24 de fevereiro de 2012

Seis casos de coqueluche foram registrados em Salvador em 2011 e este ano


A coqueluche, uma doença que parecia estar sob controle voltou a aparecer. Somente neste ano, a Secretaria de Saúde do município de Salvador notificou quatro casos que poderiam ter sido evitados com a vacina, que é distribuída gratuitamente nos postos de saúde.

O caso mais recente é de um bebê de seis meses que está internado com suspeita da doença. O resultado que dirá se a criança tem ou não coqueluche sairá em 15 dias.

Foi no posto de saúde do bairro de São Marcos que Ágata ficou internada durante dois dias com suspeita de coqueluche. A criança aguardava transferência para o hospital Couto Maia.
Ela já foi avaliada. Fez exames físicos e de laboratório. Após receber atendimento médico, a menina foi levada de volta para o posto de saúde onde estava internada. Segundo os médicos, ela não ficou no hospital Couto Maia porque o estado de saúde não é grave e para evitar contaminação, já que o local recebe pacientes com doenças infectocontagiosas.

Coqueluche
A coqueluche é uma doença que atinge o sistema respiratório. Os sintomas mais comuns são febre, mal-estar e tosse seca, que piora com a evolução da doença que provocando dificuldade para respirar e vômitos.

Crianças com menos de seis meses de idade são os mais propensos a apresentar formas graves da doença que pode causar desidratação, pneumonia, convulsões e lesão cerebral podendo levar a morte.

A coordenadora de imunização do município, seis casos de coqueluche foram registrados em Salvador em 2011 e este ano, quatro já foram notificados, mas nenhum confirmado. “Tem criança que agente atende de campanha a campanha. Uma criança tem que tomar uma dose da tetra aos dois, 4 e seis meses, com um ano ela toma um reforço e aos quatro e aos seis anos ela toma outro reforço. Então são cinco doses para que a gente possa garantir que essa criança não tenha coqueluche durante pelo menos, 10 anos”, garante a coordenadora Ana Rita Vasconcelos.


G1-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário