22 de agosto de 2014

Abertas inscrições da edição 2014 do projeto ‘Ação Poética nas Comunidades’



A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), está convocando poetas, escritores e artistas, que trabalhem interações entre a poesia e outras linguagens, para participar da edição 2014 do projeto ‘Ação Poética nas Comunidades’. Neste ano, estão previstas atividades no mês de novembro, no Centro de Cultura e Cidadania Pirajá, em Salvador. Com inscrições abertas até 21 de setembro, o concurso vai selecionar oito artistas e/ou grupos residentes na Bahia para realizar oficinas e performances no evento.

 Criado em 2012 e com edições já realizadas no Solar do Unhão e em Alagados, a ação promove intervenção artística e social por meio da poesia, em sua diversidade de estilos e abordagens, em comunidades populares, por meio de atividades gratuitas abertas ao público. O propósito é contribuir para amenizar carências socioculturais, proporcionando um tempo e espaço para reflexão sob o encanto da palavra poética.

Oficinas

 O projeto vai realizar três oficinas artísticas com duração de 15 a 20 horas, com 25 vagas em média cada uma, nos cinco primeiros dias, culminando numa intervenção final no sexto e último dia, que vai integrar os ‘oficineiros’, alunos e demais artistas e coletivos participantes. Todos os profissionais envolvidos serão contratados via concurso em andamento.
 As propostas de oficinas podem ser de temáticas variadas relacionadas à literatura e sua interação com outras manifestações das artes. Já a ação de encerramento deve reunir artistas da palavra, poetas de diferentes tendências e estéticas, dos canônicos aos alternativos e periféricos, além de artistas visuais, audiovisuais, circenses, dançarinos, músicos, atores e demais agentes que tragam em suas expressões as potencialidades da literatura.

Cachê

Os três profissionais e/ou grupos que ministrarem aulas receberão cachê no valor de R$ 2,2 mil pelas atividades assumidas. Outros cinco artistas e/ou coletivos serão selecionados para se juntar aos primeiros nas ações finais, em apresentações e performances, com remuneração de R$ 1 mil. As despesas de passagem e hospedagem para quem necessitar viajar serão custeadas pela Funceb.
Podem participar do projeto pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, além de estrangeiros com situação de permanência legalizada, ou pessoas jurídicas do campo artístico-cultural, domiciliadas ou estabelecidas na Bahia. Os candidatos podem enviar os documentos exigidos, presencialmente, na sede da Funceb, em Salvador, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h; por via postal, encaminhando correspondência registrada ou Sedex, com Aviso de Recebimento; ou pelo e-mail acao.poetica@funceb.ba.gov.br.

Cas – GF
21.08.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário