27 de março de 2012

Universidade para Todos oferecerá 22.840 vagas para pré-vestibulandos


Oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado, o Universidade para Todos  disponibilizará este ano 22.840 vagas para pré-vestibulandos distribuídas em 258 municípios baianos, inclusive em Salvador, onde as aulas serão ministradas em 29 locais.

As inscrições serão abertas no próximo dia 10 de abril e só podem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br)  até o dia 20 de abril. Entre o final de 2011 e o início de 2012, 1.337 estudantes do projeto conseguiram uma vaga no ensino superior.

Pode concorrer à vaga, o candidato regularmente matriculado, em 2012, no 3º ano do ensino médio regular ou no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia.



Documentos - Além disso, é exigido que o interessado tenha cursado, em escola pública municipal ou estadual da Bahia, o ensino fundamental II – da  5ª a 8ª série, (atual 6º ao 9º ano) ou modalidades correspondentes, e a 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes, ser egressos da rede pública de ensino estadual e/ou municipal, e tenha cursado, em escola pública baiana, o ensino fundamental II e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.  

No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção pelo município, o local de funcionamento e o turno que deseja cursar. Terão prioridade os candidatos que tiverem os melhor aproveitamento escolar, resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, informadas no momento da inscrição.

O curso é presencial, com carga horária de 25 horas semanais. Os estudantes do programa são contemplados, ainda, com material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processos seletivos das universidades estaduais para aqueles que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

O projeto é executado pelas Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uesf), Universidade Esadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) e também pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (IFRB). Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br .   



Aprovada em Direito– Ex-aluna da Escola Estadual José de Sá Nunes, em Vitória da Conquista, Gisele da Silva, 17 anos, cursou o 3º ano pela manhã, no ano passado, e à noite ia para as aulas do Universidade para Todos. O resultado do esforço foi a aprovação no curso de Direito da Uesb.

“O curso ajudou a reforçar o que eu aprendia na escola. Muita coisa que caiu no vestibular eu tinha acabado de ver no curso, como Globalização e Conflitos no Oriente Médio”, diz a estudante, que é filha única de uma empregada doméstica e um pedreiro. “Minha família ficou muito feliz”, conta Gisele, que aguarda com  expectativa o início das aulas, em abril.



Eas/rn – 27.03.12






Nenhum comentário:

Postar um comentário