15 de maio de 2012

Mandantes do assassinato de turista são presos em Ilhéus


Dois homens apontados como mandantes do homicídio da turista Maria Cecília de Abreu, 58 anos, morta com três tiros, em um quarto do Village Back Door Hotel, em Ilhéus, no dia 26 de abril, foram apresentados à imprensa, nesta terça-feira (15), pela delegada Adriana Paternostro, titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur/Ilhéus).
A turista paulista fora assassinada por engano, no lugar do verdadeiro alvo dos criminosos, a italiana Rossana Colleoni, 58, proprietária do hotel. De acordo com a titular da Deltur/Ilhéus, o ex-marido e o ex-sócio de Rossana, os italianos Andrea Peruzzi, de 39 anos, e Ricardo Campanella, 52, respectivamente, presos alguns dias depois do crime, em cumprimento de mandado de prisão, teriam encomendado a morte da empresária para apropriarem-se do hotel.
“Rossana e a turista Maria Cecília têm as mesmas características físicas o que induziu os criminosos ao engano”, disse a delegada. Embora Ricardo e Andrea neguem que são os mandantes do assassinato, o pedreiro desempregado Jessé Oliveira dos Santos, de 23 anos, preso na quinta-feira da semana passada, em Ilhéus, confessou à titular da Deltur ser o autor dos disparos que atingiram a vítima na boca, abdômen e punho.
Ele encontra-se na carceragem do Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. Jessé declarou ainda ter entrado no quarto ocupado pela cabeleireira Maria Célia e outra turista, também procedente do município paulista de Tatui, acompanhado de Antônio César Souza Linhares, que está foragido. Um terceiro homem de prenome Elias, também foragido, permaneceu na recepção do hotel dando cobertura aos comparsas.
Natural da cidade Feira de Santana, Jessé mudou-se para Ilhéus, há cerca de 40 dias, em busca de trabalho. Usuário de droga, o pedreiro declarou que sua participação no crime foi negociada com Antônio César, mediante o pagamento de R$ 800,00.  As investigações conduzidas pela delegada Adriana Paternostro indicam que Antônio teria recebido R$ 10 mil, dos italianos para matar Rossana.

Imagens mostram carros usados na fuga pelos criminosos

Os policiais da Deltur/Ilhéus chegaram até Andrea, Ricardo e Jessé, depois de analisarem as imagens do circuito de segurança do hotel que mostram o automóvel Gol usado pelos criminosos na fuga. Os investigadores descobriram que o veículo fora alugado, na véspera do crime, em nome de Andrea.
Na manhã do dia 26 de abril, Jessé, Antônio e Elias foram até o Village Back Door Hotel, onde renderam duas recepcionistas e o padeiro que entregava pães para o café da manhã dos hóspedes. Ao abordarem as funcionárias do hotel, eles perguntam qual era o quarto ocupado por Rossana, que residia no estabelecimento.
Jessé e Antônio arrombaram a porta do quarto que, duas noites antes, havia sido ocupado por Rossana, mas que, naquela manhã, estava vazio. Na busca pelo alvo, decidiram invadir o quarto em frente, onde estavam Maria Cecília e a amiga, também procedente de São Paulo.
Ao entrarem no aposento, anunciaram um assalto e efetuaram os disparos contra a cabeleireira que morreu no local. Os bandidos levaram a bolsa da companheira de quarto da vítima, mas ignoraram o dinheiro do caixa do hotel e os pertences dos funcionários que estavam na recepção.
Autuados por homicídio, Andrea Peruzzi e Ricardo Campanella encontram-se custodiados na carceragem da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhés). A polícia intensificou as buscas a Antônio César Souza Linhares e a Elias, o quarto envolvido no crime. Assim como o pedreiro Jessé, eles residiam no bairro São Miguel.

Nas/rn-15.05.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário