26 de julho de 2014

Dia de São Cristóvão é comemorado com cortejo e missa campal em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho  -  Fotos: Raimundo Gomes

O início da tarde de todo dia 25 de julho em Ibicaraí é marcado por uma grande carreata com centenas carros, motos, bicicletas e devotos que saem da Praça da Igreja Matriz Senhor Deus Menino em direção à Capela de São Cristóvão, no distrito da Saloméa. O cortejo homenageia o dia de São Cristóvão, o Padroeiro dos Motoristas e Viajantes, e saiu às 14:30h percorrendo a Avenida São Vicente de Paula até o bairro do Luxo, de onde seguiram para a Capela de São Cristóvão.

O andor com a imagem do santo chegou à capela que leva o seu nome e foi carregado até o altar pelo prefeito Lenildo Santana; o secretário de Cultura, Lula Sampaio e o proprietário da Cerâmica São Cristóvão, senhor Miudinho.
A missa, como já acontece há vários anos, foi celebrada pelo Monsenhor Sebastião Bezerra, que agradeceu a presença e a comunhão de todos os presentes. O padre Sebastião falou da importância de São Cristóvão, protetor dos motoristas e dos viajantes e da manutenção da fé e dos costumes. Padre Sebastião  também agradeceu a presença e o apoio do Prefeito Lenildo Santana e do empresário e dono da Cerâmica São Cristóvão, senhor Miudinho, que colaboram e participam ativamente dessa procissão dando todo apoio para manutenção da festa.
O prefeito Lenildo Santana lembrou que a festa de São Cristóvão é uma tradição religiosa em Ibicaraí e lembrou que a prefeitura não mede esforços para manter essa tradição junto com a comunidade local e a igreja. O prefeito, como de costume participou da missa lendo uma passagem bíblica.
A coordenadora da festa, Eliete Macêdo, mais uma vez agradeceu a presença de todos e falou da luta que a Igreja tem para manter a tradição da festa em homenagem a São Cristóvão, Padroeiro dos Motoristas. A coordenadora lembrou o quanto é importante manter as tradições religiosas e a devoção ao santo.
Centenas de pessoas estiveram presentes à missa campal, entre eles, o prefeito Lenildo Santana; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Lula Sampaio; o Diretor de Esportes, Josevan Dias e o vereador Klaus Farias. Vale lembrar também a presença da Polícia Militar e o apoio da Guarda Municipal.

São Cristovão, Padroeiro dos Motoristas e Viajantes
São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. Cristóvão significa Aquele que carrega Cristo ou porta-Cristo.

ORAÇÃO DO MOTORISTA E VIAJANTE
"Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém".







Nenhum comentário:

Postar um comentário