3 de março de 2012

O óleo de coco extra virgem é o novo queridinho das dietas


Além de potencializar a queima de calorias, o alimento traz sensação de saciedade, diminuindo a fome. O alimento ainda contém benefícios para saúde, como a redução do mau colesterol (LDL), prevenção de doenças cardiovasculares e propriedades anti-inflamatórias.   Mas você sabe como consumi-lo?
Para a nutricionista
Elaine de Pádua, 3 colheres diárias de óleo de coco virgem são suficientes para usufruir do que o produto tem de melhor. “Não recomendo o consumo em excesso, já que o óleo de coco pode ter efeito laxante em algumas pessoas”. Vale lembrar que, apesar dos benefícios, cada colher de sopa de óleo de coco possui cerca de 120 calorias e o exagero pode significar quilos a mais.
Óleo de coco pode ser usado no preparo de receitas quentes

A coaching de saúde integrativa Melissa Setubal explica que o aquecimento do óleo de coco extra virgem não destrói as propriedades do alimento. “Por ser uma gordura saturada, o óleo de coco possui moléculas muito estáveis, que não oxidam com o calor. Recomendo o uso no preparo de receitas ou em substituição ao óleo das frituras. Como o produto tem sabor agradável, pode ser usado para temperar saladas, batido com sopas, sucos e shakes emagrecedores. Além disso, o óleo de coco pode substituir qualquer outra gordura na cozinha, como manteiga e margarina”, diz a profissional.
De acordo com Melissa Setubal, após aberto, o óleo de coco não deve ser guardado na geladeira. “O produto mantém sua forma de óleo em temperatura ambiente. Em dias mais frios, ele pode endurecer, transformando-se em uma pasta densa e branca. Mas não se assuste! Se isso acontecer, esquente em banho-maria para usá-lo como tempero em saladas ou bater com sucos e sopas. Não é preciso amolecer o produto para o preparo de uma receita. Basta retirar colheradas da massa branca e despejar diretamente na panela”.
Por Renata Demôro


Receita:

Óleo de coco virgem: nutricionista ensina a fazer em casa


O óleo de coco virgem traz inúmeros benefícios ao organismo. A seguir, a nutricionista Adriana Castro dá a receita para extrair o óleo em casa.  



Você vai precisar de:

- Dois cocos de casca marrom maduros, com muita água
- Três xícaras da água dos cocos
- Pano (filó ou fralda) para filtrar
- Jarra de vidro ou plástico
- Vidro de boca larga com tampa
- Liquidificador
- Garrafa PET limpa (de água mineral)

Receita:

- No liquidificador, junte três xícaras de água do coco e a polpa de dois cocos picados.
- Bata por dois ou três minutos no liquidificador, até obter um creme liso. Se ficar muito denso, complete com água filtrada até alcançar uma consistência fina e uniforme.
- Use o tecido para espremer o creme, retirando todo o leite do coco. O bagaço pode ser congelado e reservado para compor receitas de bolos e doces. O leite deve ser transferido para uma jarra de vidro ou plástico. Cubra-a e deixe descansar por 48 horas em local escuro.
- Após 48 horas, transfira o líquido para uma garrafa PET (de água mineral) e deixe em local sombreado, com temperatura em torno de 25ºC.
- Em seis a oito horas, o óleo vai se separar do leite. Ponha a garrafa na geladeira por três horas. O óleo vai se solidificar. Deite a garrafa e corte, o mais rente possível da linha do óleo, facilitando sua retirada.
- Coloque o óleo solidificado em um vidro de boca larga, com tampa.
Quando olhado contra a luz, o óleo vai ter uma coloração amarelada, que é o tom natural do óleo virgem de coco. O produto ficará líquido em temperaturas acima de 27ºC. Ele não necessita de refrigeração e tem duração de dois anos.


Adriana Castro (nutricionista)




Nenhum comentário:

Postar um comentário