19 de novembro de 2012

Feira Estadual oferece capacitação aos empreendimentos da Agricultura Familiar

Além do espaço para expor e comercializar a sua produção, os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) dos Territórios de Identidade da Bahia receberão atenção especial para aprimorar os processos de gestão e comercialização dos produtos da agricultura familiar e economia solidária. É a III edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Identidade Territorial (Febafes), que acontecerá entre os dias 24 de novembro e 02 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador.
O evento, que reunirá toda a diversidade produtiva e cultural dos territórios baianos, trará uma programação técnica repleta de atividades de capacitação, a exemplo do painel que irá apresentar a melhor forma para os empreendimentos se adequarem à legislação e aos critérios dos programas de certificação.
Também está programado para o dia 29 de novembro o lançamento da versão estadual da campanha Brasil Orgânico e Sustentável, a ser implementada na Bahia por meio de uma parceria entre o Governo Federal, a Secretaria Estadual do Turismo, a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa e a Superintendência da Agricultura Familiar. A campanha que será lançada nacionalmente pela presidenta Dilma Rousseff durante a Feira Nacional da Agricultura Familiar visa à ampliação da produção e a aquisição dos produtos certificados com os selos da agricultura familiar, do comércio justo, dos orgânicos e os com indicação geográfica.
Para o superintendente da agricultura familiar, Wilson Dias, essa campanha irá fortalecer uma ação que já está sendo implementada na Bahia. O governo do estado está buscando consolidar a parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH) e a Associação Baiana de Supermercados (ABASE) para ampliar a aquisição e comercialização dos alimentos, bebidas, cosméticos e artesanatos promovidos pelos empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária nos hotéis, pousadas, bares, restaurantes, supermercados e outros similares. “Essa ação converge com os objetivos da campanha Brasil Orgânico e Sustentável”, enfatizou Dias.

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