando não há corpo, não há crime.

Segundo a Justiça, ainda não há data prevista para o julgamento.

Dalledone esteve à frente da defesa do goleiro desde o dia 22 de novembro de 2010. "A minha linha de defesa foi a negativa da autoria. Os autos não conseguem estabelecer a ligação do Bruno, não tem algo que indique que ele prestou auxílio para essa menina (Eliza) ser assassinada. Não há prova da participação dele", disse.

A renúncia foi protocolada na 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na tarde desta terça-feira (6), segundo Dalledone. Bruno Fernandes está preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), ele manisfestou a vontade de trabalhar na prisão e, atualmente, recebe salário para ajudar na limpeza.


Cuba registra vacina contra câncer de pulmão na América Latina

As autoridades sanitárias de Cuba registraram no Peru uma vacina terapêutica contra o câncer de pulmão que foi aplicada com resultados favoráveis em cerca de 2 mil pacientes na ilha, informou na terça-feira a imprensa estatal cubana.

A vacina CimaVax-EGF oferece a possibilidade de converter o câncer avançado em uma enfermidade crônica controlável e começou a ser comercializada em Cuba no início deste ano, depois de ser experimentada em mais de mil pacientes sem provocar efeitos adversos severos.

"A Cima Vax-EFG está registrada em Cuba e no Peru. Está em processo no Brasil, na Argentina, na Colômbia e em outras nações e tem direito de patente em quase todo o mundo", disse Gisela González, chefe da equipe de desenvolvimento da vacina, citada pelo diário Granma, do Partido Comunista, do governo.

González ressaltou que os ensaios clínicos com a Cima Vax-EGF foram iniciados em 1995 e têm "demonstrado segurança e resposta imune" em pacientes em estados avançados da doença.

O câncer é uma das principais causas de morte em Cuba. Em 2010, foram registrados mais de 22 mil mortes por tumores oncogênicos - entre eles, quase 12 mil mulheres, segundo as cifras oficiais.

A vacina contra o câncer de pulmão é aplicada em pacientes que receberam tratamentos de radioterapia ou quimioterapias para controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada, explicou a especialista, segundo o diário.

A indústria biotecnológica cubana representa uma importante injeção de divisas para a frágil economia doméstica, com a comercialização de 38 medicamentos em cerca de 40 países.

Segundo números recentes, a biotecnologia gera entradas anuais que superam os 300 milhões de dólares.

As autoridades cubanas estão impulsionando a cooperação tecnológica, por exemplo, com a China, seu segundo parceiro comerciais. No fim de novembro, Havana e Pequim firmaram vários acordos para o desenvolvimento de vacinas, fomentando a investigação bilateral para o quinquênio 2012-2016.

O Brasil é outro país com uma forte colaboração bilateral na esfera da saúde e, em especial, na biotecnologia.

O Granma anunciou que se trabalha nos ensaios clínicos para uma vacina contra o câncer de próstata. Cuba fabricou um medicamento contra o câncer de colo de útero e um recombinante para problemas cardiovasculares.

Fonte: Estadão (Reportagem de Nelson Acosta)


70 anos da produção de petróleo no Brasil é foco de seminário na Bahia

Para comemorar os 70 anos do início da produção de petróleo no Brasil, tendo a Bahia como ponto de partida, aconteceu nesta terça-feira (6), no auditório daFaculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Pelourinho, o seminário 70 Anos de Petróleo e Desenvolvimento na Bahia.

Durante o evento, que contou com a parceria da Fundação Pedro Calmon, órgão da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), o presidente da fundação e historiador Ubiratan Castro destacou a importância do petróleo para a Bahia. Segundo ele, o desenvolvimento econômico do estado se deve à descoberta da primeira jazida de petróleo do Brasil, em 1939, no bairro do Lobato, subúrbio ferroviário.

O poço do Lobato, apesar de não atender às expectativas, foi de importância fundamental para o desenvolvimento da atividade petrolífera na Bahia. A partir do resultado desse poço, houve uma grande concentração de esforços na Bacia do Recôncavo. Em 1941, é descoberta a primeira acumulação comercial de petróleo do país, no município baiano de Candeias.

“O Brasil ganha uma nova Constituição em 1946 e também tem início a campanha nacionalista em defesa da soberania brasileira sobre o recurso natural, com o chamamento O Petróleo é Nosso!. Em 1948, é criado o Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional (Cedpen). Já em 1953, o presidente Getúlio Vargas assina a lei nº. 2.004, criando a Petrobras”, contou Castro.

O gerente-geral de Exploração e Produção da Petrobras na Bahia, Antônio José Rivas, afirmou que o poço Candeias-1 continua ativo, contribuindo com uma pequena, mas emblemática, produção de petróleo e gás para os resultados da Petrobras no estado. “O significado da descoberta em Candeias reconfigurou os rumos do desenvolvimento, com a presença de uma crescente industrialização que se instalou no país a partir daquele momento”.

Até o dia 14 deste mês, a Petrobras vai realizar diversas ações para marcar os 70 anos do início da produção de petróleo no Brasil, que inseriu o país de forma definitiva no grupo de produtores do chamado ouro negro.
Fonte: Secom-Ba.