21 de abril de 2015

Floresta azul presente no encontro para formação, elaboração e adequação do PME



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Internet
O município de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de educação, representado pelo técnico municipal de Programas de Educação, Antonio Narciso Leal, foi convidado através da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para participar da formação, elaboração e adequação dos Planos Municipais de Educação (PME).

O encontro foi realizado na ultima quarta-feira, 15, das 08:00 às 16:00 horas, no Centro Educacional Professor Rômulo Galvão em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. A Formação teve como objetivos, além de orientações acerca da produção do documento base do Plano Municipal, atualizar as informações dos municípios e levantar as maiores dificuldades que os municípios encontraram no decorrer do trabalho das comissões responsáveis.
A elaboração ou adequação dos Planos Municipal, Estadual e Distrital, em consonância ao Plano Nacional de Educação é processo determinante para a instituição do Sistema Nacional de Educação. Os governos precisam planejar e utilizar técnicas e métodos que resultem em políticas públicas para a solução dos problemas educacionais. O Plano Municipal deve, segundo Lei Federal 13.005/2014, ser aprovado até 24/06/2015, para isso a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Secretarias Estaduais de Educação (SEDUC) constituíram uma rede de assistência aos municípios para cumprimento desta determinação.
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), firmou parceira com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia (Undime-Ba), tendo em vista assegurar assessoramento aos municípios baianos para elaboração/adequação de planos municipais de educação em consonância aos planos Estadual e Nacional de Educação, este, instituído pela Lei 13.005/2014. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário