18 de outubro de 2012

Gestores públicos aprendem a realizar compras com critérios ecológicos


As experiências baianas na área de compras públicas sustentáveis foram apresentadas a gestores estaduais e servidores das áreas de compras de licitação durante o II Seminário de Compras Públicas Sustentáveis do Estado da Bahia. Promovido pela Secretaria da Administração (Saeb), o evento foi realizado nesta quinta-feira (18), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

O seminário apresentou as ações estaduais baianas desenvolvidas nos últimos anos, em favor de uma cultura de compras sócio-ambientalmente corretas, incluindo também as experiências da Prefeitura de São Paulo. Ainda durante o evento, foi distribuída a Cartilha de Compras Públicas Sustentáveis do Estado e anunciada a publicação, a partir de novembro, dos primeiros itens já licitados dentro do critério de sustentabilidade.

           De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as compras públicas respondem por 15% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. E é justamente a capacidade do Estado - pelo volume de compras que representa - a maior ferramenta para transformação da mentalidade dos gestores de compras e adequação dos fornecedores.

O procedimento se tornará mais simples a partir de novembro, quando já estarão disponíveis no Registro de Preços, sistema que baliza as compras realizadas em toda a administração pública estadual, os novos itens sustentáveis que acabam de ser licitados. São canetas recicladas de embalagens longa vida, papel A4, blocos de rascunho, capas de processos e envelopes em papel reciclado.

 

Aas/RR

18.10.12

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