22 de agosto de 2014

Teatro Popular de Ilhéus inicia ocupação artística no TCA com espetáculo Teodorico Majestade



O Teatro Popular de Ilhéus (TPI), grupo do sul da Bahia vencedor da edição 2014 do Edital TCA.Núcleo ‘Em Construção’, inicia uma ocupação artística no Complexo Teatro Castro Alves (TCA), que seguirá até dezembro. O lançamento oficial do projeto acontece nesta segunda-feira (25), às 19h, no Foyer do TCA, onde a companhia encena um dos espetáculos mais prestigiados do seu repertório – ‘Teodorico Majestade - As Últimas Horas de um Prefeito’, num evento só para convidados.

Como parte das atividades do projeto, haverá um intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresentações de espetáculos, seminários, oficinas, além da montagem da nova peça do TPI, baseada na obra de Shakespeare ‘Medida por Medida’, que fechará a trilogia composta por ‘Teodorico Majestade’ e ‘O Inspetor Geral’.
Na mesma semana do lançamento, no sábado (30), também às 19h, o TPI encena, na Sala Principal do TCA, o espetáculo ‘O Inspetor Geral’, inspirado na célebre obra do autor russo Nikolai Gogol (1809-1852), montagem que o grupo estreou em 2011. A peça foi selecionada pelo Sesi de São Paulo, realizando uma temporada de quatro meses no estado, circulando também por outras capitais do país.
Em 2012, foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro, na categoria especial. Os ingressos para esta apresentação única no TCA custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A lotação será reduzida, pois a peça será encenada com o público no palco (300 lugares).

TCA.Núcleo - O grupo ilheense foi o primeiro colocado na 20ª edição do Edital TCA.Núcleo, numa seleção organizada pela Fundação Cultural do Estado (Funceb) com o projeto ‘Shakespeare - Teatro Popular de Ilhéus em Construção’.
No ano passado, outro grupo artístico do interior da Bahia, o Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (Nata), dirigido por Fernanda Júlia, também venceu o Edital TCA.Núcleo, com o projeto ‘Exu Sile Oná’, o que resultou num intercâmbio com a Cia do Miolo, de São Paulo, iniciando uma estratégia de ocupações e intervenções artísticas realizadas no TCA em paralelo à primeira etapa das obras de requalificação que integram o projeto Novo TCA.

22/08/14
Cas/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário