As experiências baianas
na área de compras públicas sustentáveis foram apresentadas a gestores
estaduais e servidores das áreas de compras de licitação durante o II Seminário
de Compras Públicas Sustentáveis do Estado da Bahia. Promovido pela Secretaria
da Administração (Saeb), o evento foi realizado nesta quinta-feira (18), no
auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
O seminário apresentou
as ações estaduais baianas desenvolvidas nos últimos anos, em favor de uma
cultura de compras sócio-ambientalmente corretas, incluindo também as
experiências da Prefeitura de São Paulo. Ainda durante o evento, foi
distribuída a Cartilha de Compras Públicas Sustentáveis do Estado e anunciada a
publicação, a partir de novembro, dos primeiros itens já licitados dentro do
critério de sustentabilidade.
De acordo com o Instituto de
Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as compras públicas respondem por 15% do
Produto Interno Bruto (PIB) nacional. E é justamente a capacidade do Estado -
pelo volume de compras que representa - a maior ferramenta para transformação
da mentalidade dos gestores de compras e adequação dos fornecedores.
O procedimento se
tornará mais simples a partir de novembro, quando já estarão disponíveis no
Registro de Preços, sistema que baliza as compras realizadas em toda a
administração pública estadual, os novos itens sustentáveis que acabam de ser
licitados. São canetas recicladas de embalagens longa vida, papel A4, blocos de
rascunho, capas de processos e envelopes em papel reciclado.
Aas/RR
18.10.12
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