24 de fevereiro de 2012

Bahia teve redução de 44% de atos graves cometidos por adolescentes no carnaval


Uma redução de 44% na gravidade dos atos infracionais cometidos por adolescentes durante o Carnaval 2012 é um dos principais destaques do balanço apresentado, nesta sexta-feira (24), pela unidade de Pronto Atendimento da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).

Dos quase 90 adolescentes da capital e do interior que deram entrada na unidade no período carnavalesco, apenas 10 estão envolvidos em atos considerados graves como homicídio, latrocínio e tráfico de drogas. Os outros jovens foram liberados pelo Ministério Público e 13 deles encaminhados para o Conselho Tutelar.

Outro dado importante é a redução de 19% no número de adolescentes reincidentes. Em 2012, apenas 13 adolescentes atendidos no Pronto Atendimento já tinham passagem na fundação e só cinco já cumpriram medidas socioeducativas.

Para a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira, essa redução é resultado dos avanços do atendimento socioeducativo na Bahia e no Brasil. “Nos últimos anos, as ações para a ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei foram ampliadas e qualificadas, especialmente no que se refere à inclusão desses jovens na escola e no mercado de trabalho”.

Ariselma diz ainda que outras questões também têm influenciado para a redução dos atos infracionais praticados pelos adolescentes. Ela destaca, dentre eles, a melhoria na qualidade de vida das famílias brasileiras “que hoje contam com mais oportunidades de emprego e aumento da renda”. 



Tas/rn – 24.02.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário