8 de maio de 2012

Parceria Sesab/SBD formará recursos humanos para atenção a diabetes


A Bahia foi o segundo estado brasileiro contemplado com o projeto ‘SBD vai ao gestor’, iniciativa da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) com o objetivo de desenvolver atividades para a formação de recursos humanos, de educação permanente, aprimoramento profissional e cooperação científica e tecnológica para a atenção ao diabetes.
Para viabilizar o desenvolvimento do projeto, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, recebeu na tarde desta segunda-feira (7) o presidente da SBD, Balduino Tschiedel, e a diretora do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Reine Fonseca.
Durante o encontro, foi assinado convênio de cooperação técnica-científica estabelecendo uma parceria entre a SBD e a Sesab, que também prevê o levantamento da distribuição de insumos para os pacientes do estado e as dificuldades e prioridades no atendimento aos portadores de diabetes, doença que, segundo o presidente da SBD, vem se tornando um problema de saúde pública em todo o mundo, devido, principalmente, ao estilo de vida da atualidade.

A Sociedade Brasileira de Diabetes, por sua vez, deverá disponibilizar recursos humanos qualificados, com atividade e conhecimento na área de diabetes, para elaborar e executar projetos e programas, em parceria com a Sesab. Dados da SBD apontam que no Brasil, atualmente, existem cerca de 12 milhões de pessoas com diabetes.
A doença vem crescendo em todos os países, especialmente entre adolescentes, devido a fatores como a alimentação a base de muita fritura e gordura, vida sedentária e consequente aumento de peso.



Sas/rn – 07.05.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário