11 de abril de 2012

Associações agrícolas de Ibicaraí e de Teolândia fazem intercâmbio técnico


Para trocar experiências de beneficiamento de frutas e raízes, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), por meio da Gerência Regional de Itabuna, promoverá, nesta quinta-feira (12), um intercâmbio técnico entre agricultores familiares dos Territórios de Identidade Litoral Sul e Baixo Sul do Estado. O encontro acontecerá no município de Teolândia, a 290 km de Salvador.

Nove agricultores familiares da Associação Rural do Jacarandá e do Assentamento Santana, ambos de Ibicaraí, visitarão a Unidade Agroindustrial da Associação dos Pequenos Produtores e Agricultores da Região do Km 85 (APTK) de Teolândia. No local, os visitantes acompanharão o processamento de doces e a confecção de compotas de frutas; a fabricação de biscoitos de caroço de jaca e de fécula de mandioca. No evento, também haverá a troca de informações sobre gestão administrativa e comercialização dos produtos da agricultura familiar.

A Agroindústria da APTK do Km 85 funciona há mais de oito meses e vende os produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com o técnico da EBDA de Gandu, Meirivaldo Meira, estima-se que a vendagem de produtos beneficiados será de R$ 154 mil, em 2012.

Os representantes da Associação Rural do Jacarandá levarão para Teolândia os conhecimentos sobre os derivados de aipim – pão, sorvete e pudim - fabricados na agroindústria local.

O intercâmbio contará ainda com a participação da técnica social do Escritório da EBDA de Ibicaraí, Maria José Melo, e da engenheira agrônoma Ludmilia Vitória, representante da cadeia produtiva da fruticultura. Também do Escritório de Ibicaraí e representando a cadeia produtiva da mandiocultura, a EBDA enviará o técnico agropecuário, José Carlos Albernaz.

O chefe do Escritório Local de Ibicaraí, Bernardino Rocha, explicou que a primeira etapa desse intercâmbio técnico foi realizada no dia 31 de janeiro, quando a EBDA levou agricultores de Teolândia para conheceram as instalações da cozinha agroindustrial do Assentamento Santana. “Agora, vamos fazer o inverso. Esperamos que o intercâmbio seja bastante proveitoso, já que o Baixo Sul apresenta uma boa diversificação agrícola”, comentou Rocha.



 




EBDA/Assimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário