2 de agosto de 2013

Justiça da Bolívia libera corintianos presos no país

Após mais de seis meses, a prisão dos torcedores corintianos na Bolívia está chegando ao fim. Nesta sexta-feira (2), a justiça boliviana anunciou que os últimos cinco acusados da morte do garoto Kevin Espada, que ainda estavam presos, serão liberados para voltar ao Brasil.

A volta dos últimos detidos deverá acontecer neste sábado (3), após serem negados recursos tanto do San José, time boliviano que jogava contra o Corinthians no dia da tragédia, como da família de Kevin.

O caso começou após o gol do Corinthians contra o San Jose, em partida válida pela primeira rodada da Libertadores deste ano. Um foguete teria sido disparado da torcida corintiana e atingido a cabeça de Kevin que não resistiu aos ferimentos.

Após o fim do jogo, 12 torcedores foram detidos e acusados de homicídio do garoto. Sete deles já haviam sido liberados pela justiça boliviana e voltaram para o Brasil, enqunto os outros permaneceram na cadeia até o dia de hoje.

Os torcedores agora aguardam a realização dos últimos trâmites na Bolívia para liberá-los para o retorno à capital paulista.

Fonte: R7 Esporte

Galo diz que Bruno Reis se sente órfão em termos de filiação partidária

De longe, participando do Foro São Paulo - articulação latino-caribenha de partidos de esquerda -, o deputado estadual e ex-presidente do PT baiano, Marcelino Galo, não se desliga dos acontecimentos políticos nesses dias decisivos para seu partido. Ligado na entrevista do deputado Bruno Reis na Tudo FM, nesta sexta-feira (2), respondeu com ironia às análises do oposicionista sobre as eleições internas do PT e a definição da candidatura petista à sucessão do governador Jaques Wagner.

“O jovem parlamentar se sente órfão, em termos de filiação partidária, depois de abandonar o PRP e ficar sem rumo, indeciso sobre sua próxima legenda”, provoca Galo. Para ele a sensação de orfandade seria a explicação para o colega “esquecer o mandato e dar uma de comentarista, gastando a maior parte da entrevista analisando o PT”. Da capital paulista, Galo articula chapa e candidatura para disputar a direção do PT pelos votos diretos dos militantes.


Ascom do deputado Marcelino Galo

Sudesb seleciona estagiários para o programa Segundo Tempo

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) abre na segunda-feira (5) processo seletivo de estágio para contração de 71 estudantes de educação física para o interior no programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet.
Para ter acesso à ficha de inscrição, baixe aqui ou abra o site http://www.sudesb.ba.gov.br/modules/mastop_publish/?tac=211. Depois é só enviá-la, juntamente com o currículo, para o e-mail segundo.tempo@sudesb.ba.gov.br até o dia 12 deste mês.


tas/om           2.8.13

Mais de 3,9 milhões de baianos serão beneficiados pelo Estatuto da Juventude

O Estatuto da Juventude, que será sancionado pela presidente Dilma Rousseff na próxima segunda-feira (5), às 15h, no Palácio do Planalto, prevê benefícios para cerca de 51 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos, como acesso à educação, saúde, cultura, mobilidade, profissionalização, trabalho e renda. Na Bahia, este público representa 28% da população, o que corresponde a mais de 3,9 milhões de pessoas.
Na área da cultura, fica assegurada aos jovens pertencentes a famílias de baixa renda com até 29 anos e aos estudantes a meia-entrada em salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares.
Em relação ao sistema de transporte coletivo interestadual, serão reservadas duas vagas gratuitas por veículo para jovens de baixa renda e outras duas com desconto de 50%, no mínimo, no caso de esgotadas as primeiras.
A matéria foi aprovada pelo Plenário da Câmara dos Deputados em julho deste ano. Para o coordenador de políticas de juventude da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), Vladimir Costa, a sanção do estatuto é uma grande vitória dos movimentos juvenis. “Ele não só consolida políticas públicas de juventude, como de Estado, mas também aponta avanços para a pauta, como o Sistema Nacional de Juventude. Temos muito que comemorar neste dia”.
Veja a íntegra do texto enviado pela Câmara dos Deputados à presidente no http://www.juventude.gov.br/estatutojuventudeparasancao.
                     


las/om           2.8.13

1 de agosto de 2013

III Conferência Municipal de Cultura de Ibicaraí foi sucesso de público e crítica

A III Conferência Municipal de Cultura de Ibicaraí, com o tema: Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura, é parte integrante da V Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que acontecerá em Salvador no mês de agosto e serviu para estimular a adesão aos sistemas Estadual e Nacional de Cultura com a intenção de diagnosticar a situação do atual sistema municipal de cultura. Serviu também para elaborar um plano de ações estratégicas para a cultura em Ibicaraí, além de estimular a implantação e a elaboração de políticas culturais com a ajuda do poder público municipal em harmonia com a sociedade civil organizada. Por último, elegeu seis representantes (delegados), sendo três titulares, com um representante do poder público, dois da sociedade civil organizada e três suplentes.
A III Conferência aconteceu na manhã de quinta-feira (01), a partir das 9 horas, na Câmara de Vereadores de Ibicaraí, que esteve lotada por toda a manhã e teve a realização da Prefeitura Municipal de Ibicaraí, com a organização da Secretaria de Cultura, na pessoa do secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Luiz Henrique Gerbasi Sampaio, que contou com o apoio, na produção da Conferência, de Aline Ribeiro de Bastos, Riédson Trindade e Josevan Dias. A Câmara de Vereadores de Ibicaraí ficou lotada com artistas e um grande público, além dos secretários Pinheiro Farias (Saúde), Oswaldo Martins (Administração), dos vereadores Klaus Farias, Osaná Crisóstomo, Valtaire Moreira, Baby Oliveira e Adriana Assis, do diretor do hospital, Carlos Alberto Matos, empresários e professores.
A abertura aconteceu com a composição da mesa, que contou com a presença do prefeito Lenildo Santana; da secretária de Assistência Social, Ângela Santana; do secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Lula Sampaio; do representante da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), Marival Silva; da secretária de Educação, Fabiane Lyra; do Aspirante da Polícia Militar, Carlisson da Silva Brito; do vereador Valtaire Alves Moreira e do palestrante Walmir do Carmo.
Em seguida, foi cantado o Hino Nacional e o Hino da cidade de Ibicaraí pelo músico Odilon Mesquita e todo o público presente na Câmara. A Conferência seguiu com a apresentação de diversos grupos de arte e dança, apresentação de de um grupo de capoeira e em seguida alunos da Academia Abrantes fizeram uma apresentação com a orientação do professor Jessé.
O secretário de Cultura Lula Sampaio agradeceu aos presentes e falou da importância da Conferência para unir e tentar achar caminhos para a cultura e os artistas de Ibicaraí. Lula ainda lembrou dos trabalhos de base do CRAS, CREAS, Projovem, Peti, Mais Educação e do empenho do prefeito Lenildo Santana em realizar essa Conferência.
O cantor e compositor Getone Barbosa, antes de cantar, lembrou da necessidade de fazer a Conferência valer para todo o ano, e não só para esse momento. “É preciso viver a cultura 365 dias por anos e carregar esse sentimento no dia a dia, pois todo dia é dia de cultura”, disse Getone, que em seguida cantou uma de suas canções e pediu apoio para o seu projeto.
A secretária de Educação Fabiane Lyra falou sobre a Conferência como um instrumento que anda lado a a lado com a educação, e lembrou da importância de discutir com a comunidade sobre sobre o sistema municipal de cultura. Fabiane falou também dos avanços alcançados com o Mais Educação, que deu dignidade para o aluno da escola pública. Por último Fabiane pediu que haja uma união do poder público municipal com a sociedade civil organizada para não deixar morrer a cultura na nossa cidade.
O representante da Secult, Marival Silva, lembrou que essa Conferência é a base para uma nova Conferência que acontecerá em Itabuna e servirá para traçar metas juntos aos novos delegados para a Conferência Estadual, que acontecerá ainda esse ano em Salvador.
O prefeito Lenildo Santana falou sobre a realização da III Conferência e disse que o maior problema da cultura é com a falta de apoio, pois existe custo para tudo e pouco recurso. Lenildo aproveitou para elogiar o CRAS, CREAS, PETI e o Mais Educação pelo inúmeros projetos de arte feitos com os jovens de Ibicaraí, como a capoeira e o karatê, que estão sendo implantados em escolas do município pelo Mais Educação. O prefeito lembrou ainda do Sistema Nacional de Cultura, criado pelo Governo Federal, para organizar a cultura nas esferas federal, estadual e municipal, e disse que os resultados serão vistos nos próximos anos. Lenildo finalizou dizendo que a Conferência serve para apontar o que precisa ser feito e lembrou da importância da participação dos futuros delegados na Conferência Estadual.
O palestrante Walmir do Carmo abriu sua palestra pedindo calor humano ao público presente e deixou claro que a cultura está no contexto geral do indivíduo, independente de raça, cor, credo. Walmir falou sobre a cultura “herdada” e “adquirida” e deixou claro que uma cidade que não zela pela cultura e pela arte da sua gente está fadada ao caos.
Walmir falou sobre a ideia de transferir 1% dos valores arrecadados com impostos para serem investidos na cultura municipal e cobrou uma maior participação do Conselho de Cultura Municipal nas ações culturais do município.
No final da Conferência foram formados dois grupos que discutiram as propostas que serão levadas pelos delegados eleitos para a Conferência Estadual que acontecerá em Salvador, e foram definidas 12 propostas que serão colocadas em Salvador.
Foram escolhidos 6 delegados, três titulares, entre eles: Rogério Leal, titular e representante do Poder Público; Maria Célia da Paz, titular e representante da Sociedade Civil Organizada; e Waldyr Montenegro Matos, titular e representante da Sociedade Civil Organizada; Aline Ribeiro Bastos, suplente do Poder Público Municipal; Getone Barbosa Vieira, suplente da Sociedade Civil Organizada e Valdivan Barros dos Santos, suplente da Sociedade Civil Organizada.


Texto: Arnold Coelho  -  Fotos: André Luiz Evangelista    

“A sensibilidade deve vir do prefeito de Ilhéus”, diz Marcelino Galo sobre protestos na região

Na última semana, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) esteve no município de Ilhéus, no sul da Bahia, para participar de audiência com os militantes do movimento “Reúne Ilhéus”, que é organizado por jovens de movimentos sociais que lutam pela melhoria do transporte e de serviços públicos. Desde o ano passado que os militantes se organizam em reivindicações sobre tarifas e estrutura do transporte em geral. Galo ouviu as reivindicações e recebeu as informações sobre a paralisação dos servidores públicos municipais em greve.

“As mobilizações que ocorrem em todo Brasil não são diferentes em Ilhéus. As ruas passam um recado claro para os governantes e para nós políticos em geral. É necessário ouvir todas as pautas dos trabalhadores em greve e do movimento Reúne Ilhéus. A pauta é justa e deve ser negociada imediatamente”, salienta o petista.

Ainda segundo Galo, neste momento de tanta mobilização, a sensibilidade tem que ser dos gestores, para encaminhar uma negociação imediata. “O prefeito precisa trazer pra si a resolução de um problema grave como a questão do transporte público. E garantir o imediato retorno dos serviços do município com abertura de negociação efetiva”, declara.


Ascom do deputado Marcelino Galo

Itabuna recebe atendimento do SAC Móvel a partir desta sexta-feira

Em decorrência do fechamento do posto SAC de Itabuna para reforma na estrutura física a unidade móvel da rede atende à população do município a partir desta sexta-feira oferecendo emissão da carteira de identidade, CPF e antecedentes criminais, além do Serviço de Atendimento ao Fornecedor (SAF), Previdência Estadual e Planserv. O atendimento acontecerá no estacionamento do SAC Itabuna, situado na Avenida Amélia Amado, n° 429, Centro, das 7h às 15h30.
 Os demais serviços prestados pelo posto SAC da cidade também serão disponibilizados pelos órgãos responsáveis. O atendimento do Detran será transferido para a 5ª Ciretran de Itabuna, que funciona no Complexo Policial do muncípio, bairro Jardim Primavera, das 8 às 16h. Já A Coelba irá disponibilizar uma unidade móvel também estacionada ao lado do SAC Itabuna, atendendo das 7h às 16h30.
 Os serviços prestados pelo Sinebahia - emissão da carteira de trabalho, concessão de seguro desemprego e intermediação de mão de obra - serão realizados a partir de segunda-feira (5), na Avenida Kennedy, n° 1325, bairro São Caetano, das 7 às 15h. O serviço de orientação jurídica do Tribunal de Justiça será direcionado para a Vara de Infância e da Juventude, na Avenida Nações Unidas, n° 565, Centro, em data a ser comunicada.


Conferência Escolar Infantojuvenil para o Meio Ambiente movimenta rede estadual

A rede estadual de Educação está mobilizada para realizar as etapas que precedem a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em novembro. Até 31 de agosto, unidades escolares, na capital e no interior, com pelo menos uma turma do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, promoverão sua Conferência Escolar Infantojuvenil para o Meio Ambiente. Neste sábado (3), será a vez do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici, no Stiep, em Salvador.
Estudantes, professores e a comunidade do entorno da escola estarão reunidos, das 8 às 17h, para discutir sugestões dos alunos, selecionar a proposta a ser desenvolvida e escrever, coletivamente, o projeto de ação que será apresentada nas etapas regional e estadual da conferência. A programação da atividade ainda prevê a palestra ‘Meio ambiente, sustentabilidade e desafios escolares’, ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia, Roseleia Oliveira de Almeida.
A expectativa da professora, umas das articuladoras da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) da escola, é que cerca de 150 pessoas participem da Conferência Escolar. “Além de três representantes de cada turma, também convidamos alguns pais e representantes da Associação de Moradores do bairro”.

Conferências - Antes de chegar à IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, é preciso cumprir algumas etapas. Após as conferências escolares, nas quais serão apresentados e elaborados os projetos de ação, alguns municípios realizarão suas conferências municipais. Em seguida, acontecerão as conferências regionais, onde serão escolhidos os projetos que representarão a regional, no período de 16 a 18 de outubro, na etapa estadual. Outras informações podem ser obtidas através do Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br/conferenciainfanto.


Prefeito de Ibicaraí entrega ônibus escolar e retroescavadeira

Na manhã de quarta-feira (31), o prefeito Lenildo Santana entregou para a comunidade ibicaraiense mais um ônibus escolar e uma retroescavadeira oriundos do PAC 2, do Governo Federal. O Governo do Estado entregou 323 retroescavadeiras para 287 municípios baianos, sendo que Ibicaraí conseguiu esta aquisição, graças aos deputados do PT baiano, Geraldo Simões (federal) e Rosemberg Pinto (estadual).
O prefeito Lenildo Santana, junto com secretários de governo, vereadores e autoridades locais, desfilaram pelas ruas e avenidas de Ibicaraí mostrando os novos equipamentos. Esta segunda retroescavadeira irá atender a limpeza da cidade e dará apoio aos agricultores na zona rural.
A Secretaria de Educação ganhou mais um ônibus escolar, totalmente adequado com elevador, para transportar deficientes físicos (cadeirantes), o que dará maior conforto e comodidade para os usuários (alunos).

O prefeito Lenildo Santana finalizou dizendo que está previsto, ainda para este ano, a aquisição de mais uma motoniveladora (patrol) e um  caminhão basculante (caçamba), graças às parcerias com os governos estadual e federal, por intermédio dos deputados Geraldo Simões e Rosemberg Pinto.

Audiência Pública incentiva o associativismo em Canavieiras

Para ampliar os trabalhos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), a gerência regional do órgão Itabuna em parceria com Câmara de Vereadores de Canavieiras realiza nesta sexta-feira (2), na sede do Legislativo, audiência pública para representantes de associações de produtores. No evento será discutido o acesso aos programas estaduais e federais de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

31 de julho de 2013

Galo diz que Targino deveria seguir o Papa e ser mais humilde

Sobre o pronunciamento do deputado Targino Machado (sem partido), de que o PT teria comprado lideranças políticas do PMN, para não realizar a fusão com o PPS e criar o MD, o petista Marcelino Galo rebate o parlamentar e considera a fala “desesperada”. “O nobre deputado deveria seguir o Papa Francisco e ser mais humilde em vez de querer ser a palmatória do mundo. Já existimos há 33 anos e somos um partido de raízes ideológicas e voltado para os movimentos sociais”.

Para o deputado e ex-presidente estadual do PT, Targino procura culpados para o naufrágio do MD e deixa a emoção falar mais alto que a razão. “Ele tem que ser responsável pelo que diz e provar se houve compra e venda”, alerta o petista. Galo diz também que o PT pede mais rigor na criação de novos partidos, para não serem criadas legendas de aluguéis para políticos perdidos ideologicamente.

“Na reforma política em debate, sugiro maiores critérios, assim como o partido do qual ajudei a fundar cobra, para a criação de novos partidos. Acredito que essa reforma deva fortalecer as siglas já existentes, que reforcem suas ideologias e que fujam dos financiamentos privados de campanha para evitar corrupção. Acredito ainda que o assunto financiamento público deve ser mais um caminho para aprofundar os debates e não vire um entrave partidário”, completa.


Ascom deputado Marcelino Galo 

Uesc e IBGE fazem parceria e instalam estação da RBMC

Uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possibilitou a implantação, no Campus Professor Soane Nazaré, em Ilhéus, da estação da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC).
Trata-se da utilização da tecnologia Global Positioning System (GPS), que proporcionou uma revolução nas atividades de posicionamento e navegação, contribuindo para que os trabalhos geodésicos e topográficos fossem realizados de forma mais rápida, precisa e econômica.
Para a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, essas vantagens vêm melhorando à medida que os equipamentos, os métodos de observação e as técnicas de processamento evoluem, facilitando o dia a dia de profissionais, a exemplo dos topógrafos, geógrafos e engenheiros civis. “A parceria que viabilizou a instalação na Uesc vai beneficiar, sobretudo, os estudantes e os professores de engenharia da universidade”.
A primeira rede implantada na América do Sul e considerada a mais precisa do país, controlada pela Gerência de Redes de Referência Planialtimétrica da Diretoria de Geociências do IBGE, foi iniciada no final de 1996 com a estação de Curitiba (PR).


eas/om        31.7.13

Surfistas baianos são destaques no Circuito Bivolt de Surf em Itacaré

Yage Araújo e Davi Silva, dois surfistas baianos, foram destaques na segunda etapa do Circuito Bivolt de Surf e Bodyboarding realizado nos dois últimos finais de semana na praia de Tiririca, na cidade turística de Itacaré, no sul da Bahia, e que reuniu mais de 250 surfistas de todo país nas categorias iniciante, infantil, mirim, open, máster e feminino.
O evento foi realizado pela Associação Ilheense de Surf em parceria com as associações de Surf de Itacaré e Ilheense de Bodyboarding, com apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
Com boas performances, após uma rasgada seguida de uma batida forte e um aéreo invertido na junção, Yage chamou a atenção no circuito. O atleta estava inspirado, atingindo nota 10, na categoria open, num belo tubo e finalizando com uma batida.
Davi também mostrou um surf atual e finalizou em segundo lugar, deixando o ilheense André Rosário, outro talento da nova geração em terceiro.  Leandro Prado, atleta local, fez uma boa campanha, com bons tubos, e finalizou em quarto.
Na categoria Master, o campeão foi Dalmo Meireles. O atleta de Valença usou uma boa escolha de ondas para deixar o soteropolitano Hélio Rocha em segundo, o itabunense Anderson Sá em terceiro e o itacareense Junior Sampaio em quarto.
No feminino brilhou a estrela de Cláudia Vampré, atleta de Itacaré que mostrou muita técnica e boa leitura das ondas. A paulista Fernanda Bonello terminou com a segunda colocação. As ilheenses Laine Benevides e Andrea Mendes terminaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Primeira etapa - Os destaques da primeira etapa, realizada nos dias 20 e 21 deste mês, foram os Ilheenses Arley Santos e João Marcos, que ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na disputa de Bodyboarding Open. Davi Silva foi o campeão, com show de surf. Yage Araújo ficou com o vice-campeonato, Bruno Carvalho em terceiro lugar e Felix Martins em quarto.

30/07/13

Tas/is

Secretaria da Educação altera a carga horária de mais de mil professores

Cerca de mil professores da rede estadual da Bahia já tiveram os seus processos deferidos para alteração de carga horária (mudança do regime de trabalho de 20 para 40 horas semanais). Somente em Salvador, são mais de 240 docentes. A previsão da Secretaria da Educação do Estado da Bahia é que, até o final do mês de agosto, 2 mil professores tenham seu regime de trabalho alterado para 40 horas. A medida visa estabilizar o quadro de docentes efetivos da rede.
O processo de alteração de carga horária se deve à abertura de vagas reais na rede estadual, decorrente de aposentadorias e falecimentos. Para ter o seu regime de trabalho alterado, o professor deve possuir licenciatura plena e contar com carga horária disponível na sua área de formação, além de estar devidamente programado em efetiva regência de classe.
A diretora de recursos humanos da Secretaria, Ana Lins, observa que os processos são analisados minuciosamente levando em consideração o que está previsto no estatuto do magistério e a situação do docente na programação de carga horária da sua unidade de lotação. “A publicação no Diário Oficial do Estado está acontecendo de maneira gradativa, na medida em que chega o ofício de assunção, encaminhado pela direção da unidade escolar”, disse a diretora, ressaltando que os professores são remunerados a partir do momento em que assumem 40 horas em sala de aula.

Eas/af

30.07.13

Detran-BA adia realização de Junta Médica em Itabuna

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) adiou a Junta Médica do Polo de Itabuna prevista para os dias 3 e 4 de agosto por questões de ordem técnica. A previsão é que um novo cronograma seja disponibilizado aos interessados ainda neste semestre.
O Polo de Itabuna tem o propósito de atender também os candidatos de Eunápolis, Ilhéus, Itamaraju, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. O objetivo da Junta Médica é facilitar o atendimento da avaliação pericial do portador de deficiência física, evitando o deslocamento para a capital.


Abertas inscrições para a eleição do Conselho Estadual de Juventude

Estão abertas as inscrições para a eleição dos representantes da sociedade civil do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) para o biênio 2013/2015. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição no site www.juventude.ba.gov.br e enviá-la para o e-mail cejuve@serin.ba.gov.br ou pelos Correios para a Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin) – 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 3º andar, CAB, Paralela, Salvador-Bahia, CEP 41.745-005 –, até 30 de agosto.
São 40 vagas, entre titulares e suplentes, distribuídas da seguinte forma: fóruns e redes da juventude (6), movimentos, associações ou organizações da juventude (22) e entidades de apoio às políticas públicas de juventude (12).
Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (71) 3115-9572 ou pelo e-mail cejuve@serin.ba.gov.br.


29 de julho de 2013

Governo investe 1,5 milhão na área de saúde em Itabuna

O atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) na região sul da Bahia foi reforçado com a reinauguração da emergência do Hospital de Base de Itabuna e a inauguração de seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São José, em Ilhéus, no último fim de semana. O Hospital de Ilhéus também inaugurou uma UTI com dez leitos. Segundo o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, que esteve nos dois municípios, a idéia é que esses dez leitos também sejam incluídos na rede SUS.
Em Itabuna, o Governo do Estado investiu cerca de R$1,5 milhão na área de Saúde. Os recursos foram aplicados na aquisição de mobiliário e equipamentos para unidades básicas e também para o Hospital de Base, que teve a emergência reinaugurada sábado (27), completamente recuperada para voltar a receber os pacientes que estavam sendo atendidos em um local provisório.
Ao todo foram 531 equipamentos, dentre eles, aparelhos de raio-x odontológicos, cadeiras odontológicas, camas hospitalares, aparelhos de anestesia e ventiladores pulmonares. “O Hospital de Base é uma unidade de referência, o mais importante da região Sul da Bahia, e por isso estamos trabalhando em parceria com o município na recuperação deste importante serviço de saúde”, declarou o secretário Jorge Solla.
O Hospital de Base atende cerca de 350 pessoas por dia, sendo referência em média e alta complexidade para pacientes de 122 municípios. A unidade tem 168 leitos. O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, reforçou a importância do trabalho em parceria das gestões estadual e municipal para o reforço no avanço da área de saúde.

Mutirão de Saúde – Como parte das comemorações dos 103 anos de Itabuna, ainda no sábado (27) aconteceu um mutirão de Saúde na Câmara de Vereadores. “Aproveitei o mutirão para aferir a pressão, fazer alguns exames, ter orientação sobre alimentação e saber como posso eliminar focos do mosquito causador da dengue”, disse Maria Lima Nunes.
No mutirão foram disponibilizados atendimentos odontológicos na carreta da organização não-governamental Voluntários do Sertão, teste de glicemia Consultas e avaliação oftalmológica com acuidade visual, rastreamento de glaucoma, além de orientações sobre DSTs e doação de órgãos.

Novos leitos de UTI reforçam rede de saúde em Ilhéus

Duas unidades de Terapia Intensiva (UTI), uma no Hospital São José, da Santa Casa de Misericórdia, com dez leitos, e outra no Hospital de Ilhéus, com oito, foram inauguradas sexta-feira (26), em Ilhéus. Dos leitos abertos, seis do Hospital São José já estão contratualizados para atendimento através do SUS e a ideia é que esse número aumente, incluindo também leitos no Hospital de Ilhéus.
Antes da abertura das unidades, a população de Ilhéus contava com leitos de UTI disponíveis apenas no Hospital Geral Luiz Viana Filho, da rede pública estadual. Com os novos serviços em funcionamento, mais 18 leitos estarão à disposição dos pacientes.
Jorge Solla visitou as duas unidades e destacou que todos os leitos serão importantes para a rede SUS. “A ausência de leitos privados de UTI em Ilhéus faz com que pacientes com plano de saúde ocupem os do Hospital Luiz Viana Filho. Então, mesmo os leitos que estarão voltados para os planos de saúde reforçarão a rede, pois precisaremos utilizar menos os SUS para pacientes que tem acesso a planos privados”, afirmou Solla.

Sas/af

29.07.13

Processos de licenciamento ambiental já podem ser consultados pela sociedade

A partir desta segunda-feira (29), a população já pode consultar todos os processos de licenciamentos concedidos pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), acessando o portal do Sistema Estadual de Informações Ambientais (Seia), no endereço www.seia.ba.gov.br. A medida é mais uma das ações desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), com o comprometimento de avançar nas questões ambientais, com a nova Política Ambiental da Bahia.
Para o secretário Eugênio Spengler, a disponibilização da consulta pelo público tem o propósito de estabelecer um maior grau de transparência no que se refere aos processos de regulação que tramitam no órgão ambiental. Ele disse também que a democratização dos dados atende a uma exigência das leis estadual e federal, respectivamente 12.618/2012 e 12.527/11, que dispõem sobre o acesso à informação a sociedade.
 Atualmente, segundo o secretário, estão disponíveis no portal todos os processos concluídos e os arquivados. Porém, nos próximos dias, o cidadão poderá acompanhar também aqueles que estão em análise pelo órgão ambiental. Além disso, a proposta é ampliar a consulta a outros tipos de processos, a exemplo dos processos de fiscalização ambiental.
De acordo com a diretora geral do Inema, Márcia Telles, a Bahia sai na frente com esta ação pioneira. “A iniciativa permite ao cidadão consultar os processos sem precisar se deslocar ao órgão ambiental, utilizando o sistema com comodidade de maneira ágil com maior transparência”.
 Segundo o diretor de Programas e Projetos da Sema, Cláudio Mello, a consulta representa a democratização das informações, ao permitir que o cidadão acompanhe os processos de regulação ambiental e por oferecer o  acesso aos documentos que compõem o processo, evoluindo ainda para a visualização de certificados, notificações, portarias e parecer técnicos.

Seia - Em funcionamento desde julho de 2012, o Seia é um dos importantes instrumentos de integração das políticas e da reforma do licenciamento ambiental, que vem se consolidando, na prática, em processo único quando ocorre a análise ambiental, outorga, anuência de unidade de conservação, supressão de vegetação e outros atos associados.

A proposta é trazer mais comodidade para o cidadão, modernidade e segurança na formação e acompanhamento dos processos ambientais, que poderão ser solicitados via internet, a partir da prestação das informações necessárias e documentações exigidas.

Quintais Agroflorestais completa um ano com mais de 1.800 agricultores atendidos

Diversificar a produção, proteger o solo dos efeitos erosivos, preservar o meio ambiente e auxiliar na segurança alimentar do agricultor e do rebanho em função da não utilização de agrotóxicos são algumas das metas do Programa Quintais Agroflorestais, desenvolvido e executado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri).
O programa, que completa um ano neste mês, desenvolve atividades que estimulam trabalho e renda para os agricultores familiares do estado. Nesta primeira etapa, quase duas mil famílias foram beneficiadas com 32 mil mudas, entre espécies frutíferas e essências florestais - ipê, angico, gliricídea, leucena, cajá, jenipapo, pitanga, graviola, caju e umbu.
As mudas distribuídas possuem certificação física e sanitária, produzidas com total controle de doenças e pragas, adquiridas em institutos renomados que possuem ambientes protegidos para produção de mudas. Biofábrica do Cacau, localizada no sul do estado, Estação Experimental Rio Seco, em Amélia Rodrigues, e o Centrenor, em Ribeira do Pombal, no semiárido - os dois últimos, da EBDA -, são algumas das instituições fornecedoras.

Capacitação - Para prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), específica em Agroecologia e Sistemas Agroflorestais, a empresa capacitou 297 técnicos das principais regiões onde se concentram as ações do programa.
Kits de ferramentas compostos por estacas, mourões, arame farpado, grampo, bombona de 20 e 200 litros e carrinhos de mão foram materiais distribuídos para os agricultores que aderiram ao programa. Até este primeiro semestre já foram distribuídos 1.275 kits.



Mais de 900 quilos de frango são doados a famílias carentes de Itabela

A Secretaria de Assistência Social de Itabela conseguiu através das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) mais de 900 quilos de frango, doados a famílias carentes do município. O produto faz parte de um lote de mais de três mil quilos de frango apreendidos na BR-101, via Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), na cidade de Eunápolis.

A apreensão teve como base documentação irregular para o transporte do produto, que foi destinado a instituições como a Casa dos Idosos e Apae. Pelo menos 300 famílias foram beneficiadas, de acordo com informações da Secretaria de Assistência Social de Itabela.

28 de julho de 2013

Prefeitura entrega 50 casas populares em Ibicaraí

50 famílias de Ibicaraí receberam nesta sexta-feira (26), no Colégio Ressurgir, às 15h00 horas, as chaves da casa própria

Texto: Antonio Lima
Fotos: André Luiz e Raimungo Gomes







Situadas no loteamento Raimundo Esteves, no bairro Corina Batista, às margens da BR-415, pelo Programa “Resolução 460”, do Governo Federal em parceria com a prefeitura e a Caixa Econômica Federal. As casas têm 30 metros quadrados de área construída com dois quartos, uma sala, cozinha e um banheiro, e 35 metros de área reservada a quintal e futuras instalações. 

A 63ª CIPM/IBICARAÍ foi comtemplada com mais uma viatura

Texto e fotos: André Luiz Evangelista






Na tarde de sexta-feira (26), o comando da 63ª CIPM/IBICARAÍ, foi contemplado com mais uma viatura (modelo Ranger), o veiculo que veio da capital Salvador, chegou ao município de Ibicaraí no início da tarde desta sexta-feira (26).