28 de março de 2012

Artesãos baianos têm a oportunidade de certificar sua produção


Já estão abertas as inscrições para o Programa de Certificação do Artesanato Baiano. Lançado em novembro do ano passado pelo Instituto Mauá, o programa visa diferenciar e legitimar a produção artesanal feita no estado. “É uma forma de valorizar o nosso artesanato, garantindo que é feito a mão e na Bahia, com respeito ao meio ambiente e fidelidade às raízes culturais e simbologias típicas do estado”, afirmou a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede do órgão, na Barra, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Cada artesão pode se inscrever em apenas uma tipologia (cerâmica, madeira, renda, bordado, etc.), com até dois produtos. O edital contendo as especificações está disponível no site www.maua.ba.gov.br. O prazo final é 11 de abril.

A certificação é feita através do selo A Bahia Feita a Mão, o primeiro do país, em nível governamental, de certificação do produto artesanal. A meta do instituto é certificar 40 produtos artesanais até o fim do ano.

Fruto de parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, o Programa de Certificação do Artesanato Baiano também conta com o apoio do Ibametro, na elaboração dos requisitos de certificação, e do Sebrae/BA, na capacitação produtiva e abertura de novos mercados para os artesãos.



tas/om        28.03.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário