18 de outubro de 2012

Dia Nacional de Combate à Sífilis reforça campanha pelo exame


Com o tema “Homem: faça o exame de sífilis”, acontece, nesta sexta-feira (19), de 8h30 às 12h, no Ministério Público da Bahia (avenida Joana Angélica), a 7ª edição da campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, doença que ainda registra números preocupantes em todo o mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam a ocorrência de 12 milhões de novos casos de sífilis no mundo a cada ano.

No Brasil, estima-se que ocorrem 900 mil casos de sífilis por ano. A prevalência na gestante é de 2,6%, o que corresponde a quase 50 mil gestantes com sífilis e 12 mil casos são de sífilis congênita por ano. A Bahia acumulou, no período de janeiro de 2000 a setembro de 2012, 3.227 casos de sífilis em gestantes. No mesmo período, foram registrados 1.851 casos de sífilis congênita no Estado.

Em Salvador, durante a semana de incentivo à coleta, realizada em 2010, entre 18 e 22 de outubro, foram processadas 1.005 amostras coletadas de usuários de 12 distritos sanitários, sendo 49 delas positivas para sífilis, o que corresponde a 4,9% de positivos, quase o dobro do esperado para o Brasil, que é 2,6%.

Numa iniciativa da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Regional Bahia, em parceria com o Ministério Público do Estado; Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Programa Municipal de DST/Aids e Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), o evento terá a participação de gestores, profissionais da saúde e da educação, estudantes e a população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário