10 de abril de 2012

Estado e Ibama definem agenda de audiências públicas sobre o Porto Sul


O Governo do Estado da Bahia e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) chegaram, nesta terça-feira (10), a um entendimento para a realização de seis novas audiências públicas para discutir o projeto do Porto Sul.

As novas audiências deverão acontecer no final do mês de maio, uma por dia, nos municípios de Uruçuca, Itacaré, Itajuípe, Coaraci, Barro Preto e Itabuna. O governo avalia que os futuros encontros com as comunidades reforçarão a proposta de transparência do projeto, que foi pautado nos princípios democráticos e transparentes, desde sua concepção.

           Em 29 de outubro passado, o Ibama realizou uma audiência pública no Centro de Convenções de Ilhéus, para apresentação dos estudos de impacto ambiental do projeto Porto Sul. O evento - pontuou na ocasião o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto - foi o maior já realizada no estado, com 3.788 pessoas assinando a lista de presença, 25 cidades representadas, 270 inscritos para questionamentos sobre o projeto e  13 horas de duração.

A construção do Porto Sul representa não somente a oportunidade de dotar o interior do estado de uma grande estrutura de transportes, mas também a chance de viabilizar novas políticas públicas para a região. O avanço que o equipamento representa, com a sua conexão com a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), é positivo para a logística de escoamento da produção agromineral da Bahia.

O projeto integrará a Bahia e o Brasil, criando um novo eixo de desenvolvimento sustentável, estimulando o turismo, negócios, empregos e ativos ambientais para toda a região.



Vas/rn – 10.04.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário