23 de agosto de 2014

Sustentabilidade do planeta é foco de palestra educativa da EBDA

“Como vamos construir um futuro se estamos destruindo ele?”, respondeu com indagação a estudante Isabelle Elyseée Ferreira (11), do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Apoio, em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, na abertura da palestra apresentada por técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), nesta quinta-feira (21/08) no colégio. A resposta da estudante foi em relação ao entendimento da turma sobre a sustentabilidade do planeta, tema discutido em sala de aula.

Os engenheiros agrônomos da EBDA, Hélio Saulo e Antônio Carneiro, explicaram os tópicos da palestra com imagens ilustrativas comparando as ações realizadas pelo homem na natureza, com foco para a inconsciência ambiental X consciência ambiental. Adubo orgânico, inseticidas naturais, óleo de algodão, planta de nim, garrafas pets para construção de hortas foram alternativas também apresentadas e entregues aos estudantes. Os materiais servirão de apoio na Mostra de Ciências, com o tema Agricultura Familiar: alimentando o mundo a crescer sustentável, que acontece no sábado, dia 30, uma referência ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, comemorado este ano.
“É preciso que vocês, estudantes, tenham esse pensamento sobre a importância da preservação do meio ambiente desde cedo, pois as gerações futuras precisam de um planeta mais sustentável e somos responsáveis por isso”, destacou Antônio Carneiro. De acordo com Hélio Saulo uma agricultura familiar sustentável depende de mudanças de hábitos simples. “É preciso plantar em locais corretos para evitar a erosão do solo e o desmatamento no planeta”, salientou Hélio.
O estudante Rodrigo Augusto Miranda (12), do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Apoio, afirmou que aprendeu como funciona um sistema hidropônico durante a palestra. “Os técnicos esclareceram que é uma técnica de cultivar as plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução que contém água e todos os nutrientes para o desenvolvimento da planta. Os assuntos foram repassados de forma dinâmica, só não aprendeu quem não quis hoje aqui”.

Fonte: EBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário