23 de fevereiro de 2012

Estado amplia monitoramento da frota oficial


Veículos oficiais do Estado serão monitorados por meio de sistema on line a partir de março. Os primeiros 237 são ligados ao Sistema de Telemetria e Monitoramento, que utiliza a mesma tecnologia das redes de telefonia celular para envio de dados. A iniciativa faz parte do projeto de modernização administrativa e gestão eficiente dos recursos públicos, uma vez que possibilita o acompanhamento do consumo de combustível, manutenção da frota, uso adequado do patrimônio público e coordenação das atividades operacionais de maneira mais efetiva.

O monitoramento possibilitará ao gestor de frota acompanhar com mais detalhe cada trecho das rotas dos carros oficiais. O sistema funciona a partir do envio de dados por meio de um chip instalado no veículo, com informações acessíveis pela internet, utilizando login e senha. O equipamento também permite a localização dos veículos e re-educação dos condutores na direção de veículo, com o controle da velocidade, aumento da vida útil do automóvel e melhoria dos serviços prestados aos usuários.

Um dos diferenciais do projeto é o sistema de comunicação entre unidade e veículo. O equipamento permite a interlocução entre o gestor da frota e motoristas em atividade, podendo adequar, ainda em trânsito, mudanças no roteiro. Isso significa uma economia significativa dos custos, evitando deslocamentos desnecessários de veículos da garagem, reorientando os que já estejam na rota de destino. Também vai promover uma melhor coordenação das demandas logísticas de cada unidade envolvida.


Capacitação - Em fase de implantação, o projeto irá abranger inicialmente veículos que prestam atendimento às secretarias da Administração (Saeb), da Saúde (Sesab), da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), do Meio Ambiente (Sema) e da Agricultura (Seagri), além do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Casa Civil e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Secom-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário