26 de junho de 2014

Final de semana será de tempo chuvoso e temperaturas baixas em quase todo estado



As condições do tempo na Bahia previstas para o último final de semana deste mês, desta sexta-feira a domingo (27 a 29), continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características. Um deles - os ventos úmidos, que sopram do Oceano Atlântico -, mantém o céu encoberto e chuvoso, no Recôncavo, nordeste e sul, e traz chuvas significativas para as localidades mais próximas ao litoral das duas primeiras regiões. 

Para a Chapada Diamantina e sudoeste também estão previstas chuvas, embora com fraca intensidade e em áreas isoladas. As temperaturas nessas regiões podem chegar aos 13°C, que são as menores do estado.
O tempo frio também deve continuar no oeste, São Francisco e norte, principalmente nas áreas serranas, onde as mínimas podem ser de 15°C. No entanto, ao longo do dia se elevam, com previsão de atingir 33°C. Só nas regiões oeste, São Francisco e norte o céu será ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas, em decorrência de uma massa de ar seco.

Capital - Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas continuam estáveis - com mínimas de 20°C e máximas de 29°C -, também é a umidade vinda do Oceano Atlântico que deverá manter o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias.

Maré e irradiação - De sexta-feira e domingo, a maré deve atingir altura máxima entre 3h e 5h e 15h e 17h, com valores variando de 1,9 e 2,7 metros, e as alturas mínimas, entre 9h e 11h e 21h e 23h, com valores variando de 0,3 a 0,5 metro. A previsão é de ondas com agitação fraca e altura máxima com possibilidade de chegar a 1,5 metro.
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV's), em decorrência da condição de céu com poucas nuvens, ainda são elevados em algumas regiões e devem variar de 6 a 8. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados nas categorias ‘alto’ e ‘muito ‘alto’. Por isso, é recomendado o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores.

26/06/14
mas/is


Nenhum comentário:

Postar um comentário