O
Procon-BA, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, informa que, a
partir desta quarta-feira (23), o Sistema
de Solução Alternativa de Conflitos de Consumo – portal consumidor.gov.br estará em funcionamento para atender
os consumidores baianos.
O Portal
do Consumidor propõe a prestação de um novo serviço público para a solução
alternativa de conflitos de consumo, por meio da internet. O Sistema foi
desenvolvido e implementado pelo Ministério da Justiça, através da Secretária
Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), em parceria com os órgãos estaduais
de proteção e defesa do consumidor.
Através
da utilização da plataforma, os
consumidores podem registrar eletronicamente as suas reclamações, sem precisar
se locomover a um dos postos do Procon. Assim, as empresas participantes
poderão atendê-las e respondê-las com maior agilidade, e o Procon e a Senacon
poderão monitorar as informações prestadas pelas partes, que servirão de
estratégias para gestão e execução de políticas públicas de defesa do
consumidor.
Com o novo
mecanismo, o Procon-BA poderá monitorar e analisar periodicamente os registros
realizados, focando na qualidade das informações produzidas; acompanhar a resolução das reclamações formuladas pelos
consumidores, a partir do monitoramento coletivo dos atendimentos registrados;
avaliar a procedência ou não da solicitação de recusa de atendimento pelo
fornecedor, considerando as hipóteses previstas nos Termos de Uso e seus
fundamentos no prazo estipulado para tanto; realizar a gestão dos dados e
informações obtidas por meio da plataforma, para que sejam empregados como subsídios de
ações voltadas ao aprimoramento dos atendimentos dedicados aos consumidores
pelas empresas participantes.
“O portal consumidor.gov.br consiste em uma nova ferramenta de atendimento aos consumidores, e diferentemente dos postos de atendimento convencionais, onde esta parte vulnerável precisa se deslocar para registrar as suas reclamações, através do portal, o próprio consumidor pode registrá-la eletronicamente. Desse modo, muitos consumidores que deixam de questionar eventuais irregularidades por falta de tempo para comparecerem a um dos postos de atendimento do Procon-BA, terão a facilidade e comodidade de terem disponível um sistema eletrônico para permitir o registro de suas reclamações”, destacou o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares.
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