27 de agosto de 2012

Mais de 20 mil pessoas participam do Programa de Educação Sanitária da Adab

Entre os meses de maio e agosto deste ano, o Programa de Educação Sanitária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), da Secretaria da Agricultura (Seagri), sensibilizou mais de 20 mil pessoas em todo o estado.
Foram realizadas 366 palestras e 136 reuniões, com abordagens dos programas de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, de Controle da Raiva dos Herbívoros, de Sanidade dos Caprinos e Ovinos, de Sanidade dos Animais Aquáticos e de Sanidade Equídea, Avícola e Suídea.
“Grande parte desses números reflete o resultado das ações educativas desenvolvidas por profissionais e técnicos da agência e da parceria com instituições de ensino nas redes pública e privada”, afirmou a coordenadora do Programa de Educação Sanitária da Adab, Maria das Graças Gusmão.
Ela destacou a capacitação de professores do 5º e 6º ano de escolas municipais de Itapetinga e Pojuca, além da Fundação José Carvalho, no projeto Adab na Escola.
Também fazem parte do conteúdo técnico do programa o curso de agentes vacinadores para alunos do último ano do curso de técnico em agropecuária do IF Baiano e da Fundação José Carvalho.
Dentro do programa, são desenvolvidos ainda dois projetos educativos específicos, a exemplo do Controle da Raiva dos Herbívoros, no povoado de Barreiro, em Itaguaçu, e Biosseguridade na Criação Comercial de Frangos de Corte, no município de Alagoinhas.
“A educação sanitária é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento dos programas de defesa sanitária animal, já que a conscientização da comunidade faz com que os criadores adotem os procedimentos preconizados pela Adab”, declarou o diretor de Defesa Sanitária Animal da agência, Rui Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário