10 de julho de 2012

Sistema presidiário baiano terá mais 4500 vagas até 2013


 Em Eunápolis foi iniciada a implantação de uma unidade prisional que abrigará 450 presos.


Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se reuniram com o governador Jaques Wagner e com os secretários Nestor Duarte (Administração Prisional e Ressocialização) e Maurício Barbosa (Segurança Pública) nesta terça-feira (10), na Governadoria, e apresentaram um relatório com sugestões sobre melhorias no sistema carcerário, principalmente em relação a presos provisórios que estão nas delegacias.
O relatório é resultado de uma ação do CNJ para fiscalizar a estrutura do sistema carcerário de todo país, quando os conselheiros realizam visitas técnicas nas unidades prisionais e em delegacias. Durante a inspeção, os integrantes do Conselho Nacional de Justiça fazem diagnósticos e recomendam soluções.
Antecipando-se ao CNJ, o Governo do Estado, desde do ano passado, tem realizado diversas ações, para solucionar os problemas relacionados às unidades prisionais. Uma delas foi à criação Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização (Seap), que está ampliando o número de vagas nos presídios.

         Com isso, oito delegacias de Salvador (6) e Região Metropolitana (2) já desativaram as carceragens. Entre elas estão a 6ª Delegacia de Brotas, a 7ª do Rio Vermelho, a do município de Madre de Deus e a de Monte Gordo. Outras delegacias estão em reforma e terão as carceragens interditadas temporariamente. Depois da finalização dos trabalhos, o número de celas será reduzido.
De acordo com o secretário estadual de Administração Prisional e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte, antes da criação da secretaria havia nas delegacias mais de seis mil presos e atualmente, há quatro mil. Para reduzir ainda mais esse quantitativo, o Governo do Estado vai criar até 2013 mais 4.500 vagas em penitenciárias de Salvador e do interior baiano.
“Os problemas apontados pelo CNJ já são conhecidos pelo governo, por isso a secretaria de Administração Prisional foi implantada com o objetivo de criar vagas no sistema prisional para que não se tenha presos em delegacias”, disse Duarte.
Em Eunápolis foi iniciada a implantação de uma unidade prisional que abrigará 450 presos. Em Feira de Santana, a unidade vai ser destinada a 900 apenados. Ainda em Feira, está sendo construído o presídio feminino, que vai abrigar 200 mulheres.  
Em Salvador, o Complexo da Mata Escura receberá um novo presídio para 440 jovens e adultos infratores. Além desses municípios, estão previstas unidades prisionais para Vitória da Conquista, Brumado, Irecê, e Barreiras.

Glt/rn-10.07.12


Nenhum comentário:

Postar um comentário