1 de dezembro de 2012

Professor se recusa a ter aluno de medicina acusado de pedofilia na BA


Um professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) iniciou uma discusão na instituição de ensino depois que um aluno da Faculdade de Medicina ficou detido três anos por crime de violência sexual contra crianças. Após ser solto, o rapaz decidiu voltar a estudar e concluir os estudos, a partir do semestre 2012.2, já em curso. Segundo o docente, o estudante não tem condições de se formar em medicina por possuir uma psicopatia que lhe dá a possibilidade de voltar a cometer a pedofilia no futuro.

"Eu era diretor da universidade quando soube que um aluno meu havia sido preso por atentar contra crianças humildes de Arembepe [região metropolitana de Salvador]. Convoquei a congregação da faculdade na época, o órgão máximo, que nomeou um professor que também era advogado, que foi na 16ª DT [Delegacia Territorial], onde ele estava preso, e trouxe para nós um relato dantesco, sobre as fotos e filmes que viu por lá", explica José Tavares Neto, hoje professor da UFBA e médico do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos, também na capital baiana.

A prisão aconteceu em 2009, depois que o estudante foi condenado sob a acusação de ter violentado sexualmente mais de 10 garotos, no ano de 2005. A sentença foi cumprida no Hospital de Custódia e Tratamento, em Salvador, e após cerca de três anos, o rapaz foi solto, quando deu entrada na renovação da matrícula do curso na UFBA.

Em agosto de 2011, a ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, chegou a negar um pedido de habeas corpus ao rapaz. A decisão apontava "periculosidade" do paciente e risco de "reiteração criminosa".

Por já ter passado dois semestres sem se matricular, a universidade precisaria analisar o processo e discutir se os motivos apresentados pelo jovem para a ausência lhe davam o direito de retorno à instituição. De acordo com a assessoria da universidade, no período da análise, o rapaz correria o risco de perder a data da matrícula e poderia vir a ser jubilado. Por isso, o estudante e sua família deram entrada com um pedido de liminar na Justiça Federal, que através da decisão da juíza Lilían Mota Coutinho, determinou que a UFBA realizasse a matrícula do jovem provisioriamente, enquanto o processo não fosse concluído na Justiça.

Segundo o documento, a liminar da juíza se assegura do direito universal à educação, presente na Constituição, e no argumento de que o rapaz já cumpriu a sentença estipulada em juízo pelos crimes que cometeu. A assessoria da Justiça Federal na Bahia informou que a juíza concedeu a liminar provisória sem conhecimento dos motivos que teriam levado o rapaz a ficar internado, e que a decisão seria, também, para garantir que o rapaz não perdesse o direito ao plano de saúde privado que possui.

De acordo com Tavares Neto, a presença do aluno nas dependências da universidade tem causado revolta em professores e estudantes. Segundo o docente, os professores irão solicitar à Justiça o agravo de instrumento, recurso jurídico que irá provocar a juíza a analisar novamente a liminar, baseada nos depoimentos e relatos dos médicos da unidade.

"É uma psicopatia que uma pessoa tem. Eu não estou aqui me reportando à pessoa do aluno, mas ao problema que ele tem. A pessoa reincide com muita frequência nesses casos, tem até países que fazem castração química para evitar isso. Eu não posso afirmar que ele irá cometer isso novamente, mas diante dessas circunstâncias, como eu vou formar uma pessoa com esse histórico, se lá pra frente ele pode ter um poder para atender uma pessoa, acesso a medicamentos, e a capacidade de abusar de alguém?", indaga o professor.

UFBA
De acordo com Ricardo Miranda, pró-reitor de ensino de graduação da UFBA, a matrícula do aluno foi feita dentro das normas previstas no regulamento da universidade, onde consta que qualquer aluno tem o direito de solicitar a retomada de sua matrícula sob a justificativa de tratamento por decisão judicial.

"Nesse caso, a universidade cumpriu o seu papel, seguiu as normas e encarou o aluno como um ser humano que já cumpriu com aquilo que foi decidido judicialmente. Agora no outro caso, a Faculdade de Medicina está se debruçando sobre o caso, e decidindo se o aluno tem ou não condições de realizar o curso, ou seguir a carreira na pediatria, que é a informação que sabemos que ele quer seguir. A partir disso, o colegiado chegando a essa conclusão, os professores irão decidir se é aconselhável que o rapaz mude de curso, se é necessário entrar em contato com a família dele para debater o assunto, ou se será necessário acionar a Justiça", pontua Miranda.

De acordo com Tavares Neto, os professores da faculdade já decidiram entrar com o pedido na Justiça, que deve acontecer até o dia 5 de dezembro, data limite para que se recorra da decisão da liminar.

"Ocorre que várias vezes nesse país. A Justiça solta psicopatas e a sociedade tem que lidar com essas situações. Não temos uma politica pública para cuidar disso seriamente. A questão aqui é o que é legal e o que é moral e ético. Essa é a questão. E nós iremos acionar a Justiça", afirma Tavares Neto.

A Justiça Federal frisou que o caso poderá ser rediscutido a partir da provocação dos professores, caso julguem necessário.

 Egi Santana  G1 BA

 

 

 

30 de novembro de 2012

Ciganos na mídia brasileira é tema de debate da Facom


 
Com o intuito de esclarecer pontos conflitantes que marcam a presença dos ciganos no país, a pesquisa Faces do Brasil traz a Salvador o pesquisador Rodrigo Corrêa Teixeira, mestre em História dos Ciganos no Brasil. A palestra CIGANOS na Mídia Brasileira: um recorte acontece no próximo dia 6 de dezembro, às 14h, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Ondina.

Na ocasião também acontecerá o lançamento do livro Ciganos, do fotógrafo Rogério Ferrari.  O autor desenvolve o projeto Existência-Resistência, tema que retrata a luta por terra e autodeterminação de alguns povos e movimentos sociais. O livro faz a cobertura fotográfica de acampamentos ciganos na Bahia.

A palestra é uma atividade do programa “Que Papo é Esse?”, cujo objetivo é difundir a produção e os temas pesquisados no grupo de pesquisa Etnomídia, além de contribuir com a formação dos alunos/bolsistas. Coordenado pelo professor doutor Fernando Conceição, o grupo é vinculado ao Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da UFBA. Aberta ao público e sem investimento financeiro, a participação na palestra dá direito a certificado, emitido pela própria instituição, através do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação (Nicom).  As inscrições podem ser feitas com antecedência – envio do nome completo, número do RG e do CPF para o endereço nicom@ufba.br.

A pesquisa Faces do Brasil monitora 23 veículos nacionais, 17 jornais e seis revistas, com o objetivo de identificar o retrato das minorias étnicas – negros, índios e ciganos – produzido pela mídia nacional. Iniciada em outubro de 2010, a pesquisa completou, em junho deste ano, 19 meses de monitoramento e publicará, até março de 2013, os resultados obtidos. Estes serão divididos em três publicações, corespondentes às etnias pesquisadas.

O que: Palestra CIGANOS na Mídia Brasileira: um recorte

Quando: 6 de dezembro, 14h

Onde: Auditório da Facom/UFBA

Inscrições: nicom@ufba.br

Informações: (71) 3237- 4655/ 9103-4578  www.etnomidia.ufba.br

Programação

13h30 – Recepção

14h - Apresentação de resultados Faces do Brasil

14h30 – Mesa redonda: Um olhar sobre os ciganos

§  Rodrigo Corrêa Teixeira – prof. De Relações Internacionais da PUC-Minas

§  Danila de Jesus – coordenador na pesquisa Faces do Brasil

§  Rogério Ferrari  – fotógrafo e autor do livro Ciganos

18h – Encerramento

 

 Atenciosamente,

Ana Paula Fanon

 

Governo vai implantar 12 mil cisternas de polietileno no semiárido baiano


O Governo da Bahia, através do Programa Água para Todos (PAT), vai implantar 12 mil cisternas de polietileno em nove municípios do semiárido baiano, a fim de fortalecer as ações de convivência com a seca. A iniciativa é resultado de convênio assinado entre o Ministério da Integração Nacional e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no valor de R$ 23 milhões.

O primeiro município contemplado com a ação é Euclides da Cunha, localizado a 311 quilômetros de Salvador. O transporte das mais de duas mil cisternas, que têm capacidade de armazenar 16 mil litros de água, já foi iniciado e as famílias contempladas estão sendo capacitadas quanto ao uso do reservatório. Para que seja garantida a boa qualidade da água, a capacitação oferece aos beneficiários informações sobre instalação, funcionamento e limpeza das cisternas.

A moradora da comunidade Araçás Nívia dos Santos, de 28 anos, foi uma das primeiras a receber a cisterna de polietileno. Ela conta que, antes, buscava água em outras localidades. “Tenho três filhos pequenos e, às vezes, eles ficavam com os vizinhos para que eu pudesse ir atrás de um balde de água. Agora, eu vou ter descanso e mais tempo com as crianças”.

Os municípios de Canudos, Nordestina, Cícero Dantas, Fátima, Maracás, Crisópolis, Jequié e Santa Terezinha serão os próximos contemplados com a ação, que conta com a parceria do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Segundo o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, que coordena as ações de convivência com a seca, a efetivação deste convênio possibilita a democratização do acesso à água. “Além de obras estruturantes, o governo viabiliza intervenções de menor porte, porém de grande importância, permitindo às famílias condições de convivência com o clima do semiárido”. 

 Cisternas de polietileno

A cisterna é um reservatório que armazena água da chuva, recolhida no telhado. O polietileno é um material atóxico de alta resistência e durabilidade. As cisternas de polietileno tem a vantagem de ter uma instalação rápida, fácil e segura. A limpeza é simples e o material é feito sem emenda e sem risco de vazamento e contaminação.

Sem os reservatórios, o consumo doméstico da água, geralmente, vem de locais inadequados, como barreiros e cacimbas. Nestes casos, é comum que mulheres e crianças percorram longas distâncias em busca de água e que várias doenças sejam transmitidas, por causa da má qualidade da água encontrada.

Com a chegada das cisternas e a capacitação dos usuários, a água da chuva armazenada poderá ser usada durante a seca, o índice de doenças terá uma queda e as famílias terão mais tempo disponível para o trabalho, as tarefas domésticas e para cuidar dos filhos.

Água para Todos - Criado no âmbito do Plano Brasil sem Miséria, o Água para Todos tem o objetivo de promover a universalização do acesso à água em áreas rurais, visando o pleno desenvolvimento humano e à segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social.


Têm direito ao benefício pessoas inscritas no CadÚnico (cadastro do governo federal para programas sociais) e que possuam renda mensal per capita de até R$140 reais. Mais informações podem ser obtidas com a prefeitura local.

 

Karoline Meira


CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional

 

Programa federal abre nova seleção para graduação-sanduíche no exterior


          O programa do governo federal Ciência sem Fronteiras (CsF) está com inscrições abertas para graduação-sanduíche no exterior até 14 de janeiro, por meio do site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Os selecionados vão participar de intercâmbio pelo período de seis a 12 meses, com permanência custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A iniciativa é coordenada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), com o apoio da Capes e do CNPq.

O Ciência sem Fronteiras, lançado no ano passado, busca promover a expansão e a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras através do intercâmbio e da mobilidade internacional.
          O programa prevê a concessão de até 75 mil bolsas, em quatro anos, para promoção de intercâmbio dos alunos de graduação e pós-graduação em diversos países. Bolsas de mestrado e doutorado também são oferecidas.
         Mais informações no site www.uneb.br

Diplomações começam em dezembro e alguns prefeitos eleitos têm pendências na justiça eleitoral


A diplomação dos vereadores e prefeitos eleitos nas eleições municipais de outubro deste ano será feita na região da Chapada Diamantina nos primeiros 15 dias de dezembro. De acordo com a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato vencedor deve ser diplomado antes de assumir o posto. A diplomação não encerra o período para que sejam ajuizadas as ações contra o candidato no âmbito da justiça eleitoral, após ela há um prazo de 15 dias para a impugnação do mandato eletivo, a chamada Aime, prevista no artigo 14, parágrafo 10, da Constituição Federal Brasileira.

Em alguns municípios da região, os eleitos vão para a diplomação com pendências na justiça, como é o caso de Adenilton dos Santos Meira (PTB), do município de Marcionílio Souza, e de Ana Guadalupe Pinheiro Luquinni de Azevedo (PSD), conhecida por Galega, eleita em Nova Redenção. Somente após a diplomação, o prefeito eleito está apto a tomar posse do cargo no dia primeiro de janeiro.

Em Marcionílio Souza, Adenilton Meira foi eleito pela coligação “Unidos Pelo Bem do Povo”, que envolve os partidos PT, PTB e PSD, mas terá que provar na justiça eleitoral que se afastou do cargo de secretário municipal de Saúde no prazo recomendado pela lei. Já em Nova Redenção, a eleição de Galega, candidata da coligação “Nova Redenção Unida Por Liberdade, Saúde e Desenvolvimento”, que envolve os partidos PSD e PC do B, continua na justiça, já que a coligação “Nova Redenção Terra Querida Por Toda Vida”, formada pelos partidos PT, PSB, PP, PSC, DEM, PDT, PR e PRP, deu entrada em duas ações de Investigação Judicial Eleitoral.  Uma por captação ilícita de sufrágio e outra por abuso do poder econômico e político, ambas contra a prefeita eleita e o seu vice, Jean Carlos Machado.

Crimes

No enunciado da ação contra a candidata de Nova Redenção, consta a denúncia, expressa no texto: “A vitória obtida pelos candidatos não se deu de forma correta e democrática. Durante a campanha, principalmente na véspera e no dia da votação, ocorreu o uso da prática nefasta da compra de votos, do aliciamento, do oferecimento de vantagem de toda sorte, burlando os alicerces da campanha do TSE, do voto limpo, tão divulgado pelos meios de comunicação. Os investigados, na surdina, durante a madrugada, aliciaram eleitores vulneráveis em situação econômica de dificuldades”. O denunciante aponta ainda provas testemunhais e documentais dos fatos narrados.

A ação acusa ainda o marido da candidata eleita em Nova Redenção, Luciano Azevedo, que está com os direitos políticos suspensos desde o mês de abril de 2012, de possuir uma verdadeira máquina de compra de votos, nos quais são peças chaves, a candidata, ele e mais cinco cabos eleitorais. A suspensão dos direitos políticos de Luciano se deu com o trânsito em julgado de sentença condenatória por desvio de convênio, quando governou o município.

Dentre os crimes praticados pelos candidatos eleitos em Nova Redenção, a ação destaca, também, o uso da máquina pública do Estado, por meio da Companhia de Ação Regional (CAR), com a entrega de um trator à presidente da comunidade do Alecrim (zona Rural do município), Maria Santos Almeida, conhecida como dona Maria do Alecrim. As denúncias apontadas na peça não param por aí, o documento ainda traz informações políticas que apontam que dona Maria do Alecrim era aliada da gestão do prefeito atual, Ivan Soares (PT), participava dos conselhos municipais de Saúde e Educação, fez discurso de apoio ao candidato escolhido pelo grupo, participou ativamente da campanha, inclusive nas ações de panfletagem, apoiando efusivamente o candidato do grupo Ademar da Cooteba (PT).

Provas

O documento entregue pela coligação derrotada nas urnas ainda traz um “arsenal” de provas, com vídeos, fotos e testemunhos. “Faltando 15 dias para a eleição, no dia 18 de setembro de 2012, o município se surpreendeu com dona Maria do Alecrim desfilando em cima de um caminhão com um trator onde ostentava um grande banner com uma foto dela ao lado do vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia [Seinfra], doutor Otto Alencar, que também é presidente do PSD [partido da investigada]”, declara o advogado que subscreve a ação na justiça eleitoral, doutor Walter Soares.

O causídico ainda diz que, inadvertidamente, a candidata do PSD acompanhou todo o desfile do trator pelas ruas movimentadas de Nova Redenção, capitalizando para si a conquista do trator e anunciando o apoio da presidente da associação à sua campanha. “Achando pouco, a candidata foi à noite até a comunidade acompanhada de vários candidatos a vereador para fazer a entrega oficial do trator”, completa o advogado que ainda salientou que a ação foi ajuizada na zona eleitoral de Andaraí, onde fica mais fácil para ele acompanhar.

 

Redação do Jornal da Chapada


75 91992128  

Caminhada da Paz comemora dia dedicado ao líder voluntário na Bahia


O Dia Nacional do Líder será comemorado este ano com mais uma caminhada. A tradicional Caminhada da Paz marcará as homenagens no estado da Bahia, no dia 1º de dezembro. A data de celebração, entretanto, é 28 de novembro, como foi oficializada pela Presidência da República com a lei 11.583 de 28 de novembro de 2007. Este ano, a Pastoral da Criança da Arquidiocese de São Salvador inicia as atividades com a Santa Missa, programa para as 8h, na Igreja da Imaculada Conceição Mãe de Deus (Memorial de Irmã Dulce), no Largo de Roma. De lá, a caminhada segue até a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, vem somando esforços para articular e fazer parcerias com os órgãos de Saúde, Educação e de Desenvolvimento Social, para redução da mortalidade infantil, analfabetismo, exclusão social, e em favor do desenvolvimento das crianças carentes dentro do seu contexto familiar e comunitário. “O trabalho é realizado por líderes comunitários voluntários capacitados nas ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania”, afirma a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Criança, Adoni Vidal Silva.

 

 

Prazo para apresentar propostas de projetos de apicultura vai até 15 de janeiro


As propostas para o Edital nº 03/2012, que visa selecionar projetos para o fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura no estado da Bahia, no valor total de R$ 19 milhões, podem ser enviadas até o dia 15 de janeiro de 2013 para a CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional).

 

O concurso, cujo objetivo é promover a geração de trabalho e renda, a partir da produção de mel e outros produtos de colmeias, aliada à sustentabilidade dos empreendimentos apícolas nos aspectos econômicos, sociais, culturais, ambientais e de gestão, foi lançado no último dia 29, no Auditório da III Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (III FEBAFES), instalada na Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador. 

 

A iniciativa integra as ações do programa Vida Melhor e é realizada a partir de um acordo de cooperação entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo do estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), das secretarias de Agricultura (Seagri), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), de Relações Institucionais (Serin), da Casa Civil e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

 

A seleção para o edital ocorre a partir da manifestação de interesse de instituições dos Territórios de Identidade do Semiárido Nordeste II, Sisal, Sertão do São Francisco, Velho Chico, Piemonte Norte Itapicuru, Piemonte da Diamantina e Irecê, que tenham objetivo de estruturar e ou dinamizar a cadeia produtiva da apicultura. As propostas podem ser enviadas gratuitamente para a CAR até o dia 15 de janeiro de 2013.

Para mais informações sobre processo de seleção, inscrições e demais informações sobre o edital, acesse: http://www.car.ba.gov.br/editais.asp 

 

O programa Vida Melhor foi lançado pelo governo da Bahia em agosto de 2011 e no PPA 2012/2015 passou a ser o mais importante programa de inclusão sócioprodutiva do governo estadual, não apenas pela expressividade dos recursos alocados de aproximadamente R$ 1, bilhão, mas, sobretudo, pela articulação e integração das ações entre as secretarias, órgãos e empresas públicas.


Karoline Meira

28 de novembro de 2012

Governador inaugura obras em Ilhéus e participa do Centenário da Associação Comercial


O governador Jaques Wagner inaugura, nesta quinta-feira (29), a partir de 17h, em Ilhéus, sul da Bahia, o Departamento de Policia Técnica (DPT) e o Terminal Pesqueiro, entrega 48 novas viaturas para reforço da segurança na região e assina autorização para licitar a nova ponte Ilhéus–Pontal e cinco trechos de rodovias estaduais.

O DPT que contará com peritos criminais, médicos legistas, técnicos e recursos tecnológicos, vai atender os municípios de Ilhéus, Aurelino Leal, Canavieiras, Gongogi, Ibirapitanga, Itacaré, Maraú, Ubaitaba, Una e Uruçuca. As novas viaturas serão destinadas às Polícias Militar, Civil e Técnica.

O Terminal Pesqueiro, localizado na área do antigo porto, terá uma unidade de beneficiamento com câmaras frigoríficas e túneis de espera, congelamento e estocagem de iscas e refrigerados e atenderá todas as exigências referentes à higiene. Os pescadores terão combustível subsidiado, fábrica de gelo e central de fornecimento de energia.

Os cinco trechos rodoviários a serem licitados beneficiam a população dos municípios de Aiquara, Barro Preto, Gongoji, Ilhéus, Itacaré, Itaju do Colônia, Itapé e Ubatã, além da nova ponte Ilhéus–Pontal. Todo o pacote de obras está orçado em R$ 98,9 milhões.

Às 19h30, Jaques Wagner participa das comemorações dos 100 anos da Associação Comercial de Ilhéus e será homenageado ao lado de outras personalidades. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, fará palestra sobre a implantação do Complexo Intermodal que inclui o Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste, o novo Aeroporto Internacional e a duplicação da rodovia Ilhéus–Itabuna.

 

Prefeito é condenado à prisão por uso de verbas para autopromoção


O prefeito de Eunápolis no sul da Bahia, José Robério Batista, foi condenado a três anos e três meses de prisão por uso irregular de verbas públicas para autopromoção em campanhas publicitárias. A decisão foi proferida pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na terça-feira (27). Além da reclusão, o prefeito foi condenado também à perda do atual mandato e a ficar inelegível por um período de cinco anos.

De acordo com informações do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o crime foi cometido em 2005, quando o suspeito contratou uma empresa de comunicação para confeccionar e distribuir 20 mil exemplares de uma revista que relacionava o nome e imagem do prefeito com obras e serviços do município, ato considerado pela Justiça como autopromoção, conduta proibida por lei, de acordo com o Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), do MP. O contrato, segundo o MP, foi de R$ 77 mil. A ação contra o prefeito foi movida pelo Tribunal de Contas do Município (TCM).

A decisão de reclusão cabe recurso e a inegebilidade não pode ser recorrida, segundo o Ministério Público.

 

G1-Ba.

 

Gerente de banco passou a noite com explosivos no corpo na Bahia


O gerente do Banco do Brasil de Caetité, cidade localizada no sudoeste da Bahia, que teve explosivos amarrados ao corpo após um sequestro, prestou depoimento na delegacia da cidade na manhã desta quarta-feira (28). O homem, que tem 45 anos, ficou 14 horas com duas bananas de dinamite conectadas a um celular amarradas ao corpo.

De acordo com o delegado titular, Luis Cláudio Albuquerque, a vítima relatou que foi abordada na noite segunda-feira (26) quando seguia para pegar o carro e ficou rodando, com um capuz na cabeça, com quatro criminosos pela cidade  e que após ter o explosivo amarrado ao corpo foi orientado a voltar para casa e dormir com o artefato, sob ameaça da quadrilha.

De acordo com a polícia, o gerente é natural de Caetité, mas trabalha no Banco do Brasil há apenas seis meses. Durante o depoimento, a vítima detalhou a ação dos criminosos e relatou que os integrantes da quadrilha conheciam a rotina dele.

"Ele mora sozinho com o pai, que já é idoso. Os homens fizeram perguntas sobre a cuidadora do pai dele, queriam saber o horário que ela saía da casa. O objetivo dos criminosos era passar a noite na casa do gerente, mas ele alegou que tinha receio do pai dele desconfiar da situação e passar mal. Ele disse também que a quadrilha desconfiou em um certo momento que a polícia havia sido acionada e fez ameaças ao rapaz envolvendo o pai dele e um colega do banco. Em certo momento da madrugada, os criminosos tiraram ele do veículo e tiraram o capuz dele, mas todos os integrantes do grupo estavam encapuzados", disse Luis Cláudio Albuquerque. 

Foi nesse momento, por volta das 3h30 da madrugada de terça-feira, que, segundo o delegado de Caetité, os criminosos montaram o artefato explosivo e amarraram ao corpo da vítima em um local sem movimento de pessoas.

"Eles avisaram ao gerente que se tratava de um artefato explosivo alimentado por uma bateria de lítio e que podia ser acionado pelo celular. Orientaram ele a ir para casa normalmente e o ameaçaram, caso a polícia fosse acionada, em explodir o artefato. A vítima passou a noite em casa com os explosivos no corpo e seguiu as orientações do grupo para pegar o dinheiro no banco no horário que, habitualmente, ia para o trabalho", afirmou Albuquerque.

O delegado informou que o grupo "combinou" com a vítima que pegaria o dinheiro no local conhecido como "Curva do Vento", na BR-262, na altura da cidade de Igaporã, distante cerca de 50 km de Caetité.

"O gerente foi com o carro dele até o local indicado e entregou o dinheiro pela janela do veículo aos criminosos que chegaram em outro carro e emparelharam com o dele. Nenhum elemento desceu do carro, ele disse que nem chegou a ver as pessoas e que foi informado que um outro integrante da quadrilha iria ao local para desmontar o explosivo. Passados 40 minutos, ninguém esteve no local e a vítima pediu ajuda a um motorista de guincho que passava pelo local e acionou a polícia", informou o delegado Luis Cláudio.

Segundo o delegado de Caetité, o gerente está aparentemente calmo, como se manteve durante toda a operação para que o explosivo fosse desmontado. A agência foi reaberta nesta quarta-feira (28). Luis Cláudio relatou que os criminosos em momento algum entraram na agência e que vai analisar imagens de cãmeras de segurança próximas ao banco para verificar se houve alguma movimentação estranha na cidade dias antes do ocorrido.

Até as 12h desta quarta-feira, nenhum suspeito do crime tinha sido localizado. A polícia informou que uma equipe do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif) colheu depoimento da vítima ainda na noite de terça-feira, por volta das 20h, quando o gerente chegou a Caetité com os policiais.


Operação policial
Policiais da Companhia de Operações Especiais (COE), grupo da Polícia Militar, desmontaram os explosivos que estavam no corpo do gerente do Banco do Brasil de Caetité por volta das 17h30 de terça-feira (27), segundo informações de Fabiano Aurich, coordenador da Polícia Civil em Guanambi, cidade vizinha.

Os explosivos, duas bananas de dinamite que estavam conectadas por um fio a um aparelho de celular, foram detonados pela equipe da COE logo após o gerente ser liberado, na cidade de Igaporã, afirmou o coordenador da Polícia Civil.

Em nota, a PM informou que, "segundo avaliação da COE, o artefato possuía duas bisnagas de emulsão gel (explosivo)", mas que foi verificada a ausência de espoleta, "o que proporciona a detonação do artefato."

Segundo a polícia, a vítima se manteve calma durante todo o dia, enquanto aguardava uma equipe especializada para realizar a ação sem riscos. 

Fabiano Aurich informou que a vítima chegou à agência no veículo dela, como se estivesse indo trabalhar normalmente, e pediu, escrevendo em um papel, que os funcionários entregassem o dinheiro para ele. "Ele estava com medo de estar sendo ouvido pelos criminosos e escreveu tudo que estava acontecendo em um papel. Ele também abriu a camisa e mostrou os explosivo aos colegas", afirmou. A agência ficou fechada durante toda terça-feira.

Policiais militares e civis de Caetité, Guanambi e Igaporã, além de um equipe da Companhia de Policiamento Especializado do Sudoeste (Cipe) e da COEm participaram da operação durante todo o dia.

A polícia informou que a vítima é casada, tem filhos e que os familiares dela acompanharam a situação por telefone porque moram em outra cidade.

Dados
Segundo dados do Sindicato dos Bancários, em 2012, foram registrados 147 ataques a banco e caixas eletrônicos na Bahia. O número já é 30% maior que o total registrado em 2011.

No total, foram 78 explosões ou arrombamentos de caixas eletrônicos, 48 assaltos a agências bancárias e 21tentativas frustradas. A maioria das ocorrências foi registrada no interior do estado.

 
Fonte: G1-Bahia

Lago na Antártida pode guardar 'segredo' de vida alienígena


Cientistas descobriram micróbios que sobrevivem em condições de alta salinidade e temperaturas abaixo de zero em um lago na Antártida, algo que dá indícios de que pode existir vida em luas congeladas do Sistema Solar.

Foram encontrados micróbios que viviam em um ambiente escuro, em temperaturas de até -13º C.

Além disso, eles afirmam que as formas de vida estão isoladas do resto do mundo há 2,8 mil anos.

Detalhes desta pesquisa foram publicados pela revista científica PNAS.

'É plausível que uma fonte de energia para essas formas de vida exista apenas devido à reação química entre a água salgada e as pedras', afirma Christian Fritsen, do Instituto de Pesquisas em Desertos (DRI, na sigla em inglês), dos EUA, que é coautor do estudo.

Alison Murray, líder das pesquisas, diz que se esta hipótese estiver correta, cria-se 'uma estrutura completamente nova de pensamento sobre como a vida pode estar apoiada em crio-ecossistemas na Terra e em outros mundos frios do Universo'.

A lua Europa, do planeta Júpiter, é um dos lugares que cientistas acreditam que pode ter condições semelhantes para que esse tipo de vida se desenvolva.

Vida em luas

O Lago Vida, o maior da região dos vales secos de McMurdo, na Antártida, não possui oxigênio, é ácido, congelado e tem os mais altos níveis de óxido nitroso do mundo.

Um líquido seis vezes mais salgado do que a água marinha permeia todo o ambiente.

Durante visitas a campo em 2005 e 2010, Alison Murray liderou um trabalho de perfuração, que retirou gelo do lago, coletou amostras do líquido salgado e analisou o potencial da água de hospedar organismos vivos.

Para evitar contaminações ao isolado ecossistema, eles adotaram procedimentos controlados e equipamentos especiais, trabalhando em tendas esterilizadas na superfície do lago.

A abundância de diferentes compostos químicos presentes no lago levou os cientistas a concluir que reações químicas estavam acontecendo entre a camada de líquido e os sedimentos mais profundos - produzindo óxido nitroso e hidrogênio molecular.

O hidrogênio pode ser a fonte de energia que alimenta os micróbios presentes no líquido salgado. Além disso, o baixo ritmo do metabolismo desta forma de vida faz com que as reservas de energia durem bastante tempo.

Para Cynan Ellis-Evans, do programa de pesquisas British Antarctic Survey (BAS), que não participou desta pesquisa específica, a descoberta de micróbios nesses lagos tão remotos é 'muito interessante'.

O pesquisador cita indícios recém-descobertos de que bolsões de gelo e água possam existir na lua Europa, com condições parecidas aos encontrados no estudo na Antártida.

Fonte: BBC Brasil 

 

Divulgados locais de prova do concurso da Polícia Militar


 

A Secretaria da Administração (Saeb) publica, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (29), o edital de convocação para as provas objetiva e discursiva do concurso da Polícia Militar. O certame, que tem objetivo de prover 2 mil vagas para os cargos de soldado e bombeiro da PM, é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Dentre as informações, o edital também traz orientações sobre locais de prova, recomendações sobre como o candidato deve se portar e qual a documentação necessária.

As provas serão aplicadas no próximo dia 9 de dezembro, no período da manhã, com abertura dos portões às 8h e fechamento às 8h30 (horário de Salvador). O edital de convocação também está disponível também no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e no site da FCC (www.concursosfcc.com.br).

         As provas serão aplicadas em 120 escolas, universidades e colégios estaduais, além de faculdades e órgãos públicos situados em Salvador (37) e nas cidades de Juazeiro (20), Feira de Santana (18), Ilhéus (13), Vitória da Conquista (10), Barreiras (12), Itaberaba (8) e Itabuna (2), de acordo com a opção da Região de Classificação - Município/Sede e Sexo, indicados no momento da inscrição.

         Os inscritos terão cinco horas para responder as questões da prova objetiva de conhecimentos gerais e da prova discursiva. Além da redação, serão 80 questões das áreas de Português, Raciocínio Lógico, História, Geografia e Atualidades, Noções de Direito Constitucional, Administrativo e Penal, Direitos Humanos e Noções de Igualdade Racial e Gênero.

         É necessário comparecer no dia da prova portando documento de identificação oficial com foto, caneta esferográfica transparente de tinta preta, lápis preto n°2 e borracha. Também é aconselhável portar o Cartão Informativo. É vetado ao candidato o uso de equipamentos eletrônicos de comunicação, como celulares, notebooks e palmtops, entre outros. Pertences pessoais, como óculos escuros, bolsas, sacolas, bonés e similares deverão ser acomodados em local indicados pelos fiscais.

Além do concurso da PM, o Estado trabalha na realização dos concursos para provimento de cargos da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema/Inema) e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Ao todo, os três certames totalizam 2.209 novas vagas para ingresso na administração pública estadual.
 

 

28.11.12

EBDA promove evento sobre associativismo e PAA em Canavieiras


O Escritório local da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), do município de Canavieiras, no Sul da Bahia, realiza, nesta sexta-feira (30), a partir das 8 horas, no Colégio Luis Eduardo Magalhães, um encontro com agricultores familiares daquela localidade. A proposta é discutir dois importantes temas relacionamentos ao meio agrário: Associativismo e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A palestra sobre Associativismo será proferida pelo engenheiro agrônomo e técnico da EBDA, Wellington Leite, que vem colaborando com a formação de associações agrícolas, na região.

O chefe de Escritório da EBDA, em Ibicaraí, Bernardino Alves Rocha, é o responsável por abordar o assunto do PAA. Ele fará uma explanação sobre a importância desse programa federal de comercialização de produtos agrícolas para os agricultores familiares e mostrará alguns casos de sucesso de associações da região, que já vendem seus produtos, através do PAA.

O evento está sendo organizado pelo chefe local da EBDA, o médico- veterinário Rosalvo Sertório, e contará com a presença do chefe de gabinete da presidência da EBDA, Tiago Figueira, que representará o presidente Elionaldo de Faro Teles. O gerente regional Wagner Ayres também participará do encontro.
EBDA/Assimp 28/11/2012