16 de outubro de 2012

Cordec participa de pesquisa de interesse da saúde pública

A Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec) participou de pesquisa sobre o ‘Fortalecimento das capacidades de prontidão e resposta frente a situações de emergência de interesse da saúde pública’ realizada, na sede do órgão nesta terça-feira (16), pela pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Mauren Lopes de Carvalho.

O trabalho consiste em um diagnóstico nacional que tem como principal objetivo realizar o levantamento das capacidades de preparação e resposta do setor saúde para os desastres naturais e tecnológicos, e servirá como um dos subsídios ao Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais.

A pesquisa foi feita por meio de entrevista que durou aproximadamente 120 e incluiu perguntas sobre diversos assuntos como a preparação, marcos institucionais e legislativos nacionais e coordenação das defesas civis nos níveis municipal, estadual e nacional.

Outros assuntos também foram abordados durante a entrevista, a exemplo do planejamento de contingência, monitoramento das ameaças, desenvolvimento institucional e capacitação de recursos humanos para a preparação e resposta, gestão da informação e comunicação.

 Na oportunidade, a equipe da Cordec ressaltou os projetos em andamento na Bahia, destacando a construção do mapa de risco do estado, implantação do Centro Estadual de Gestão de Riscos e Desastres, que será interligado com os municípios e com o centro nacional (Cenad) e o Plano Estadual de Prevenção e Gestão de Riscos e Desastres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário