24 de julho de 2015

SDR se reúne com grupo ambientalista para discutir preservação da Mata Atlântica


Com a intenção de elaborar planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica e fomentar a colheita, produção e comercialização de sementes e mudas florestais nativas da Bahia, foi realizada uma reunião nesta sexta-feira (24), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Centro Administrativo, em Salvador.

O encontro entre o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e o coordenador do Grupo Ambientalista - Gambá, Renato Cunha, teve a presença do diretor de Inovação e Sustentabilidade da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), José Tosato.

Prefeitura de Ibicaraí entrega 142 kits fardamento para servidores municipais


Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antônio Lima
O plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí recebeu na tarde de ontem, quinta-feira, 23, mais de 140 servidores municipais para a entrega de fardamentos. A Prefeitura de Ibicaraí, através de uma ação conjunta das secretarias de Administração, Finanças, Infraestrutura e Saúde, investiram em torno de 46 mil reais com recursos próprios em fardamentos, botas e luvas. A Secretaria de Infraestrutura entregou 105 kits para Garis, Pedreiros e Marceneiros; A Secretaria de Saúde entregou 23 camisas e 23 pares de botas para os Agentes de Combate a Endemias (ACE); e o Hospital entregou 14 kits, contendo botas, luvas, calças e  blusas, sendo que 9 kits foram entregues para o setor de Higienização e 5 para a rouparia. Vale lembrar que no último dia 6 a Secretaria de Saúde, em mais uma ação com recursos próprios, entregou 73 tablets para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Hospital de Ibicaraí melhora atendimento e cria cartilha para acompanhantes e visitantes



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

Atender bem é um princípio básico em qualquer instituição de saúde. É fato que em saúde a prevenção é quase tão importante quanto o tratamento médico. Os países de primeiro mundo investem muito na saúde preventiva e os números comprovam que prevenir é melhor que remediar. A atenção e orientação inicial dada por um profissional de saúde ao cidadão muitas vezes reduz em muito o tempo do tratamento ou até mesmo na escolha do médico especialista.
Foi pensando em uma saúde preventiva, que a atual gestão, através da Secretaria Municipal de Saúde e seu secretário Pinheiro Farias, vem trabalhando com sua equipe, através de cursos e seminários na qualificação profissional junto ao usuário da saúde local.

23 de julho de 2015

População de Ibicaraí ganha acesso gratuito a Internet


           
Desde a última semana a população de Ibicaraí que frequenta a praça Henrique Sampaio e o Calçadão Dagmar Pinto está tendo a oportunidade de visualizar e compartilhar informações, fotos e vídeos através do serviço gratuito de Internet sem fio, em modo de teste, instalado pelas Lojas Buriti – Materiais para Construção, de Itabuna.
Aliada ao objetivo de democratizar o acesso à Internet de forma gratuita, a iniciativa desenvolvida pelo setor de Marketing da empresa, em parceria com a Ipsoft Brasil e a Nossa Produtora, visa ainda, interagir com os internautas através da fanpage da loja.

Fim de semana terá tempo chuvoso no litoral e baixas temperaturas nas áreas serranas


Para grande parte da Bahia, as condições do tempo previstas para os próximos dias não deverão ter mudanças significativas, principalmente, nas regiões oeste, norte, São Francisco e faixa centro-oeste da Chapada Diamantina e sudoeste, onde uma massa de ar seco continua mantendo o céu ensolarado e sem chuvas. Além de impedir as chuvas, a atuação dessa massa de ar também é responsável por elevar as temperaturas nessas áreas do estado, especificamente, no período da tarde, quando estas poderão chegar aos 34°C (máxima). Por outro lado, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o ar seco (típico do inverno) também favorece a queda dessas temperaturas, que podem chegar aos 12°C (mínima).

Turistas elogiam ações educativas da Caravana do Detran em Ilhéus


O material educativo distribuído pela Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), no município de Ilhéus, no sul do estado, com a mensagem ‘Trânsito seguro é uma responsabilidade de todos’, agradou aos turistas que passeavam pelo Centro, espaço histórico da cidade, na quarta-feira (22). “Adoro o Rio de Janeiro, mas a Bahia é encantadora, principalmente aqui, onde posso vir ao Vesúvio, visitar a Casa de Jorge Amado, as praias. Porém, o que ainda me deixa intranquila é a forma como as pessoas dirigem, e os pedestres, que insistem em andar no meio da rua. Essa iniciativa do Detran vai servir de aprendizado para a população daqui”, disse a carioca Zenilda Santana, 45 anos.

Rui solicita mais recursos para banda larga na Educação e Saúde


Impulsionar a rede de banda larga na Bahia, sobretudo nas áreas da Educação e da Saúde no interior do estado, onde a internet em alta velocidade é precária, e apresentar o projeto de expansão do Parque Tecnológico. Esses foram os dois principais assuntos tratados pelo governador Rui Costa, na tarde desta quarta-feira (22), em Brasília, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo.

O governador apresentou também ao ministro os projetos necessários para a Bahia na área de ciência e tecnologia que precisam do apoio do governo federal. Rui destacou a necessidade de ampliar a rede de banda larga no estado para atender às universidades federais e estaduais, aos Institutos Federais de Educação, à rede estadual de educação e ainda viabilizar a implantação da telemedicina na Bahia. 

22 de julho de 2015

Aplicativo WhatsApp facilita aprendizagem de Matemática


‘Bicho-papão’ para muitos estudantes, a Matemática já não assusta os alunos da Escola Estadual Filadélfia, localizada na Vila Canária, em Salvador. Desde o último dia 14, estudantes do 6º ao 9º ano participam do Projeto Tabuada, que associa a disciplina à tecnologia utilizando o aplicativo WhatsApp.

Todo o conteúdo ensinado em sala de aula é revisado em casa seguindo roteiro construído de forma conjunta com o professor da matéria. O aprendizado é testado nos desafios lançados pelo professor através do Whatsapp. Cada turma tem seu grupo virtual e o prazo de resposta para cada questão postada é de uma semana. 

Estado, governo federal e prefeituras planejam ações de combate ao Aedes Aegypti


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, em conversa, nesta quarta-feira (22), com o governador Rui Costa, em Brasília, confirmou que estará em Salvador no dia 30 deste mês para um trabalho de mobilização envolvendo Estado, prefeituras e governo federal. 

Estado mantém diálogo com Sindsaúde, mas greve é considerada ilegal pelo TJ-BA


Em nota divulgada nesta quarta-feira (22), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reitera a população que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA) concedeu, no último domingo (19), liminar ao Governo do Estado da Bahia considerando ilegal o movimento de greve do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde), com multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento e retorno imediato de todos os servidores grevistas aos postos de trabalho. 

Estudantes de Firmino Alves fazem horta em atividade de educação ambiental


O plantio, o cultivo e a colheita de alimentos pelos estudantes do Centro Educacional Monteiro Lobato, da rede estadual de ensino do município de Firmino Alves, no sul do estado, são mais um exemplo da parceria entre sociedade e escola, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.

A partir do envolvimento de profissionais voluntários e da comunidade, o colégio ganhou uma horta que produz alface, tomate, coentro e outras hortaliças. Os alimentos são utilizados na merenda escolar e os alunos adquirem novos conhecimentos por meio da atividade que relaciona disciplinas, como Matemática e Biologia, com educação ambiental.

Rota 3 do SAC Móvel visita mais quatro localidades do sul da Bahia até o fim do mês


Os moradores de Firmino Alves, Itapetinga, Macarani e Maiquinique serão os próximos contemplados pelo SAC Móvel no sul da Bahia. Com estas visitas – programadas para o período de 23 de julho a 1º de agosto –, a Rota 3 da unidade itinerante do Serviço de Atendimento ao Cidadão encerra a agenda deste mês.

Estão entre os benefícios oferecidos pelo programa a emissão de carteira de identidade, CPF e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, além do recadastramento de inativos e pensionistas do Estado e atendimento da Ouvidoria Geral do Estado. Informações adicionais podem ser obtidas na página do SAC. 

Confira as datas reservadas para cada localidade:

21 de julho de 2015

Cresce número de candidatos a doação de sangue na Bahia


Segundo dados da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), o número de doadores regulares de sangue aumentou no estado no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho de 2015, foram 68.974 candidatos a doação, cerca de 9% a mais do que no primeiro semestre de 2014. Os números ainda não são os ideais, porém o crescimento de doadores está sendo recebido com bastante otimismo pela equipe da Hemoba. Ainda de acordo com dados da fundação, o aumento do número de doadores se deve, principalmente, pelo aperfeiçoamento dos processos de doação, e das constantes campanhas de captação de candidatos, promovidas nas principais cidades da Bahia.

Caravana do Detran usa técnicas de relaxamento em atividade com servidores em Ihéus


A equipe da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) tem usado técnicas de relaxamento que aumentam a concentração e diminuem o estresse, antes do início das ações com servidores em Ilhéus, na região cacaueir – o 14º município a ser atendido pelo projeto itinerante. As primeiras atividades, na segunda-feira (20), foram procedimentos administrativos na 13ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), para dinamizar os serviços oferecidos à população. “Pela primeira vez, usamos essas técnicas de relaxamento para deixar o servidor mais tranquilo, já que as ações de fiscalização podem ter alta carga de tensão. Serve também para aproximar mais o grupo e reforçar a solidariedade no trabalho”, disse o coordenador da equipe, Ricardo Cruz.

20 de julho de 2015

Secretaria oferece mais de dez mil vagas para Educação Profissional


A Secretaria da Educação do Estado está destinando 10.035 novas vagas para a Educação Profissional. As inscrições serão realizadas desta segunda a sexta-feira (20 a 24), diretamente nos Centros Estaduais e Territoriais e unidades que oferecem Educação Profissional na capital e no interior do estado.

A maior oferta, que compreende 5.515 vagas, é para a forma de articulação Proeja Médio, direcionada para jovens e trabalhadores que têm 18 anos ou mais e já concluíram o ensino fundamental. Também são oferecidas 315 vagas ao Proeja Fundamental, para maiores de 18 anos que não concluíram o ensino fundamental. 

Ceep de Ilhéus oferece 140 vagas para três cursos técnicos


O Centro de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro de Melo Vieira (Ceep Amev), no município de Ilhéus, no sul do estado, realiza desta segunda a sexta-feira (20 a 24), as matrículas do segundo semestre para os cursos técnicos em Comércio (35 vagas), Manutenção e Suporte em Informática (35) e Segurança no Trabalho (70), no período noturno.