10 de abril de 2012

Bahia tem primeiro estádio de energia solar da América Latina


Estádio autossuficiente na produção de energia. Desta forma, o Estádio Roberto Santos (Pituaçu) entra para a história do futebol mundial como o primeiro da America Latina com energia solar.  O sistema, conhecido como ‘Pituaçu Solar’ foi inaugurado nesta terça-feira (10), na Tribuna de Honra, pelo governador Jaques Wagner, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, e os presidentes do Grupo Neoenergia e da Coelba, Marcelo Correa e Moisés Sales.

Com a utilização dessa energia alternativa, o Governo do Estado estima economizar cerca de R$120 mil/ano, além de fomentar o uso de novas tecnologias sustentáveis. A energia solar gerada e interligada à rede de distribuição será equivalente a 630MWh ao ano, capaz de abastecer 525 residências. O consumo médio anual do estádio é de 360 MWh, o excedente de energia gerado é de 270 MWh será compensado do consumo de energia elétrica da Setre.



Na configuração do sistema de geração foram utilizados 2.302 módulos fotovoltaicos, 52 inversores, equipamento responsável por adequar a eletricidade gerada às características da rede elétrica, construídas três salas elétricas para os inversores e instalados sistema de medição e aquisição de dados elétricos e ambientais.

De acordo com o presidente do Grupo Neoenergia, Marcelo Correa, os sistema de fotovoltaicos, instalados em Pituaçu, estão conectados à rede elétrica de distribuição, permitindo que toda energia solar produzida seja enviada para a rede da Coelba.  

O projeto será desenvolvido sob a gerência da Coelba e a coordenação da Embasa. A duas empresas serão responsáveis pelos custos da pesquisa e do desenvolvimento do projeto de inovação na produção de energia elétrica utilizando um dos gases gerados no processo de tratamento de esgoto.




Fonte: Secom-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário