22 de abril de 2015

Sustentabilidade da cadeia do cacau é discutida em Ipiaú


O segundo Agrocacau foi iniciado no município de Ipiaú, no sul da Bahia, nesta quarta-feira (22). A abertura do evento teve a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, representando o governador Rui Costa, e de diversas lideranças regionais, como prefeitos, vereadores e representantes de instituições públicas e financeiras estaduais e federais. Iniciativa da Câmara Territorial do Cacau e do Chocolate (CTCC), o Agrocacau busca promover  transmissão de conhecimentos, debates, inovação tecnológica e pesquisa sobre a produção e comercialização do cacau e do chocolate. 


Para Jerônimo Rodrigues, o evento é importante para discutir a economia, a produção e a sustentabilidade da cultura cacaueira a partir de uma construção coletiva. "Precisamos implantar um programa de Estado para a região cacaueira, que movimente essa economia. Nós temos tecnologia e ideias excelentes, temos condições de realizar boa assistência técnica e, de forma mais qualificada e fortalecida, vamos fazendo com que as políticas públicas cheguem na ponta e, principalmente, aos trabalhadores da agricultura familiar”. O Agrocacau acontece até sexta (24) no salão nobre da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Ipiaú. 

Educação profissional 

Outro momento importante da visita do secretário a Ipiaú foi no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Rio de Contas, onde ele conheceu a estrutura do centro e dos cursos oferecidos. Na ocasião, Rodrigues conheceu ainda alguns produtos da cozinha experimental e destacou a importância de se manter estruturas como esta em funcionamento. Ele se comprometeu, juntamente com a secretaria estadual da Educação, a buscar alternativas para melhorar as instalações e ampliar o apoio à comunidade estudantil. O Cetep de Ipiaú tem 175 vagas distribuídas nas áreas de agroindústria, enfermagem, saúde bucal e cuidado com idosos.


Fonte: Secom-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário