28 de abril de 2012

PM invade hospital e mata três suspeitos de assalto em Aracaju


Quatro pessoas morreram na noite desta sexta-feira (27) em Aracaju, após uma troca de tiros entre policiais militares e assaltantes. Um PM que foi atingido pelos criminosos foi levado ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) para receber atendimento, mas não resistiu. Três pessoas que ficaram feridas na ação também foram encaminhadas para o centro médico. Um irmão do PM morto, que também é policial, ficou revoltado quando soube do caso e invadiu o hospital armado. Ele baleou os três suspeitos de assalto, que já estavam feridos e acabaram morrendo.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública  (SSP), a confusão teve início numa tentativa de assalto em um bairro da Zona Norte da capital sergipana. Durante um tiroteio, o PM e outras três pessoas foram baleados e levados ao maior hospital público do estado.
O governo de Sergipe diz que acompanha o caso ocorrido na ala verde do Huse. Em nota, diz que o PM que invadiu o hospital já foi identificado, mas permanece foragido.


G1

Estudos otimizarão monitoramento das políticas públicas nos municípios


A Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realizarão estudos sobre a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no âmbito municipal, na Bahia. Diferente dos estudos existentes hoje, que utilizam poucos indicadores, o levantamento municipal incorporará mais de 50 indicadores, permitindo uma visão mais ampla dos itens que influenciam na qualidade de vida da população.

Munidos dessas informações, os poderes públicos federal, estadual e municipais poderão monitorar de forma mais precisa a efetividade da aplicação dos seus recursos e também direcionar melhor os investimentos em políticas públicas.

 Os estudos, com início previsto ainda para o primeiro semestre deste ano e duração estimada de 18 meses, visam o monitoramento dos ODM, por meio de indicadores e dos relatórios de acompanhamento do cumprimento desses objetivos nos 417 municípios da Bahia. No Brasil, o estado da Bahia será pioneiro na realização desses estudos no âmbito municipal.

São oito os objetivos de desenvolvimento do milênio - erradicar a extrema pobreza e a fome, universalizar o ensino primário, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. Cada objetivo tem um conjunto de metas para serem alcançadas até 2015. A declaração do milênio é um documento assinado por 191 países-membros das Nações Unidas na Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000. Nele são assumidos compromissos voltados à melhoria da vida humana e promoção dos princípios de dignidade.

27 de abril de 2012

Uneb inscreve para 800 bolsas-auxílio para estudantes


A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas até 17 de maio para o Programa de Bolsa-Auxílio 2012.
O programa, que integra a política da atual gestão de formação qualificada e permanência do estudante na universidade, está oferecendo 800 bolsas, nas modalidades alimentação (400), integral (150), transporte intermunicipal (150), moradia (50) e material didático (50), conforme o edital da seleção.
Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, preenchendo questionário socioeconômico disponível no site da Praes. O estudante também deve apresentar no protocolo do seu departamento os documentos exigidos em edital e as declarações e o termo de compromisso, especificados nos anexos do edital. O valor das bolsas varia de R$ 52 a R$ 416, conforme a modalidade.
A ação é voltada para estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presenciais da universidade, em todos os 24 campi, oriundos do sistema de cotas para negros e indígenas, egressos de escolas das redes públicas e que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Rede estadual baiana é a terceira no país em distribuição de vagas para Educação Profissional

A rede estadual de Educação Profissional da Bahia é a terceira maior no país - atrás, apenas, do Paraná e São Paulo - no oferecimento de vagas, segundo o Censo Escolar Inep/MEC. Isso se deve ao fato de o Governo do Estado ter expandindo em mais de 1.400% o número de vagas de cursos técnicos de nível médio. No primeiro semestre deste ano, já são 56.604 matriculados. Além disso, mais 8.038 estudantes fazem qualificação profissional pelo Proeja Fundamental (Trilha ProJovem Urbano e Saberes da Terra).

Esta oferta deverá ser ainda mais ampliada, com 12.405 vagas de qualificação profissional e três mil de cursos técnicos de nível médio pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Para alcançar este desempenho, o Estado criou 29 Centros Territoriais de Educação Profissional e 25 Centros Estaduais de Educação Profissional e ampliou a oferta de cursos para 104 unidades de ensino. Ao expandir a oferta para o interior, passou de 23 municípios, em 2007, para 119 municípios com cursos técnicos em 2012, abrangendo todos os 27 Territórios de Identidade.
Articulação 
O número de cursos técnicos de nível médio oferecidos passou de 15, em 2007, para 75, em 2012, em 11 Eixos Tecnológicos. Na rede, são oferecidas diferentes formas de articulação - Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Proeja Médio, Proeja Médio e Fundamental em Regime de Alternância, Subsequente (Prosub) e Concomitante.

Esta evolução não é apenas quantitativa, afirma o superintendente da Educação Profissional, Almérico Lima. “Temos uma matriz curricular diferenciada, alinhada com as diferentes realidades socioeconômicas e ambientais da Bahia. O Governo do Estado está preparando os nossos jovens e trabalhadores para que sejam cidadãos plenos, sujeitos de direitos e profissionais aptos a se beneficiarem do crescimento da Bahia, com maiores oportunidades de inserção no mundo do trabalho e de permanecerem nos seus locais de origem”.

26 de abril de 2012

Peti, Projovem e cras de Ibicaraí promovem palestras com pais de alunos


Foi realizada na tarde do dia 26 de Abril na sede do Peti e do Projovem adolescente de Ibicaraí, uma reunião com os pais que evolvem os programas Sociais,  a abertura foi feita pela orientadora  Eliana. Como tema da palestra, foi referenciado o valor da família na sociedade, onde foi discutido o combate às drogas, e o cuidado dos pais com os seus filhos aumentando a vigilância sobre eles.
A palestra teve o objetivo conhecer melhor as famílias e interagindo junto com eles, procurando auxiliar sobre os problemas existentes.
Ao final da palestra teve uma apresentação do Peti, sobre a coordenação orientadora Marildes, e uma apresentação múscial de Rogério Leal e Gika Coelho, onde todos os pais ali presentem participaram com aplausos, gratidão a equipe da Assistência Social pelo trabalho que está sendo realizado com os jovens de nossa cidade.
Participou da reunião a Secretária de Assistência Social e primeira dama Ângela Santana, o Diretor de Projetos Sociais Jair Ferreira, o Pastor da Igreja Batista Hemerval, a Coordenadora do Cras, Léia, a Técnica de Referencia Mônica. As Orientadoras do Peti e Projovem, Eliana e Gracinha, as Psicólogas Rafaela e Vanessa, os profissionais, orientadores e facilitadores de ambos grupos.
Ao mesmo tempo a Secretária de Assistência Social e a Secretária de Saúde, convidam a todos para acompanhar o projeto que será realizado entre 02/05 a 02/06 com tema “ Sou Jovem de valor, Drogas ? to fora...” que em breve iremos divulgar o cronograma do projeto.

Texto e fotos: Igor Pinto

Fifa avalia positivamente andamento das obras da Arena Fonte Nova


Os técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local da Copa 2014 afirmaram que estão impressionados com o avanço das obras da Arena Fonte Nova, em Salvador. Na manhã desta quinta-feira (26), eles fizeram uma vistoria no estádio, onde avaliaram o cumprimento do cronograma das obras. O resultado da observação será consolidado em um relatório que vai ser enviado para as autoridades da Fifa, avaliando a possibilidade de Salvador sediar jogos da Copa das Confederações em 2013.

Secretaria das Mulheres lança campanha de valorização das trabalhadoras domésticas


Distribuição de panfletos, cartazes e ações nas redes sociais alertando sobre a necessidade de garantir direitos trabalhistas das trabalhadoras domésticas. Essas são algumas das iniciativas da campanha que a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Bahia, lançou para valorizar a categoria, que nesta sexta-feira (26) comemora o seu dia.

Estima-se que, no estado, mais de 400 mil profissionais atuam na área dos serviços domésticos. Destes, 93% são mulheres, majoritariamente negras. Para a secretária Vera Lúcia Barbosa, a data representa muito mais que a luta das trabalhadoras pela visibilidade no mercado de trabalho. “É momento de alertar para o nível de vulnerabilidade deste público. As trabalhadoras domésticas são vítimas de diversos tipos de violência, que vão desde o desrespeito à jornada de trabalho, os baixos salários e precarização, até aos casos de violência física”, enfatiza Barbosa, acrescentando que uma série de discussões está sendo feita com o sindicato de classe, com a finalidade de promover a autonomia dessas trabalhadoras.

Governos federal e estadual discutem ações de combate ao uso do crack


Representantes dos governos federal, estadual e da prefeitura de Salvador se reúnem nesta sexta-feira (27), às 16h, no Hotel Sol Bahia Atlântico, em Patamares, Salvador, para conhecer o programa federal  "Crack - É possível vencer" e discutir as ações do Estado de combate ao uso do crack. Estão confirmadas as presenças do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e do governador Jaques Wagner.
O evento é preparatório para uma futura adesão da Bahia ao programa federal, que incluirá proposta conjunta de plano de ação e cronograma de construção da estratégia de implementação.

STF julgará em maio invasão de índios a fazendas na Bahia


A nova presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral, informou nesta quinta-feira (26) que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar em 9 de maio a disputa de terras entre indígenas e agricultores na região Sul da Bahia.
Ela, que tomou posse nesta tarde e assume o lugar de Márcio Meira, afirmou "não ter conhecimento total sobre o assunto", mas disse que a Funai trabalha em conjunto com a Polícia Federal e o governo baiano para garantir segurança nas fazendas. A nomeação de Marta foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (23).
Segundo levantamento feito pela Funai, há cerca de 60 fazendas ocupadas pelos povos indígenas nos municípios de Pau Brasil, Camacan e Itajú do Colônia. Os conflitos em Pau Brasil são considerados “frequentes” pela fundação e neste mês foram recomeçados.

Fonte: G1-Ba.

Turista de SP é morta em quarto de hotel em Olivença durante assalto


Uma turista de 58 anos foi morta na manhã desta quinta-feira (26) em um hotel de Ilhéus, no sul da Bahia, segundo a Polícia Civil da cidade. De acordo com a delegada Adriana Paternostro, a mulher é natural de Angatuba, em São Paulo, e foi baleada com três tiros depois que dois homens armados anunciaram um assalto na recepção do hotel.
As investigações indicam que os suspeitos arrombarem o quarto em que ela estava hospedada com uma amiga, que não sofreu ferimentos. Os bandidos também chegaram a arrombar um outro quarto, que estava vazio, informa a polícia. A turista chegou em Ilhéus no sábado (21) e tinha reserva de oito dias no hotel.
Os homens saíram do hotel com apoio de dois bandidos, que os aguardavam em um veículo Gol de cor vermelha do lado de fora. A polícia realiza diligências na região em busca pelos suspeitos.
Fonte: G1- BA

Trabalhadores da construção pesada encerram greve na Bahia


A greve dos trabalhadores da construção pesada que já durava cerca de 15 dias, foi encerrada nesta quinta-feira (26), de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav). O retorno às atividades foi firmado em reunião encerrada por volta das 22h de quarta-feira (25), quando o sindicato patronal convocou os trabalhadores para informar a aceitação da proposta oferecida pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, órgão que mediou as negociações.
O Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) confirma o acordo firmado na noite de quarta-feira. De acordo com o sindicato, a categoria dos trabalhadores conquistou reajuste salarial de 10%, dos 10,5% pedidos, cesta básica de R$ 180, dos R$ 200 pautados, além de horas extras aos sábados de 80%, enquanto pedia de 85%. Além disso, os dias de greve não serão descontados e os planos de saúde serão negociados por representantes de cada uma das empresas.
Estima-se que cerca de 301 canteiros de obras de infraestrutura de 300 empresas em toda a Bahia ficaram parados no período de greve, segundo o Sintepav, como a construção da Via Expressa, da Via Bahia, da Ferrovia Oeste-Leste, do Parque Naval e da linha 1 do metrô. Os operários da Arena Fonte Nova encerraram a greve no dia 18 de abril.

Fonte: G1-Ba.

Uneb abre seleção para 355 bolsas de iniciação científica


A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), abriu seleção para 355 bolsas de iniciação científica dos programas Pibic/CNPq, Pibic-AF/CNPq, Pibit/CNPq, Fapesb/IC-Cotas, Picin/Uneb e Pibit/Uneb.
Os interessados têm até o dia 2 de maio para fazer a inscrição no site da PPG e encaminhar os documentos exigidos no edital da seleção para o Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) de cada departamento, ou, na ausência do Nupe, à direção da unidade.
Os bolsistas, que podem ser estudantes da universidade ou de outras instituições de ensino superior, vão atuar em projetos de pesquisa coordenados e orientados por docentes da Uneb nos 29 departamentos dos 24 campi.
O valor mensal da bolsa é de R$ 360 e a vigência do contrato é de 12 meses. O resultado da seleção deve ser divulgado até o dia 4 de junho. Informações pelo telefone (71) 3117-2474

Governo federal quer investir mais nos cursos de saúde das universidades estaduais da Bahia


Por meio do Ministério da Saúde, o governo federal quer ampliar os investimentos nos cursos de saúde das universidades estaduais da Bahia. A intenção é qualificar a formação médica no estado e no país. O anúncio foi feito pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mozart Sales, do ministério, durante a aula inaugural do curso de Medicina, que aconteceu na manhã de quarta-feira (25), no Teatro Uneb, em Salvador.

Mozart ainda propôs intensificar a articulação entre os governos estadual e federal para ampliar a oferta de vagas nos cursos de saúde da universidade. Segundo o secretário, a intenção é que em dois anos o curso de Medicina já possa oferecer 100 vagas.


Na ocasião, o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, assinou um termo de cooperação técnico-científica com o diretor-geral da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), Roberto Schlindwein. O acordo prevê o intercâmbio de conhecimentos e promoção de eventos sobre a área de hematologia.

O curso de Medicina, que terá duração mínima de seis anos, vai oferecer 60 vagas anuais no campus de Salvador, divididas igualmente para o primeiro e o segundo semestre.

Fonte: Secom

Sancionada lei que garante gratuidade no transporte intermunicipal para deficientes físicos


Pessoas com deficiência física e renda per capita de até um salário mínimo passam a ter o direito à gratuidade no transporte intermunicipal com a sanção da lei do Passe Livre Intermunicipal para Pessoa com Deficiência (PCD), nesta quinta-feira (26), pelo governador Jaques Wagner, na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). O projeto de lei nº 19.585 foi elaborado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Executivo, e aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia.


A medida passa a valer em até 90 dias, prazo que o Estado tem para regulamentar, por decreto, a gratuidade no transporte intermunicipal nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário. Devem ser disponibilizadas em cada ônibus intermunicipal duas vagas para pessoas com deficiência, que a lei define como “aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial”.

Os beneficiários serão cadastrados com base em alguns critérios, como renda familiar per capita de um salário mínimo e laudo médico expedido por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Pode se beneficiar da lei parte dos 2,6 milhões de pessoas existentes na Bahia que apresentam algum tipo de deficiência, o que representa 20% da população baiana, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Secom-Ba.

25 de abril de 2012

Segurança pública da Bahia ganha reforço de 1.851 PMs

A solenidade de formatura dos novos 1.851 PMs aconteceu nesta quarta-feira (25), no Parque de Exposições de Salvador, e contou com a presença do governador Jaques Wagner, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, entre outras autoridades. Foram formados 1.737 policiais e 114 bombeiros.

Os alunos passaram por nove meses de preparação, com carga de 1.776 horas, com aulas de direitos humanos, policiamento comunitário, direito militar aplicado, gerenciamento de crises, inteligência policial, tiro e prática supervisionada.

O aumento do efetivo faz parte das ações do programa Pacto pela Vida, como destacou o coronel Alfredo Castro. “Temos voltado nossas preocupações também para a segurança pública e para o cuidado com as famílias. Mais de 9.200 policiais foram incorporados à PM nestes cinco anos, com o dever de servir à sociedade”.

Fonte: Secom

Desenbahia disponibiliza até R$ 4 milhões para CrediRápido on line

A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) disse que pode disponibilizar até R$ 4 milhões para a linha de financiamento de micro e pequenas empresas CrediRápido on line. Considerando o teto de R$ 50 mil por empréstimo, 800 negócios podem ser beneficiados exclusivamente on line nesta primeira fase. A campanha está lançada e o slogan é “CrediRápido Desenbahia, para ter acesso é só acessar”.
Segundo o diretor de Operações da Desenbahia, José Ricardo Santos, que responde interinamente pela presidência, o programa está despertando o interesse dos empresários baianos. O portal da agência, que recebe em média 400 novas visitas por dia, passou para 800 visitas já no primeiro dia de campanha.
O CrediRápido beneficia micro e pequenas empresas que tenham pelo menos dois anos de existência, com financiamento de até R$ 50 mil, de forma desburocratizada e a juros baixos, sem exigência de garantias reais.
Não há custos bancários, como taxas de conta corrente e aquisição de outros produtos em operações casadas, e também não há cobrança de IOF. O objetivo da linha de crédito é fomentar a ampliação das atividades produtivas na Bahia, através de novos investimentos.
A taxa de juros do CrediRápido está fixada a partir de 1,28% ao mês, com bônus de adimplência para empresas situadas na região do semiárido. O prazo para pagamento é de 24 meses, com até três meses de carência.
Todas as solicitações devem ser encaminhadas à Desenbahia pelo site, onde os empresários podem simular o empréstimo, saber quanto irão pagar, os prazos e todas as demais opções de linhas de crédito.  Mais informações podem ser obtidas pelo 0800-285-1626 ou através do site.

Estado vai integrar projeto piloto do Observatório de Despesa Pública


A Bahia foi um dos dois estados selecionados para integrar o projeto piloto do Observatório de Despesa Pública da Controladoria Geral da União (ODP), que fará o acompanhamento sistêmico da despesa pública. O BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] financiará o programa e a CGU elegeu a Bahia e Santa Catarina para iniciar a implantação. Trata-se de computadores e softwares que vão fazer um mapeamento de gastos e o cruzamento de informações que podem facilmente revelar situações de risco ou possíveis desvios.

Nos dois estados o programa vai se chamar ODP Nano e o início da operação está previsto para o segundo semestre deste ano. A idéia é que os diversos sistemas que controlam pagamentos em cada secretaria sejam integrados ao sistema do Observatório e com essas informações a AGE possa aumentar a capacidade de controle das despesas.

Fonte: Secom

Bahia vai apresentar propostas na Conferência Nacional sobre Transparência


Incluir na grade curricular das escolas disciplina que trate do funcionamento do Estado e do combate à corrupção. Criar uma comissão com participação da sociedade civil organizada para acompanhar as licitações nos municípios. Transformar a corrupção em crime hediondo. Essas são algumas das 20 sugestões que a sociedade baiana vai levar para a primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que será realizada em Brasília, no período de 18 a 20 de maio, sob coordenação da Controladoria Geral da União.

O encontro é o primeiro com este tema a ser realizado no país e vai elaborar um caderno com 80 propostas e diretrizes para serem adotadas nas políticas públicas de controle e fiscalização no Brasil. A primeira Consocial reunirá representantes de todos os estados brasileiros, sendo que a Bahia enviará 56 representantes escolhidos durante a Conferência Estadual, em março último, na capital, com a coordenação da Auditoria Geral do Estado (AGE).

De acordo com a auditora Geral do Estado, Mirian Tereza Machado, as sugestões baianas são resultado da discussão realizada em cerca de 90 municípios e consolidadas no encontro estadual. Foram mais de mil propostas apresentadas e, depois de um longo debate, escolhidas as 20 sugestões mais votadas. “Elas seguem quatro eixos temáticos que tratam do estímulo à transparência e acesso às informações públicas, da mobilização e controle social da gestão pública, da criação de conselhos para acompanhamento de políticas públicas e da prevenção e combate à corrupção”, explica a auditora.

Fonte: Secom

Assembleia aprova projeto de lei que garante o piso nacional para os professores da Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou terça-feira (24) o projeto de lei que assegura o cumprimento do piso nacional para os professores da rede estadual e ainda o que reestrutura a tabela de vencimento dos professores. Os projetos seguem para o governador Jaques Wagner, que deve sancionar as duas leis.
O projeto de lei nº 19.779/2012 assegura o cumprimento do Piso Nacional da Educação para os 5.210 professores da rede estadual com formação em nível médio, integrantes de uma carreira em extinção.
De acordo com o projeto, o subsídio dos professores com nível médio será de R$ 1.659,70 (40 horas semanais), portanto, superior ao piso nacional.
O projeto garante também para esses professores a possibilidade de ascensão ao Plano de Carreira do Professor até 31 de dezembro de 2016, com a conclusão de curso de licenciatura, sem a necessidade de prestar concurso público. Atualmente, 1.728 professores estão cursando licenciatura com apoio do governo. Desses, 338 são da carreira em extinção.
O projeto de lei nº 19.778/2012 reestrutura a tabela de vencimento, reajustando em 4,66% o vencimento dos professores licenciados no primeiro grau da carreira. A partir de 1º de maio, um professor de 40 horas, padrão P e grau I, vai receber R$ 1.659,94, com remuneração mínima de R$ 2.177,51.
Os 32 mil professores licenciados da rede estadual já ganham acima do piso desde quando foi instituído, em 2009. Independentemente da lei do piso, o governo da Bahia vem praticando uma política de valorização da carreira do magistério público.
Nos últimos três anos, a categoria teve um ganho médio de 30% acima da inflação. Com o reajuste de 6,5% concedido a todo o funcionalismo em março deste ano, retroativo a janeiro, o Estado também figura entre os que oferecem melhores salários aos professores. A remuneração média de um professor com licenciatura, de 40 horas, é de R$ 3.460.
Plano de carreira
A Bahia também é exemplo com a implantação do Plano de Carreira do Professor, cujas bases foram acordadas entre o governo e a APLB Sindicato.
Instituído em 2008, o plano estabelece duas formas de progressão: o avanço vertical relacionado com a titulação, abrangendo desde a especialização até o doutorado, e a promoção horizontal decorrente da avaliação de desempenho, que é voluntária.
O mecanismo assegura ganhos adicionais para os aprovados nos processos de avaliação. No total, 6.335 professores e coordenadores pedagógicos progrediram na carreira com a avaliação de desempenho, sendo 3.516 em 2010 e 2.819 em 2011.

Água mineral já é mais cara que gasolina em Vitória da Conquista

Diante da grave seca que atinge a Bahia e com o esvaziamento cada vez mais das barragens, comerciantes de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, já vendem água mineral mais cara do que gasolina. O preço do litro do primeiro produto chega a R$ 3,50 – o que corresponde a um aumento de 250% em relação aos R$ 0,99 habituais. Já o litro do combustível é vendido, em média, por R$ 2,77. Na zona rural, lavradores gastam até R$ 120 por um carregamento de água salobra no reservatório. Terceiro município mais populoso da Bahia, Vitória da Conquista é abastecida pelas barragens I e II de Água Fria, cujas capacidades estão em 30% do total. Segundo reportagem do jornal Tarde, tal quantidade de água é suficiente para abastecer a cidade por apenas mais 60 dias. O nível das barragens baixa aproximadamente 30 centímetros a cada três dias.

Lançamento da 42ª Exposição de Itapetinga será nesta quinta-feira


O Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga realizará, nesta quinta-feira, o Coquetel de Lançamento da 42ª Exposição de Itapetinga e 16ª Exposição Nacional. O evento será realizado às 20:00 horas, no Tattersal Donaciano Macedo, no Parque de Exposições Juvino Oliveira.
Na oportunidade, além da exibição de todo o projeto da Exposição, será apresentado e reinaugurado um novo espaço, recém construído, em novo formato multiuso, agora funcionando como um TATTERSAL EVENTOS, com aptidão para abrigar não apenas leilões, mas qualquer tipo de evento.
Fonte: Sudoestehoje-  Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga


Iniciadas mais 46 obras de sistemas de abastecimento de água na Bahia


A Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) iniciou, nesta semana, mais 46 obras de sistemas simplificados de abastecimento de água em municípios baianos afetados pela seca. O anúncio foi feito nesta terça-feira (24) durante reunião do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca, no auditório da Casa Civil da Bahia.

As obras, que contam com recursos de R$ 5 milhões, disponibilizados pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), beneficiarão quatro mil pessoas de 35 municípios. O prazo de conclusão é de 60 dias.

Entre janeiro e março deste ano, 56 obras de sistemas de abastecimento foram concluídas pela Cerb na região do semiárido, num investimento total de R$ 5,3 milhões, sendo que estão em andamento outros 109 sistemas, com recursos de R$ 69,8 milhões.
O Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) anunciou também na reunião a liberação de mais R$ 750 mil para realização de obras de ampliação de sistemas de abastecimento de água nos municípios afetados pela seca. O recurso será utilizado para compra de tubos de PVC (policloreto de vinila), que serão doados pela Cerb a 65 prefeituras em situação de emergência. Ao todo serão 300 quilômetros de tubos, sendo, em média, cinco quilômetros por município. As próprias prefeituras farão a execução das obras.
O município de Vitória da Conquista começou a receber as 4.630 cestas básicas vindas de Montes Claros, Minas Gerais. Além disso, foram entregues cinco mil na Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) de Senhor do Bonfim, vindas do Rio Grande do Norte. Na reunião foi aprovada ainda a criação de um fórum - composto por membros do Estado, municípios, sociedade civil e empresas privadas - para definir ações conjuntas de convivência com a seca.

Fonte: Secom

Metrô de Salvador receberá investimentos de R$ 3 bilhões


O Sistema de Transporte da Região Metropolitana de Salvador terá R$ 3 bilhões em investimentos do PAC Mobilidade das Grandes Cidades. O valor foi anunciado nesta terça-feira (24), em Brasília (DF), em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner.

O PAC Mobilidade Urbana vai destinar R$ 32 bilhões – dos quais R$ 22 bilhões têm como origem recursos do governo federal – para projetos de metrô, veículo leve sobre trilho (VLT) e corredores de ônibus que contemplam cidades com mais de 700 mil habitantes.

Em todo o país estão previstas a construção de mais de 600 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, mais de 380 estações e terminais, 200 quilômetros de linhas de metrô, além da aquisição de mais de mil veículos sobre trilhos. Além de Salvador, foram contempladas Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Campinas (SP); Campo Grande (MS); Curitiba (PR); Fortaleza (CE); Goiânia (GO); Guarulhos (SP); João Pessoa (PB); Maceió (AL); Manaus (AM) ; Natal (RN); Nova Iguaçu (RJ); Porto Alegre (RS); Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); São Bernardo do Campo (SP); São Luís (MA); São Paulo (SP) e Teresina (PI).


Fonte: Secom

24 de abril de 2012

Mulher mantinha estrangeiro em cárcere privado na cidade de Barro Preto



                        Ivonete se passava por uma mulher mais jovem e bonita pela internet


Ivonete Santos da Rocha Klein, 55 anos, acaba de ser presa pela Polícia Civil sob acusação de estelionato e cárcere privado. Ivonete, que mora em Barro Preto, está sendo acusada de criar um perfil falso no Badoo e atrair para o golpe o argentino Alfredo Valetin de Pereira, que mora em Florenço Varella. A polícia informou que, após chegar no aeroporto de Ilhéus, Alfredo Valentin foi levado para Barro Preto, onde ficou mantido em cárcere privado. A polícia chegou até a acusada após familiares suspeitarem do golpe, já que a mulher, por não conseguir trocar o dinheiro, terminou entrando em contato com o consulado que levou o problema à Polícia Civil.
Familiares da vítima afirmam que Valentim chegou ao Brasil com US$ 1.400,00 e mais 1.400,00 pesos. A tentativa de trocar o dinheiro, ao entrar em contato com o consulado, levantou suspeitas de familiares que acionaram a Polícia Civil de Ilhéus.
A prisão da acusada ocorreu após um trabalho conjunto entre a Polícia Civil de Itabuna e Ilhéus, sob a coordenação da 7ª Coorpin, Irineu Andrade, e a delgada Ana Paula Gomes.

Fonte: Agora na Rede
(Fotos:Oziel Aragão)

23 de abril de 2012

Governo realiza ações para garantir água na região de Vitória da Conquista


Para evitar que a população de Vitória da Conquista e região sofra com o racionamento de água em virtude do terceiro ano consecutivo de estiagem no semiárido baiano, o Governo do Estado, por meio de órgãos como a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), tem realizado uma série de ações. Entre elas, a imediata suspensão de captação de água das barragens e dos rios que as abastecem (Água Fria e dos Monos) para fins de irrigação.

Relatórios apresentados por técnicos da Embasa ao titular da Sema, Eugênio Spengler, constataram que as duas barragens (Água Fria 1 e Água Fria 2), responsáveis pelo abastecimento de água na cidade, têm apresentado grande redução no nível de água. O levantamento chamou a atenção do poder público e fez com que fossem tomadas algumas medidas.

A decisão do Governo do Estado é amparada pela Lei Federal nº 9433/97, que prevê, em caso de escassez hídrica, a utilização da água prioritariamente para consumo humano e dessedentação animal.
Dentro desta ótica, a partir desta terça (24), uma operação desencadeada com apoio da Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento e Proteção Ambiental (Cippa), do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e do Inema irá fiscalizar as propriedades rurais que já foram notificadas nas últimas semanas.

Mesmo os proprietários que possuem a outorga estão proibidos de fazer a captação para fins econômicos, até que as chuvas caiam na região. Caso forem flagrados descumprindo a decisão, serão notificados e também terão os equipamentos apreendidos.

Somente na Barragem Água Fria 2, abastecida pelo Rio dos Monos, entre os dias 16 e 20 de abril, o nível da água reduziu 27 centímetros. De acordo com o coordenador do Inema - Regional Sudoeste, Fabiano Santos Ferraz, no último fim de semana (sábado e domingo), a água da barragem teve uma redução de 17 centímetros na lâmina d' água. Isso indica que as atividades de irrigação não foram totalmente suspensas, o que demanda uma intensificação das ações.


Fonte: Secom-Ba.


















Força-tarefa vai combater conflito entre índios e fazendeiros em Pau Brasil

A criação de uma força-tarefa para restabelecer a ordem no sul do estado da Bahia, afetado nos últimos dias por constantes confrontos entre índios e fazendeiros, foi o principal foco da reunião realizada na tarde desta segunda-feira (23) pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, com representantes do Ministério da Justiça, Força Nacional, Polícia Federal (PF), Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Polícia Civil.

A reunião estabeleceu grupos de atuação das diversas áreas de segurança, que trabalharão com a PF, na mediação dos conflitos nas cidades de Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacan.

O secretário acrescentou que a primeira ação da força-tarefa será desarmar os dois lados conflitantes e destacou que ações mais efetivas só poderão ser tomadas após o julgamento da causa pelo Supremo Tribunal Federal, que decidirá sobre a posse das fazendas disputadas.

Participaram da reunião o assessor especial do ministro da Justiça, Marcelo Veiga, os superintendentes da PF e PRF, César Augusto Toselli e George Paim, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, o gestor da Superintendência de Inteligência da SSP, Rogério Magno de Almeida Medeiros, além de representantes da Força Nacional e da Funai.

Fonte: Secom-Ba.

Vale Soluções em Energia recruta estagiários

A Vale Soluções em Energia (VSE), empresa criada por meio de uma associação entre a mineradora Vale e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2012. São oferecidas oportunidades de nível técnico e nível superior para a cidade de São José dos Campos (SP).

Podem participar universitários cursando a partir do 4° período de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Economia, Engenharia da Computação, Engenharias (de Produção, de Sistemas, Elétrica, Eletrônica, da Informação, Mecânica, Mecatrônica, Química, Física e de Energia), Logística, Psicologia e Sistemas de Informação. Ter conhecimentos no pacote Office e inglês intermediário também são requisitos.
Os interessados em participar do estágio técnico devem ser formados na parte teórica, ainda que não tenham cumprido a carga horária de estágio obrigatório nos cursos de Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica e Segurança do Trabalho.
A bolsa-auxílio é de R$ 1144 para nível superior. Já para nível técnico o valor é de R$ 763. Além disso, os estagiários receberão assistência médica, auxílio refeição, vale transporte.
O processo seletivo inclui etapas de provas online, painel de negócios e entrevista com gestores. 
MSN Carreiras

BC: Norte tem o dinheiro em circulação de pior qualidade


A região Norte do Brasil é a que possui o dinheiro em circulação com a pior qualidade. Fatores climáticos e o menor acesso à rede bancária explicam tal condição. Uma pesquisa inédita divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira revela que cerca de 40% das cédulas de R$ 2, por exemplo, que circulam no Norte estão em condição inadequada.
'Evidentemente, na região Norte há uma questão do clima. Além disso, o acesso à rede bancária é menor e o processo de inclusão financeira é baixo. Isso faz com que o dinheiro em circulação demore mais para chegar à rede bancária para ser trocado. Por isso, o dinheiro fica mais tempo na mão das pessoas e a qualidade cai', explica o diretor de administração do Banco Central, Altamir Lopes.
Outra região com deficiência na qualidade do dinheiro é o Nordeste. Neste caso, apesar de o clima não ser úmido como no Norte (o que estraga as cédulas mais rapidamente), o fato de o acesso aos serviços bancários não ser muito amplo também faz com que a saída de circulação do dinheiro de má qualidade seja atrasada.
Durante a apresentação do estudo, Altamir Lopes indicou que o BC mantém a programação para que as novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 da chamada 'segunda família do real' - como a das novas notas de R$ 50 e R$ 100 - sejam lançadas este ano, sem mês definido.
Previstas para o ano passado, as novas cédulas tiveram de ser atrasadas por 'aspectos operacionais', informa o diretor do BC. 'O dinheiro tem alta qualidade e precisa ser testado e checado dentro de um padrão muito elevado. As novas cédulas continuam programadas para 2012', diz Altamir.

Estadão

22 de abril de 2012

Universidade para Todos prorroga inscrições para cursos gratuitos

Foram prorrogadas até quinta-feira (26) as inscrições para o Universidade para Todos, projeto de pré-vestibular gratuito do governo estadual que em 2012 vai disponibilizar 22.840 vagas em 158 municípios baianos. Em Salvador, o projeto é oferecido em 29 locais. A inscrição é gratuita e deve ser feita apenas pela internet. O prazo inicial terminaria na sexta-feira (20).


Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve estar matriculado, em 2012, no 3º ano do Ensino Médio regular ou no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio da rede pública de ensino estadual e municipal da Bahia.
No momento da inscrição, o candidato deve fazer opção pelo município, o local de funcionamento e o turno que deseja cursar. Terão prioridade aqueles que tiverem os melhores aproveitamentos escolares, a partir do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O curso é presencial, com carga horária de 25 horas semanais. Os estudantes do programa são contemplados, com material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processos seletivos das universidades estaduais para aqueles que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.
O projeto é executado pelas quatro universidades estaduais: Uneb, Uefs, Uesc, Uesb e também pela UFRB. O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.

G1-Ba.

Concursos públicos abrem inscrições para várias vagas


Confira a relação de órgãos públicos que abrem inscrições para concursos no começo da semana. Um deles pode ser o que você estava esperando!
Pelo menos 9 órgãos abrem prazo de inscrições no começo desta semana em vários Estados do Brasil. Juntos, esses concursos oferecem mais de 4.411 vagas de provimento imediato, além de servirem para formar cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Mas a lista de concursos e processos seletivos abertos não para por aqui.
Você, que está planejando participar de um concurso ainda este ano, não perca mais tempo, aproveite todas as informações disponíveis e se prepare para ingressar na carreira pública.
Órgão
Vagas
Segunda-feira (23/04)
Várias
250
147
92
912
2.616
187
183
24

Publicado em 22/04/2012 - 08h57 • Atualizado em 22/04/2012 - 09h01

Aprovação ao governo Dilma bate recorde e vai a 64%, diz Datafolha


Após um ano e três meses de duração, o governo da presidente Dilma Rousseff obteve aprovação recorde de 64% dos eleitores, que o consideram bom ou ótimo, mostra pesquisa Datafolha publicada na edição deste domingo pelo jornal "Folha de S.Paulo". Outros 29% consideraram a gestão regular e apenas 5% acharam o governo ruim ou péssimo.
A série histórica das pesquisas do instituto revela que a avaliação do governo Dilma melhorou. No levantamento anterior, de janeiro, a gestão era aprovada por 59%, considerada regular por 33% e ruim ou péssima por 6% do universo pesquisado.
Os índices revelam a melhor avaliação obtida por um presidente no período considerado. Com um ano e três meses de mandato, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tinha o governo aprovado por 30% e Luiz Inácio Lula da Silva por 38%.
Apesar da aprovação recorde de Dilma, um novo dado da pesquisa revela que a maioria dos eleitores consultados prefere que em 2014 o candidato do PT seja Lula. Para 57%, o ex-presidente deve voltar a concorrer nas próximas eleições presidenciais pelo partido, contra 32% que preferem que sua sucessora concorra à reeleição. Para 6%, o candidato petista não deveria ser nenhum dos dois e 5% não souberam responder.
A comparação entre os dois governos mostrou que para 57% dos eleitores, Dilma é igual a Lula. Para 21%, Dilma é pior que Lula; 20% acham Dilma melhor que Lula; e 2% não sabem.
A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de abril e ouviu 2.558 pessoas em 161 municípios de todos os estados e Distrito Federal. A margem de erro é dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Do G1, em Brasília