26 de janeiro de 2012

UESC lança guia bilíngue para uso de motoristas de táxis.

Um guia bilíngue, inglês/português, para uso de motoristas de táxis, será lançado pela Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) -, às 18h desta sexta-feira (27), no salão nobre Álvaro Melo Vieira da Associação Comercial de Ilhéus, Praça J.J. Seabra, número 39.

Com o título Guia de Conversação – Taxista, a publicação é resultado do curso de língua inglesa para fins específicos, parte do projeto de extensão A Língua Inglesa para Profissionais do Turismo, coordenado pela professora Patrícia Argôlo Rosa, do Departamento de Letras e Artes da Uesc. Os primeiros profissionais envolvidos pelo projeto foram os taxistas da cidade de Ilhéus, que participaram de um curso de inglês modular para atender à rotina da sua profissão no trato com turistas estrangeiros. 

A professora Patrícia Argolo diz que o projeto estrutura-se em um conjunto de ações processuais contínuas de médio prazo, são cursos modulares consecutivos ou não, cooperação interinstitucional e a publicação de guias com mostras discursivas específicas da área de atuação dos participantes.

“A articulação com a comunidade regional ou empresas dos diversos setores ligados ao turismo é a meta propulsora para a consecução do objetivo proposto, assegurando, assim, o intercâmbio entre a universidade e a sociedade, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso social da Uesc”, afirmou Argolo.

O guia, apresenta textos dos professores Peter Turton e Patrícia Argôlo e design de George Pellegrini. Está dividido em três partes. A primeira apresenta os diálogos em situações específicas. Na segunda, estão os pontos gramaticais básicos. A terceira traz o vocabulário correspondente aos diálogos da primeira parte. Um CD áudio com diálogos integra a publicação. O áudio foi editado por Samuel Martins Medeiros e as vozes são de Amália Simone Zeidman, Carolyn Elizabeth Wright e Ítalo Cabral de Melo. Com 70 páginas e formato bolso, o guia será um importante auxiliar do taxista ilheense na comunicação com os seus clientes estrangeiros.



Eas/RR

26.1.12




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