28 de março de 2012

Uesc inicia a primeira turma do curso de informática para alunos com deficiência visual


Quatro alunos com deficiência visual formam a primeira turma do Programa de Inclusão Digital (Pidu), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O curso de informática está sendo realizado numa das salas da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Ineti) do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-eletrônica de Ilhéus (Cepedi). As aulas serão ministradas às terças e sextas-feiras,  a partir das 15h.

O Programa de Inclusão Digital da Uesc é um projeto de extensão para facilitar o acesso de estudantes de escolas públicas e portadores de necessidades especiais às tecnologias da informação e comunicação. Para reitora Adélia Pinheiro “trata-se de um momento em que a inclusão digital passa a ser uma questão de alta relevância pelas suas características em propiciar novas formas de conhecimento, formar redes sociais de saberes, de relacionamento entre pessoas e de inclusão social”.

A reitora lembrou o esforço constante da Uesc para atender as necessidades, principalmente, dos portadores de deficiência visual que fizeram ou fazem cursos de graduação na instituição. “O esforço e aprendizado são desafios que entendemos  necessários para garantir a acessibilidade a todos”.

Já o pró-reitor de extensão, professor Raimundo Bomfim, lembrou que, na área de abrangência da universidade, que corresponde em dimensão territorial aos estados do Espírito Santo ou Alagoas, não existem cursos de informática voltados para pessoas portadoras de deficiência visual. “Na conjuntura atual, aprender informática é fundamental para o exercício da cidadania”. 



Eas/RR

28.3.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário