7 de julho de 2012

TER-BA libera propaganda eleitoral e inicia combate a irregularidades


A propaganda eleitoral está liberada a partir desta sexta-feira (6). Os postulantes estão autorizados a promover comícios, usar carros de som e tentar atrair os eleitores pela internet. A propaganda em programas de TV e rádio, entretanto, começa só em 21 de agosto.
É proibido durante a campanha instalar alto-falantes ou amplificadores de som em até 200 metros de sedes de poderes executivos ou legislativos, hospitais e casas de saúde, de escolas, bibliotecas, além de igrejas e teatros em funcionamento. Também é proibida realização dos "showmícios" para promoção de candidatos com artistas para "animar" o evento.
As campanhas não podem, ainda, confeccionar, utilizar ou distribuir por "comitê, candidato, ou com a sua autorização" artigos como "camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas", entre outros, configurando "prática de captação ilícita de sufrágio", conforme prevê a lei eleitoral.

6 de julho de 2012

Turismo baiano é finalista do prêmio ‘O Melhor de Viagem 2012/2013’


Destinos e empresas baianas são indicados como finalistas do prêmio ‘O Melhor de Viagem 2012/2013’, promovido pela revista Viagem e Turismo. A votação ocorrerá até 6 de agosto, e os vencedores serão conhecidos no dia 25 de outubro, durante um evento no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
Além de o estado ter sido indicado como um dos melhores do Brasil para se visitar, a Chapada Diamantina ficou entre os principais destinos de ecoturismo. Para a categoria ‘Resort de Praia’ estão concorrendo o Iberostar Praia do Forte e o Complexo Costa do Sauípe.
Para o secretário Domingos Leonelli, a indicação ao prêmio é reflexo do que a Bahia representa no imaginário popular, por conta da magia de sua cultura, religiosidade e belezas naturais.
A lista completa dos finalistas pode ser encontrada no portal viajeaqui (viajeaqui.com.br). Para participar da eleição e ainda concorrer a uma viagem a Orlando, basta comprar um exemplar da edição 201 de ‘Viagem e Turismo’ – que já está nas bancas -, cadastrar o código do cupom encartado na revista no site www.omelhordevt.com.br e responder a todas as questões. 
As 30 categorias da pesquisa contarão com opções para diversos tipos de turistas, dos mais sofisticados aos mais aventureiros, que poderão apontar até seus parques temáticos preferidos no Brasil e no exterior, além de estações de esqui e navios de cruzeiro.
O prêmio ‘O Melhor de Viagem 2012/2013’ tem patrocínio da Caixa e pesquisa do Ibope. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.viajeaqui.com.br e www.omelhordevt.com.br

Uas/rn-06.07.12

Formação de consórcios públicos para resíduos sólidos é tema de debate em Feira


Até o mês de agosto, estados e municípios brasileiros precisam entregar ao governo federal um plano de manejo de resíduos sólidos urbanos, como condição para que a União libere recursos. A determinação é do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – lei nº 12.305, de 2010), que prevê ainda a necessidade de formação de consórcios públicos para a obtenção dos incentivos do governo federal.
Para debater o assunto, o governo da Bahia, por meio das secretarias do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), além da União dos Municípios da Bahia (UPB), promovem a segunda edição do Consórcio em Debate, que abordará a gestão associada dos resíduos sólidos.
O evento acontece na próxima segunda-feira (9), das 8h30 às 13h, no auditório do Módulo I da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Entre os palestrantes convidados estão Sérgio Cotrim, da Gerência de Resíduos Sólidos do Ministério das Cidades, que falará sobre O Programa Brasil sem Lixões e os Consórcios Públicos, e Silvano Silvério da Costa, diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, que discorrerá sobre As Ações do Ministério do Meio Ambiente para Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos.
Consórcios públicos são instrumentos de gestão compartilhada que proporcionam a melhoria da administração pública, pois são uma alternativa para solucionar problemas comuns por meio de políticas e ações conjuntas. O governo estadual adota os consórcios públicos como um dos instrumentos estratégicos da Política de Desenvolvimento do Estado da Bahia.

A meta do Plano Nacional de Resíduos Sólidos é erradicar os lixões, promovendo como alternativa a formação de consórcios públicos, especialmente para os municípios de pequeno porte, para que estes, juntos, criem aterros sanitários e cuidem da destinação final ambientalmente adequada dos resíduos gerados.


Tribunal de Justiça declara ilegal greve da APLB


O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por decisão da desembargadora Dayse Lago Coelho, determinou a imediata suspensão da greve deflagrada pela APLB/Sindicato, ordenando-lhe que se abstenha de deliberar nova paralisação, devendo a APLB promover o pronto retorno dos professores e demais servidores da área de educação pública do Estado da Bahia às suas atividades normais, e o restabelecimento do regular atendimento na rede estadual de educação, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
Ao decidir favoravelmente à ação civil pública da Procuradoria Geral do Estado pela ilegalidade da greve, a desembargadora-relatora diz que “é certo que o movimento grevista não assegurou a manutenção de serviços essenciais e indispensáveis para o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Também se apresenta verossímil, senão induvidoso, o grande prejuízo causado pela paralisação do serviço público de educação não apenas à formação cívica e intelectual dos estudantes, mas também ao desenvolvimento físico e à saúde destes, tendo em vista a constatação de que a merenda escolar é, em muitas comunidades deste Estado, o único alimento diário dos infantes”.
Diz, ainda, a magistrada: “Vale destacar que não se olvida que a greve é também considerada direito fundamental, entretanto, a sua manutenção de forma abusiva e ilegal anula outros direitos fundamentais já apontados, de modo que deixa de atender ao objetivo da Constituição Federal e viola os critérios de resolução de conflito entre tais preceitos”.

Vas/af
06.07.12

Agricultores são incluídos no Programa de Segurança Alimentar do Rebanho


Os agricultores familiares dos municípios de Floresta Azul e Itapé, no Sul da Bahia, vão trabalhar com uma nova cultura na região: a palma adensada. Mais comum no semiárido do Estado, o cultivo da palma faz parte do “Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar”, que vem sendo desenvolvido pela diretoria de Agricultura da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), desde o mês de setembro de 2011.
De acordo com o técnico em agropecuária da EBDA, Nelson Fernandes Moura, que coordena a cadeia produtiva da bovinocultura leiteira na região e conduz os trabalhos com a palma no Sul da Bahia, o cultivo será utilizado para alimentar o gado, no período de estiagem. “No início deste ano, a nossa região sofreu três longos meses de estiagem que fez reduzir em mais de 60% a produtividade de leite, nas propriedades dos agricultores familiares. Isso serviu para chamar a atenção dos agricultores para a necessidade de se criar reservas estratégicas alimentares”, disse Moura.
O Programa da EBDA contempla a implantação de duas Unidades Técnicas Didáticas (UTD’s) do Programa, no Sul da Bahia. Nelson Moura informou que, com a colaboração das engenheiras agrônomas do Programa Pacto Federativo, Raquel Moraes e Pabliane Ramos, já foi feita a escolha e mobilização das comunidades que trabalharão nas UTD’s, além do repasse teórico do Programa e outras ações como a escolha das áreas; coleta de amostra de solo; demarcação das áreas; marcação de pontos e coordenadas geográficas com utilização de GPS; e, a elaboração do Plano de Ação para o desenvolvimento do Programa.
As associações beneficiadas pelo Programa são a dos pequenos produtores e moradores do distrito Santa Teresinha, no município de Floresta Azul, e a dos Produtores pronafianos da Vila de Itamaracá e adjacências, no município de Itapé. “O critério de seleção dessas comunidades se deu pelo nível de organização das associações e a localização das áreas em municípios de menor pluviosidade, na região”, comentou Moura.
A previsão é que as raquetes de palma comecem a ser plantadas no mês de outubro, deste ano, quando os índices pluviométricos dos municípios escolhidos são menores, já que, segundo o técnico Moura, não pode haver o encharcamento do terreno no período do plantio.
No município de Floresta Azul, o Programa conta ainda com o apoio do Escritório Local de Ibicaraí, por meio dos técnicos do Programa Pacto Federativo Luis Adalberto e Ludmila da Vitória.









EBDA/Assimp

Polícia faz buscas por líder religioso suspeito de estuprar enteada em Pau Brasil


A polícia de Pau Brasil, município na região sul da Bahia, constatou nesta sexta-feira (6) o estupro de uma garota de 12 anos cujo principal suspeito é o seu padrasto. Ela foi submetida a exames de corpo delito pela manhã, no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna.
Segundo a polícia, a jovem procurou a delegacia da cidade acompanhada da mãe e de uma tia no domingo (1º). Ela contou que estava sendo abusada pelo padrasto desde o nove anos de idade, geralmente durante a madrugada, dentro de casa. A mãe da menina diz que soube do que ocorria após a filha se queixar de dores abdominais e revelar os abusos. O companheiro dela, suspeito pelo crime, fugiu assim que a mulher o questionou sobre as relações mantidas com sua filha.
O homem de 48 anos teve a prisão preventiva decretada e a polícia faz buscas na região na tentativa de localizá-lo. De acordo com a polícia, ele é diácono de uma igreja da localidade.

G1-Ba.

Propaganda eleitoral fica liberada a partir desta sexta para candidatos


A três meses de serem testados nas urnas, candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de todo o país iniciam nesta sexta-feira (6) a corrida nas ruas e na rede para garantir uma vaga nas eleições municipais. Na largada da propaganda eleitoral, os postulantes a cargos públicos estão autorizados a promover comícios, usar carros de som e tentar atrair os eleitores pela internet. A propaganda em programas de TV e rádio, entretanto, começa só em 21 de agosto.

Como nas últimas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vedou nas campanhas anúncios em outdoors, realização de showmícios e mesmo a participação de artistas com o objetivo de animar comícios e reuniões eleitorais.
No rol de proibições nas campanhas constam também práticas como a distribuição de brindes, cestas básicas e outros tipos de vantagens materiais aos eleitores. Da mesma forma, não será tolerada pela Justiça Eleitoral a colagem de propagandas eleitorais em bens públicos, como postes, viadutos, passarelas ou pontes. Quem descumprir a norma sentirá no bolso. As multas irão oscilar entre R$ 2 mil e R$ 8 mil.

O acesso dos candidatos à web, que promete ser uma das vedetes da disputa de 7 de outubro, será limitado. O TSE editou uma resolução para definir o que será permitido no mundo virtual. Segundo as regras da Justiça, está liberada a publicação de sites para fins eleitorais, desde que o endereço eletrônico da página tenha sido informado aos cartórios eleitorais. Também está permitido o uso de e-mail, blogs e redes sociais, como Facebook e Twitter.
Os políticos que concorrem a assentos em prefeituras e Câmara de Vereadores, por outro lado, estão proibidos de recorrer a qualquer espécie de propaganda eleitoral paga na internet. Anúncios em sites de empresas jornalísticas ou mesmo de entidades ou empresas podem causar multas aos candidatos.

E para proteger os internautas de avalanches de mensagens indesejadas, os chamados spams, o TSE determinou que os e-mails disparados pelos pretendentes a gestores públicos ou parlamentares disponibilizem mecanismos de descadastramento.

Quando o eleitor recorrer ao dispositivo, manifestando que não deseja mais receber as mensagens, os comitês eleitorais terão até 48 horas para retirar o internauta da lista de destinatários. Caso a ação não seja cumprida dentro do prazo, a Justiça poderá aplicar multa de R$ 100 por mensagem enviada ao eleitor insatisfeito.
Propaganda no rádio e na televisão
Ponto alto das campanhas políticas, a transmissão da propaganda eleitoral no rádio e na TV será deflagrada somente em 21 de agosto. Neste ano, os programas dos candidatos se estenderão até 4 de outubro, três dias antes da votação.

Já nos municípios onde houver a necessidade de segundo turno, a rodada adicional de propaganda gratuita deverá começar no máximo em 13 de outubro, encerrando-se no dia 26 do mesmo mês.

A propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito e vice-prefeito no rádio será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. Os programas televisivos, contudo, serão exibidos das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h.

Para os postulantes a cadeiras de vereador, a grade eleitoral será transmitida às terças, quintas-feiras e sábados, nos mesmos horários.

 
Fabiano Costa Do G1, em Brasília


5 de julho de 2012

Verba de gabinete de deputados da BA passa de R$ 60 mil para R$ 78 mil



A mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou na tarde desta quinta-feira (5) o reajuste de quase 30% para a verba de gabinete dos deputados estaduais. A decisão, que será publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (6), prevê o aumento de R$ 60 mil para R$ 78 mil, que começa a ser aplicado na mesma data da publicação.
O presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, afirma que a decisão iguala a verba de gabinete com a dos deputados federais, previsto em lei. "Nós temos quatro anos sem aumento. Nossa lei diz que a verba deve ser igual á de Brasília. Vai cobrir as nossas necessidades", diz Marcelo Nilo, ressalvando que os deputados devem aumentar o salário dos funcionários de gabinete.
Com o aumento, o gasto da Assembleia Legislativa com o pagamento de verba de gabinete vai ser de cerca de R$ 58.800 milhões por ano. O presidente Marcelo Nilo afirma que o custo já estava previsto no orçamento da Casa legislativa.
De acordo com a estrutura salarial disposta no site da ALBA, um secretário parlamentar ganha entre R$ 622 e R$ 11 mil; funcionários por função comissionada de R$ 633,95 a R$ 7688,90; e os efetivos de R$ 1.112,47 a R$ 6363,60, para pessoas com nível médio, e de R$ 1633,73 a R$ 7689,89, para os que possuem nível superior. Os deputados possuem salário de R$ 20.042,34.
Do G1 BA

Governador entrega 500 moradias em Itapetinga


Mais de 2 mil pessoas serão beneficiadas em Itapetinga, sudoeste da Bahia, com a inauguração, nesta sexta-feira (6), às 9h, do Residencial Moacir Moura, do programa Minha Casa, Minha Vida. O governador Jaques Wagner participa da solenidade de entrega das 500 moradias, na Av. Gérson de Oliveira, s/n, Bairro Nova Itapetinga. São unidades habitacionais, tipo village com: sala, 02 quartos, cozinha, sanitário social e área de serviço.
Na Bahia o total contratado no Minha Casa, Minha Vida I foi 100.723 unidades habitacionais (todas as faixas de renda), sendo 65.107 na faixa de zero a três salários mínimos para municípios acima de 50 mil habitantes e regiões metropolitanas.

Gas/af
05.07.12

PM apreende 13 chupa-cabras e 20 máquinas caça níquel em Jequié


Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe)/Sudoeste baiano, apreenderam no município de Jequié 20 máquinas caça-níquel, oito placas de vídeo e 13 aparelhos utilizados para clonagem de cartões eletrônicos bancários.
O material foi encontrado na quarta-feira (4) durante patrulhamento ostensivo e abordagem a um estabelecimento comercial com grande movimentação, na Praça da Bandeira, centro da cidade. Ao notar a aproximação da viatura, os funcionários fugiram. O local foi fechado e todo o material lacrado e encaminhado ao Complexo Policial de Jequié.

05/07/12
Nas/is

Servidores fazem protesto no último dia para registro de candidaturas


Servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), que iniciaram paralisação de 48 horas na Bahia, fazem uma manifestação na nesta quinta-feira (5), na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A suspensão das atividades por reajuste salarial reúne também funcionários do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da Justiça Federal e da Justiça Militar da União no estado. A mobilização é nacional.
"Nós queremos que seja aprovado o plano de cargos e salários que, desde 2009, foi encaminhado ao Congresso Nacional e até agora não teve resposta. Nosso primeiro dia de paralisação foi ontem [quarta, 4]. Hoje à tarde, tem assembleia para definir a continuidade do movimento", afirma Lindinalva de Souza, funcionária do TRE e coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Bahia (Sindjufe-BA). A reunião da categoria está marcada para 16h desta quinta-feira, na sede do TRE
Por meio da assessoria de comunicação, o Tribunal informou que o registro das candidaturas a prefeito, vice e vereador é afetado pela paralisação de 48 horas. Para o órgão, os problemas que possam ocorrer na oficialização do registro faz parte da rotina comum ao último dia do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo se encerra às 19h desta quinta-feira.
"Vamos permanecer aqui até o fim do prazo. Esse procedimento aqui no TRE é feito apenas pela tarde, começa às 13h, quando deve começar a mobilização. Estaremos aqui até o fim do prazo", afirmou Lindinalva.
O TRE afirma que a mobilização dos servidores deve prejudicar a atualização do sistema DivulgaCand, que possibilita acompanhar pela internet o número de candidaturas oficializadas em cada cidade.
Em Salvador, os partidos registram as candidaturas na sede do TRE-BA, no CAB, e no interior do estado, comparecem a cada zona eleitoral. No site do órgão, foi publicado na manhã desta quinta-feira um comunicado aos juízes eleitorais para que comuniquem com urgência qualquer anormalidade que possa impedir o recebimento dos pedidos de registro de candidaturas.
Movimento
A categoria pede reajuste salarial de 56%, que se refere á cerca de sete anos de congelamento salarial, de acordo com a sindicalista Denise Barbosa. "Nisso não vai ter nem ganho real", aponta. A pauta de reivindicação dos servidores do Poder Judiciário Federal tem âmbito nacional. A paralisação da categoria foi definida em uma assembleia-geral ocorrida no dia 21 de junho.

G1-Ba.

Projeto pretende transformar o São João de Ibicuí em sustentável


Considerado um dos destinos mais procurados durante os festejos juninos, a cidade de Ibicuí atraiu este ano uma média diária de 15 a 20 mil pessoas na praça Régis Pacheco, com atrações que homenagearam o centenário Luiz Gonzaga - o Rei do Baião – e os 50 anos da banda Lordão. Apesar de ser um grande gerador de emprego e renda para o município, os recursos não são suficientes para que o Poder Público Municipal mantenha a tradicional Festa de São João. Por conta disso, será apresentado no mês de agosto desse ano o Projeto “Sustentabilidade do São João de Ibicuí” em parceria com representantes da sociedade civil local, Amurc e Sebrae.
O projeto está sendo elaborado pelo coordenador executivo da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), Luciano Robson Rodrigues Veiga e teve seu início através do estudo de diagnóstico realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que em 2011 detectou a importância do evento para o fortalecimento da cultura regional. O estudo pontuou a festividade junina como a maior força econômica, chegando a superar até investimentos gerados pelo setor agropecuário no município.
De acordo com Luciano, a iniciativa contempla o envolvimento de representantes da sociedade civil organizada, tais como: associações, blocos juninos e o Poder Público Municipal para que possam ser viabilizadas alternativas para a manutenção do tradicional São João de Ibicuí. “O projeto é de suma importância para município e poderá servir de modelo para outros prefeitos. Além disso, estaremos envolvendo também parceiros como as Secretarias de Turismo e Cultura do Estado da Bahia”.

Tradição
Assim como em edições anteriores, o prefeito Cláudio Kalil Dourado, que também preside a Amurc, tem investido na valorização de atrações regionais, como uma das alternativas para um São João Sustentável. O resultado deste ano foi a praça Régis Pacheco lotada entre os dias 21 e 24 de junho, sendo que a cidade chegou a reunir entre 15 a 20 mil pessoas em todos os dias dos festejos, sem nenhum registro grave de ocorrência policial.
Tanto no circuito da festa na praça, como entre os blocos tradicionais era comum encontrar pessoas de outras cidades baianas, bem como de outras regiões do país. Para o prefeito de Ibicuí, a festança deste ano superou as expectativas das edições anteriores, mas levantou a necessidade de desenvolver um São João Sustentável visando desonerar o Poder Público Municipal. “Nós temos buscado o apoio das entidades de classe e representantes da sociedade local organizada, pois a prefeitura sozinha não tem condições sustentar o São João de Ibicuí”, esclareceu Cláudio.

Texto e fotos: Viviane Cabral

        

Especialistas nacionais e internacionais debatem na Bahia cadeia produtiva do cacau


O I Fórum Internacional do Cacau e Chocolate, iniciado nesta quarta-feira (4), no Palácio Rio Branco, em Salvador, teve como principal tema de discussão a cadeia produtiva do cacau a nível mundial. O encontro faz parte da programação do Salon du Chocolat Bahia, que será aberto oficialmente nesta quinta-feira, às 19h, no Centro de Convenções, prosseguindo até domingo (8).
Especialistas nacionais e internacionais também abordam no fórum internacional assuntos relacionados à conservação ambiental, sustentabilidade da cadeia produtiva e comercialização. No final do encontro, nesta quinta (5), será elaborado termo de cooperação dos Países Produtores da América Latina e Caribe.
De acordo com o presidente da Câmara Setorial do Cacau e coordenador do evento, Durval Libânio, o termo de cooperação busca criar uma interação regional a fim de dinamizar pesquisas que solucionem alguns problemas comuns na produção de cacau dos países cooperados, como, por exemplo, a vassoura de bruxa. Outro objetivo é o intercâmbio de conhecimento e a transferência de tecnologia. 
 
          As discussões sobre o tema causaram muito interesse nos especialistas internacionais, porque o Brasil possui toda a cadeia produtiva do cacau, é o quinto maior produtor de cacau do mundo e o terceiro maior consumidor de chocolate.
No encerramento do fórum serão discutidos temas sobre sustentabilidade e salvaguardas sociais e ambientais na cadeia produtiva do cacau e formação de preços de cacau no mercado internacional. 

Uneb sedia seminário de jogos eletrônicos a partir desta segunda-feira


A Universidade do estado da Bahia (Uneb) promove, nestas segunda e terça-feiras (9 e 10), o VIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: construindo novas trilhas. O evento, organizado pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais de Aprendizagem, do Departamento de Educação do campus I da Uneb, em Salvador, acontece no auditório Jurandy Oliveira, das 8h às 18h.
Segundo a coordenadora do seminário, professora Lynn Alves, a ação objetiva reunir estudantes, pesquisadores e profissionais da área para debater sobre estudos ligados às áreas de educação, comunicação e psicologia, que tenham como objeto de investigação os jogos eletrônicos.
A programação conta com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e mostra de jogos eletrônicos. A palestra de abertura será ministrada pela professora da Universidade de São Paulo (USP) Arlete Petry, que desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado sobre jogos digitais na Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP. Ela vai abordar o tema psicanálise e games: possibilidades de um encontro.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) é co-organizador do seminário.

Simpósio sobre formação de professores acontece no Instituto Anísio Teixeira


O II Simpósio Baiano de Licenciaturas (SBL), evento organizado pela Universidade do estado da Bahia (Uneb) e que visa potencializar a formação docente no estado, acontece nestas quinta e sexta-feiras (5 e 6), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador.
A segunda edição do simpósio, iniciativa do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof), da Secretaria Estadual da Educação (SEC), vai debater o tema Política de formação de professores da educação básica.
A programação reúne conferências, painéis, mesas-redondas, comunicações orais e oito grupos de trabalho que vão envolver professores e pesquisadores de todo o país.
São parceiras da Uneb na organização a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), as Universidades Federais da Bahia (UFBA), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Vale do São Francisco (Univasf), os Institutos Federais da Bahia (IFBA) e Baiano (Ifbaiano), além das Universidades Estaduais de Feira de Santana (UEFS), do Sudoeste da Bahia (UESB) e de Santa Cruz (UESC).

4 de julho de 2012

Chocolateiros internacionais conhecem em Ilhéus o diferencial do cacau baiano


O cacau no Brasil leva a marca da agricultura sustentável, com o sistema cabruca, sendo responsável também pela preservação da Mata Atlântica. Este foi um dos destaques do cacau baiano, mostrado à delegação de chocolateiros internacionais, composta por 27 europeus, dois africanos e dois asiáticos, além de três brasileiros, que visitou ontem (2) a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), acompanhada pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles.

           Na visita à Ceplac, os produtores de chocolate da França, Espanha, Portugal, Bélgica, Itália, Dinamarca, Japão, Costa do Marfim e São Thomé e Príncipe constataram que a Bahia possui suporte institucional para o desenvolvimento científico e tecnológico, além de rápida difusão de informações aos produtores locais para satisfazer as exigências de mercado.

         Depois da palestra realizada no auditório do Centro de Treinamento da Ceplac, os chocolateiros internacionais visitaram os laboratórios e a fábrica de chocolate da instituição, uma unidade de produção de liquor de chocolate destinado a pesquisas, treinamento e incubação de mini, pequenas e médias empresas produtoras.
As atividades dos chocolateiros e jornalistas internacionais fazem parte da programação do Salon du Chocolat da Bahia, que pela primeira vez está sendo realizado na América Latina e em um país produtor de cacau. Até agora, o evento só acontecia em Paris, Nova York, Tóquio, Moscou, Shanghai, Madrid, Cairo, Bologna, Marselha, Lille, Lyon e Bordeaux.


ras/om     03.07.12

Cientistas desvendam mecanismo de resistência do câncer a remédios


Dois artigos publicados na edição online da revista "Nature" nesta quarta-feira (4) revelam os mecanismos de resistência do câncer a remédios. Segundo os textos, que foram feitos nos EUA de forma independente, algumas substâncias secretadas pelos tumores podem anular os efeitos de vários medicamentos.
Uma descoberta com impacto clínico imediato é a de um fator genético que leva à resistência no tratamento de um conjunto de melanomas, o tipo mais agressivo de câncer de pele.
Os cientistas sugerem, então, uma terapia combinada de remédios como forma de superar esse mecanismo de resistência à doença, que ainda desafia a medicina.
Os trabalhos foram liderados separadamente pelos pesquisadores Todd Golub, do Instituto Broad – uma parceria entre a Universidade de Harvard, o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), hospitais e o Instituto Whitehead de Pesquisa Biomédica – , e Jeffrey Settleman, da empresa de biotecnologia Genentech, Inc., localizada em San Francisco.
Ambos dão evidências de que um tipo de proliferação celular chamado fator de crescimento de hepatócitos – células do fígado que sintetizam proteínas para o órgão e para outras partes do corpo – é produzido por melanomas que apresentam mutações em um gene chamado BRAF.
Esse fator de crescimento celular atua em processos como o desenvolvimento de órgãos embrionários, a regeneração de órgãos adultos e a cicatrização.
Os autores avaliam que inibidores desse gene devem ser testados em pacientes com melanoma para resultados mais conclusivos. Eles acreditam que a resistência ao câncer funcione de forma semelhante em outros fatores de crescimento e tipos de células tumorais.

 
G1- São Paulo

Sobrevivente de acidente que matou 10 na BA escapa de batida na capital


Um dia depois de ter sobrevivido ao acidente que matou 10 pessoas na BR-324, na região metropolitana de Salvador, o amolador de tesouras Adriano Santos escapou da batida entre uma van e um micro-ônibus que deixou 13 passageiros feridos na manhã desta quarta-feira (4), no bairro de São Cristóvão.
"Eu vinha no carro de trás quando de repente tomei aquele baque do susto, graças a Deus não tive nada. Ontem, eu me livrei de um grande acidente na estrada de Candeias, ali na BR-324. Pela segunda vez, hoje, de novo, nasci novamente. Agora, eu só tenho a agradecer a Deus e aos meus orixás", diz Adriano.
O amolador conta que mora no bairro de São Marcos, em Salvador, e ia trabalhar em São Cristóvão nesta manhã. Antes da batida entre o micro-ônibus e a van, ele desceu para tomar café. "Eu vinha no ônibus e desci para tomar um café e ele bateu no fundo, mas graças a Deus não teve gravidade como ontem", observa.
Escapou pela janela
Assim como a recepcionista Andrea Nery de Santana, que pulou da janela assim que a van em que viajava, envolvida no acidente com dez mortes, parou na pista da BR-324 na manhã de terça-feira, o amolador Adriano também estava sentado atrás do motorista do veículo e escapou pela janela. "Eu estava do lado da janela e pulei, senão eu acho que seria fatal", avalia o amolador.
Adriano voltava dos festejos juninos e conta que pegou a van dois pontos antes do município de Candeias. "Estava todo mundo cochilando, eu tava vindo da farra do São João ainda. Acordei com o impacto. Eu estava em um banco atrás do motorista, nasci mais uma vez, porque aquele acidente foi demais, eu poderia não estar vivo para contar a história", conclui.

G1-Ba.

Câmara Federal aumenta verba de gabinete de R$ 60 mil para R$ 78 mil


A Câmara dos Deputados publicou nesta quarta-feira (4) o ato da Mesa que torna oficial o aumento de cerca de 30% na verba de gabinete dos deputados. O valor passa dos atuais R$ 60 mil para R$ 78 mil e poderá ser usado para pagar os salários de até 25 funcionários que cada um dos 513 parlamentares tem direito a contratar para o gabinete.
Na semana passada, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) já havia anunciado que o reajuste estava previsto para o início de julho e que o Executivo já tinha reservado R$ 150 milhões para esse fim. Depois da declaração de Maia, a vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), criticou o reajuste.
"O assunto [reajuste] está rolando há horas, mas não há clima para isto [...] Temos de pensar em melhorar outras categorias, que estão mais defasadas que as da Câmara", disse Rose de Freitas na ocasião.
O reajuste não é retroativo e passe a valer a partir desta quarta. A Câmara calcula que sejam gastos com verba de gabinete até o fim do ano cerca de R$ 115 milhões. O teto do salário dos funcionários dos gabinetes, de R$ 8,040, não foi alterado.
  

G1- Brasília

Governo disponibilizará R$ 22 bilhões para agricultura familiar


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, anunciou nesta quarta-feira (4) que o governo disponibilizará R$ 22,3 bilhões em recursos para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013 e aumentará os limites de financiamento para custeio, investimento e comercialização.
Deste total, R$ 18 bilhões correspondem a crédito para financiar operações de custeio e investimento do Pronaf, o Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Esse volume, segundo o ministro, representa crescimento de mais de 400% em 10 anos. Nos dois anos anteriores, o total disponibilizado para crédito foi de R$ 16 bilhões. A taxa de juros para todas as linhas de financiamento será de até 4%.
O restante dos recursos será empregado em outros programas voltados para agricultura familiar, entre eles, o Programa de Aquisição de Alimentos (R$ 1,2 bilhão), o Seguro Agricultura Familiar (R$ 480 milhões), Assistência Técnica e Extensão Rural (R$ 542 milhões) e o Garantia Safra (R$ 412 milhões) que, a partir de janeiro do ano que vem, deixará de beneficiar apenas os agricultores familiares do semiárido e será estendido a todo o país.
O ministro anunciou também a ampliação da renda bruta anual para inclusão no Pronaf, de R$ 110 mil para R$ 160 mil. Foi ampliado também o limite do financiamento de custeio do Crédito Pronaf, de R$ 50 mil para R$ 80 mil. Já o limite para financiamento de agroindústrias familiares saltou de R$ 50 mil para R$ 130 mil.

Fonte G1-Brasilia

3 de julho de 2012

Divulgado os nomes dos presos fugitivos de Ibicaraí


Os nomes dos foragidos que foram identificados: Jailton Souza Santos, Maltroânio Moura da Silva, José de Jesus Silva, Márcio Santos Alves, William Messias Santiago, Nailton S. Brito (Tutinha), Leonldo José de Souza (Mineirinho), Rafael Alves de Jesus (Ligeirinho) e José Silva Filho. Os que já foram recapturados são: Ernes Simões da Silva, Jefferson da Silva, Urias Marcos Santos e Eric Maciel Santos Ribeiro.

Aeroporto de Ilhéus passa por reforma de R$ 3 milhões


O aeroporto Jorge Amado, que fica no município de Ilhéus, está operando muito próximo da sua capacidade máxima, já que o fluxo de passageiros cresce a cada ano. Diante de todo esse crescimento a estrutura interna será remodelada. Um conjunto de mudanças na parte física já começou a ser executado. A reforma será realizada em três etapas. Módulo operacional de embarque e de navegação aérea. Todo projeto é orçado em R$ 3 milhões.
Com uma pista de 1577 metros, o aeroporto de ilhéus está situado entre o mar e o encontro dos rios Santana e Cachoeira. Sem equipamentos modernos essa posição dificulta as condições de pousos e decolagens principalmente em dias chuvosos. Problema que também deve ser minimizado com a reforma.
Por isso a unidade vai passar por um período de reforma até 2013. A primeira etapa é a de renovação do mobiliário que já está em andamento com a chegada de nove novos balcões de check in. A acessibilidade também será contemplada com novos elevadores e atual escada será substituída por uma rolante. As melhorias servem para facilitar o acesso ao primeiro piso onde ficará uma nova praça de alimentação.

G1-Ba.

Acidente entre carreta e van deixa 10 mortos em estrada na Bahia

Dez pessoas morreram no acidente grave ocorrido no início da manhã desta terça-feira (3), na BR-324, região metropolitana de Salvador. Nove pessoas que viajavam em uma van morreram na hora, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A 10ª vítima morreu após dar entrada no Hospital Geral do Estado, em Salvador.
Outras quatro pessoas permanecem internadas, com estados de saúde ainda desconhecidos. Três vítimas que sofreram ferimentos leves foram encaminhadas para hospitais em cidades próximas à capital.
O acidente ocorrido por volta das 5h15, nas proximidades do município de Candeias, envolveu uma carreta com placa de Itaúna (MG) e uma van licenciada em Santo Amaro, na Bahia, que transportava 16 pessoas. A van bateu na lateral da carreta no km-591, no trecho do posto de combustível Laçador. Segundo familiares, os passageiros saíram da cidade de Saubara, a 91 km de Salvador. O veículo faz parte de uma cooperativa de transporte, a Cootransul, que circula na região de Santo Amaro e na localidade de Bom Jesus dos Pobre, na Bahia.
O motorista da carreta saiu ileso do acidente. "Eu vinha na pista, na velocidade certa, quando ele chegou correndo demais. Eu só vi o impacto. Não sei o que aconteceu", diz o condutor Valdeci Luís da Cunha, que saiu do Recife (PE), com o veículo carregado de ferro, em direção ao município baiano de Simões Filho.
A colisão gerou congestionamento que passou dos 10km na BR-324, no sentido Salvador. Por volta das 9h50, o fluxo permanecia complicado na rodovia. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Rodoviária Federal.

G1-Ba.

2 de julho de 2012

FIFA CONFIRMA BAHIA COMO LOCAL DO SORTEIO FINAL DA COPA DO MUNDO 2014


O governador do Estado, Jaques Wagner, reuniu a imprensa na tarde desta quinta-feira (28), na Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), para confirmar o anúncio da Fifa de que o sorteio da Copa do Mundo 2014 será realizado entre novembro e dezembro de 2013, no Complexo de Sauípe, no litoral norte da Bahia. O estado é o principal destino turístico do Nordeste e recebe cerca de 5,9 milhões de turistas brasileiros de outros estados e estrangeiros, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). No que se refere ao turismo internacional, o número de visitantes é maior do que todos os estados nordestinos juntos. 

Pelo menos cinco mil pessoas são esperadas para o evento. A previsão é que cerca de 1.500 convidados da Fifa se hospedem no local e outras 3.500 pessoas fiquem em hotéis na Linha Verde. Com 5,5 mil leitos, distribuídos em cinco hotéis, três pousadas, Costa do Sauípe é um dos maiores dos complexos turísticos do Brasil. O local é também sede dos principais eventos corporativos internacionais que ocorrem na Bahia. Para receber o sorteio da Copa 2014, o Complexo de Sauípe vai ser adaptado e ganhar um centro de convenções. 

BAIANOS REVERENCIAM HERÓIS DA INDEPENDÊNCIA NO DESFILE AO 2 DE JULHO


Com ruas enfeitadas e muita participação popular, o desfile ao 2 de Julho mais uma vez mostrou a admiração que os baianos têm pelos heróis da Independência. Milhares de pessoas, além de autoridades políticas e do governador Jaques Wagner, participaram da caminhada que começou com o hasteamento das bandeiras e a colocação de flores no busto de general Labatut, na Lapinha.
O cortejo seguiu pela ladeira da Soledade, subiu o Santo Antônio Além do Carmo, até chegar ao Pelourinho. Lá uma parada em reverência à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em frente á igreja que foi recentemente restaurada. Dali a multidão seguiu até o Terreiro de Jesus, onde foi encerrada a parte matutina do desfile.
História
Data magna do estado, o 2 de Julho comemora a Independência do Brasil na Bahia, e em 2012 completa 189 anos. Representa a celebração às tropas do Exército e da Marinha Brasileira que, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823.
Neste dia as tropas brasileiras entraram na cidade de Salvador, à época ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória.

1 de julho de 2012

Albernaz, o capitão que socou o rosto de Dilma Rousseff, em 1970


O capitão Benoni de Arruda Albernaz tinha 37 anos, sobrancelha arqueada, riso de escárnio e fazia juras de amor à pátria enquanto socava e quebrava os dentes da futura presidente do Brasil Dilma Vana Rousseff, na época com 23 anos. Ele era o chefe da equipe A de interrogatório preliminar da Operação Bandeirante (Oban) quando Dilma foi presa, em janeiro de 1970. Em novembro daquele ano, seria registrado o 43º entre os 58 elogios que Albernaz recebeu nos 27 anos de serviços prestados ao Exército.

“Oficial capaz, disciplinado e leal, sempre demonstrou perfeito sincronismo com a filosofia que rege o funcionamento do Comando do Exército: honestidade, trabalho e respeito ao homem”, escreveu seu comandante na Oban, o tenente-coronel Waldyr Coelho, chamado por Dilma e por colegas de cela de “major Linguinha”, por causa da língua presa que tinha.
Um torturador com diploma do Mérito Policial
Quinze anos depois, os caminhos percorridos por Albernaz não o levaram à condição de herói nacional, como ele imaginava. Registro bem diferente foi associado a seu nome na sentença do Conselho de Justiça Militar em que foi condenado a um ano e seis meses de prisão por falsidade ideológica. “Ética, moral, prestígio, apreço, credibilidade e estima são valores que o militar deve desfrutar junto à sociedade e ao povo de seu país. A fé militar e o prestígio moral das instituições militares restaram danificadas pelo comportamento do réu”, concluiu o presidente do conselho, João Baptista Lopes.
A prensa nada tinha a ver com as sessões de tortura comandadas por Albernaz na Oban. Sua agressividade parecia se encaixar como luva na estrutura criada para exterminar opositores do regime. Apenas um ano depois de torturar Dilma e pelo menos outras três dezenas de opositores, ele recebeu das mãos do então governador de São Paulo, Abreu Sodré, o diploma da Cruz do Mérito Policial.
Filho de militar que representou o Brasil na 2 Guerra Mundial, Albernaz nasceu em São Paulo e seguiu a carreira do pai. Classificou-se em 107º lugar na turma de 119 aspirantes a oficial de artilharia em 1956, mesmo ano em que se casou. Serviu no Mato Grosso do Sul antes de ser transferido para Barueri, em São Paulo, no início dos anos 1960.
Tinha fixação pela organização de paradas de Sete de setembro. Estava na guarda do QG do Exército na capital paulista, em fevereiro de 1962, quando o comandante foi alvo de atentado à bala. Conseguiu correr atrás do autor e o espancou. Virou pupilo do general Nelson de Mello, que mais tarde viraria ministro da Guerra no governo de João Goulart.
Estava em férias na noite do golpe militar de 1964 e, ainda assim, apresentou-se espontaneamente para o serviço. Em 1969, representou o comando de sua unidade na posse do secretário de Segurança Pública de SP, o general Olavo Viana Moog, um dos futuros comandantes do grupo que exterminou a Guerrilha do Araguaia.
Neste mesmo ano foi convocado pelo general Aloysio Guedes Pereira para servir na recém-criada Oban, centro de investigações montado pelo Exército para combater a esquerda armada. Foi lá que Dilma o conheceu.
“Quem mandava era o Albernaz, quem interrogava era o Albernaz. O Albernaz batia e dava soco. Começava a te interrogar; se não gostasse das respostas, ele te dava soco. Depois da palmatória, eu fui pro pau de arara”, disse a presidente em depoimento dado, no início dos anos 2000, para o livro “Mulheres que foram à luta armada”, de Luiz Maklouf Carvalho.
Em 2001, em relato à Comissão de Direitos Humanos de Minas Gerais, Dilma afirmou que já tinha levado socos ao ser interrogada em Juiz de Fora (MG), em maio de 1970, e que seu dente “se deslocou e apodreceu”. No mesmo depoimento, ela explicou: “Mais tarde, quando voltei para São Paulo, Albernaz completou o serviço com socos, arrancando meu dente”.
Telefone de magneto era usado para choques elétricos
Albernaz era conhecido por se divertir dizendo aos presos que, por ser muito burro, precisava ouvir respostas claras. Tinha na sala um telefone de magneto que era usado para “falar com Fidel Castro”, metáfora para a aplicação de choques elétricos, segundo relato de Elio Gaspari no livro “A Ditadura Escancarada”.
“Quando venho para a Oban, deixo o coração em casa”, explicava às vítimas. Uma delas foi o coordenador do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, Virgílio Gomes da Silva, o Jonas, primeiro preso a desaparecer após a edição do AI-5.
O mesmo general que convocara Albernaz para a Oban anos depois assinou relatório informando que Jonas “evadiu-se na ocasião em que foi conduzido para indicar um aparelho da ALN”. Trinta anos depois, O GLOBO noticiaria a existência de um relatório em que militares admitem a morte do guerrilheiro em decorrência de “ferimentos recebidos”.
— Albernaz era um homem terrível, o torturador mais famoso da Oban naquela época — confirmou ao GLOBO Carlos Araújo, ex-marido de Dilma, que foi preso alguns meses depois dela e submetido aos mesmos procedimentos da ex-mulher.
Renegado pelo Exército e atolado em dívidas
O trabalho na Operação Oban fez com que Benoni Albernaz caísse em desgraça na própria família. Aposentado e dono de uma fazenda em Catalão, Goiás, o pai se chateava ao saber do comportamento do filho:
— Ele usava o poder que tinha para extorquir as pessoas, e o pai ficava triste. Sempre foi uma família esquisita, muito desunida — conta a dona de casa Maria Lázara, de 60 anos, irmã de criação do capitão.
— Olha, acho que uma vez ele caiu do cavalo numa parada militar, antes da ditadura, e o cavalo pisou na nuca dele. A partir daí, ele não ficou bom da cabeça — supõe a prima Noemia da Gama Albernaz, que hoje vive em Cuiabá.
Albernaz deixou a Oban em fevereiro de 1971, quando o aparelho já havia se transformado no DOI-Codi. Por três vezes tentou fazer o curso de operações na selva, mas teve a matrícula recusada. Foi transferido para o interior do Rio Grande do Sul, passando da caça a comunistas às operações de rotina em estradas de fronteira. O Exército tentava renegá-lo. Em março de 1974, foi internado em Porto Alegre, vítima de envenenamento.
Albernaz tinha problemas com dinheiro. Foi denunciado pelo menos cinco vezes por fazer dívidas com recrutas e não pagá-los, apesar das advertências de seus superiores. Estava lotado no setor medalhístico da Divisão de Finanças do Exército, em Brasília, quando foi declarado inabilitado para promoções, por não satisfazer a dois requisitos: “conceito profissional” e “conceito moral”. Em março de 1977, o presidente Ernesto Geisel o transferiu para a reserva.
Em um escritório no Centro de São Paulo, passou a coagir clientes a comprar terrenos vestido com farda falsificada de coronel — embora tivesse sido transferido para a reserva como major — e dizendo-se integrante do SNI.
— Você é uma estrela de nossa bandeira. Vamos investir juntos, ombro a ombro, peito aberto — dizia aos clientes, segundo registros de reclamação levadas ao Exército, pistas que levariam à sua condenação por falsidade ideológica.
Em 1980, intermediou transações de ouro de baixa qualidade no Pará, vendendo como vantagem seu acesso aos garimpos. Nunca foi responsabilizado pelo espancamento, por encomenda, de um feirante de origem japonesa.
— Se não pagar agora, vai preso para o Dops — ameaçou, já em 1979, quando não mais pertencia ao Exército.
O agredido foi à delegacia prestar queixa e, ao saber disso, Albernaz baixou no local.
— Sou amigo íntimo do presidente da República, foi ele quem me deu isso — falou ao delegado, mostrando a pistola Smith & Wesson. — Na lista de torturadores, sou o número 2.
No fim dos anos 1980, Albernaz estava atolado em dívidas. Não conseguiu pagar a hipoteca e foi acionado pelo menos quatro vezes em ações de execução extrajudicial. Sofreu um infarto quando estava no apartamento da namorada, nos Jardins, em São Paulo, em 1992. Chegou morto ao Hospital do Exército. Deixou três filhos e herança de R$ 8,4 mil para cada, resgatados 15 anos após sua morte, quando fizeram o inventário. Nenhum deles quis falar ao GLOBO.
— Siga em frente com o seu trabalho, que a gente está seguindo em frente aqui também — disse o filho Roberto, dentista, desligando o telefone.
— Isso é coisa do passado, gostaria que não me incomodasse — completou a também dentista Márcia Albernaz.
— Esquece nossa família, vai ser melhor para você — disse Benoni Júnior, médico do Exército.

Real completa 18 anos; você lembra como era o dinheiro antes?


Neste domingo (1º), o real completa 18 anos em circulação no país. A moeda – a quinta à qual os brasileiros tiveram que se acostumar em uma década – marcou o final do período de instabilidade monetária e altas taxas de inflação, que chegaram a atingir 5.000% ao ano – de julho de 1993 a junho de 1994.

Antes do real, a moeda que circulava no país era o cruzeiro real (CR$), vigente de 1º de agosto de 1993 até 30 de junho de 1994. Ele funcionava junto com a Unidade Real de Valor, a URV, cujo valor, em cruzeiros reais, variava diariamente. 
Em 1º de julho de 1994, uma URV passou a ser igual a R$ 1. Para a equivalência, o valor da nova moeda foi fixado com a cotação da URV do dia anterior, que era de 2.750 cruzeiros reais. Dessa forma, CR$ 5.000 equivaliam a cerca de R$ 2 – o suficiente para comprar, na época, meio quilo de carne, três litros de leite ou duas latas de refrigerante, por exemplo.

De acordo com levantamento da consultoria Economática, de maio de 1989 até junho de 1994, a inflação média anual pelo IGP-M (índice da "inflação do aluguel, por ser usado para calcular os reajustes grande parte dos contratos), por exemplo, atingiu os robustos 1.874,9%. Nos 18 anos de lá para cá (de 30 de junho de 1994 a 31 de maio de 2012), ficou em 11,96% ao ano.

G1-SP