25 de junho de 2012

Reitora da Uesc debaterá cooperação institucional com embaixador da Bélgica


Integrante de Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem)  que visitou universidades da  Bélgica e da Alemanha, a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, informou que a viagem proporcionou a garantia de parcerias com instituições de ensino superior dos dois países.
Durante 18 dias, entre 4 e 22 deste mês, além de universidades belgas e alemãs, a comitiva brasileira participou de encontros e reuniões com representantes governamentais e de agências relacionadas à educação superior dos dois países. Adélia informou que na tarde da próxima sexta-feira (29) receberá na Reitoria, o embaixador da Bélgica, Claude Misson, com quem tratará do fortalecimento das ações visando á cooperação institucional entre a Uesc e instituições belgas de ensino superior.
"Ao longo desses 18 dias de trabalho junto á 26 instituições de ensino superior e de pesquisa na Bélgica e Alemanha, pudemos constatar o nível de qualidade alcançado na pesquisa e ensino nas universidades visitadas e também a participação dos estados belgas e alemães no planejamento e financiamento das instituições”, afirmou a reitora da Uesc.
Segundo ela, a história acumulada das diversas instituições visitadas remete a períodos de mais de 500 anos, com registros de diversos ganhadores de prêmios Nobel ou autores de importantes descobertas para a humanidade “Tivemos a oportunidade de dialogar com ministros de estado, reitores, vice-reitores e executivos das universidades, buscando cooperação em pesquisa e inserção de estudantes por meio do Programa Ciências Sem Fronteiras. Trouxemos reafirmados compromissos que permitirão a consolidação da internacionalização da Uesc", disse Adélia Pinheiro.

Eas/rn-25.06.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário