30 de agosto de 2012

Mutirão de cirurgia bariátrica vai beneficiar pessoas que sofrem com obesidade

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que sofrem com a obesidade mórbida vão ser beneficiados com o mutirão de cirurgia bariátrica, previsto para começar no próximo mês de setembro. O contrato foi assinado nesta quinta-feira (30) entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e o Hospital da Bahia, no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), em Salvador.
A iniciativa vai contemplar os pacientes já acompanhados no Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) e nos hospitais Geral Roberto Santos e Universitário Professor Edgar Santos (Hupe).
A obesidade atinge pessoas de todas as idades e está associada a diversos fatores, entre eles, a má alimentação e aspectos genéticos. Quem está obeso apresenta dificuldades para caminhar, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
Para colocar a saúde em dia, a auxiliar administrativa Sandra Silva dos Santos, 30 anos, que tem 1,59 de altura e pesa 130 quilos, participará do mutirão. Seus problemas de saúde foram surgindo junto com o peso excessivo desde a adolescência.
“Tenho dificuldades para andar, minha pressão é alta e estou com pedra na vesícula. Sem falar nas dificuldades que tenho para comprar uma roupa. Estou muito esperançosa e busco o emagrecimento para ter uma qualidade de vida”, afirmou Sandra.
De acordo com o secretário da Saúde Jorge Solla, os pacientes já estão na fila para serem submetidos à cirurgia. Eles serão encaminhados ao mutirão pelas unidades de saúde, onde estão sendo acompanhados. A expectativa é atender mil pacientes no período de um ano e firmar contratos com mais hospitais a fim de realizar a cirurgia bariátrica em outros municípios baianos.

Edital - Durante o evento também foi lançado edital para credenciamento de serviços para um mutirão de cirurgias plásticas reparadoras, que irá beneficiar pacientes já submetidos à cirurgia bariátrica, com indicação para esse tipo de procedimento.
A médica coordenadora do Núcleo de Obesidade do Sesab, Teresa Arruti, explicou que existem cerca de 330 pacientes já submetidos à cirurgia bariátrica, acompanhados na unidade, e muitos precisam ser submetidos à retirada de excesso de pele decorrente do emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário