22 de agosto de 2014

Governo entrega equipamentos que garantem inclusão digital de comunidades quilombolas



As comunidades quilombolas de Raposa e Coqueiro, localizadas nos municípios de Caldeirão Grande e Mirangaba, respectivamente, noTerritório de Piemonte da Diamantina,foram, este mês, beneficiadas com a entrega de equipamentos de informática que vão garantir a inclusão digital de 150 famílias da região.


A iniciativa, que integra as atividades do Projeto de Inclusão de Comunidades Remanescentes de Quilombos (Projeto Quilombolas),fecha o ciclo das ações desenvolvidas pelo projeto, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

A entrega de equipamentos acontecerá durante todo o mês em várias comunidades atendidas pelo Projeto Quilombolas. Já estão programadas entregas em municípios dos territórios do Extremo Sul, Velho Chico e de Vitória da Conquista. Em Caldeirão Grande e Mirangaba, os quilombolas receberam, no total, 11 computadores, sendo dois em Mirangaba, e nove emCaldeirão, que ganhou também uma impressora.

De acordo com a coordenadora de projetos da Associação Quilombola de Raposa, Danielma da Silva Bezerra Brasileiro, 32, essa é a oportunidade que a comunidade terá de começar a acessar essa tecnologia, que, até agora, era inacessível. “Com a chegada dos equipamentos, principalmente os adolescentes e jovens da comunidade, que antes eram privados dessa tecnologia, aprenderão a utilizá-la”, destacou.

A coordenadora de projetos disse ainda que os jovens que foram treinados pelo projeto Quilombolas, no curso realizado em parceria com oSenai, serão os responsáveis por orientar os demais membros da comunidade a acessarem essa nova ferramenta. “Os computadores e o acesso à internet facilitaram inclusive as atividades escolares dos estudantes da comunidade, que poderão, a partir de agora, realizar pesquisas e até cursos online”, observou.

O projeto Quilombolas foi criado com o objetivo de financiar atividades com comunidades remanescentes de quilombos nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. As ações foram realizadas com recursos doados pelo Fundo do Desenvolvimento Social do Governo do Japão através do Banco Mundial, no valor total de US$ 877,6 mil, somente na Bahia.
Em julho deste ano, uma reunião de avaliação final do Projeto Quilombolas, realizada por técnicos do Banco Mundial (Bird), em Fortaleza (CE), consolidou a Bahia como estado de referência na execução de metas voltadas à melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas.

Ascom Car

Nenhum comentário:

Postar um comentário