22 de fevereiro de 2012

Trem descarrila, bate em estação, mata 49 e fere 600 em Buenos Aires


Um trem de passageiros que chegava à estação Once saiu dos trilhos e chocou-se contra a plataforma nesta quarta-feira (22) em Buenos Aires, capital da Argentina, deixando pelo menos 49 mortos e 600 feridos, segundo balanço mais recente divulgado por Néstor Rodríguez, porta-voz da polícia. Daniel Russo, da Defesa Civil, e Alberto Crescenti, chefe dos serviços de emergência da cidade, disseram que o número de vítimas pode subir.

O acidente ocorreu às 8h36 locais (9h36 de Brasília).

Os trabalhos de resgate continuavam, e ainda havia gente presa em vagões.

Pelo menos 20 ambulâncias foram enviadas ao local para resgatar as vítimas.

Policiais e autoridades informaram que, possivelmente, a composição perdeu os freios e saltou dos trilhos na hora em que entrava na plataforma da estação, uma das mais movimentadas da cidade.

O trem chocou-se contra a última barreira de contenção e ficou prensado.

Havia cerca de 800 pessoas a bordo, segundo a Telám, agência estatal de notícias.

Centenas de milhares de pessoas viajam de trem dos subúrbios para a capital da Argentina diariamente.

A investigação do incidente foi aberta, mas Mónica Slotauer, responsável pela limpeza da linha Sarmiento, afirmou que "os freios falharam por causa da falta de investimento" nesta linha férrea.

A linha ferroviária urbana Sarmiento opera com intensidade em uma distância de até 70 km e transporta diariamente a cerca de meio milhão de pessoas.

Os trens utilizados pela empresa são da década de 1960.

O último acidente ferroviário ocorrido na Argentina aconteceu em 18 de dezembro passado, quando uma locomotiva se chocou contra um trem repleto de passageiros parado numa estação da periferia sul da capital, com 17 feridos.

Em 13 de setembro de 2011, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas no choque entre dois trens e um ônibus numa passagem de nível do bairro metropolitano de Flores, a oeste, em um dos episódios mais graves dos últimos anos.

Do G1, com agências internacionais


Nenhum comentário:

Postar um comentário