5 de março de 2012

Encontros apresentam Calendário das Artes na capital e interior


Fortalecer a divulgação do Calendário das Artes para artistas, produtores e pessoas interessados. Essa é a intenção da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), ao promover uma série de eventos de lançamento simbólico e apresentação do edital. Nestas segunda e terceira-feira (5 e 6), em Salvador e cidades do interior da Bahia, gestores da Funceb realizam reuniões voltadas à discussão do projeto.

A primeira etapa dos encontros, gratuitos, acontece na capital e região metropolitana, nas próximas quinta e sexta-feira (8 e 9), nos bairros de Alagados, Barris, Cajazeiras, Castelo Branco, Engenho Velho de Brotas, Itapuã e Plataforma, além dos municípios de Camaçari e Lauro de Freitas.  A segunda está prevista para os dias 14 e 15 deste mês, em mais oito cidades, com roteiro a ser publicado nos próximos dias.

Abrangendo as áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, teatro e artes integradas, o Calendário das Artes é um mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado.

O projeto concede prêmios de até R$ 13 mil e prioriza propostas oriundas e realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiem a diversidade cultural, razão que reforça a necessidade de fazer as informações chegarem de forma acessível a diversos públicos.

As inscrições para a primeira chamada estão abertas até 2 de abril, recebendo propostas de ações para serem iniciadas entre os dias 1º de junho e 31 de agosto deste ano. Serão no mínimo 42 contemplados, somando um investimento total de R$ 546 mil, com previsão de que sejam pelo menos sete propostas premiadas de cada um dos seis Macroterritórios da Bahia.

           Para isso, a avaliação dos projetos será feita de forma territorializada, com concorrência e comissões de seleção específicas em cada Macroterritório. O edital do Calendário das Artes e seus anexos e orientações estão publicados no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.



Videoconferências - A Funceb também vem realizando a série de Videoconferências do Calendário das Artes, que podem ser acompanhadas ao vivo pela internet (www.iat.educacao.ba.gov.br) ou em 34 pontos de exibição localizados na capital e mais 32 municípios baianos, incluindo o próprio local de gravação das palestras - o auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

           O início foi na última sexta-feira (2) e houve mais uma na manhã desta segunda-feira. As próximas estão previstas para os dias 13 e 16, das 14h30 às 17h. As videoconferências são conduzidas pela equipe da Funceb. Mais informações no sitewww.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes2012chamada1/videoconferencias.html.


Secom-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário