24 de fevereiro de 2012

Seis casos de coqueluche foram registrados em Salvador em 2011 e este ano


A coqueluche, uma doença que parecia estar sob controle voltou a aparecer. Somente neste ano, a Secretaria de Saúde do município de Salvador notificou quatro casos que poderiam ter sido evitados com a vacina, que é distribuída gratuitamente nos postos de saúde.

O caso mais recente é de um bebê de seis meses que está internado com suspeita da doença. O resultado que dirá se a criança tem ou não coqueluche sairá em 15 dias.

Foi no posto de saúde do bairro de São Marcos que Ágata ficou internada durante dois dias com suspeita de coqueluche. A criança aguardava transferência para o hospital Couto Maia.
Ela já foi avaliada. Fez exames físicos e de laboratório. Após receber atendimento médico, a menina foi levada de volta para o posto de saúde onde estava internada. Segundo os médicos, ela não ficou no hospital Couto Maia porque o estado de saúde não é grave e para evitar contaminação, já que o local recebe pacientes com doenças infectocontagiosas.

Coqueluche
A coqueluche é uma doença que atinge o sistema respiratório. Os sintomas mais comuns são febre, mal-estar e tosse seca, que piora com a evolução da doença que provocando dificuldade para respirar e vômitos.

Crianças com menos de seis meses de idade são os mais propensos a apresentar formas graves da doença que pode causar desidratação, pneumonia, convulsões e lesão cerebral podendo levar a morte.

A coordenadora de imunização do município, seis casos de coqueluche foram registrados em Salvador em 2011 e este ano, quatro já foram notificados, mas nenhum confirmado. “Tem criança que agente atende de campanha a campanha. Uma criança tem que tomar uma dose da tetra aos dois, 4 e seis meses, com um ano ela toma um reforço e aos quatro e aos seis anos ela toma outro reforço. Então são cinco doses para que a gente possa garantir que essa criança não tenha coqueluche durante pelo menos, 10 anos”, garante a coordenadora Ana Rita Vasconcelos.


G1-Ba.

Bahia pauta prevenção à moniliase do cacau


A prevenção da monília ou monilíase do cacau (enfermidade do cacaueiro causada por um fungo) entrou na pauta da reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), nesta terça-feira (28), em Porto Velho (RO). O assunto foi levantado pelo o secretário da Agricultura da Bahia e presidente do Conseagri, Eduardo Salles.
Apesar de não representar ameaça imediata à Bahia, maior produtor de cacau do Brasil, a Secretaria da Agricultura, via Agência de Defesa Agropecuária (Adab), e o Ministério da Agricultura (Mapa), via Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), querem prevenir a entrada da praga, que assola países produtores de cacau da América Latina e que fazem fronteira com os estados do Norte do Brasil.
O secretário acordou com os estados do Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Pará e Amazonas a assinatura de um termo de cooperação técnica ‘guarda-chuva’, relativo à defesa animal, vegetal e inspeção sanitária. “Dentro disso, o foco maior é a monilíase, além de outras doenças como sigatoka negra da banana, doenças do citros, que também podem ameaçar a produção brasileira e baiana, já que a Bahia é o maior produtor de banana e o segundo de laranja”, observou.
Em contato com o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa, Cosam Coutinho, Salles aventou a possibilidade de firmar convênios para a prevenção da doença. O secretário propôs ao diretor a assinatura dos convênios, com consequente liberação de recursos para os estados, visando a elaboração de um plano nacional de contingenciamento e de emergência para a monilíase.
“Não queremos que uma praga como esta, que se mostra mais drástica que a vassoura-de-bruxa, possa causar um novo dano social a uma das regiões agropecuárias mais importantes do estado. Não temos a ilusão que a Bahia consiga barrar definitivamente a chegada da monilíase, mas queremos atrasar esse processo ao máximo até que a pesquisa agropecuária possa encontrar meios para desenvolver a tecnologia de combate”, explicou o secretário.

Américas Latina e Central

A monília é uma doença devastadora para o cacaueiro, cujo agente causal é o fungo Moniliophthora roreri, que até o momento não existe no Brasil. Endêmica do noroeste da América Latina e também de alguns países da América Central, foi registrada pela primeira vez no Equador em 1917, de onde se disseminou para a Colômbia (1930), Venezuela (1941), Panamá (1949), Costa Rica (1978), Nicarágua (1980), Peru (1988), Honduras (1997) e Belize (2002). Nestes países, os danos econômicos causados pela monília variam de 50 a 100%.

Ras/af
24.02.12

Prorrogadas inscrições para projetos voltados às mulheres


A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) prorrogou o prazo para inscrições de projetos destinados às atividades do mês de março, considerado ‘o mês da mulher’. As entidades interessadas têm até a próxima segunda-feira (27) para apresentação das propostas. O edital foi retificado na edição desta sexta-feira (24) do Diário Oficial do Estado. Serão quatro iniciativas financiadas com recursos previstos de R$ 110 mil, no total.

Podem participar somente organizações da sociedade civil cujos projetos tenham foco no combate à violência contra as mulheres e promoção da autonomia do público feminino. O edital contemplará eventos como seminários, fóruns, oficinas, encontros de sensibilização, entre outros. 

O novo edital está disponível no site www.mulheres.ba.gov.br e também pode ser acessado na versão digital do Diário Oficial, através do link http://dovirtual.ba.gov.br/egba/reader2/.

A iniciativa de ampliar as inscrições, segundo a SPM, se deu principalmente pela dificuldade encontrada por parte das entidades sediadas no interior da Bahia para entrega das propostas. Outro fator foi o não funcionamento dos órgãos do governo na Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo).

A secretaria informa que o calendário foi devidamente submetido à Procuradoria Geral do Estado (PGE), conforme determinação normativa do Estado.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117-2821 ou 3117- 2815.



was/om       24.02.12


Polícia frustra assaltos a bancos no interior durante o Carnaval


Com um quilo e seiscentos gramas de explosivos e mais oito espoletas acomodados no assoalho e no interior do banco traseiro de uma caminhonete, Lelson Almeida da Costa, 39 anos, e Gilberto Magalhães Aguiar, 33, foram flagrados por uma guarnição da Polícia Militar quando trafegavam pela estrada que liga Jacobina a Várzea do Poço, sexta-feira passada (17).

Gilvan Santos Sales, 28, e Rudnei Torres, 32, que estavam a bordo do veículo e fugiram durante a abordagem, foram presos 29 horas depois por investigadores da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, tentando fugir de Jacobina.

Os investigadores descobriram que eles pretendiam assaltar as agências bancárias de Jacobina, onde estavam hospedados, e de Serrolândia durante o Carnaval. Os policiais apuraram também que os quatro já estavam há alguns dias visitando diversas cidades da região para levantar informações sobre localização de agências, movimento financeiro e policiamento.



Grupo agia em outros estados



Segundo o delegado titular da 16ª Coorpin, Élvio Brandão, os quatro assaltantes pertencem a uma quadrilha que tem origem em São Paulo, mas atua em diversos outros estados, principalmente no interior de Minas Gerais e Bahia. “Eles possuíam material suficiente para explodir até 20 caixas eletrônicos”, calculou Brandão.

A informação de que parte do grupo estaria na Bahia chegou por meio da Polícia Militar de Minas Gerais, que constatou, em filmagens de uma ação do grupo na cidade de Novo Horizonte, em Minas, que a caminhonete, pertencente a Lelson, aparecia nas imagens. Abordados por PMs de Várzea do Poço, já na Bahia, policiais reconheceram o carro e suspeitaram do grupo.

“Os quatro assaltantes pertencem a uma quadrilha composta por nove pessoas. Cinco deles foram identificados apenas pelos apelidos e já estão sendo procurados”, avisou Élvio Brandão.

Autuados em flagrante pelo delegado Brandão por formação de quadrilha, porte ilegal de armas e material explosivo, os paulistas Gilberto e Rudnei e os baianos Lelson e Gilvan encontram-se agora custodiados no Complexo Policial de Jacobina à disposição da Justiça Criminal. Rudnei, Gilvan e Elson têm passagens em presídios e delegacias por assalto, furto de veículo e porte ilegal de arma.



Nas/af

24.02.12

Bahia teve redução de 44% de atos graves cometidos por adolescentes no carnaval


Uma redução de 44% na gravidade dos atos infracionais cometidos por adolescentes durante o Carnaval 2012 é um dos principais destaques do balanço apresentado, nesta sexta-feira (24), pela unidade de Pronto Atendimento da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).

Dos quase 90 adolescentes da capital e do interior que deram entrada na unidade no período carnavalesco, apenas 10 estão envolvidos em atos considerados graves como homicídio, latrocínio e tráfico de drogas. Os outros jovens foram liberados pelo Ministério Público e 13 deles encaminhados para o Conselho Tutelar.

Outro dado importante é a redução de 19% no número de adolescentes reincidentes. Em 2012, apenas 13 adolescentes atendidos no Pronto Atendimento já tinham passagem na fundação e só cinco já cumpriram medidas socioeducativas.

Para a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira, essa redução é resultado dos avanços do atendimento socioeducativo na Bahia e no Brasil. “Nos últimos anos, as ações para a ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei foram ampliadas e qualificadas, especialmente no que se refere à inclusão desses jovens na escola e no mercado de trabalho”.

Ariselma diz ainda que outras questões também têm influenciado para a redução dos atos infracionais praticados pelos adolescentes. Ela destaca, dentre eles, a melhoria na qualidade de vida das famílias brasileiras “que hoje contam com mais oportunidades de emprego e aumento da renda”. 



Tas/rn – 24.02.12

23 de fevereiro de 2012

Teixeira de Freitas, Barreiras e Lençóis terão melhorias nos aeroportos


A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) firmou contrato de concessão remunerada de uso, em caráter emergencial, dos aeroportos das cidades de Barreiras, Lençóis e Teixeira de Freitas.

O contrato foi firmado com a empresa São Francisco Administração Aeroportuário e Rodoviário Ltda, que pagará R$ 72 mil ao Estado pela concessão e deverá investir R$ 180 mil nos primeiros 120 dias do prazo da concessão, que é de 180 dias. O resumo do contrato foi publicado na edição do dia 15 de fevereiro deste ano do Diário Oficial do Estado.



Melhoramentos - O diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessôa, ressalta que a ampliação e modernização do Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, cuja licitação será realizada no próximo dia 29, e os melhoramentos nos aeroportos de Barreiras, Lençóis e Teixeira de Freitas vão fortalecer a estrutura da aviação regional no estado.

O coordenador do Setor de Terminais da Agerba, Jorge Faria, informa que a concessionária São Francisco terá que realizar obras que permitam adequar os três aeroportos às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As obras nos três aeroportos incluem, entre outras, a adequação dos terminais de passageiros, implantação do Serviço contra Incêndio (SCI) e balizamento para vôos noturnos.

O aeroporto de Barreiras, cuja pista tem l.600 metros de comprimento por 30 metros de largura, opera atualmente com vôos da Passaredo, com até 50 passageiros. Já o aeroporto de Lençóis, com pista  de 2.082 metros por 30 metros, opera com vôos da Trip.

Com pista de 1.460 de comprimento e 30 de largura, o aeroporto de Teixeira de Freitas recebe pequenas aeronaves. Jorge Faria observa que as empresas Trip e Azul já estão interessadas em operar com aviões de grande porte em Barreiras e Teixeira de Freitas.

kas/rn – 23.02.12

Bahia lidera a geração de empregos no Nordeste em janeiro


A Bahia voltou a liderar a geração de postos de empregos na Região Nordeste ao apresentar em janeiro deste ano um saldo de 6.861 postos de trabalhos celetistas. O Setor de ‘serviços’ foi o que mais se destacou com 3.363 postos, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados, nesta quinta-feira (23), pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Para o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, os números são positivos e mantém a expectativa de continuidade na geração de novos empregos com carteira assinada em 2012. “Devemos ser cautelosos com previsões num quadro de crise internacional. O importante é continuar a política de atração de novos investimentos, combinado com a garantia de crédito para a produção e o consumo”, explicou.

         Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o resultado que a Bahia ostenta no mês de janeiro foi o melhor da Região Nordeste e decorreu, principalmente, da expansão nos setores de ‘serviços’ (+3.363 postos), da construção civil (+1.477 postos) e da indústria de transformação (+1.375 postos).



Atuação do interior - Na série ‘ajustada’, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, o montante de empregos gerados na Bahia atingiu 71.095 postos de trabalho, o que corresponde a um aumento de 4,45%, no acumulado dos últimos doze meses. Este resultado foi o segundo melhor do Nordeste, ficando atrás apenas de Pernambuco que gerou 96.213 postos em igual período.

             O total de 6.861 empregos formais na Bahia é fruto da destacada atuação das principais cidades do interior que totalizaram 4.793 postos formais. O resultado geral de empregos no estado é equivalente à elevação de 0,41% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.

            A Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve também uma boa performance e registrou um acréscimo de 2.068 empregos (+0,24%). O saldo de 6.861 empregos criados na Bahia em janeiro foi mais favorecido pelo desempenho dos municípios do interior, com a geração de 4.793 postos, enquanto a RMS participou com um saldo de 2.068 empregos. Salvador foi o município metropolitano com o maior saldo (2.190 empregos), seguido de Camaçari e Dias D’Ávila com, respectivamente, 362 e 225 empregos. Candeias e Simões Filho tiveram saldos negativos de 107 empregos cada um.

No interior, os cinco municípios com melhores desempenho foram Feira de Santana (561 postos), Vitória da Conquista (269), Jequié (232 postos), Cruz das Almas (173) e Teixeira de Freitas (172). Contrariamente, Casa Nova, (-221 postos) e Paulo Afonso (-74 postos) sobressaíram-se com saldos negativos entre os municípios baianos com mais de 30 mil habitantes.







Tas/rn – 23.02.12






Estado amplia monitoramento da frota oficial


Veículos oficiais do Estado serão monitorados por meio de sistema on line a partir de março. Os primeiros 237 são ligados ao Sistema de Telemetria e Monitoramento, que utiliza a mesma tecnologia das redes de telefonia celular para envio de dados. A iniciativa faz parte do projeto de modernização administrativa e gestão eficiente dos recursos públicos, uma vez que possibilita o acompanhamento do consumo de combustível, manutenção da frota, uso adequado do patrimônio público e coordenação das atividades operacionais de maneira mais efetiva.

O monitoramento possibilitará ao gestor de frota acompanhar com mais detalhe cada trecho das rotas dos carros oficiais. O sistema funciona a partir do envio de dados por meio de um chip instalado no veículo, com informações acessíveis pela internet, utilizando login e senha. O equipamento também permite a localização dos veículos e re-educação dos condutores na direção de veículo, com o controle da velocidade, aumento da vida útil do automóvel e melhoria dos serviços prestados aos usuários.

Um dos diferenciais do projeto é o sistema de comunicação entre unidade e veículo. O equipamento permite a interlocução entre o gestor da frota e motoristas em atividade, podendo adequar, ainda em trânsito, mudanças no roteiro. Isso significa uma economia significativa dos custos, evitando deslocamentos desnecessários de veículos da garagem, reorientando os que já estejam na rota de destino. Também vai promover uma melhor coordenação das demandas logísticas de cada unidade envolvida.


Capacitação - Em fase de implantação, o projeto irá abranger inicialmente veículos que prestam atendimento às secretarias da Administração (Saeb), da Saúde (Sesab), da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), do Meio Ambiente (Sema) e da Agricultura (Seagri), além do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Casa Civil e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Secom-Ba.

Capixaba guarda 200 escorpiões que invadiram casa em 10 meses


Assustado com a quantidade de escorpiões na região, o vigia Célio dos Reis resolveu juntar os animais que ele conseguiu capturar dentro da casa dele. Em 10 meses, foram mais de 200 aracnídeos. O problema não é só comum a ele, mas a todos os moradores do bairro Niterói, no município de Atílio Vivacqua, no Sul do Espírito Santo. A prefeitura informou que não há remédio e a orientação é que os quintais fiquem limpos.

Célio acredita que ninguém tem mais escorpiões que ele. “É muito perigoso, não só porque eu escuto as pessoas falarem, mas porque eu já fui picado e doeu muito", enfatizou. A esposa do Célio, Patrícia Zampire já encontrou um escorpião dentro do tênis do filho, de dois anos. “Meu marido já foi picado três vezes e poderia ter sido o meu filho agora", disse.



Ela ainda conta que a pediatra disse que, caso a criança seja atacada, a picada pode ser fatal. “Fica difícil prender meu filho dentro de casa e privá-lo de brincar no quintal. Inclusive, até dentro da residência a gente acha escorpião", afirmou a mãe.

Segundo os moradores, os escorpiões surgem em terrenos baldios, com mato alto e entulhos. Alguns dizem que nem todos os vizinhos se preocupam com a limpeza. Apesar dos moradores afirmarem que os bichos aparecem muito no local, a secretária de Saúde de Atílio Vivácqua, Andreia Fávero, disse que não há registro considerável de picadas de escorpião na cidade.



Do G1 ES, com informações da TV Gazeta Sul




Regra das oito horas de sono pode ser 'mito'


Dados científicos e históricos sugerem que a recomendação de oito horas ininterruptas de sono por dia pode ser baseada em um mito. Segundo especialistas, o processo biológico natural prevê um sono segmentado em duas partes, mas o padrão foi aos poucos sendo alterado por transformações sócio-culturais.

No início da década de 90, o psiquiatra Thomas Wehr realizou uma experiência na qual um grupo de pessoas ficou em um ambiente escuro durante 14 horas por dia em um período de um mês.

Os voluntários precisaram de um tempo para regular o sono mas, na quarta semana, eles apresentaram um padrão de sono muito diferente: eles dormiam por quatro horas, acordavam durante uma ou duas horas e depois dormiam por mais quatro horas.

Além desta pesquisa, em 2001 o historiador Roger Ekirch, da Universidade Virginia Tech, publicou um estudo depois de 16 anos de pesquisa que revelou várias provas históricas de que o sono humano é dividido em dois períodos.

Quatro anos depois, Ekirch publicou o livro At Day's Close: Night in Times Past ('No Fim do Dia: A Noite no Passado', em tradução livre), que mostra mais de 500 referências a um padrão de sono segmentado, em diários, registros jurídicos, livros médicos e literatura, desde a Odisseia, de Homero, até um relato antropológico a respeito de tribos modernas da Nigéria.

Estas referências descrevem um primeiro período de sono que começava cerca de duas horas depois do anoitecer, seguido de um período em que a pessoa ficava acordada por uma ou duas horas e então um segundo período de sono.

'Não é apenas um número de referências, é a forma como é relatado, como se fosse de conhecimento de todos', disse Ekirch.

Atividade noturna
Na experiência de Wehr, durante o período de duas horas em que as pessoas ficavam acordadas, havia atividade. Estas pessoas se levantavam, iam ao banheiro ou fumavam e algumas até visitavam os vizinhos.

A maioria das pessoas ficava na cama, lia, escrevia ou rezava. Vários livros de orações do final do século 15 traziam preces especiais para as horas entre os períodos de sono.

Estas horas nem sempre eram solitárias, as pessoas geralmente conversavam ou tinham relações sexuais.

Um manual médico da França do século 16 até aconselhava os casais que a melhor hora para conceber um filho não era no final de um longo dia de trabalho, mas 'depois do primeiro sono'.

Ekirch descobriu em sua pesquisa que as referências ao primeiro e segundo sono começaram a desaparecer no final do século 17. Isto começou nas classes sociais superiores do norte da Europa e nos 200 anos seguintes se espalhou para o resto da sociedade ocidental.

E, por volta da década de 20, a ideia do primeiro e segundo sono já tinha desaparecido.

O pesquisador atribui esta mudança à melhoria na iluminação pública, na iluminação doméstica e a um aumento do número de cafeterias, que, em alguns casos, ficam abertas a noite inteira. A noite se transformou em um período de atividade normal e o tempo de descanso diminuiu.

Noite, crime e luz
O historiador Craig Koslofsky, tem uma explicação para como a noite mudou, em seu livro Evening's Empire ('Império da Noite', em tradução livre).

'Antes do século 17, as associações feitas com a noite não eram boas', afirmou o historiador. Segundo Koslofsky, a noite era um período ocupado por criminosos, prostitutas e bêbados.

'Mesmo os ricos, que podiam pagar pela luz das velas, tinham coisas melhores nas quais gastar o dinheiro. Não havia prestígio ou valor social associados à noite.'

Mas, tudo começou a mudar na época da Reforma e da Contra Reforma, no século 16, quando protestantes e católicos começaram a participar de cerimônias noturnas.

Esta tendência se espalhou pela esfera social, mas apenas para aqueles que tinham dinheiro para pagar por velas. Mas, com o início da iluminação pública, as atividades noturnas começaram a se espalhar por todas as classes.

Em 1667, Paris se transformou na primeira cidade do mundo a ter luzes nas ruas. Lille ganhou sua iluminação com velas no mesmo ano e Amsterdã, dois anos depois. Londres ganhou suas luzes em 1684 e, no final daquele século, mais de 50 grandes cidades da Europa contavam com iluminação noturna.

A noite virou moda e passar estas horas na cama era visto como perda de tempo.

E, segundo o pesquisador Roger Ekirch, a Revolução Industrial intensificou ainda mais este processo.

Um livro médico de 1829 pede que os pais obriguem suas crianças a não seguirem o padrão do primeiro e segundo período de sono, por exemplo.

Preferência
Nos dias de hoje a maioria das pessoas parece ter se adaptado ao padrão de oito horas ininterruptas de sono, mas Erkich acredita que muitos problemas do sono podem ter suas raízes na preferência natural do corpo humano por um período de sono dividido em períodos. E também à popularização da iluminação artificial.

E esta parece ser a raiz do problema que acomete muitas pessoas que acordam durante a noite e não conseguem voltar a dormir.

'Na maior parte da evolução nós dormimos de uma certa forma. Acordar durante a noite é parte da fisiologia normal humana', afirmou o psicólogo do sono Gregg Jacobs.

A ideia de que precisamos dormir em um único período pode ser prejudicial à saude, segundo Jacobs, caso as pessoas que acordem à noite fiquem ansiosas.

'Muitas pessoas acordam durante a noite e entram em pânico. Digo a elas que isto é apenas uma volta ao padrão de sono segmentado', disse o neurocientista especialista em relógio biológico da Universidade de Oxford Russell Foster.

Mas, a maioria dos médicos não reconhece que o sono ininterrupto de oito horas pode não ser natural.

'Mais de 30% dos problemas de saúde relatados por médicos têm origem direta no sono. Mas o sono tem sido ignorado em treinamentos médicos e existem poucos centros para o estudo do sono', afirmou Foster.

Fonte: BBC


Extremo sul da Bahia discute desenvolvimento sustentável


Esclarecer dúvidas da comunidade e do empresariado sobre a construção do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e do Plano de Desenvolvimento Sustentável é um dos objetivos do debate que acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, com a presença do secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro.


Segundo o secretário, o ZEE é um instrumento estratégico de ordenamento, planejamento e gestão territorial que traz benefícios diversos, “a exemplo da maior velocidade na liberação das licenças ambientais”.


No sábado (25) será a vez da população de Eunápolis debater o tema. O encontro está agendado para as 17h, no Hotel Eunápolis Plaza.


 


pas/om         23.02.12

Mamona é ‘ouro verde’ para agricultores familiares do semiárido baiano


A comunidade de Tombador de Cima, a 32 quilômetros de Sento Sé, região tradicional de produção de cebola no estado, há um ano vem apostando na cultura da mamona. Isso se deve, dentre vários fatores, ao aumento do consumo de biodiesel no país, que utiliza o grão da oleaginosa como uma das principais matérias-primas para a produção do combustível.

Outro ponto determinante para a agricultura familiar local investir na mamona são os incentivos do programa Semeando, do governo estadual, administrado pela Secretaria da Agricultura (Seagri), executado pela sua Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), e pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Para alguns produtores de Sento Sé, a exemplo de Bento Cordeiro da Cruz, 52 anos, a oleaginosa já está sendo chamada de ‘ouro verde’, devido à boa rentabilidade que vem proporcionando aos agricultores. A princípio, foram plantados em Tombador de Cima 26 hectares, sendo colhidas 40 toneladas de sementes de mamona, que foram adquiridas pelo próprio governo da Bahia para distribuição em regiões produtoras da oleaginosa.

Segundo Bento, como a mamona tem um ciclo de 90 dias, a previsão é de que em meados de junho a safra esperada dê um salto significativo e nos mesmos 26 hectares sejam produzidas cerca de 60 toneladas de sementes, todas prontas para comercialização, atingindo assim 150% a mais, em relação ao ano passado.

De acordo com o pesquisador e coordenador do programa na EBDA, Edson Alva, o objetivo do Semeando é transferir a tecnologia de produção de sementes para a agricultura familiar, principalmente para a formação de bancos de sementes comunitários, para que os agricultores não fiquem dependentes do recebimento de sementes por parte do Estado. Para este ano, o Semeando já disponibilizou R$ 300 mil para a compra de sementes.







Análises determinam qualidade – As sementes produzidas em Sento Sé já passaram por análises, que determinaram sua qualidade, e estão sendo entregues para agricultores familiares de todo o estado.

O produtor Ademir da Silva, do município de São Gabriel, região de Irecê, recebeu o lote de cinco quilos de semente e já plantou na sua área de dois hectares. Para ele, essas sementes representam a esperança de uma boa colheita este ano, já que na safra passada a produtividade foi quase zero. “Sempre plantei hortaliças, milho e feijão, mas nos últimos anos os resultados não foram bons. Estou mais otimista com a mamona”.

O engenheiro agrônomo da EBDA, Valfredo Vilela, que faz parte da equipe técnica do Semeando, declarou que a expectativa é de que os agricultores de Irecê tenham uma boa produtividade nesta safra. “O material distribuído é apropriado ao cultivo consorciado nos diversos ambientes do semiárido baiano e adaptado aos municípios do Território Irecê, onde apresentou maior estabilidade”.



ras/om     23.02.12


Horário de verão acaba domingo


O Carnaval acabou, a vida volta ao normal para os brasileiros. E isso inclui a alteração nos relógios. A partir deste domingo (26), termina o horário de verão. Por isso, os ponteiros devem ser atrasados em uma hora. Segundo o governo federal, o período do horário de verão foi o mais longo desde 1985 e teve 133 dias de duração. No período, a ONS prevê a diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).

Com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão. A decisão de utilizar o horário é de cada estado e, neste ano a Bahia resolveu aderir. A inclusão do estado era reivindicada por empresários do estado. Eles queriam sincronia com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do Sul e do Sudeste.

Fonte: Tribuna

22 de fevereiro de 2012

Cientistas descobrem novo planeta composto por água a 40 anos-luz


Um grupo de astrônomos descobriu a existência de um novo tipo de planeta, composto em sua maior parte de água e com uma leve atmosfera de vapor. A informação foi divulgada nesta terça-feira (21) pelo Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (em Cambridge, nordeste dos Estados Unidos) e pela Nasa.

Trata-se de um planeta fora de nosso sistema solar denominado "GJ1214b", descoberto em 2009 graças ao telescópio espacial Hubble da Nasa. Segundo estudos recentes de um grupo de astrônomos, ele tem "uma enorme fração de sua massa" composta de água.

Em nosso sistema solar existem três tipos de planetas: rochosos e terrestres (Mercúrio, Vênus, a Terra e Marte), gigantes gasosos (Júpiter e Saturno) e gigantes de gelo (Urano e Netuno).

Por outro lado, existem planetas variados que orbitam em torno de estrelas distantes, entre os quais há mundos de lava e "Júpiteres" quentes.

"Observações do telescópio espacial Hubble da Nasa acrescentaram este novo tipo de planeta", ressaltou comunicado conjunto do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian e da Nasa. Os estudos foram realizados pelo astrônomo Zachory Berta e por um grupo de colegas.

Características
O "GJ1214b", situado a 40 anos luz da Terra, é considerado uma "super-Terra", com 2,7 vezes o comprimento de nosso planeta e sete vezes seu peso.

Ele orbita a cada 38 horas ao redor de uma estrela vermelha anã e possui temperatura estimada de 450 graus Fahrenheit (232 graus celsius).

Em 2010, um grupo de cientistas liderado por Jacob Bean havia indicado que a atmosfera de "GJ1214b" deveria ser composta em sua maior parte por água, depois de medir sua temperatura.

No entanto, as observações também podem ter sido feitas em razão da presença de uma nuvem que envolve totalmente o planeta.

As medições e observações efetuadas por Berta e por seus colegas quando o "GJ1214b" passava diante de seu sol permitiram comprovar que a luz da estrela era filtrada através da atmosfera do planeta, exibindo um conjunto de gases.

O equipamento do Hubble permitiu distinguir uma atmosfera de vapor. Depois, os astrônomos conseguiram calcular a densidade do planeta a partir de sua massa e tamanho, comprovando que ele tem "muito mais água do que a Terra e muito menos rocha".

Da France Presse






Programa para preenchimento do IR 2012 será liberado nesta sexta


A Secretaria da Receita Federal publicou nesta quarta-feira (22), no "Diário Oficial da União", a instrução normativa 1.248, que aprova o programa multiplataforma para preenchimento
da Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), da Declaração de Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do país, referentes ao exercício de 2012, ano-calendário de 2011, para uso em computador que possua máquina virtual Java, versão 1.6 ou superior, instalada.

O programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2012, ano-base 2011, estará disponível para "download" na página do Fisco na internet no dia 24 de fevereiro próximo, confirmou o Fisco  na portaria divulgada nesta quarta-feira. O prazo para a entrega das declarações, porém, começa somente em 1º de março.

Deste modo, a Receita Federal mudou o sistema que vigorou nos últimos anos, quando o programa era disponibilizado para "download" na página do órgão na internet somente no dia em que começa oficialmente o prazo de entrega da declaração. Em 2011, por exemplo, o programa foi disponibilizado somente no dia 1º de março, quando teve início a temporada do IR do ano passado.

25 milhões de declarações
A expectativa do Fisco é de receber cerca de 25 milhões de declarações do IR em 2012, contra 24,37 milhões de documentos no ano passado. O prazo de entrega da declaração, pela internet, vai até as 23h59 do dia 30 de abril, de acordo com a Receita Federal.

Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011 (ano-base para a declaração do IR de 2012). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff com os sindicatos.

A declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.



Do G1, em Brasília




Trem descarrila, bate em estação, mata 49 e fere 600 em Buenos Aires


Um trem de passageiros que chegava à estação Once saiu dos trilhos e chocou-se contra a plataforma nesta quarta-feira (22) em Buenos Aires, capital da Argentina, deixando pelo menos 49 mortos e 600 feridos, segundo balanço mais recente divulgado por Néstor Rodríguez, porta-voz da polícia. Daniel Russo, da Defesa Civil, e Alberto Crescenti, chefe dos serviços de emergência da cidade, disseram que o número de vítimas pode subir.

O acidente ocorreu às 8h36 locais (9h36 de Brasília).

Os trabalhos de resgate continuavam, e ainda havia gente presa em vagões.

Pelo menos 20 ambulâncias foram enviadas ao local para resgatar as vítimas.

Policiais e autoridades informaram que, possivelmente, a composição perdeu os freios e saltou dos trilhos na hora em que entrava na plataforma da estação, uma das mais movimentadas da cidade.

O trem chocou-se contra a última barreira de contenção e ficou prensado.

Havia cerca de 800 pessoas a bordo, segundo a Telám, agência estatal de notícias.

Centenas de milhares de pessoas viajam de trem dos subúrbios para a capital da Argentina diariamente.

A investigação do incidente foi aberta, mas Mónica Slotauer, responsável pela limpeza da linha Sarmiento, afirmou que "os freios falharam por causa da falta de investimento" nesta linha férrea.

A linha ferroviária urbana Sarmiento opera com intensidade em uma distância de até 70 km e transporta diariamente a cerca de meio milhão de pessoas.

Os trens utilizados pela empresa são da década de 1960.

O último acidente ferroviário ocorrido na Argentina aconteceu em 18 de dezembro passado, quando uma locomotiva se chocou contra um trem repleto de passageiros parado numa estação da periferia sul da capital, com 17 feridos.

Em 13 de setembro de 2011, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas no choque entre dois trens e um ônibus numa passagem de nível do bairro metropolitano de Flores, a oeste, em um dos episódios mais graves dos últimos anos.

Do G1, com agências internacionais


68,5% são contra a legalização do aborto no Rio de janeiro


Depois do carnaval, o deputado federal Arolde de Oliveira, um dos principais líderes do PSD no Rio, levará ao partido o resultado de uma pesquisa de opinião que encomendou para detalhar o perfil do eleitor da região metropolitana. Os números mostram que 68,5% dos entrevistados são contra a legalização do aborto, porcentual que sobe para 82,4% entre os evangélicos. Oitenta por cento disseram ser contra a legalização da maconha (89,4% entre os evangélicos).

No quesito casamento entre homossexuais, os entrevistados se mostraram mais tolerantes: 46,6% se disseram contrários. Entre os evangélicos, no entanto, o resultado é muito diferente: 71,6% rejeitam a união gay e apenas 18,8% aprovam. A pesquisa é do instituto GPP, que entrevistou 800 pessoas entre os dias 14 e 15 de janeiro. 'Fiz a pesquisa porque queria ter uma ideia do pensamento médio da população e comparar com minha tábua de valores', diz Arolde. / L.N.L.
Estadão

Redes sociais são armas na luta da pré-campanha


Ainda é cedo para saber como as redes sociais serão usadas pelos candidatos durante as eleições municipais deste ano, mas o comportamento deles durante a pré-campanha dá uma amostra do papel de destaque que a internet irá desempenhar. Dos 13 pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo pesquisados pelo Estado, o único que não mantém uma conta no Twitter é o petista Fernando Haddad. No Facebook, todos estão presentes, sete deles com um perfil pessoal e o restante com uma página institucional, geralmente alimentada pelas respectivas assessorias.

No microblog, o mais popular é o peemedebista Gabriel Chalita, com mais de 130 mil seguidores. Nem mesmo o cantor Netinho de Paula (PC do B) consegue superá-lo (24.589 seguidores). Soninha Francine, do PPS, pode ser considerada a mais desenvolta. Ex-VJ da MTV, ela abriu a sua conta no Twitter em outubro de 2008 e diz que costuma postar, direto do celular, sobre coisas curiosas que vê na rua ou que a revoltam no noticiário.

O mais bem colocado pré-candidato nas pesquisas eleitorais recentes, Celso Russomanno (PRB), havia tuitado pela última vez em janeiro de 2011. Após o Estado entrar em contato, o ex-deputado voltou à ativa. 'Bom dia amigos, estou atualizando o Twitter, não deixem de acompanhar', disse em 14 de fevereiro.

A grande maioria já aproveitou o microblog para falar sobre a pré-candidatura. O vice-governador Guilherme Afif, do PSDB, usou a rede social para anunciá-la em 31 de janeiro: 'Aceitei ser pré-candidato a prefeito de SP pelo PSD'. Rodrigo Garcia, do DEM, agradeceu pelo Twitter o apoio que recebeu após ser o escolhido pela sigla.

Tucanos. As postagens dos pré-candidatos do PSDB no Twitter têm um tom um pouco diferente. Como eles estão em campanha para ver quem vai ser o escolhido para representar o partido nas urnas, costumam usar o microblog para relatar encontros com filiados e expor propostas.

Na semana passada, três dos quatro postulantes à candidatura se manifestaram através do microblog a favor da realização das prévias. As mensagens surgiram após setores do PSDB começarem uma articulação para engavetar o processo e fazer com que o ex-governador José Serra reveja sua intenção de não disputar a Prefeitura.

Na quinta-feira passada, o deputado federal Ricardo Tripoli tuitou: 'Reafirmo que sigo como pré-candidato. Fui o primeiro a protocolar solicitação no diretório municipal. As prévias NÃO param'. No mesmo dia, José Aníbal, secretário estadual de Energia, também se manifestou: 'Prefeitura de Sampa é projeto de vida. Vamos manter a integridade das prévias'. Bruno Covas, secretário estadual do Meio Ambiente, disse que continuava trabalhando firme pelas prévias. O secretário Andrea Matarazzo (Cultura) não comentou diretamente o assunto no microblog.

Questionados se pretendem manter a conta ativa quando a campanha começar, o sim vem em uníssono. Soninha é a mais enfática: diz que não consegue viver sem tuitar. A assessoria de Haddad informou que o ex-ministro ainda está analisando como irá usar as redes sociais.


Estadão

A pipoca do carnaval de Salvador

A pipoca do centro da cidade está sendo arrastada para a Praça Castro Alves, onde logo mais à noite deve acontecer o encontro de trios elétricos. Saulo e Banda Eva saem pelo segundo ano consecutivo sem cordas e participam da edição do encontro na praça do poeta, junto com Moraes Moreira e outros artistas como Luiz Caldas e o Cortejo Afro, que se apresentam no palco montado pela Saltur. A Banda Eva foi a primeira grande atração do Carnaval a atender o pedido da Saltur através de seu presidente, Claudio Tinoco, para desfilar sem cordas e ampliar o espaço para o folião pipoca, no ano passado. Em 2012, o exemplo vem sendo seguido por diversos artistas, como Chiclete, Tuca Fernandes, Magary Lord, Netinho e muitos outros.

Secom

Limpeza no Porto e Farol da Barra

Mergulhadores e agentes da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) realizarão, nestas quinta e sexta-feira (23 e 24), um mutirão de limpeza entre as praias do Porto e Farol da Barra. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Salvador e a cervejaria Brahma e tem como objetivo eliminar os resíduos deixados pelos foliões durante o Carnaval 2012. A atividade terá início, nos dois dias, a partir das 8h.

Secom-Ba.

Apreensões de materiais cortantes realizadas no carnaval de salvador


De quinta-feira (16) até esta terça-feira (21) pela manhã, os fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) apreenderam 6.500 espetinhos metálicos e de madeira pontiaguda e 320 armas (entre facas, facões, martelos, chaves de fenda, entre outros) que estavam de posse de comerciantes ambulantes, especialmente de ambulantes que insistiam em trabalhar de forma irregular no circuito do Carnaval. Além disso, os 1.800 agentes de fiscalização já registraram 223 apreensões, entre lotes de equipamentos, comidas e bebidas vendidos irregularmente.
Secom-Ba.